Bem-vindo ao ReviewBox Brasil que hoje ensina as melhores técnicas a quem quer comprar extintor para carro. Este é um item indispensável com objetivo de conter ou apagar a incidência de fogo originada em diferentes partes do veículo.

Extintores automotivos estão entre os acessórios mais discutidos na legislação de trânsito. Uma hora eles são itens obrigatórios, em outros momentos estão entre os adicionais que você instala no carro apenas se desejar.

Você sabia que existem diferentes tipos de extintores para carros? Também há tamanhos diversos que devem ser usados conforme a disponibilidade do espaço interno no automotivo para armazenamentos. Veja mais lendo o Guia de Compras!

Primeiro, o mais importante

  • Extintor para carro está disponível em duas versões: BC e ABC.
  • Veículos populares, pequenos e leves devem usar extintores de 1kg.
  • Sempre olhe a data de validade e as características da lacração antes de comprar.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores modelos de extintor para carro

Quando a gente menos espera a parte elétrica do automóvel pode dar uma pane capaz de gerar incêndios perigosos. Portanto, por segurança tenha um extintor de confiança. Os modelos mais confiáveis do mercado são:

1° – Extintor para carro Resil 2kg

Este é um produto Resil. Há qualidade em cada matéria-prima usada para a produção do extintor, desde a parte interna até o lado externo metálico vermelho.

Extintor ABC completo de 3.5 polegadas, fácil de armazenar em diferentes espaços, inclusive embaixo do banco de passageiro. Produção a base de fosfato monoamônio.

2° – Extintor para carro Kidde 1kg

Extintor automotivo de 1 kg com 3 opções de polegadas: 3, 3.5 e 4. Item Kidde que tem confiança no mercado nacional e internacional. O bico é de plástico e 100% lacrado.

Modelo ABC, apenas 1 tubo é capaz de apagar 3 classes de incêndio no seu carro ou nos outros automóveis na pista.

3° – Extintor para carro Extang 1kg

Este é o famoso gorduchinho que custa preços baixos, potente para apagar ou controlar incêndios menores. Pó químico seco à base de fosfato monoamônico representa a grande parte do agente químico no extintor para carros.

Esta é uma das menores edições em polegadas, sem dificuldades para armazenar no interior automotivo.

Guia de compra

Ao perceber a fumaça no motor pare o carro, pegue o extintor e apague o calor intenso antes de o fogo virar incêndio. Com as informações abaixo você pode se tornar um consumidor mais consciente e encontrar melhores ofertas do produto.

Um homem usando um extintor para apagar o fogo do motor de um veículo.

No pequeno tubo existe pó suficiente para apagar pequenas chamas (Fonte: bymandesigns / 123RF.com)

O que é extintor para carro?

Um extintor para carro é o produto que possui na parte interna uma quantidade de pó ou espuma necessária para apagar pequenos incêndios nos automóveis.

Há diferentes opções de tamanho, você deve fazer uma escolha conforme os diâmetros do seu carro. No exterior da produção existe a base metálica e a etiqueta com dados informativos: Certificado, validade, como usar, entre outros.

Um extintor instalado embaixo do banco para passageiro da frente em um carro com decoração clássica na parte interior.

Nos veículos menores as pessoas costumam instalar o extintor para carros embaixo do banco da frente para passageiro (Fonte: equatore / 123RF.com)

Como usar extintor para carro?

Primeiro, você precisa destravar o extintor. Versões podem ter maneiras diferentes para serem destravadas. Mas, as indicações para realizar o destravamento também estão escritas na etiqueta.

Diversos condutores fazem questão de ter um extintor no carro, seja por questões de segurança ou para diminuir o valor de prêmio a ser pago para a seguradora.

Primeiro você tira o extintor, presente debaixo do banco de passageiro, próximo da caixa de som ou do dvd automotivo.

É preciso achar o foco do fogo e posicionar o extintor um pouco para cima e na sequência acionar o gatilho para baixo – cuidado para não virar muito o produto porque isso atrapalha no desempenho dos jatos. Mais sobre este assunto no vídeo:

Quais as vantagens do extintor para carro?

Com este produto leve, na base de 1 ou 2 kg, qualquer pessoa adulta tem força suficiente para usar de forma perfeita, seguindo indicações presentes na etiqueta.

Também não é difícil de guardar no carro, principalmente em se tratando das produções com menos polegadas. Elas são conhecidas como gorduchinhas. Independente dos diâmetros, a grande parte das marcas certificadas oferece gatilhos de qualidade.

O ruim é que tem tempo de validade que pode ir de 1 a até 4 anos, conforme as características do extintor. Também vale realizar um treino para saber como manejar o produto no momento de necessidade.

Vamos descobrir mais vantagens e desvantagens? Observe a tabela abaixo:

Vantagens
  • Leve
  • Fácil para guardar
  • Gatilho efetivo e etiqueta informativa
  • Apaga pequenos fogos
  • Não requer itens de segurança ao uso
  • Embalagem resistente
Desvantagens
  • Requer treinamento
  • Necessidade de armazenar no carro
  • Há período de validade

Quais os diferentes tipos de extintor para carro?

Se você pesquisar no mercado acaba percebendo que existem duas opções para extintor automotivo: BC e ABC. Aprenda mais sobre as diferenças dos dois tipos ao ler esta seção do guia para compradores.

Extintor BC: Este produto deve ser usado para apagar o começo de incêndios que são originados em consequência dos combustíveis ou da parte elétrica no automóvel. O componente químico do modelo é na base de bicarbonato de sódio.

Um homem com extintor ABC nas mãos. Ele está de frente para um carro com fumaça saindo no motor. Ao lado do carro existe uma mulher. Tudo acontece em uma estrada.

Os extintores ABC são mais abrangentes e caros do que modelos BC (Fonte: Daniel Iulian Chetroni / 123RF.com)

Extintor ABC: Você pode usar o extintor ABC para materiais sólidos (inclusive madeira ou papel), combustíveis ou parte elétrica quando estão em início de incêndio. A amônia e os seus derivados representam o principal agente químico presente na versão mais popular de extintor para carro atualmente.

Dê uma olhada no quadro que mostra as diferenças dos modelos:

Extintor BC Extintor ABC
Uso em tipos de incêndio Elétricos ou combustíveis Elétricos, combustíveis e sólidos
Popularidade Menos Mais
Desempenho Menos Mais
Componente químico Bicarbonato de sódio Amônia e derivados
Classes de fogo que podem ser apagados 2 3
Apaga fogo em madeira Não Sim
Preço Mais barato Mais caro

Quanto custa?

De R$ 30 a até R$ 20, esta é a média de preço. O produto fica mais caro na medida que é maior. As edições BC são 30% mais em conta do que os modelos ABC, embora ofereçam menos desempenho.

Os produtos que acompanham o suporte são mais caros. Versões gorduchinhas de 1 kg têm preços baixos. A marca também é um diferencial que pode encarecer ou baratear o extintor para carro no mercado.

Onde comprar?

Em muitos pontos confiáveis do varejo físico você consegue encontrar versões de 1 kg ou 2 kg. Recomendamos algumas lojas de departamentos como: Kalunga, Americanas, Extra ou Leroy Merlin.

É possível comprar extintores online. Assim você não precisa ter gastos com gasolina ou estacionamento, sendo que a entrega acontece na porta da sua casa. Visite sites como Amazon Brasil, Mercado Livre e Submarino.

foco

Você sabia que hoje em dia o extintor para carro não é item obrigatório? Mas, existe no poder legislativo um projeto de lei para voltar com a obrigação de usar este acessório.

Dá para deixar o extintor vencido dentro do carro sem riscos de sofrer multas. Com o fim da obrigatoriedade não se exige que a data da validade do produto esteja em dia.

Grande parte dos especialistas contraindica o uso de extintores vencidos pela falta de efetividade para controlar ou apagar chamas menores.

Critérios de compra: Fatores comparativos de modelos de extintor para carro

Se existisse um bombeiro em cada esquina a gente poderia se dar ao luxo de trafegar com carros sem extintor de incêndio.

Mas, esta realidade está longe de acontecer, portanto você precisa aprender a comparar os modelos para comprar um extintor de qualidade que não custe uma fortuna. Descubra adiante as melhores ideias para comparação de ofertas:

  • Madeira
  • Lacração
  • Suporte
  • Polegadas
  • Etiquetas

Analise melhor cada critério nas palavras seguintes:

Madeira

No caso de existir componentes da madeira na estrutura do carro, inclusive no espaço ao motor, se recomenda usar extintor para carros ABC. Apenas esta versão pode apagar fogo em partes madeiradas ou com aparas de papel.

Cuidado, porque ao usar um extintor BC para apagar incêndios em madeira ou papel os resultados não são úteis, podendo inclusive ampliar as chamas.

Lacração

A palavra do momento é lacração. Apenas compre extintores presentes dentro de uma embalagem que deve ser retirada antes da instalação do produto no automóvel.

Além da embalagem, os extintores também precisam ter um lacre de plástico. Ele deve ser rompido todas as vezes que você usar o modelo para apagar fogo. Deslacre com as próprias mãos sem precisar de facas ou canivetes.

Existem algumas produções vendidas sem lacre ou embalagem a preços menores do que na média de mercado. Por questão de segurança é melhor evitar promoções deste tipo. Lembre-se que quase sempre o barato sai caro.

 Imagem ampliada de um bico de extintor.

Tire o anel para romper o lacre do extintor para carros (Fonte – Daniel1606 / Pixabay)

Suporte

Você já tem um suporte instalado no carro? Então compre o extintor correspondente ao tamanho e economize na sua compra.

Por outro lado, se não há nenhum suporte para extintor no seu veículo você deve optar por uma promoção que oferece o kit completo (extintor + suporte).

A forma mais segura de armazenar o extintor dentro do automóvel é com suporte.

Polegadas

Em geral as polegadas do extintor para carro podem ir de 3 a até 5.

Quanto mais polegadas existe no produto maior é a altura, sendo que há menos finura. Os modelos barrigudinhos possuem 3 polegadas e estão entre os mais usados pela facilidade em armazenar no carro de maneira segura.

Preste sempre atenção no tamanho do extintor antes de realizar uma compra. Não esqueça de que podem existir muitas variações de tamanho se considerar também os extintores não específicos para carros.

Uma mão mostrando um extintor preso dentro de um ônibus.

É mais rápido apagar o fogo com o próprio extintor do que esperar a chegada do Corpo de Bombeiros. (Fonte: Robert Przybysz / 123RF.com)

Etiqueta

Fique de olhos atentos na etiqueta do produto. No caso de compras online faça as perguntas ao vendedor que pode responder com uma simples olhada nas informações etiquetadas.

Na etiqueta você confere 3 pontos fundamentais: A classe de fogo que o produto pode apagar (ABC ou BC), a validade e a numeração do produto equivalente à certificação concedida pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

(Fonte da imagem destacada: minthu / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
46 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...