Xícara com espuma de leite.
Ultima atualização: 25 de junho de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

38Comentários coletados

Degustar um café com leite cremoso não é mais um prazer que você só satisfaz nas cafeterias. Hoje, com o espumador de leite, você pode fazer isso, e muito mais, em casa mesmo. Mas como escolher o melhor espumador de leite?

Isso é o que vamos mostrar no artigo de hoje. A seguir, você também vai conhecer as principais características dos diferentes modelos, além de uma seleção com melhores espumadores de leite.




Primeiro, o mais importante

  • Se você é fã daquele café cremoso, com leite espumado e gosta de bebidas elaboradas, vale investir em um espumador de leite.
  • Existe o espumador manual, o elétrico e o misturador.
  • Para acertar na escolha, leve em conta quantas pessoas irão degustar da bebida e a praticidade no uso de cada modelo.

Melhores espumadores de leite: nossas recomendações

Para ajudar você, nós criamos uma lista com os melhores modelos de espumadores de leite. Confira e escolha o ideal:

Guia de compra: tudo sobre o espumador de leite

Para comprar o melhor espumador de leite, além de entender mais sobre esse equipamento, também vale se aprofundar nas maneiras de criar uma espuma cremosa. Isso e muito mais você confere no Guia que começa agora.

Barista colocando espuma de leite no café.

Hoje você pode tomar um café com leite cremoso em casa. (Fonte: StockSnap/ Pixabay)

Por que você deve ter um espumador de leite?

Se você é dos que gostam daquele leite cremoso que vai sobre o café, certamente já pensou em fazê-lo em casa. E hoje isso é possível. Para tanto, o espumador de leite é o acessório ideal.

Simples e fácil de usar, o espumador é um aparelho que aquece e torna o leite cremoso em segundos.

Homem espumando leite na jarra.

Ter um espumador de leite em casa garante bebidas deliciosas em segundos.
(Fonte: Yamuangmorn: 121280664/ 123rf.com)

Com ele, é possível preparar bebidas como o latte, cappuccino, mocha, macchiato, além de shakes e achocolatados.

E o melhor é que, atualmente, além do tradicional modelo manual, as fabricantes já disponibilizam diversas opções de espumador elétrico.

Qual a diferença entre o espumador elétrico e manual?

O espumador de leite manual é o mais antigo e tradicional. Ele conta com um copo no qual o leite é inserido e uma haste que você movimenta para cima e para baixo até criar a espuma.

Já o espumador de leite elétrico é, em geral, aquele que vem junto com a cafeteira elétrica. Por conta disso, ele aquece o leite automaticamente enquanto cria a espuma.

Porém, caso você opte por esse modelo, é preciso levar em conta que o café usado é proveniente das cápsulas e não do café em pó tradicional. Isso pode não agradar a todos, especialmente aqueles que não dispensam um café coado.

No entanto, vale considerar também o misturador. Um aparelho formado apenas por uma haste, que é acionada por um botão, e pode ser usado para misturar várias bebidas. Ele funciona a pilhas, é portátil, fácil de usar e também é eficiente para espumar o leite. Veja na tabela a seguir as vantagens e desvantagens de cada um deles:

Espumador manual Espumador elétrico Misturador
Vantagens Mais barato e pode ser usado com leite frio ou quente Prático, deve ser usado com leite frio Portátil e pode ser usado com outras bebidas
Desvantagens É manual É mais caro e costuma vir acoplado a cafeteiras elétricas É frágil e não vem com o copo/jarra

Como usar o espumador de leite?

A primeira coisa que você deve saber antes de usar o seu espumador é que a temperatura do leite interfere no processo de criar espuma e cremosidade. E isso  também varia de acordo com o tipo de espumador.

Por exemplo, se você for usar o espumador elétrico os especialistas recomendam que você use o leite ainda frio. Assim, basta acionar o vaporizador, deixando sair um pouco de ar antes, e em seguida encostar o bico do espumador em uma das extremidades do recipiente.

Pessoa segurando xícara de café com espuma de leite.

Para cada tipo de espumador, você deverá usar o leite em uma certa temperatura para criar a espuma ideal. (Fonte: StockSnap/Pixabay )

Ou seja, com o espumador de leite elétrico, não é necessário ficar movimentando o recipiente durante o processo. O que é importante é que você não mergulhe o bico ou o espumador profundamente no leite, mas trabalhe na superfície.

Quando você sentir que o recipiente está esquentando, é sinal de que o leite já está espumado. No caso do espumador manual, no entanto, é possível usar o leite frio ou quente. Assim, basta que você agite a válvula do acessório para cima e para baixo até formar a espuma cremosa.

Como deixar o leite mais cremoso?

Se você gosta que o leite espumado fique o mais cremoso possível, basta levar em conta que o teor de gordura do leite. Assim, quanto mais gorduroso ele for, mais cremosa e saborosa ficará a espuma.

Por isso, é comum encontrar dicas para utilizar apenas o leite integral com o espumador. Afinal, esse tipo de leite é o que contém mais gordura.

No entanto, se você ainda não tem muita prática com o espumador, vale começar usando o leite desnatado que, apesar de ter menos gordura, é mais fácil de manipular.

Você sabia que os leites de soja e de outros vegetais também podem ser utilizados para criar espuma?

Leites orgânicos e sem lactose, porém, não espumam tão bem.

Critérios de compra: Como analisar os espumadores de leite

Para acertar na escolha e investir no melhor espumador de leite não tem como deixar de analisar as configurações técnicas de cada modelo. Para ajudar você nessa etapa, sugerimos que leve em conta os seguintes critérios:

Capacidade e rapidez

Na hora de comprar o melhor espumador de leite, você deve analisar a capacidade do acessório em fazer a espuma. A sua escolha deve levar em conta, principalmente, a quantidade de pessoas que irão degustar da bebida.

No entanto, também vale destacar que a quantidade de leite espumado vai depender do tipo de espumador.

Por exemplo, se você mora com mais quatro pessoas, o recomendado é optar por espumadores manuais com capacidade de espumar até 1 litro de leite. Entretanto, se a sua escolha for por um modelo elétrico, você vai encontrar opções que comportam entre 75ml e 300ml de leite.

Com isso em mente, cheque essa informação na descrição do espumador antes de finalizar a compra.

Material de fabricação

O material da jarra onde o leite será espumado é importante tanto para garantir uma boa durabilidade do espumador quanto para a sua saúde.

Isso porque, no caso do espumador de leite manual, não raro a jarra ou o copo são feitos de plástico. Nesse caso, certifique-se de que o material é livre de BPA. Já nos modelos elétricos, a melhor opção é que o copo seja feito de inox ou de alumínio e que tenha um interior antiaderente.

Lembre-se que, no caso do espumador elétrico, também é importante verificar a alça do aparelho. Como o acessório irá esquentar, a alça deve ser, preferencialmente, de silicone e resistente ao calor.

Funções e potência

Se você optou por investir em um espumador de leite elétrico, existem outros componentes que se diferenciam entre os modelos à venda. Entre eles, os mais importantes são as funções e a potência.

Quanto maior for a potência do espumador elétrico, mais rapidamente a sua espuma ficará pronta.

É claro, que quanto maior for a potência do espumador elétrico, mais rapidamente a sua espuma ficará pronta.

Na dúvida, compre um espumador com potência de, no mínimo, 600 watts.

Já com relação às funções adicionais, você vai poder escolher modelos que contam com até quatro modos de funcionamento, que são: aquecer com espuma espessa, aquecer com espuma fina, apenas aquecer e apenas espumar o leite.

Microondas

Agora se você escolher o espumador de leite manual, aquele que vem com um copo ou jarra, vale observar também que os melhores modelos permitem que o acessório seja levado ao microondas.

Isso certamente vai facilitar e muito o processo. Afinal, basta colocar o copo no microondas e depois usar a haste para criar a espuma. Com isso, você não vai precisar aquecer o leite em uma leiteira e, assim, ao final, terá apenas um recipiente para lavar.

Resumo

O espumador de leite é um aparelho indispensável para quem gosta de criar cafés elaborados ou até mesmo apenas degustar um café com leite cremoso. E hoje é cada vez mais acessível adquirir um acessório como esse. Você vai poder escolher entre o modelo manual e o elétrico, e ainda o tipo misturador.

Para investir no melhor espumador de leite, considere a capacidade, a potência, as funções e se o copo pode ser levado ao microondas. Além disso, não deixe de usar o melhor leite e na temperatura adequada para cada tipo de espumador.

(Fonte da imagem destacada: Olga1205/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas