A esteira elétrica ou ergométrica é ideal para exercícios aeróbicos de aquecimento pré-treino.

Vamos aquecer o corpo com as boas-vindas da ReviewBox Brasil e as dicas para você encontrar a melhor esteira elétrica ou ergométrica. Para quem deseja correr atrás das suas metas de perda de peso ou para caminhar em busca de uma vida saudável, a esteira é uma ótima opção de atividade física.

Ela é muito indicada para dar o start nas suas atividades. Antes do treino de musculação, CrossFit ou inúmeras outras práticas, a esteira elétrica ajuda você a aquecer o corpo e entrar no ritmo fitness.

Você que está aqui conosco para aprender sobre todos os benefícios, as diferenças entre elas e as características mais importantes de cada uma, certamente irá encontrar a melhor e que será muito bem utilizada. Agora nós vamos lhe ajudar na escolha da sua esteira elétrica ergométrica.

Primeiro, o mais importante

  • Esteiras elétricas não são todas iguais, você precisa buscar uma que atenda a sua necessidade e as suas expectativas. Nem todas as esteiras são um incômodo no meio da sala. Muitas podem ser dobradas e guardadas quando você desejar.
  • A caminhada é uma das atividades principais entre os exercícios físicos com intuito de manter ou perder peso, e melhorar a saúde. O uso incorreto da sua esteira elétrica ergométrica pode provocar lesões, principalmente nos joelhos e nas costas.
  • Procure um profissional para te dar as orientações antes de praticar qualquer atividade física. Um nutricionista e um fisioterapeuta ou profissional de educação física podem ser fundamentais na conquista dos resultados.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores esteiras elétricas

As desculpas como falta de tempo ou clima muito frio e chuvoso estão com os dias contados. Com uma esteira elétrica você pode começar sua prática saudável o quanto antes. Confira os 4 melhores modelos do mercado e faça a melhor escolha com as dicas desse Guia.

1º – Esteira elétrica R5I Movement

A Esteira Elétrica Residencial R5I da Movement é ideal para quem gosta de treinar de forma simples e no conforto de casa. A R5I destaca-se por sua sua área de corrida maior do que as outras, com 47cm de largura e totalmente confortável.

Além disso, o porta objetos permite que você coloque seu squeeze ou tablet, e o painel tem teclas de atalho que facilitam o treino.

Para completar, a R5I é dobrável, podendo ser facilmente guardada em casa e transportada.

2º – Esteira elétrica Kikos E800 Luxe

Essa é uma esteira elétrica bastante econômica e uma das suas principais características é que se trata de um equipamento bastante silencioso. A Esteira elétrica Kikos E800 Luxe possui ainda 3 níveis de inclinação manual, para simular subidas e dificultar o exercício.

Este modelo possui 5 níveis de programação de exercícios, além de um moderno visor em LCD para você acompanhar a sua atividade. Tem capacidade para pessoas até 120 kg e chega até 12 km por hora.

3º – Esteira ergométrica Polimet EP16k

Este modelo é mais econômico, porém bastante eficiente e resistente. A esteira ergométrica Polimet P16k é indicada para atividades leves, ideal para pessoas até 110 kg e com velocidade máxima de 9 km por hora.

Seu visor apresenta informações sobre calorias distância, tempo e velocidade. Para iniciantes é uma excelente alternativa de baixo investimento e resultados positivos.

Guia de Compra

Se você já ouviu inúmeras histórias de esteiras que viraram cabide de roupas ou um estorvo no meio da sala, provavelmente essas pessoas não encontraram o equipamento certo que atendesse as suas expectativas e necessidades.

Com uma esteira elétrica ideal em casa você vai poder fazer seus exercícios todos os dias, na hora que você estiver mais disposto, faça chuva ou faça sol. Aprenda mais sobre esse aparelho ao longo desse Guia.

Senhor fazendo caminhada em esteira elétrica com toalha pendurada no ombro.

Ter uma esteira elétrica em casa é poder manter a consistência das atividades físicas sem depender das condições climáticas. (Fonte: 9nong / 123RF)

O que é uma esteira ergométrica?

Todas as vezes que você começa a fazer uma atividade física a principal recomendação é: Faça um bom aquecimento e alongamento antes e depois do seu treino.

Você pode escolher muitas formas de se aquecer, porém uma das mais comuns e a preferida nas academias é a esteira.

Por si só, as esteiras já são uma atividade exemplar. Ajuda na perda de peso, na manutenção da forma física e principalmente na qualidade da sua saúde. A caminhada é um exercício indicado para pessoas de todas as idades e com os mais variados interesses.

Quem gosta de correr tem também mais uma opção para colocar o corpo em movimento.

Mulher com fone de ouvidos e roupa de ginástica pratica corrida ao ar livre em uma paisagem com bastante contato com a natureza.

Muitas pessoas preferem correr na rua, mas fatores como clima, falta de tempo e segurança fazem mais pessoas buscarem o auxílio das esteiras elétricas e ergométricas. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Muita gente pensa: mas porque não correr na rua? Essa é uma questão muito particular, principalmente para pessoas de algumas regiões específicas do Brasil em que o clima não colabora muito com atividades externas.

Têm ainda as questões de tempo e segurança. Nem sempre depende apenas de boa vontade para colocar o pé na estrada.

O mercado oferece algumas opções de esteiras ergométricas. Elétricas, eletrônicas ou mecânicas elas serão bem aproveitadas, basta que você escolha conforme a sua necessidade e a sua realidade. Para te ajudar nessa escolha iremos te mostrar as diferenças entre as principais.

Esteira mecânica ou elétrica?

Existem duas grandes diferenças entre principais modelos de esteiras ergométricas e essa diferença está relacionada a forma de funcionamento delas.

Basicamente a esteira mecânica é uma estrutura que utiliza a força do corredor para se mover. Trata-se de uma esteira e rolamentos que fazem a lona deslizar conforme as passadas.

Já as esteiras elétricas e eletrônicas possuem um motor que movem a lona em determinada velocidade independente da força realizada por quem a utiliza. Veja as diferenças básicas entre elas e faça a sua melhor opção:

Mecânica Elétrica/Eletrônica
Funcionamento Lona se move com a força dos passos Lona se move com a ajuda de um motor
Custo Mais baratas Mais caras
Velocidade Depende de você Pode ser controlada
Outras características Maior risco de lesões nos joelhos Algumas possuem amortecimento

Por que devo ter uma esteira ergométrica ou elétrica?

Se você está cansado das filas na academia ou do cancelamento do grupo de caminhada em função das chuvas, isso significa que já está na hora de você ter uma alternativa.

Em casa, no conforto do seu lar, no sossego da sua sala, você vai poder praticar sua caminhada diariamente sem transtornos ou impeditivos. Perder peso ou apenas melhorar a qualidade de vida são alguns dos motivos que podem levar você a tomar a decisão de comprar uma esteira ergométrica ou elétrica.

Portanto, se você está comprometido a iniciar uma atividade física, uma vida mais saudável e um mix de mudanças positivas na sua vida chegou a hora de pensar nessa opção.

Se o motivo for uma recomendação médica, não poupe esforços para encontrar a mais eficiente entre as opções que lhe foram apresentadas. Certamente, você precisa se sentir seguro e estimulado para seguir as indicações do seu médico.

Caminhar é saudável, e principalmente é seguro e eficiente na busca por uma vida melhor. Se você não é adepto de atividades físicas a caminhada é uma excelente forma de ingressar nesse novo mundo. Se você precisa de estímulo, vá em frente e se jogue nessa busca por seus objetivos.

Por que a esteira elétrica oferece mais segurança?

Quando as pessoas optam pela esteira ergométrica em casa, muitas vezes o motivo é a segurança da família. Caminhar na rua, apesar de prazeroso não é uma alternativa viável para algumas famílias.

Seja pelo risco de roubos, assaltos, falta de estrutura das cidades como ausência de calçadas ou pistas de atletismo, ou ainda pela questão de saúde.

Muita gente precisa de um acompanhamento mais de perto, e caminhar na rua não permite esse monitoramento adequado.

Pessoas mais idosas, por exemplo, geralmente precisam ser acompanhadas para a realização de suas atividades físicas. Nesse caso, ainda é mais importante o monitoramento cardíaco e a velocidade controlada.

Outra questão importante que deve ser avaliada é a qualidade das lonas. Ela deve ser antiderrapante e resistente. Além disso, o botão de emergência deve ser de fácil acesso. Pode até parecer que este é apenas um detalhe, porém, este é um item bastante relevante e indispensável.

Quando usada por idosos ou crianças, principalmente, o botão de emergência deve estar acessível para todos, o que permite que a esteira seja parada imediatamente com um toque em caso de alguma situação inusitada.

foco

Você sabia que a esteira que hoje é sinônimo de vida saudável e atividade física, na verdade foi inventada como um método de tortura bastante cruel?

Ela foi criada no Reino Unido, em 1818, por William Cubitt, e consistia em uma grande roda de moinho. Prisioneiros tinham que pisar nesta roda por horas, fazendo-a girar, sem sair do lugar.

É possível praticar corrida na esteira?

Claro que sim. Você pode correr na esteira e desta forma aumentar seus resultados em relação a perda de peso e resistência física. Mas para isso, você precisa buscar os modelos que lhe permitam atingir uma velocidade maior do que nas caminhadas.

Algumas esteiras, permitem que você faça seu treino de corrida, intercalado com caminhadas, por meio de um treino pré-programado com diferentes velocidades e inclinações.

Isso é possível através de uma esteira ergométrica elétrica, de alto rendimento, indicadas para treinos de corrida. Você também vai poder caminhar normalmente nessa esteira para realizar o aquecimento dos seus treinos, por exemplo.

Cora CoralinaPoetisa

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”

Quanto custa?

O investimento vai depender muito das suas necessidades e expectativas em relação a este novo equipamento de treino. As esteiras podem variar bastante de valor, partindo de R$ 800 até cerca de R$ 25.000.

A economia nem sempre é uma boa opção quando se trata de saúde e bem-estar. Mas vale reforçar que você tem a opção de encontrar uma esteira bastante eficiente com valor intermediário.

Onde comprar?

Lojas especializadas em vendas de equipamentos de ginástica oferecem uma infinidade de opções e modelos diferenciados. Especialmente as marcas mais conhecidas. Se você nunca andou em uma esteira antes, recomendamos que você experimente, teste e conheça pessoalmente algumas opções.

Você também vai encontrar inúmeras marcas e modelos, além de preços bastante competitivos na internet. Na Amazon, principal loja no comércio virtual, você pode encontrar as principais marcas e modelos do Brasil, bem como a Netshoes e Americanas.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de esteira elétrica

Correr atrás das suas metas é possível. Na academia, na rua ou em casa, o importante é você estar motivado, focado e ter em mãos, ou nesse caso, nos pés, uma companheira que lhe ajude a alcançar seus objetivos.

Saiba como avaliar os principais critérios de escolha para que sua compra seja eficiente e não uma frustração. Alguns fatores principais irão influenciar na sua decisão e serão praticamente decisivos para a sua compra:

  • Motor
  • Monitoramento cardíaco
  • Inclinação
  • Tamanho e Capacidade

Abaixo, confira a importância de cada um deles.

Motor

Se você já escolheu a opção mecânica para a compra a sua esteira, já pode pular para o próximo tópico. Porém, se você deseja adquirir uma esteira elétrica ou eletrônica, lembre-se que será preciso avaliar o motor dela.

As esteiras elétricas apresentam motores que geram de 1,5 a 3 hp contínuos. São esses índices que irão influenciar na velocidade alcançada e também nos sons produzidos.

Motores que precisam fazem mais esforço acabam se tornando mais barulhentos. Por este motivo, recomendamos que você evite modelos de esteiras com motores com potência abaixo de 1hp.

Monitoramento cardíaco

Quando o motivo pelo qual você está buscando uma esteira é saúde, vale ponderar, e muito, esse critério de escolha. Alguns modelos apresentam as informações úteis durante o seu treino em um painel, que pode ser mais completo ou mais simples, depende da sua escolha.

A conferência dos batimentos cardíacos pode ser feita através de sensores presos na orelha, em uma faixa no peito ou até através das mãos. Alguns modelos, inclusive, regulam a velocidade conforme seus batimentos cardíacos. Uma forma de tornar mais segura sua atividade.

Poder conferir esses e outros dados no painel – como ver calorias gastas, distância percorrida e tempo de trajeto – é também um fator motivacional.

Inclinação

A variação de velocidade e inclinação durante o treino é uma das vantagens da esteira elétrica ou eletrônica. Com essas variações os treinos ficam mais dinâmicos e tornam seus resultados mais expressivos.

A inclinação pode ser automática, via comando no painel ou programação. Isso é possível para os modelos mais modernos e geralmente mais caros. Em outros modelos a inclinação é feita manualmente e tende a ser mais desgastante e, em alguns casos, desmotivador, parar o exercício para alterar a inclinação.

Tamanho e capacidade

View this post on Instagram

#esteiraemcasa

A post shared by Michael (@michae_bimed) on

Confira as dimensões da esteira elétrica antes da compra, e claro, confira com o espaço que você tem em casa para o equipamento.

Essas medidas podem variar significativamente, oferecendo opções para todos os tipos de ambientes. Algumas pessoas preferem deixar na sala, outras na garagem ou ainda no quarto.

Existem alguns modelos dobráveis e eles podem ser excelente para quem tem pouco espaço e não pode deixar o aparelho montado no meio da sala, por exemplo.

Se você, ou qualquer pessoa que vá fazer uma da esteira elétrica está acima do peso, não deixe de conferir a capacidade máximo do equipamento, que costuma variar entre 100 e 130 kg.

(Fonte da imagem destacada: janeb13 / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Fernando Arruda
Fernando Arruda
Redator
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.