A imagem mostra uma orquestra. Todos os músicos estão sentados na frente de uma estante para partitura.
Ultima atualização: 18 de agosto de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

37Comentários coletados

Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre um item essencial para músicos e cantores: a estante para partitura. Ela ajuda muito na hora do treino, facilitando a visão do músico para poder tocar ou cantar corretamente.

Muitas estantes para partitura parecem super atraentes pelo seu preço baixo, mas na hora da compra há outros pontos a se considerar, como o tamanho, o material, a qualidade e os acessórios.

Aqui vamos falar mais sobre os melhores modelos, vantagens, onde comprar e no que você deve prestar atenção antes de fazer sua compra. Afinal, ninguém quer que a estante quebre ou que a partitura saia voando no meio de uma apresentação. Vem com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • Apesar de ser um objeto relativamente simples, há uma variedade bem grande de estantes para partitura nas lojas. Entre as feitas em madeira ou metal, com a placa preenchida ou não, pode surgir algumas dúvidas. Nós vamos te ajudar a solucioná-las!
  • Sempre invista em um modelo de ótima qualidade, pois sua estante para partitura pode durar muitos e muitos anos. Apesar de haver algumas super baratas, prefira uma estante que ofereça melhor custo-benefício.
  • Ler partituras pode te ajudar a ser um músico mais independente e concentrado. A estante para partitura pode ser utilizada por qualquer instrumentista em diversas ocasiões.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores estantes para partitura

Na hora de comprar uma partitura, o ideal é prezar pela qualidade. Esses modelos são os melhores e mais populares entre os músicos brasileiros.

1º - Suporte para Partitura EPM Maestro

O suporte para partitura EPM Maestro é elegante e consistente. Por ter a placa toda fechada e preenchida, é mais prático, pois evita o escape das partituras.

Ideal para quem busca estabilidade, praticidade e uma boa relação custo-benefício. Com o prendedor elástico, esse modelo é capaz de segurar folhas e pastas, mesmo com ventiladores por perto.

Ele possui duas opções de inclinação: 55° e 35° e seu apoio (mesa) é removível, facilitando bastante na hora do transporte. Sua altura chega a 132 cm.

2º - Estante para partitura Reforçada SD101

Fácil de abrir e fechar e com preço mais acessível, a estante para partitura da PHX é uma ótima opção para quem busca facilidade e versatilidade.

Toda em metal com pintura na cor preta, ela é leve e fácil de transportar. Possui presilhas para prender as folhas e partituras, evitando que voem com qualquer ventinho, e é retrátil. Uma ótima opção para quem precisa transportar o objeto com frequência.

3º - Estante para Partitura Voxtron VOX SF609

Apesar de ser um pouco mais cara, a estante para partitura SF609 da Voxtron é indicada para quem busca qualidade, segurança e bom custo-benefício. Com altura mínima de 82 cm e máxima de 1,30 m, a estante tipo maestro é reforçada e indicada para músicos que buscam mais conforto.

4º - Estante tipo Maestro Voxtron VOX

Elegante e segura, a estante tipo maestro da Voxtron possui base de madeira. Sua base é feita em MDF e o tripé em aço carbono.

Possui ajuste de inclinação com sistema dentado (catraca) e suas dimensões são 390 mm x 290 mm. Super leve, o modelo pesa apenas 2,3 kg. O tripé oferece altura ajustável, podendo medir de 71 cm a 1,21 m.

Guia de Compra

Agora que você já sabe quais são os melhores modelos, vamos falar mais sobre as especificidades da estante para partitura, a queridinha de muitos músicos ao redor do mundo. Aqui vamos responder suas dúvidas antes da compra!

Imagem de mulher tocando violão e olhando para estante de partitura.

Saiba tudo que você precisa antes de comprar uma boa estante para partitura. (Fonte: Mark Bowden / Pixabay)

Quais são as vantagens e desvantagens da estante para partitura?

A estante para partitura é muito útil e, em alguns casos, até essencial. Para um maestro, por exemplo, ela é indispensável.

Na hora da apresentação, ela também pode ser usada, mas é ainda mais comum para treinar. Quando você ainda está aprendendo a tocar uma determinada música, ver a partitura ajuda muito, especialmente em instrumentos de corda.

Com a estante, você garante ter uma visão plena da partitura, sem correr o risco dela escorregar no meio da música ou do treino.

Uma menina está olhando para o horizonte e tocando flauta transversal. Há duas estantes para partitura na frente dela.

As estantes para partitura são essenciais nas orquestras. (Fonte: bones64 / Pixabay)

Alguns modelos possuem uma presilha, para que você possa colocar sua partitura e garantir que nenhum ventinho vá derrubá-la. Afinal, é necessária muita concentração na hora de tocar um instrumento.

Porém, algumas estantes podem não cumprir o requisito. Há modelos mais frágeis, que quebram com facilidade, e alguns não possuem presilha para prender a partitura. É necessário investir em uma estante para partitura de qualidade.

Vantagens
  • Ajudam o músico a se concentrar
  • Facilitam o aprendizado
  • Proporcionam ótimo custo-benefício
  • Costumam ser baratas
Desvantagens
  • Alguns modelos podem quebrar fácil

Quais músicos utilizam a estante para partitura?

Muitos instrumentistas não têm o costume de ler partitura. Isso é comum, especialmente entre os autodidatas, o que não significa que não conseguem tocar bem o instrumentos, pois eles podem ter facilidade de memorização de melodias ou de fazer improvisos.

Porém, há diversas vantagens em saber ler partitura, entre elas a independência, pois você pode achar uma partitura na internet e aprendem a tocar sozinho. Além disso, é mais comum que músicos que lêem partituras consigam se concentrar mais.

Dito isso, ainda fica a dúvida: mas todos os instrumentos possuem partitura? A resposta é sim, mesmo a bateria, por mais que muitos não achem necessário.

Dessa forma, a estante para partitura pode ser utilizada por qualquer músico que toca qualquer instrumento, facilitando a leitura, aumentando a concentração e ajudando você a tirar as músicas desejadas.

Imagem em preto e branco mostrando um idoso no centro tocando teclado com uma estante para partitura na frente. Ao seu lado direito há um baixista que também está com uma estante para partitura à sua frente.

A estante para partitura é utilizada pelos mais diversos tipos de músicas. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Quanto custa?

Por serem simples e não necessitarem de muito material, as estantes para partitura costumam ser bem acessíveis. A partir de R$ 30 já é possível adquirir um modelo mais barato.

Há, também, aquelas que são feitas em materiais mais caros, como madeira. Essas estantes podem chegar a custar cerca de 300 reais. Para garantir uma estante para partitura de qualidade, o ideal é optar por modelos que estejam na faixa dos R$ 100.

Onde comprar?

Você pode encontrar sua estante para partitura em qualquer loja de instrumentos musicais. Pesquise na internet para achar a mais próxima de você.

Já se optar pela compra online, você achará uma vasta gama de opções em sites como Mercado Livre, Amazon e as lojas online de instrumentos.

Roberto FerrariProfessor de música na Yamaha Music School

"Quando estão a aprender um instrumento, os alunos ficam completamente concentrados na aula (...) Automaticamente, isso vai refletir noutros aspectos diários e a pessoa vai conseguir concentrar-se melhor no trabalho e ser mais eficaz nas tarefas diárias."

Critérios de compra: Principais características para avaliar uma estante para partitura

Ainda restam algumas informações essenciais antes de você escolher sua estante para partitura: as características mais importantes que você deve avaliar nela:

  • Material
  • Tipo de placa
  • Tamanho
  • Acessórios
  • Portabilidade

Continue lendo para saber mais sobre cada um desses itens e fazer a melhor escolha ao comprar a sua estante para partitura.

Material

Há dois tipos de materiais que costumam ser muito utilizados para fazer estantes para partituras: madeira e metal.

As estantes de madeira costumam ter apenas a placa nesse material, e a estrutura em metal ou alumínio. Elas podem ser feitas em madeira ou em MDF, um tipo mais maleável e bem resistente. As placas de madeira costumam ter mais durabilidade e apresentam boa qualidade, porém, costumam ser mais caras.

O metal é sempre utilizado na estrutura, mas, em algumas estantes, a placa também é feita desse material. Ele é bem resistente e é mais indicado se você precisa transportar com muita frequência.

Tipo de placa

Há estantes com variados tipos de placa, desde as mais vazadas, até as completamente preenchidas. Isso também vai influenciar na hora da compra.

As que são mais vazadas são mais fáceis de moldar da forma que você quer. Porém, elas não são tão resistentes e podem deixar a partitura cair com mais facilidade.

As preenchidas são mais seguras quando se trata de manter a partitura estável. Mas, ao contrário das vazadas, não pode ser moldada e é um pouco mais complicada de transportar, pois a placa não desmonta.

Tamanho

Todas as estantes para partitura possuem um tamanho mínimo e um tamanho máximo.

O modelo ideal para você deve estar relacionado à sua altura e à forma como toca. Se você é baterista ou pianista, por exemplo, não precisa de uma estante para partitura muito alta, pois estará sempre sentado.

Já para os guitarristas e baixistas, isso pode variar mais, pois é possível tocar tanto em pé quanto sentado. Os maestros, por outro lado, sempre ficam em pé, então precisam de uma estante compatível com sua altura.

Acessórios

Antes de adquirir sua estante para partitura, é importante verificar quais são os acessórios inclusos no modelo. A presilha, por exemplo, é muito importante, pois evita que sua folha saia voando quando você tocar ao ar livre ou em locais com ventilador.

Algumas estantes vem com uma base, onde você pode deixar cadernos de música ou canetas para completar sua partitura, por exemplo.

Há, também, algumas estantes que já vem com uma bag, o que facilita muito especialmente para quem costuma transportá-la.

Portabilidade

Os músicos que costumam levar a estante para partitura a shows ou ensaios, precisam levar em consideração sua portabilidade.

Apesar de todas poderem ser ajustadas para ficar com um tamanho menor, alguns modelos são mais desmontáveis do que outros. Uma estante com placa preenchida, por exemplo, não pode ser tão dobrada quando as que são vazadas.

(Fonte da imagem destacada: takazart / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Pedro d'Ávila Músico e Viajante Incansável
Os cinco anos vagando pela Europa e tocando de metrô em metrô e deram a Pedro uma experiência de vida incrível, só comparada a seus anos e anos acampando pelo Brasil e pela América do Sul. Hoje, estabelecido em Dublin, ele segue conhecendo novos lugares e comparilhando o conhecimento adquirido com as experiências de vida.