Estojo escolar com lápis de cor, lápis grafite, apontador, régua e borracha.
Ultima atualização: 8 de agosto de 2019

Como escolhemos

14Produtos analisados

13Horas investidas

3Estudos avaliados

39Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um item essencial na hora de estudar: o estojo escolar.

Item obrigatório na hora de montar o material escolar, o estojo se transformou ao longo do tempo e hoje é encontrado em diferentes formatos e tamanhos, em versões simples e sofisticadas.

Neste artigo, vamos mostrar os principais fatores a serem observados para que você possa comprar o estojo escolar ideal para a sua rotina de estudos em casa e na escola.




Primeiro, o mais importante

  • O estojo escolar é o seu grande companheiro na hora de estudar e, em geral, pode durar longos anos.
  • Hoje existem modelos para todos os gostos e estilos, para levar itens como canetas, lápis, borracha, apontador e até tesoura e régua.
  • Em meio a tantas opções, vamos mostrar o que diferencia um estojo escolar de outro e o que você precisa considerar ao escolher o mais adequado.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de estojo escolar

Na hora de escolher o estojo ideal seja para crianças, jovens ou adultos é preciso pensar na funcionalidade e praticidade do acessório. Os fabricantes sabem disso e investem a cada dia em modelos inovadores.

Dessa forma, vamos apresentar para você os melhores modelos de estojo escolar disponíveis hoje em dia no mercado.

1º – Estojo escolar Tilibra Académie Poá

O Académie Poá da Tilibra é um estojo escolar com uma estrutura metálica na parte superior, próxima ao zíper, que permite que o estojo fique completamente aberto.

Medindo 9 cm de altura, 18 cm de largura e 8 cm de profundidade, esse modelo possui dois bolsos internos, é feito com material resistente, forro em tecido e tem fechamento em zíper.

2º – Estojo escolar Trousses Wavy Estampado

O Trousses Wavy é um estojo escolar feito com nylon e tem fechamento de zíper trator. Este modelo tem dimensão de 25 cm de altura, 17 cm largura e 5 cm de profundidade.

Além disso, esse estojo possui espaço plastificado na capa para incluir identificação, divisória interna e elásticos para segurar canetas e lápis.

3º – Estojo escolar Kipling Freedom

O estojo Kliping Freedom é feito em 100% Nylon e mede 22 cm de altura, 6,5 cm de largura e 6,5 cm de profundidade.

Esse estojo possui um único compartimento, é fechado com zíper e tem um macaquinho de enfeite pendurado no zíper.

4º – Estojo escolar Disney Puppy Dog Pals

O Disney Puppy Dog Pals é um estojo escolar redondo, feito em plástico e com ilustração temática dos famosos cachorrinhos de desenho animado.

Este modelo inclui 10 canetinhas, 10 lápis de cor, borracha, apontador, dois lápis, régua com letras, tesoura, cola e uma caneta esferográfica.

5º – Estojo escolar Trousses Rolo

O estojo Trousses Rolo, como o próprio nome diz, se transforma em um rolo quando é fechado. Este modelo contém 21 divisórias de elástico para colocar lápis e canetas, além de um bolso com zíper.

Além disso, esse modelo de estojo escolar é feito de nylon e é fechado por meio de velcro.

Guia de Compra

Escolher o estojo escolar apenas considerando a estética pode ser um problema no final das contas. Afinal, este é um item que tem que ser funcional para caber todos os acessórios que você vai precisar para estudar.

Por isso, criamos este Guia de Compra, para que você tenha todas as informações sobre os diferentes tipos de estojos escolares e tomar a melhor decisão.

Garotos em sala de aula com estojo na mesa.

O estojo escolar deixa tudo o que você precisa à mão durante as aulas. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123rf)

O que é um estojo escolar?

O estojo escolar é um dos itens indispensáveis para qualquer estudante. É nele que todos os acessórios necessários para escrever, desenhar e pintar são guardados.

Mas, mais do que um depósito de itens, o estojo escolar é importante para poupar o seu tempo.

Não raro, demoramos algum tempo até achar a caneta, lápis ou acessório que queremos para executar uma atividade. Mas quando todos os itens estão em um mesmo lugar, como dentro do estojo, o acesso a eles se torna mais prático e rápido.

Estojo escolar com lápis de cor.

O estojo escolar é um acessório essencial para estudar. (Fonte: ximagination / 123rf)

Apesar de alguns itens da lista de material escolar serem utilizados apenas por um período de tempo, o estojo é um acessório que, se bem cuidado, por durar por muitos anos.

Não à toa, hoje em dia existem os mais variados tipos de estojo: grandes, pequenos, com divisórias internas, com ou sem acessórios incluídos, como canetas e lápis.

Vamos falar em detalhes do que diferencia um estojo escolar de outro em Critérios de Compra.

Quais os itens que você deve levar no estojo escolar?

É claro que o tipo e a quantidade de objetos que você irá guardar em seu estojo escolar vai depender da sua necessidade e rotina de estudos. No entanto, em geral, existem alguns itens indispensáveis para o dia a dia de qualquer estudante, de qualquer nível escolar.

Por isso, a seguir listamos os principais itens que você deve levar dentro do seu estojo escolar:

Lembrando que esta é uma lista básica. Você pode e deve acrescentar ou excluir itens de acordo com a sua necessidade. Além disso, é importante que você observe que todos os itens devem caber dentro do estojo.

Pode parecer bobagem, mas se você considerar a régua e a tesoura, por exemplo, é importante que escolha tamanhos menores para caber no seu estojo.

Quais as canetas você precisa ter no estojo escolar?

Você deve ter reparado que na lista de itens a serem levados no seu estojo escolar citamos “Canetas”. Mas, quais os tipos de canetas você deve ter?

O fato é que existem diferentes opções e é importante que você conheça cada uma delas para decidir qual será a mais funcional para ajudar no seu processo de aprendizagem.

Por isso, confira a seguir os principais tipos de canetas existem e escolha as que você considerar mais importantes:

  • Canetas esferográficas: As canetas esferográficas são aquelas básicas para fazer anotações no caderno. Elas são baratas, têm uma boa durabilidade e são resistentes. Existem as de ponta fina, média e grossa. É recomendável ter sempre em seu estojo escolar um kit com uma caneta esferográfica azul, uma preta e uma vermelha. Para se precaver, tenha mais de uma caneta azul.
  • Canetas marca texto: Essas canetas servem para grifar as informações mais importantes de um texto ou de anotações, o que facilita na hora da revisão do conteúdo. Por isso, indicamos que você tenha pelo menos duas cores diferentes de marca texto no seu estojo escolar.
  • Canetas hidrográficas: Essas canetas são coloridas, possuem uma ponta de feltro e uma cor mais vibrante. É ideal para organizar as anotações no caderno e destacar palavras importantes como títulos, por exemplo.
  • Canetas de ponta sintética: Essa é outra opção de caneta colorida que você pode incluir no seu estojo escolar. Elas servem para diferenciar informações e grifar. Nesse caso, porém, as canetas têm a ponta muito fina (0,4 mm).
  • Canetas gel: As canetas gel deixam a escrita com a acabamento acetinado. São ideais para quem gosta de caprichar no caderno. Esse tipo de caneta também é super confortável e vale ter pelo menos uma em seu estojo escolar.

Como organizar o seu estojo escolar?

Organizar o estojo escolar é muito importante se você não quer perder tempo procurando pela caneta certa, por exemplo.

Não à toa, hoje em dia você encontra vários tutoriais na internet que ensinam qual a melhor forma de organizar todos os itens dentro do estojo.

Assim, a principal recomendação é que você guarde os itens dentro do estojo escolar sempre começando do maior para o menor. Por exemplo, calculadora, transferidor e tesoura devem ser colocados no fundo do estojo escolar.

Em seguida, vá acrescentando os itens menores como os lápis, as canetas, borracha e apontador. Ao fazer isso, você certamente deixará o seu estojo escolar mais organizado para que tenha mais facilidade em encontrar o que precisa.

Estojo com lápis de cor, cola, tesoura, régua e borracha.

Organizar os itens dentro do estojo poupa tempo na hora de estudar. (Fonte: tookapic / Pixabay)

Além disso, se o seu estojo escolar tiver o fechamento de zíper, você pode organizá-lo colocando-o de lado, com o zíper virado para a esquerda ou direita. Essa técnica vai ajudar a utilizar o máximo de espaço dentro do estojo.

Se o seu estojo escolar não tiver espaços reservados para prender os lápis e canetas, você pode também usar a criatividade. Por exemplo, você pode juntar todos os lápis de cor e amarrá-los com um elástico. Você também pode fazer isso com as canetas, canetinhas e até com giz de cera.

O mesmo pode ser feito caso você goste e precise usar os clipes. Use elásticos ou uma pequena caixinha para guardá-los antes de colocá-los dentro do seu estojo escolar.

Além de aumentar a organização você também utiliza melhor o espaço dentro do estojo ao agrupar os itens por categorias.

Como manter o seu estojo escolar bem conservado?

Além de organizar todos os itens dentro do seu estojo, é importante que você cuide bem dele para aumentar a sua durabilidade.

Para começar, limpe seu estojo pelo menos uma vez por mês. Afinal, lápis de cor e canetinhas acabam sujando o interior do acessório.

Sem contar que, à medida em que o ano letivo passa o seu estojo acaba ficando cada vez mais cheio de lascas de lápis apontado, grude de borracha e tinta de caneta. Por isso, ao limpar seu estojo escolar regularmente você garante que toda essa sujeira não se acumule por muito tempo.

A hora de limpar o seu estojo escolar, também é uma oportunidade para personalizar os itens que você leva dentro, como mostra o tutorial abaixo:

Além disso, lembre-se de que quanto mais pesado estiver o seu estojo escolar, maior será o risco de a estrutura se rasgar ou se danificar. Daí a importância de escolher o estojo certo para a quantidade de itens que você precisará guardar.

Mais à frente falaremos em detalhes sobre os diferentes tamanhos de estojo escolar disponíveis. Mas, além disso, vale ressaltar que existem outras dicas práticas para ajudar você a manter o seu estojo escolar bem conservado. São elas:

  • Livre-se de lápis e gizes de cera quebrados;
  • Substitua as canetas e marcadores que vazarem;
  • Reponha o refil da cola em bastão e da lapiseira;
  • Identifique seu estojo com seu nome e série; caso o perca, será mais fácil recebê-lo de volta.

Quais as vantagens do estojo escolar?

Como vimos, o estojo tem inúmeras vantagens. Ele é funcional porque comporta todo os itens que serão usados nas aulas e em casa durante os seus momentos de estudo.

Por isso, ele também é um acessório prático já que poupa o seu precioso tempo na hora de procurar por um lápis ou caneta específicos. Sem contar que é a forma ideal para levar e trazer todos esses itens de casa para escola e da escola para casa sem correr o risco de esquecer nenhum deles.

Além disso, um estojo estiloso ou mesmo com a temática que mais lhe agrade também se torna um incentivo para estudar.

Hoje em dia além dos estojos coloridos, também existem os com desenhos de personagens infantis que são muito populares entre as crianças. Mas, apesar de todos esses pontos positivos, o estojo escolar também tem suas desvantagens.

A principal delas é que, os estojos feitos com material de maior qualidade e aqueles exclusivos com ilustrações costumam ter um preço muito elevado.

Ainda assim, se você considerar que o estojo pode e deve ser um acessório durável, que será usado por longos anos, o custo-benefício pode compensar. A seguir, você confere a tabela com as principais vantagens e desvantagens do estojo escolar:

Vantagens
  • Organiza itens de uso escolar
  • Facilita o acesso de canetas, lápis, borracha e etc.
  • Prático: pode ser levado para qualquer lugar
  • Versátil: possui vários tamanhos e modelos
Desvantagens
  • Os de melhor qualidade e com estampas exclusivas são muito caros

Quanto custa?

O preço do estojo escolar tem uma variação enorme. Isso se deve aos diferentes tipos de tamanho, material de fabricação e formato do acessório. Por isso, você irá encontrar o estojo custando entre R$ 5 e R$ 370.

É claro que você não precisa comprar o mais caro de todos. No entanto, lembre-se que os muito baratos serão menos resistentes e menos duráveis.

Onde comprar?

Você vai encontrar o estojo escolar à venda nas mais diversas lojas, desde papelarias até lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Carrefour e Walmart.

Mas se você quiser mais opções de modelos e preços mais competitivos, recomendamos que você adquira o seu estojo em lojas online como a Amazon.

Dessa forma você terá mais chances de adquirir um estojo escolar exclusivo e ainda realiza a compra do conforto da sua casa. Mais prático impossível!

Critérios de compra: O que levar em conta antes de escolher o estojo escolar

Como vimos, ao escolher o estojo escolar mais adequado você deve observar as suas necessidades e a sua rotina de estudos. Por exemplo, dependendo de quantos itens você precisa carregar dentro do seu estojo, você vai precisar de um acessório maior ou menor.

Mas, além disso, existem outros fatores importantes que você deve considerar antes de adquirir o estojo que irá de fator atender às suas expectativas. São eles:

  • Formato
  • Tamanho
  • Simples ou completo
  • Compartimentos
  • Material de fabricação

A seguir, nós vamos detalhar cada um desses fatores para que você possa ter todas as informações necessárias e comprar o estojo escolar ideal.

Formato

O primeiro fator que você deve levar em consideração antes de comprar o seu estojo escolar é o formato desse acessório. Mais do que uma escolha pessoal, o formato do seu estojo deve refletir a quantidade de itens que você pretende guardar dentro dele.

No entanto, também é fundamental que você considere a praticidade ao carregar o seu estojo dentro da mochila ou bolsa. Hoje em dia você vai poder optar entre os formatos retangular, quadrado, do tipo pasta, fino, largo, redondo e de enrolar.

Observe se o formato do estojo escolar que você escolheu não vai ocupar muito espaço, o que pode se tornar um incômodo na hora de transportá-lo. Por exemplo, para levar o seu estojo em uma mochila o mais recomendável é o estojo cujo formato se parece com uma pequena pasta.

Esse modelo costuma ser mais fino e, portanto, ocupa menos espaço. Já para levar em bolsas, o estojo escolar retangular e largo se acomodará bem. A novidade é o estojo de rolo que, de todos, é o que ocupa menos espaço sem na mochila ou na bolsa.

Agenda, caneta e estojo dourado.

O seu estojo escolar deve comportar todos os itens e caber na sua bolsa ou mochila. (Fonte: Emma Matthews / Unsplash)

Tamanho

Além do formato, você também precisa observar o tamanho do estojo escolar. Leve em consideração a quantidade de canetas e outros produtos de papelaria que você precisa guardar nele.

As marcas fabricantes, em geral, informam na embalagem ou as medidas ou capacidade do estojo. Um estojo grande, por exemplo, costuma ter dimensão de: 25 cm de altura, 17 cm largura e 5 cm de profundidade.

Já um estojo escolar de tamanho pequeno a médio pode medir: 22 cm de altura, 6,5 cm de largura e 6,5 cm de profundidade. Considerando a capacidade, em geral existem estojos que comportam de dois a até 100 lápis.

Simples ou Completo

Esse é um fator que vale considerar, porque pode representar economia no seu orçamento. Isso porque, o estojo escolar simples é aquele que vem sem nenhum item dentro.

Ou seja, você adquire o estojo e fica livre para comprar e escolher as canetas, canetinhas, lápis, borrachas de acordo com sua necessidade e gosto. Já o estojo escolar completo vem com um kit básico de itens incluídos.

Os acessórios que fazem parte do estojo escolar completo variam de acordo com o tamanho e a marca. Mas, em geral, esse tipo de estojo inclui canetas, lápis, canetinha, lápis de cor, régua, tesoura, borracha e apontador.

A vantagem do estojo completo, portanto, é a sua praticidade, já que inclui praticamente todos os itens necessários para levar para estudar, e a economia.

Estojo com lápis de cor.

Existem estojos completos que já vem com canetas, lápis e outros itens incluídos. (Fonte: flockine / Pixabay)

Compartimentos

Outro fator a ser observado é se o estojo escolar possui ou não divisórias internas, que ajudam na organização dos itens que ali são colocados.

Os estojos com apenas um compartimento, que é o modelo mais comum, são menos práticos já que os itens ficam soltos e misturados. Já o estojo escolar que possui compartimentos é o mais funcional. Em geral, existem opções com duas ou três divisórias.

Além disso, os estojos mais modernos já vêm com elásticos para segurar o lápis, a borracha e o apontador.

Material de fabricação

Como vimos, o material de fabricação é um dos pontos vai contribuir para a resistência e durabilidade do estojo escolar.

O ideal é um estojo feito de náilon. Além desse material ser fácil de limpar, ele é muito resistente. Ainda assim, você poderá optar por estojos feitos com tecido, couro e metal.

(Fonte da imagem destacada: Bru-nO / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.