Imagem mostra uma mulher correndo numa esteira dentro de uma academia, com uma fileira de esteiras ao fundo.
Ultima atualização: 18 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

20Horas investidas

4Estudos avaliados

55Comentários coletados

Olá, tudo bom? Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você é um apaixonado por corrida, este artigo é para você. Falaremos absolutamente tudo sobre a esteira profissional, o seu próximo passo para um exercício, um treino e um desempenho de alto nível.

Potente, completa e altamente funcional, a esteira profissional é a ferramenta que você precisa para alcançar os seus objetivos na corrida, por mais difíceis que sejam. Nosso objetivo, por outro lado, é fazer com que você encontre o modelo perfeito: para seu espaço, seus objetivos, e, claro, para a sua saúde.




Primeiro, o mais importante

  • O preço das esteiras profissionais é alto e varia bastante, entre R$ 5.000 e R$25.000.
  • Para aumentar o custo-benefício dessa compra de alto valor, busque por modelos com inclinação, que melhoram seu desempenho e a sua postura.
  • Os motores de uma esteira profissional são muito mais potentes, e podem ultrapassar os 5.0HP.

Você também pode gostar:

As melhores esteiras profissionais: Opções para cada tipo de corrida

Listamos abaixo os melhores modelos de esteiras profissionais disponíveis no mercado. Avaliamos todos os aspectos dos produtos, dos designs às funcionalidades, para oferecer uma lista completa e com itens de ótimo custo-benefício.

A melhor esteira profissional com inclinação

A Kx9000, da Kikos, é um dos mais completos modelos do mercado. Essa esteira profissional conta com uma moderna inclinação de até 20% e um sistema de amortecimento com oito pontos diferentes de absorção em sua manta. Isso permite que suporte usuários de até 180kg, numa velocidade de até 22km/h. Seu display LCD de fácil navegação, por sua vez, conta com diversas funções, incluindo o nível de dificuldade.

A esteira profissional mais compacta

A esteira profissional R7 da Movement é uma boa opção para quem deseja um modelo compacto. Os comandos são práticos e intuitivos, contando com 5 teclas de atalho de velocidade. São 8 programas de treinamento, suporte frontal bem dimensionado e botão de emergência central para parar rapidamente o equipamento. A velocidade máxima alcançada é de 14 km/h.

O modelo profissional mais confortável

Se você se preocupa tanto com o impacto da corrida tanto quanto seus resultados, este modelo da Pro-Form é para você. Ele conta com um exclusivo sistema de amortecimento em sua manta, o Confort Gel, que reduz em 22% o impacto da corrida, mesmo para os usuários com o peso máximo suportado, de 140kg. Seu motor de 2.0HP pode chegar a até 16km/h, e sua inclinação eletrônica vao até 10%.

Guia de Compras

É sempre interessante observar as pessoas correndo nas esteiras profissionais das academias. Aquela fileira de gente se movimentando, quase que de maneira sincronizada, e com expressões variadas no rosto, da máxima concentração à abstração completa.

Neste Guia de Compras, queremos proporcionar a você a expressão facial que você anseia, seja ela de esforço ou de prazer. E isso só é possível com a esteira profissional adequado ao seu ritmo, ao seu corpo e as suas metas. Vamos ajudar você a encontrar tal modelo, fornecendo as informações mais importantes, as variedades mais bem-sucedidas e valiosas dicas.

Imagem mostra um homem correndo numa esteira profissional, com inclinação. Ao seu lado esquerdo, duas esteiras comuns, desocupadas.

Para treinar ou se exercitar, a esteira profissional ajuda você a cumprir as suas metas. (Fonte: William Choquette/ Pexels.com)

Qual a melhor esteira profissional para academia?

Para responder essa pergunta, é necessário fazer outras duas:

  • Uma esteira para academia precisa do que?
  • Qual o tipo de academia? (Profissional ou Estúdio)

Em relação à primeira pergunta, devemos partir do princípio de que uma academia recebe um número grande de clientes, com biotipos e metas diferentes.

Assim, objetivamente falando, uma esteira profissional de academia precisa de versatilidade em suas programações, do nível de inclinação ao tipo de exercício, e uma grande resistência, isto é, materiais de qualidade de um motor potente, para aguentar o uso praticamente contínuo.

Já a segunda questão diz respeito "somente" o número de usuários, e assim, ao nível de exigência dos itens mencionados. Uma academia estúdio, por exemplo, aquelas montadas em salões de prédios e condomínios, precisa de uma durabilidade um pouco menor, ainda que valha manter a versatilidade de uma esteira para academias profissionais.

Imagem mostra uma sala de uma academia, com piso de taco de madeira, e uma fileira de esteiras profissionais de frente para janelas altas.

Uma boa esteira profissional para academias deve ser versátil e durável. (Fonte: gina lin/ Unsplash.com)

Como é a esteira profissional para corrida?

É importante, antes de tudo, ressaltar que o treino feito em uma esteira profissional visa, por motivos óbvios, corridas de resistência, não de explosão. Assim, uma esteira profissional para corrida foca em preparar o usuário para as diversas situações que esse tipo de competição apresenta.

Os modelos pensados para esse fim, portanto, contam com muitas programações de exercício, com alternância de ritmo, velocidade e nível de dificuldade. Contam também com uma inclinação de pelo menos 15%, já que subidas são uma parte importante em maratonas e outras corridas de rua.

Imagem foca nos pés de um homem que corre numa esteira em uma academia estudio.

A esteira profissional para corrida conta com programações e inclinação, para simular as diferentes situações que uma corrida pode apresentar. (Fonte: profivideos/ Pixabay.com)

Por que comprar uma esteira profissional com inclinação?

Se é custo-benefício que você quer para a sua esteira profissional, então busque por modelos com inclinação. O advento acumula uma série de benefícios, que veremos a seguir, e dinamiza toda sua experiência com o produto.

A inclinação faz com que o seu esforço físico seja maior, já que, mesmo no menor grau possível, é, ora, uma subida. Isso faz com que o seu exercício no produto tenha melhores resultados, especialmente se você estiver buscando perder peso e/ou queimar calorias.

foco

Especialistas recomendam que, independente para caminhada ou corrida, você configure a inclinação do seu modelo em 1%, para melhores resultados.

Outro benefício direto é a correção da sua postura. É muito comum que inclinemos o tronco para frente durante uma corrida na esteira, o que é prejudicial à coluna. Com uma inclinação mediana, essa postura é naturalmente equilibrada, o que, além de evitar dores, potencializa o seu desempenho.

Há também uma questão lúdica, já que a inclinação quebra, de certa forma, a monotonia de uma corrida na esteira. Afinal, você está correndo, mas sem sair do lugar. Com graus de inclinação, você introduz uma dinâmica nova, e, como vimos, saudável.

Entre os contrapontos, um deles é, bom, o mesmo que um benefício: a maior exigência física, o que pode levar a maiores dores e até lesões, em casos extremos. Outro ponto negativo é o preço, que aumenta conforme a variação da inclinação.

Vantagens
  • Melhores resultados
  • Melhor postura
  • Quebra na monotonia
Desvantagens
  • Maior exigência física
  • Maior preço

Como usar uma esteira profissional corretamente?

Ainda que seja um consenso a maior segurança do exercício sobre uma esteira, por conta principalmente do seu amortecimento e pela eliminação quase que completa do risco de quedas e acidentes, existem cuidados necessários durante uma corrida, que fazem do seu exercício mais saudável e mais produtivo.

  • Mãos livres - As barras das esteiras estão lá apenas para um apoio pontual. Evite correr segurando nelas, já que pode prejudicar seus braços e desestabilizar todo o seu equilíbrio. Sempre corra com as mãos livres.
  • Calcanhares - Muitas pessoas tendem a correr na esteira pisando primeiro com a ponta dos pés. Evite isso, fazendo o contrário, isto é, apoiando primeiro os calcanhares e depois o restante da planta do pé.
  • Postura reta - Como falamos anteriormente, o correto é correr com a coluna ereta, não inclinada para frente.
  • Respiração - Não se esqueça da respiração! O ideal é que sua respiração seja mais leve que a sua corrida, para aumentar o seu fôlego e evitar aquelas "dores de lado", comuns quando há maior fadiga.
Imagem mostra um homem, de costas para a câmera, correndo em uma esteira de uma academia, orientado por sua personal trainer, que observa seu relógio de pulso.

Existem diversos cuidados durante o exercício numa esteira profissional. (Fonte: lightfieldstudios/ 123rf.com)

O que muda de uma esteira comum para uma profissional?

Em sua pesquisa, você pode se deparar com a dúvida entre escolher uma esteira profissional e uma esteira comum, residencial. Os benefícios da esteira profissional nós já passamos. Vamos focar, portanto, nas diferenças.

O motor é mais potente nos modelos profissionais.

A primeira delas é o motor, mais potente nos modelos profissionais, que podem chegar à 5HP, enquanto os comuns orbitam entre 2HP e 3HP. Até por isso, a velocidade máxima nos modelos profissionais é maior, com alguns modelos chegando à 25km/h, enquanto os residenciais chegam à no máximo 15km/h.

O foco dos produtos é diferente também. Enquanto os modelos comuns buscam praticidade, com esteira dobráveis e de comandos simples, e um preço competitivo, os modelos profissionais focam sua tecnologia para aumentar o desempenho do usuário, e, claro, aumentar a vida útil do produto, já que é usado largamente em academias.

Comum Profissional
Motor 1-2HP 2-5HP
Velocidade máxima 15km/h 25km/h
Foco Praticidade e custo competitivo Desempenho e durabilidade

Critérios de Compra: Comparando modelos de esteira profissional

Nossa última lista do artigo foca no momento da compra. Leia os itens com atenção e lembre-se deles antes de conclui-lá; afinal, são critérios baseados nos elementos mais importantes na composição de uma esteira profissional, e que podem diferenciar um modelo comum daquele que é ideal para você.

Foco do exercício

Antes de comprar o seu modelo, antes de mesmo de pesquisar, o ideal é que você determine o foco dos seus exercícios na esteira, isto é, para treinar para uma corrida, para manter a saúde em dia, para perder peso, enfim, quais as metas que você busca com a corrida na sua futura esteira.

As esteiras profissionais variam em alguns detalhes técnicos que favorecem certos resultados.

Explicamos: há modelos que focam na potência do motor, para uma maior velocidade e portanto uma corrida mais intensa; outros focam no sistema de amortecimento, para um exercício com impacto reduzido, especialmente nos joelhos; há ainda aqueles com muitos detalhes na programação, para simular diferentes situações de corrida e proporcionar, enfim, um treino mais completo visando uma competição.

Imagem foca numa personal trainer, que orienta um rapaz durante uma corrida numa esteira.

Pensar nos resultados que você deseja da sua corrida vai ajudar a escolher o modelo mais adequado de esteira profissional. (Fonte: lightfieldstudios/ 123rf.com)

Velocidade

Uma maneira bastante prática de comparar esteiras profissionais é notar sua velocidade, no caso a sua velocidade máxima. Repare que a questão não é escolher o modelo com a maior velocidade, mas com aquela que você precisa, ou aguenta, ou mesmo pretende alcançar.

Dificilmente você encontrará uma esteira que chegue além dos 25km/h, mas há uma boa variação para baixo disso, até aproximadamente 13km/h. Vale também notar a velocidade mínima. Lembre-se de que a média de uma caminhada normal é de 5km/h.

Programação

A programação do computador da esteira é um dos pontos mais importantes para a escolha do modelo ideal. Ela dita não somente a versatilidade do aparelho, que é melhor observada a partir do número de programações diferentes para exercícios, como também a viabilidade para algum exercício específico.

No mesmo balaio estão as funcionalidades do display, entre diferentes tipos de medição de desempenho, como tempo gasto, calorias queimadas e distância percorrida, e configurações do aparelho em si, como nível de dificuldade, nível de inclinação, duração do exercício e por aí vai.

Imagem mostra, em primeiro plano e desfocado, um painel de uma esteira profissional. No segundo plano, dentro do foco, quatro esteiras alinhadas, desocupadas.

Um bom modelo de esteira profissional tem programações, funcionalidades e configurações diferentes. (Fonte: Ryan De Hamer/ Unsplash.com)

Motor

Por fim, repare nos motores das esteiras. Eles precisam ser potentes, para aguentar o tranco da velocidade máxima, e de preferência silenciosos, para uma corrida mais confortável. Assim, dê prioridade para modelos com motores de corrente contínua.

Depois, repare na potência, medida em "HPs". Escolha aqueles que tenham entre 2.0HP e 4.0HP, que devem ser proporcionais ao seu peso:

  • Até 80Kg - 2.0HP
  • Até 95Kg - 3.0HP
  • 96kg ou mais - 4.0HP

(Fonte da imagem destacada: Konstantin Pelikh/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Andressa Rodrigues Coach de Crossfit
O ciclismo reinava absoluto no coração de Andressa até que ela conheceu o Crossfit. Não, ela não largou completamente a bike por burpees e push-ups, mas agora divide a atenção entre as duas modalidades. Colecionando medalhas e troféus tanto pedalando quanto completando WODs, ela também quer compartilhar seu conhecimento nas duas atividades na internet.