Na foto três mamadeiras brancas em um esterilizador de mamadeiras.

Os pais sempre buscam as melhores ferramentas para manter os seus filhos bem e saudáveis e um produto que auxilia muito no processo de eliminar germes e bactérias é o esterilizador de mamadeira, tema de hoje aqui no ReviewBox Brasil, seja muito bem-vindo.

Ideal para potencializar o processo de higienização de mamadeiras, esse produto funciona com o vapor da água e faz a esterilização em apenas alguns minutos, de maneira muito simples e eficaz.

E se você está buscando por um desses veio ao lugar certo. Nesse artigo encontrará todas as informações sobre o seu funcionamento, tipos, preços e muito mais. Continue lendo para saber tudo.

Primeiro, o mais importante

  • O esterilizador de mamadeira é capaz de eliminar mais de 99% dos germes e bactérias.
  • Ele pode ser elétrico ou de micro-ondas e consegue também esterilizar chupetas e bicos.
  • O uso desse produto não é indicado para acessórios de crianças maiores de um ano de idade.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores esterilizadores de mamadeira

A eficiência em eliminar germes e bactérias das mamadeiras é um ponto essencial para os esterilizadores e fomos buscar quais são os melhores do mercado para criar esse Ranking com algumas opções. Confira quais são elas e escolha o seu sem medo!

1º – Esterilizador de mamadeira de Micro-ondas Philips Avent

Tendo uma capacidade de esterilizar até quatro mamadeiras em apenas dois minutos, esse esterilizador mata 99,9% das bactérias e germes e utiliza o vapor da água para executar o processo.

Produzido em plástico livre de BPA, para que esse esterilizador funcione basta inserir 200ml de água e levá-lo ao micro-ondas. Ele acompanha uma pinça para retirada das mamadeiras e se elas forem mantidas fechadas ficam esterilizadas por até 24 horas.

2º – Esterilizador de mamadeira de Micro-ondas Lillo

Servindo não somente para mamadeiras, mas também para bicos, chupetas e outros acessórios, esse modelo de esterilizador da Lillo acompanha uma pinça para evitar o contato direto com os produtos e é feito em polipropileno livre de Bisfenol-A.

Ele realiza uma esterilização a vapor e conta com um escorredor que facilita a secagem natural dos itens esterilizados. Tem ainda uma capacidade para até seis mamadeiras e realiza o processo em 5 minutos.

3º – Esterilizador de mamadeira a Vapor para Micro-ondas MAM

Essa opção de esterilizador de mamadeiras tem uma capacidade para até seis unidades e realiza todo o processo em apenas 4 minutos, mantendo-os esterilizados por até 48 horas.

Ele é produzido em polipropileno livre de BPA e tem design em dois níveis que inclui a função drenagem, no qual os sulcos no interior da tampa podem ser usados para escorrer qualquer água que estiver dentro dos produtos. Além disso, ele pode ser usado também para esterilização a frio e em micro-ondas de até 1850 watts.

4º – Esterilizador de Mamadeira para Micro-Ondas Kuka

Esse esterilizador da Kiko é capaz de matar germes e bactérias de mamadeiras através do vapor quente sem agregar cheiro ou sabor nos produtos. Ele é fabricado em plástico sem BPA e pode ser utilizado também para outros acessórios como chupetas e bicos.

Além disso, acompanha uma pinça para evitar queimaduras nas mãos e tem uma capacidade de até 4 mamadeiras com 16 centímetros de comprimento. Ele realiza a esterilização completa em cinco minutos.

Guia de Compra

Com as crianças todo cuidado é necessário, principalmente pensando na higienização e em manter vírus, bactérias e germes o mais afastado possível. Para isso existem uma série de processos e produtos que facilitam o dia a dia e um deles é o esterilizador de mamadeira.

Eliminando rapidamente os microrganismos apenas utilizando o micro-ondas ou a eletricidade, esse item é muito usado nas casas de quem possui crianças pequenas e reunimos nesse guia de compra todas as informações sobre ele para que ao final da leitura você consiga escolher o melhor para você. Vamos lá?

Na foto uma mamadeira com uma mãe e um bebê deitados ao fundo.

As mamadeiras são produtos muito comuns para bebês pequenos e o esterilizador é uma ótima maneira de potencializar a sua limpeza. (Fonte: rawpixel.com / Pexels)

O que é um esterilizador de mamadeira?

Antigamente para esterilizar qualquer produto era necessário ferver água no fogão e colocá-lo em imersão por um determinado período.

Hoje em dia esse processo se modernizou e muitos pais buscam por esterilizadores de mamadeira visando ao máximo afastar de seus bebês qualquer bactéria ou outro microrganismo que possa contaminá-los.

Com isso, existem os esterilizadores de mamadeira elétricos e os que funcionam em micro-ondas. Esses são produtos muito fáceis de usar e eficientes, realizando uma esterilização completa em poucos minutos.

Por que é importante usar um esterilizador de mamadeira?

Mesmo com a ingestão do colostro e com as vacinações, o sistema imunológico dos bebês está em constante processo de desenvolvimento até cerca de 12 meses de idade e com isso eles são mais susceptíveis a doenças. Por isso, o esterilizador de mamadeiras é um produto tão usado por pais de crianças pequenas.

Vírus, fungos e bactérias estão presentes em todos os lugares e o leite é um material orgânico que pode atuar como um meio de cultura desses microrganismos.

Dessa forma, todo cuidado é importante. Além da higienização com água e sabão, que são de extrema importância para diminuir a probabilidade de contaminações, o esterilizador usa o vapor quente para matar germes e bactérias de uma maneira ainda mais eficiente.

Não existe uma regra que afirma que é necessário usar um produto desses no dia a dia, porém, quem busca por um processo de limpeza dos itens utilizados com o bebê ainda mais eficiente pode tê-lo como uma excelente aliado.

Na foto a mão de uma mulher fechando um esterilizador de mamadeira.

O esterilizador de mamadeira é uma garantia a mais para o eu bebê. (Fonte: Divulgação Philips / Amazon)

Quais as vantagens e desvantagens de um esterilizador de mamadeira?

A principal vantagem do esterilizador de mamadeira está no fato de que ele consegue matar mais de 99% dos germes e bactérias que podem estar presentes nesse produto que fica em contato direto com a boca do bebê.

Além disso, ele pode ser usado também para outros acessórios como chupetas e bicos, o que expande as suas formas de utilização.

Outra vantagem está relacionada a forma simples e rápida em que ele realiza a esterilização. Atualmente basta levar o produto ao micro-ondas ou ligá-lo na tomada para que em poucos minutos todos os itens saiam praticamente livres de microrganismos.

O ponto negativo é que esse é um investimento que tem um prazo de utilização limitado, principalmente se o bebê começa a usar a mamadeira por volta dos seis meses, por exemplo.

Não é recomendado esterilizar mamadeiras, bicos e chupetas após 1 ano de idade da criança e graças a isso muitas vezes ele é pouco usado.

Vantagens
  • Elimina mais de 99% dos germes e bactérias
  • Auxilia na proteção do bebê
  • Pode ser usado também com outros produtos da criança
  • Realiza a esterilização de forma rápida e simples
Desvantagens
  • Seu uso ocorre por tempo limitado

Como limpar corretamente a mamadeira antes de levá-la ao esterilizador?

Mesmo possuindo um esterilizador de mamadeira ainda assim é necessário realizar uma limpeza eficaz do produto antes de submetê-lo a esse processo e esse é o primeiro passo para conseguir resultados melhores.

Para isso basta utilizar água limpa, uma escova e detergente neutro. É necessário então umedecer a mamadeira e passar a escova por todo o interior e exterior dela, sempre se atentando as bordas e cantos. Justamente por isso é importante usar uma escova própria, que irá ajudar a alcançar lugares mais difíceis.

Em seguida realiza-se o enxágue da mamadeira e a coloca no esterilizador para finalizar o processo. Todos esses passos podem ser realizados também com bicos e chupetas.

Na foto um bebê deitado em um sofá bebendo leite em uma mamadeira.

Após a criança completar um ano deixa de ser necessário esterilizar a mamadeira, apenas limpá-la já é suficiente. (Fonte: tung256 / Pixabay)

Quanto custa?

O valor do esterilizador de mamadeira irá variar de acordo com o seu tipo, sendo que os eletrônicos costumam custar mais caro do que os que são levados ao micro-ondas, além da marca do produto escolhido.

Dessa forma, o preço inicial desse item é por volta de R$ 25 e o seu valor máximo é de, em média, R$ 370.

Onde comprar?

Um dos lugares mais fáceis de encontrar um esterilizador de mamadeira para compra é a internet, já que nela existe uma série de sites que vendem esse produto em grande variedade de marcas e modelos. Alguns que podemos citar são:

  • Amazon
  • Magazine Luiza
  • Americanas
  • Mercado Livre

Outra opção é comprá-lo em lojas físicas e as mais indicadas são as que vendem produtos específicos para crianças como a Alô Bebê, por exemplo.

Há também a possibilidade de adquirir os produtos que estão no nosso Ranking e para isso basta clicar no seu preferido.

Critérios de compra: Fatores para comparar as opções de esterilizador de mamadeira

Se você está decidido a comprar um esterilizador de mamadeira saiba que existem alguns fatores que devem ser levados em consideração para fazer a melhor escolha, são eles:

  • Esterilizador elétrico ou de micro-ondas
  • Capacidade do esterilizador
  • Tempo de esterilização
  • Diferenciais do produto

Agora detalharemos cada um para que não te sobrem dúvidas.

Esterilizador elétrico ou de micro-ondas

Conforme te dissemos mais acima existem os esterilizadores de mamadeiras de micro-ondas e os elétricos. Os de micro-ondas são mais facilmente encontrados, pois são produzidos por diversos fabricantes, e possuem um preço mais em conta.

Um esterilizador de mamadeira aberto com mamadeiras dentro.

O esterilizador de mamadeira pode ser elétrico ou de funcionamento no micro-ondas. (Fonte: Dzmitry Kliapitski / 123RF)

Ele é formado por uma espécie de bacia que contém os locais para inserir as mamadeiras e uma tampa. Para funcionar é necessário colocar um pouco de água no seu interior e após o processo a mamadeira ou os outros produtos estarão esterilizados.

Já o elétrico tem um preço mais elevado e é encontrado em menor variação, estando disponível em apenas uma marca e modelo. O funcionamento do esterilizador elétrico é praticamente o mesmo que o de micro-ondas, sendo necessário também colocar água no seu interior.

A diferença é que ele demora mais para fazer a esterilização, porém pode ser programado para que em determinadas horas do dia realize o processo sozinho.

Esterilizador de micro-ondas Esterilizador elétrico
Forma de funcionamento Basta inserir água e levá-lo ao micro-ondas por alguns minutos Coloca-se água em seu interior e o liga na tomada para que realize a esterilização
Tempo médio de esterilização 4 minutos 15 minutos
Capacidade Há modelos que esterilizam até 6 mamadeiras de uma vez Até 6 mamadeiras
Preço A partir de R$ 25 A partir de R$ 370

Tempo de esterilização

O tempo de esterilização das mamadeiras varia de produto para produto e, no caso, dos de micro-ondas também muda de acordo com a potência do aparelho.

Os elétricos levam por volta de 15 minutos para realizar o processo, enquanto que os outros modelos variam entre 2 minutos até cerca de 6.

Para não se decepcionar cheque nas informações do fabricante em qual potência o esterilizador funciona no tempo especificado na embalagem e com isso você saberá se será a mesma coisa na sua casa.

Capacidade do esterilizador

Outro ponto importante é checar quantas mamadeiras cabem no esterilizador que se está pensando em comprar. Existem modelos com capacidade para 2, 4 e até 6 mamadeiras e qual escolher irá depender do número de produtos que você deseja esterilizar de uma vez só.

Para quem possui apenas um bebê não há tanta preocupação, porém, pais de gêmeos e trigêmeos, por exemplo, devem pensar nisso.

Na foto um bebê mamando em uma mamadeira.

Quem usa poucas mamadeiras não precisa de um esterilizador com alta capacidade, um pequeno basta. (Fonte: Ben_Kerckx / Pixabay)

Diferenciais do produto

Deixando um pouco de lado os esterilizadores elétricos, os modelos de micro-ondas possuem pequenas variações que podem fazer a diferença entre eles.

Alguns contam com um sistema de drenagem de água, outros garantem um tempo maior de esterilização após os produtos saírem do seu interior, há também os que trazem acessórios adicionais e assim por diante.

Na dúvida, verificar se o esterilizador tem algum diferencial com relação aos outros pode tornar a escolha mais fácil e a oferta mais atraente.

(Fonte da imagem destacada: Dzmitry Kliapitski / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Danielle Assis
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.