Imagem de faca de caça.
Ultima atualização: 11 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

58Comentários coletados

Bem-vindo ao Guia de Compra da ReviewBox Brasil para saber a respeito de tudo o que você deve conhecer antes de comprar a sua faca de caça. Encontrar a melhor oferta no mercado será fácil após a leitura desse conteúdo.

As facas de caça podem ter diversas diferenças que servem para ajudar nas atividades na selva. Estes modelos são diferentes do que as versões de faca de punhal. É importante conhecer esta diferença para não comprar o produto errado.

Ao ler este artigo você saberá aspectos importantes como os principais tipos de faca de caça, as marcas mais confiáveis, a média de preços e outros pontos que facilitam a vida de qualquer consumidor no momento de ir às compras.




Primeiro, o mais importante

  • Faca de caça é mais um objeto para realizar cortes em acampamentos ou aventuras na selva do que para atacar animais.
  • As facas de caça se diferenciam pelo formato curvo no cabo e por ter o alojamento do dedo indicador que ajuda na precisão dos usos gerais.
  • Qualquer faca de caça, independente da marca, funciona apenas se estiver com a lâmina bastante afiada.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores facas de caça

No Ranking a seguir veja uma lista com as marcas mais confiáveis de faca de caça. Você poderá comprá-las ou apenas conhecer as características para saber melhor quais são os principais pontos técnicos de modelos que valem a pena.

1° - Faca de caça Victorinox

A melhor marca de canivete do mundo também não fica atrás em matéria de qualidade na produção de faca de caça. O produto se destaca pela lâmina afiada ideal para diversos serviços de acampamento.

O cabo anatômico da faca de caça cabe de modo perfeito nas mãos. Acompanha esta versão uma luxuosa bainha plástica super-resistente. A lâmina da produção possui 16 centímetros.

2° - Faca de caça Muela

Este produto é o companheiro ideal para quem gosta de curtir o lazer nas selvas. Acompanha a produção uma bainha plástica que tem inclusive a abertura preparada para facilitar na fixação em cintos.

A qualidade da faca de caça é tamanha que os fabricantes oferecem uma garantia vitalícia contra problemas de fábrica. O produto tem cabo anatômico e lâmina de 16 cm.

3° - Faca de caça Mormaii

Para muitos especialistas a faca Mormaii se trata da melhor versão com fabricação 100% nacional. A produção é composta por uma robusta lâmina de aço Inox, resistente contra ferrugens ou ataques de fungos.

A empunhadura de plástico permite o contato com água sem existirem chances de ferrugem na faca de caça. Este produto possui 260 gramas e um comprimento de 26 centímetros na lâmina, aproximadamente.

Guia de Compra

Quem deseja se aventurar nas selvas brasileiras não deve seguir viagem sem ter uma excelente faca de caça multiuso. Talvez você seja outra das pessoas que buscam este produto para realizar acampamentos.

Na presente seção do texto você descobre mais sobre o significado do produto, as vantagens do uso em geral e algumas variáveis de modelos no mercado.

Um homem cortando pedaços de madeira no meio da mata com uma faca de caça.

A faca de caça é um item indispensável no kit de qualquer aventureiro. (Fonte: Anna Lurye / 123RF)

O que é a faca de caça?

Faca de caça é um instrumento utilizado para caçar, pescar, disputar provas ou realizar atividades em florestas. Se trata de uma produção com bastante fama entre os consumidores que desejam realizar acampamentos dos mais diferentes tipos.

Em alguns acampamentos o uso da faca de caça é comum na disputa de provas de cortes, como você vê no vídeo:

Com uma faca de caça é possível ter a perfeita ferramenta para conseguir sobreviver na selva. Este produto na grande parte dos casos está composto por uma lâmina que tem serra em um dos lados.

Do que é composta uma faca de caça?

As facas de caça são compostas pelas seguintes partes: cabo, pinos, ponta, guarda, lâmina e alojamento do dedo indicador.

Em geral o cabo da faca de caça é composto de madeira, já que esta é uma das matérias-primas mais antiderrapantes da natureza. Existem também algumas composições com alumínio texturizado que não escorregam das mãos com facilidade.

No cabo da faca estão os pinos que asseguram a estabilidade do produto. Também tem a região da ponta que, conforme o formato da faca, pode ser utilizada como uma espécie de martelo, situada na parte de trás dos cabos.

Entre a lâmina e o cabo está a guarda. Em alguns modelos existe apenas uma guarda, ao passo de que nas versões mais robusta você encontra a presença de duas guardas ou mais.

Uma faca de caça fincada em um tronco de árvore.

Cabo, pinos, ponta, guarda, lâmina e alojamento do dedo indicador são partes de uma faca de caça. (Fonte: Maksym Surovtsev / 123RF)

As melhores produções possuem metal Inox na composição da lâmina, estas peças são resistentes a ferrugem. Isto permite que os aventureiros mergulhem nas águas sem precisar retirar a faca de caça do cinto.

Não podemos esquecer do alojamento de dedo indicador, ideal para servir como um apoio para você ter mais força e precisão nos cortes. Em algumas versões na parte inferior do alojamento existe uma espécie de ponta fina para furar latas ou outras coisas.

Por ser um produto com diversas funcionalidades é possível dizer que para os aventureiros experientes sobreviverem nas selvas se faz preciso apenas usar uma faca de caça.

Quais as vantagens e desvantagens da faca de caça?

Na prática quando a gente tem uma faca de caça pendurada no cinto com a ajuda da bainha parece que há mais sensação de segurança ao se aventurar pelas florestas tropicais.

Uma vantagem da faca de caça é que ela possui composição leve. O peso do produto pode ir de 30 gramas a até 500 gramas. Não há dificuldades para guardar ou usar a ferramenta nas mais diferentes ocasiões.

Uma faca de caça fincada em um tronco de madeira ao lado de uma espingarda e mochila.

A faca de caça serve para cortar os mais diversos materiais. (Fonte: Milica Maljkovic / 123RF)

Interessante notar que a grande parte das versões possui preços populares, embora as facas de caça custem mais caro se comparar com as simples facas de cozinhas.

O principal objetivo da faca de caça é ser eficiente nos cortes. Isto quer dizer que o uso do instrumento se direciona para cortar embalagens, cordas, panos e até mesmo ajudar na abertura de peixes ou outros animais que foram caçados para o jantar.

Só que não existem apenas questões positivas na compra ou no uso do modelo. Por exemplo, para uma faca de caça funcionar com efetividade é necessário afiar de um modo constante.

A necessidade de afiação rotineira gera bastante desgaste do cume, prejudicando a durabilidade da faca de caça.

Assim como acontece no caso de outras ferramentas, as versões mais confiáveis custam preços superiores por terem bastante qualidade nos materiais da composição ao comparar com os modelos populares.

Muitas pessoas encaram a faca de caça como um produto 3 em 1, já que com este item é possível cortar, martelar ou furar sem precisar de energia elétrica. Só que esta produção assegura mesmo apenas a qualidade no corte e pode ser inefetiva no momento de realizar outras funções.

Na tabela mais para frente você encontra reunidas as vantagens e desvantagens das facas de caça.

Vantagens
  • Composição leve
  • Há versões com preços populares
  • Eficiente nos mais diversos tipos de cortes
  • Serve para diferentes funções
Desvantagens
  • É preciso estar sempre com a lâmina afiada
  • As melhores produções custam caro
  • Requer bainha para um uso seguro
  • Funciona melhor apenas para realizar cortes

Qual escolher: Punhal ou faca de caça?

Ao comprar a sua faca de caça é importante ter atenção aos detalhes de cada produto para não ter dor de cabeça no final das contas. De longe até parecem iguais, mas as facas usadas por escoteiros e caçadores possuem algumas dessemelhanças.

Um engano muito comum é comprar o punhal pensando que na verdade está comprando uma faca de caça. Acontece que estes produtos são parecidos ao ponto de até os lojistas se confundirem, anunciando uma produção e na verdade vendendo outra versão.

Uma diferença fundamental entre os dois produtos está no tamanho da lâmina. As facas de caça possuem no máximo 30 centímetros de comprimento, ao ponto de que os punhais podem ser maiores como as adagas que são armas para o combate.

Três facas de caça lado a lado sobre um tronco de madeira.

As facas de caça possuem no máximo 30 cm de comprimento. (Fonte: Sergey Ryzhov / 123RF)

Vamos supor que você está na selva e de repente encontra um urso feroz no caminho. O que fazer? É mais indicado usar o punhal para se defender, já que ele tem uma lâmina maior para perfurações.

Por outro lado, no caso do arremesso se pode dizer que a faca de caça é melhor, seja por ser mais leve ou por causa do formato curvo do cabo que ajuda na aerodinâmica.

Em filmes como Rambo, por exemplo, é frequente ver o protagonista arremessando facas de caça nos inimigos.

Uma das principais formas de distinguir os dois produtos é analisar o alojamento do dedo indicador. Ele está presente em grande parte das facas de caça e quase nunca nos modelos de punhal.

A diferença das duas ferramentas você analisa melhor abaixo, na tabela:

Punhal Faca de caça
Alojamento do dedo indicador Não Sim
Formato do cabo Reto Curvo
Uso Faca para ataque Faca para corte
Tamanho da lâmina Médio Pequeno

Ao escolher uma faca de caça, você deve conhecer os tamanhos do cabo e da lâmina. Assim é possível ter a certeza de que o produto se encaixa nas mãos de modo perfeito.

Depois tenha cuidado para não comprar uma faca muito barata que seja pouco resistente a ferrugem.

Quanto custa?

No varejo tradicional uma faca de caça com qualidade pode ser encontrada por até R$ 350. As versões mais populares custam R$ 50. Os modelos que têm melhor acabamento no cabo possuem preços superiores.

Ao comprar online é possível economizar 20% ou mais na faca de caça, um produto leve muito fácil de entregar para todo o Brasil. A qualidade nas bainhas da faca também pode aumentar ou diminuir os preços.

Uma regra é certa, quanto mais grossa e maior a lâmina mais cara é a faca de caça.

Onde comprar?

É fácil encontrar a faca de caça em lojas de departamentos esportivos. Você não precisa de uma autorização legal para comprar versões à venda em locais como Americanas, Bayard e Centauro.

Amazon Brasil é a melhor loja online para comprar ferramentas devido à diversidade de escolhas. São dezenas de ofertas úteis aos compradores dos mais diferentes perfis. Você também acha o produto no Mercado Livre e na página do Shoptime.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de faca de caça

Ser um caçador de ofertas no mercado às vezes é mais fácil do que caçar as verdadeiras feras nas selvas. Você precisa de cuidados para não acabar enganado por vendedores. Um deles é seguir os critérios de compras antes de adquirir qualquer modelo:

  • Ergonomia
  • Cores
  • Garantia
  • Bainha
  • Kit

Acompanhe o significado de cada um destes critérios para comparar as ofertas de facas de caça e ter a melhor experiência nas suas aventuras.

Ergonomia

As facas de caçador podem ter diferentes tamanhos de cabos e lâminas. Quem possui mãos pequenas deve comprar os modelos menores. Já as pessoas de palmas grandes precisam optar por modelos maiores.

Fique de olho porque existem diferentes níveis de curvaturas no cabo. Algumas pessoas se sentem melhor usando um modelo bastante curvo.

Cores

O legal de comprar faca de caça é que existem diferentes modelos de cores no mercado.

Você não deve comprar apenas por causa do tom, mas a escolha da tonalidade preferida pode servir como um excelente critério de desempate entre os modelos com características técnicas semelhantes.

Muitas facas de caça lado a lado.

Hoje é possível encontrar diversas cores de faca de caça. (Fonte: Sergey Ryzhov / 123RF)

Garantia

Não é uma novidade saber que você tem o direito de 3 meses de garantia para o caso de existirem problemas de fábrica na faca de caça.

Só que no mercado é possível encontrar ofertas que oferecem prazos garantidos de 3 meses, 1 ano e até mesmo de um modo vitalício. As facas de caça suíças possuem uma garantia vitalícia na grande parte das ofertas.

Bainha

Quando se trata de faca de caça a bainha é um acessório que sempre acompanha o produto. Existem versões de couro e os modelos de plástico.

As bainhas de couro permitem existir mais flexibilidade, só que quando não são compradas de uma marca de qualidade podem furar. Bainhas de plástico são menos flexíveis, embora ofereçam uma resistência superior.

Imagem de faca de caça e bainha.

A bainha é um acessório fundamental para proteção da faca. (Fonte: Annelie Krause / 123RF)

Kit

Na maioria das vezes é mais barato comprar a faca de caça em kits que também têm outros acessórios de acampamento do que adquirir a ferramenta de maneira unitária. Assim fica mais fácil e barato sobreviver na selva.

Desta forma, se você também precisa de bússola, punhal, corda, lanterna ou outros acessórios pode valer a pena comprar tudo junto no kit que tem faca de caça. Apenas certifique-se de comprar um kit de qualidade.

(Fonte da imagem destaca: crazymedia / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.