Ultima atualização: 19 de agosto de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

22Horas investidas

4Estudos avaliados

52Comentários coletados

Hoje nós vamos falar sobre facas de caça e sobrevivência, especificamente a faca Bowie. Deve seu nome ao Coronel americano James Bowie, que encomendou um artesão, uma faca com uma lâmina que media pelo menos vinte e cinco centímetros de comprimento.

Comprar um elemento deste tipo pode parecer complicado, mas a verdade é que é muito simples e como diz o ditado "faca que não corta, que é pouca matéria perdida", então na ReviewBox apresentamos as informações necessárias para que você possa escolher o melhor espécime.




O mais importante

  • Uma faca Bowie é uma faca de caça ou de defesa com uma longa lâmina de ponta de clipe, embora não haja nenhum parâmetro definido.
  • Eles são muito fáceis de comprar, pois são ideais para tudo, desde esportes de aventura até atividades de caça e pecuária, e quase todas as marcas de cutelaria do mundo têm sua própria versão da faca Bowie.
  • O preço dependerá, entre outros fatores, do material da faca, do desenho e até mesmo da bainha.

As melhores facas Bowie: Depnossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre a faca Bowie

Uma faca Bowie é uma faca de caça ou de defesa, com uma lâmina de ponta longa, embora não haja nenhum parâmetro definido.
(Foto: Suradech Supap/ 123rf.com)

O que são facas Bowie e quais são suas vantagens?

Uma faca Bowie é uma faca de caça ou de defesa com uma lâmina de ponta de clipe, ou seja, a espinha na frente é côncava em forma. Sua lâmina tem pelo menos vinte e cinco centímetros de comprimento, regularmente muito afiada. Seu cabo pode ser feito de madeira rebitada, chifre de veado ou materiais sintéticos.

Sua popularidade deve-se principalmente, como já dissemos, ao coronel americano James Bowie, que era muito hábil no uso destes. Diz-se que o famoso cantor David Bowie (que na verdade foi chamado David Robert Jones) escolheu seu nome artístico por causa deste tipo de faca.

Agora, é importante para você saber que a faca é composta de duas partes principais: a lâmina e o cabo. Como mencionado acima, a lâmina de uma faca Bowie tem pelo menos vinte e cinco centímetros de comprimento com uma ponta em forma de lança, embora existam versões com lâminas quase retas.

Vantagens Desvantagens
As versões em cerâmica estão disponíveis, portanto não é necessário afiar regularmente. A cerâmica é um material que se quebra facilmente.
As facas de aço inoxidável favorecem o uso em bruto. Eles perdem sua vantagem facilmente.
Eles têm um ponto afiado que os torna perfeitos para o piercing. Eles são muito afiados, por isso é recomendado o uso cuidadoso.
Eles são uma excelente ferramenta para cortar madeira e podem substituir o uso de um pequeno machado. Alguns são muito pesados.

Facas de uso doméstico e de caça - a que você deve prestar atenção?

Como mencionado acima, as facas Bowie são uma variável das facas de caça. Entre facas domésticas e facas de caça, não apenas a ortografia é diferente, aqui está uma tabela com as principais diferenças.

Facas de uso doméstico Facas de caça
Em casa usamos frequentemente facas, especialmente na cozinha. Normalmente são feitas de aço inoxidável.
Atualmente são feitas de ferro, aço inoxidável e existem versões em cerâmica. Eles oferecem utilidades específicas relacionadas à prática de atividades ao ar livre, tais como caça, alpinismo, etc.
A forma das lâminas das facas de cozinha depende de seu uso pretendido: desossar ou cortar carne, pão ou peixe. Estas facas podem ser usadas para esfolar e cortar a carne de presa.
Eles podem ter uma ou duas arestas de corte. Algumas delas podem ser dobradas para facilitar o transporte.
Sua lâmina pode ser flexível (no caso de facas de presunto) ou rígida. Eles têm lâminas longas e afiadas, também com uma ou duas bordas.
Existem facas elétricas. Há também facas feitas à mão.

Critérios de compra

A primeira coisa a ser estabelecida no momento da compra, é o uso, ou seja, por que você vai comprar uma faca Bowie? Então você pode especificar as características que o produto deve ter, tais como:

Cabo e lâmina

Estes são os dois elementos mais importantes da faca.

Para as pessoas que estão interessadas no treinamento de caça ou sobrevivência, é melhor comprar uma faca que tenha, por exemplo, uma lâmina afiada e uma serrilha adicional, já que esta última facilita o corte de cordas e pele de animais.

Atualmente eles são feitos de ferro, aço inoxidável e também existem versões em cerâmica.
(Foto: Ihor Bondarenko / 123rf.com)

Borda e material

Anteriormente as facas eram feitas de pedra, mas com o tempo e graças aos avanços metalúrgicos, elas foram feitas de materiais metálicos como cobre, bronze, ferro e finalmente aço.

Atualmente, as facas são geralmente feitas de aço inoxidável, embora também existam facas de cerâmica, o que as torna mais afiadas, embora também aumente a probabilidade de elas se quebrarem.

Algumas facas têm uma afiação que pode ser melhorada, mas você mesmo pode otimizar este elemento. Aqui está um link, que explica passo a passo como afiar sua própria faca.

Peso e tamanho

Geralmente estes tipos de facas devem medir pelo menos vinte e cinco centímetros, embora não haja nenhum parâmetro estabelecido. Às vezes o tamanho não corresponde ao peso, pois o peso em si depende do material, do cabo e da espessura da lâmina.

Se você está indo para uma longa caminhada, eu não acho que você queira comprar uma faca que pesa dois quilos. Portanto, mais uma vez, o peso da faca vai depender do que você quer usar.

Manusear

de uma faca também é muito útil, nossa recomendação é que o cabo tenha uma ranhura para os dedos, pois isso vai facilitar o manuseio. Existem facas com cabos de madeira, nylon, metal, etc.

Estojo

Uma bainha é um elemento básico na compra de uma faca deste tipo, devido à afiação que possuem, como já mencionado, também dependerá do uso que você queira dar à faca, por exemplo, se for para mantê-la em casa ou usá-la em ocasiões especiais, não importará muito se a bainha for pesada ou leve.

Por outro lado, se você estiver procurando uma faca para longas expedições, é melhor considerar uma que tenha uma bainha leve que facilite o transporte e que também tenha um grampo para o cinto ou possa ser pendurada em um cordão.

A bainha também ajudará a manter a faca e algumas até são feitas de náilon balístico.

Garantia e devoluções

Alguns fabricantes afirmam que seus produtos são testados antes de serem oferecidos para venda, entretanto, ao fazer uma compra, você sempre corre o risco de ser levado para um passeio.

Portanto, é importante dar uma olhada nas letras pequenas para garantir que o produto possa ser devolvido em caso de defeito.

Manutenção

As facas são normalmente feitas de aço inoxidável para suportar o uso agressivo, no entanto, é provável que sem a manutenção adequada, estas facas possam corroer. Portanto, se a lâmina ficar molhada, basta secá-la bem e revesti-la levemente com um óleo protetor antes de armazená-la, desta forma é provável que dure uma vida inteira.

Se você for carregar uma faca, é essencial que você o faça usando uma bainha, caso contrário ela pode ser danificada.

Finalmente, obrigado por dedicar tempo para ler este conteúdo e aqui está um vídeo no qual três youtubers diferentes colocam uma faca Bowie à prova em situações de sobrevivência.

(Fonte da imagem em destaque: Igor Krutov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas