Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

18Horas investidas

2Estudos avaliados

74Comentários coletados

As facas de cozinha são importantes ajudantes na preparação de muitos pratos. Dependendo de quanto e de quanto você cozinha, pode valer a pena comprar vários tipos diferentes de facas. Há uma faca de cozinha adequada no mercado para cada tipo de alimento.

Com a ajuda de nosso teste de facas de cozinha 2022, nós gostaríamos de apresentar a você uma seleção de diferentes tipos de facas de cozinha e seus campos de aplicação.

Além disso, você aprenderá sobre critérios que você pode usar para comparar diferentes modelos uns com os outros. Isto lhe dará a oportunidade de encontrar a melhor faca(s) de cozinha para você.




O mais importante

  • As facas de cozinha podem ser usadas para processar uma grande variedade de tipos de alimentos. Você pode obtê-los com diferentes comprimentos e formatos de lâminas.
  • As facas de cozinha podem ser feitas de diferentes materiais. O tipo de material determina o quão robusta, durável e cara é uma faca de cozinha.
  • Você pode obter facas de cozinha em uma grande variedade de tipos e para uma grande variedade de usos. A seleção vai muito além de facas de corte, santoku, queijo e pão.

Faca de cozinha: as melhores bem quentes

Critérios de compra e avaliação de facas de cozinha

Com a ajuda dos aspectos listados aqui, você pode descobrir com base em quais aspectos você pode decidir entre diferentes facas de cozinha.

A seguir, explicamos cada critério com mais detalhes para ajudá-lo a fazer uma avaliação diferenciada dos diferentes modelos de facas de cozinha:

Comprimento da lâmina

À primeira vista, as informações sobre o comprimento de uma lâmina de cozinha parecem banais e sem importância. Mas diz muito sobre que tipo de faca de cozinha ela pode ser.

Conhecer o comprimento da lâmina com antecedência também é bastante útil no esclarecimento de possíveis opções de arrumação.

O comprimento da lâmina geralmente depende do tipo de faca de cozinha.

O comprimento da lâmina da faca de cozinha geralmente depende da aplicação correspondente. Para remover a pele de uma maçã, por exemplo, uma faca de pão comprida seria muito grande e pesada demais.

Mais uma vez, é bastante difícil cortar um pão em fatias finas com uma delicada faca de cortar. Por mais variada que seja a gama de facas de cozinha, assim é a gama de comprimentos possíveis das respectivas lâminas. As opções aqui variam de cerca de 5 a mais de 30 centímetros.

Material do cabo

Existem diferentes materiais do cabo para facas de cozinha. A diferença aqui é feita por fatores tais como robustez, aderência e aparência. Mas as diferentes opções de manuseio também podem ser claramente distinguidas umas das outras pelo tipo de cuidado recomendado.

O material do cabo de sua faca de cozinha pode, portanto, ser de plástico, madeira ou micarta. A tabela a seguir mostra as vantagens e desvantagens de cada tipo:

Handle material vantagens desvantagens
Plástico resistente a impactos e arranhões, resistente à temperatura, longa durabilidade a máquina de lavar louça faz com que o plástico fique cinza e se torne frágil após algum tempo
Madeira robusto, aspecto nobre, toque ergonômico sensível à umidade, não lavável na máquina de lavar louça, a cor pode desbotar, lubrificação regular necessária
Micarta aspecto qualitativo de alta qualidade, muito estável dimensionalmente limpeza manual necessária para evitar o desbotamento

Facas de cozinha com cabos de plástico são geralmente baratas. Eles marcam pontos acima de tudo por sua resistência à temperatura e sua conexão estável com a lâmina da faca. Um cabo de madeira acrescenta muito valor visual a uma faca de cozinha.

Os tipos de madeira disponíveis variam de oliveira, cerejeira e nogueira a madeira de pakka. A variante Micarta entre os materiais do cabo muitas vezes não é conhecida pela maioria das pessoas. Este é um material estratificado feito de linho e resina sintética.

O cabo da faca de cozinha, portanto, tem um aspecto de madeira.

Forma da lâmina

Dependendo do uso de uma faca de cozinha, as formas das lâminas também têm várias diferenças. Você pode observar as seguintes formas de lâminas

  • Lâmina pontiaguda: Algumas facas de cozinha têm uma lâmina que está apontada para a frente. Isto é freqüentemente visto nos modelos mais longos usados para o processamento de peixe e carne.
  • Lâmina arredondada: Facas de cozinha com lâmina arredondada podem ser, por exemplo, uma faca de pão longa e grande. Mas uma pequena e delicada faca de corte também tem frequentemente uma ponta de lâmina arredondada.
  • Lâmina dentada: Se uma faca de cozinha tem uma lâmina dentada, isto facilita muito o corte de certos alimentos. Além das facas de pão, esta forma também é frequentemente vista em facas de cozinha para frutas e vegetais.
  • Lâmina profunda: Muitas vezes a lâmina é ligeiramente rebaixada em comparação com o cabo da faca de cozinha. Este projeto aumenta a alavancagem ao cortar e assim simplifica o trabalho.

No final das contas, no entanto, a forma da lâmina, ao contrário do seu comprimento, não diz necessariamente nada sobre o tipo de faca de cozinha. É claro, várias características podem ser combinadas em uma lâmina de faca.

Material da lâmina

Como o cabo, a lâmina de uma faca de cozinha pode ser feita de diferentes materiais. Basicamente, as lâminas de aço e cerâmica devem ser separadas uma da outra aqui.

Na maioria dos casos, as facas de cozinha com lâmina de aço inoxidável não são afetadas pela ferrugem. Eles são auxiliares de cozinha de longa duração, mas também precisam ser afiados com freqüência para garantir uma experiência de corte ideal.

Uma lâmina de faca feita de damasco, é um material que consiste em vários tipos de aço.

Em comparação com as lâminas normais de aço inoxidável, o chamado aço Damasco garante uma afiação especial da lâmina.

Uma faca de cozinha com uma lâmina de cerâmica também pode marcar muito mais pontos em termos de nitidez do que a versão em aço inoxidável. Entretanto, assim como a lâmina de Damasco, a cerâmica também requer muito bom cuidado.

Cofre de lavar louça

Se suas facas de cozinha são adequadas para limpeza em uma máquina de lavar louça depende, é claro, principalmente do material da lâmina e do cabo. Enquanto algumas facas de cozinha podem sofrer muitos danos aqui, você não tem que se preocupar com nenhuma restrição em termos de funcionalidade com outros modelos.

Facas de cozinha com cabos de plástico e lâminas de cerâmica podem ser lavadas em uma máquina de lavar louça sem hesitação.

Facas de cozinha com cabo de madeira e lâmina de aço geralmente devem ser mantidas longe da máquina de lavar louça. Apesar da alta qualidade, a lâmina não pode necessariamente escapar de uma possível ferrugem.

A madeira do cabo, em particular, também é muito sensível à água. A máquina de lavar louça encoraja o material a ficar quebradiço e também faz com que a madeira perca sua cor. Se sua faca de cozinha tem um cabo feito de micarta, também é aconselhável limpá-la suavemente à mão.

Tanto o cabo de plástico quanto a lâmina de cerâmica são menos suscetíveis à limpeza intensiva na máquina de lavar louça. No entanto, você também deve fazer isso você mesmo de tempos em tempos.

A proteção completa contra perda de aparência e função não pode ser garantida mesmo com estes materiais.

Decisão: Que tipos de facas de cozinha existem e qual é a mais adequada para você?

Existem muitos tipos diferentes de facas de cozinha. Nós listamos os 5 tipos mais comuns na seguinte tabela:

Tipo vantagens desvantagens
Faca do chef já disponível por pouco dinheiro, sem necessidade de cuidados especiais propensa a usar, nem sempre de alta qualidade
Santoku pode ser usada para quase tudo, extremamente resistente, durável bastante cara, não lavável na máquina de lavar louça, cuidados especiais necessários
Faca de corte frutas e legumes podem ser facilmente descascados, cabe bem na mão, cuidados fáceis alcance limitado de uso, lâmina frequentemente não muito afiada
Faca de queijo impede a aderência do queijo, função de garfo da ponta da lâmina cortes limpos nem sempre garantidos, suscetíveis à ferrugem
Faca de pão fácil manuseio devido à lâmina longa, lâmina serrilhada corta crostas duras sem qualquer problema alcance limitado de uso, não lavável na máquina de lavar louça

O tipo que você deve comprar depende inteiramente daquilo para que você quer usá-lo. Dependendo do tipo de faca de cozinha que você acaba comprando, há vantagens e desvantagens correspondentes a considerar, as quais gostaríamos agora de informá-lo com mais detalhes.

Kochmesser

Faca do chef

A faca do chef comum pode ser considerada basicamente uma faca para todos os fins. Ele pode ser usado para cortar e cortar carne e peixe, assim como legumes.

Entretanto, devido ao seu tamanho comum, a faca do chef não é necessariamente adequada para descascar frutas e similares. A vantagem é que você geralmente pode comprar uma faca de chef por relativamente pouco dinheiro.

Além disso, este tipo de faca de cozinha não requer nenhum conhecimento especial em termos de manutenção. Entretanto, exceto para os modelos profissionais reais, as facas do chef nem sempre são de alta qualidade.

Portanto, não é incomum que mais cedo ou mais tarde você encontrará sinais de desgaste. Neste caso, pode ser observado o enferrujamento, desbotamento da cor e fragilidade do material.

Vantagens
  • já disponível por pouco dinheiro
  • nenhum cuidado especial requerido
Desvantagens
  • propenso ao desgaste
  • nem sempre de alta qualidade
Santoku

Santoku

A faca japonesa Santoku também é uma verdadeira faca para todos os fins. Ele também pode ser usado para quase todas as tarefas diárias na cozinha. O trabalho de filigrana, como descascar legumes ou frutas, no entanto, permanece bastante impossível aqui também.

No entanto, a faca de cozinha japonesa marca pontos acima de tudo por sua durabilidade. Ele é muito robusto e, portanto, extremamente durável. Entretanto, você deve estar ciente de que o preço de uma faca Santoku é muitas vezes muito alto.

Além disso, requer muito bom cuidado e nunca deve ser limpa na máquina de lavar louça. Caso contrário, o desgaste resultante reduziria muito a nitidez da faca.

Vantagens
  • pode ser usado para quase tudo
  • extremamente durável

[/procon]

Desvantagens
  • bastante caro
  • não é seguro para lavar louça
  • cuidados especiais necessários
Schälmesser

Faca de corte

A faca de corte é uma faca de cozinha particularmente pequena. A lâmina pode ser reta ou curvada. Independentemente disso, seu tamanho prático o torna perfeito para pequenos trabalhos na cozinha.

Isto significa que frutas e vegetais podem ser liberados de suas peles e cortados em pedaços pequenos sem muita dificuldade. No entanto, a lâmina curta naturalmente limita o alcance do uso além de descascar enormemente.

Uma faca de corte não é, portanto, adequada para cortar algumas fatias de um pão de forma.

Vantagens
  • easy to remove peel from fruit and vegetables
  • fits well in the hand
  • easy to care for

.

Desvantagens

[lista_cruzada] gama limitada de uso; lâmina frequentemente não muito afiada[/cross_list]

Käsemesser

Faca de queijo

A faca de queijo é uma faca de cozinha cuja lâmina geralmente tem vários orifícios menores. Ao cortar queijo, isso garante que ele mal se cola à lâmina da faca ou, na melhor das hipóteses, não se cola de forma alguma.

A lâmina de uma faca de queijo muitas vezes termina com duas pontas. Estes permitem que a faca seja transformada em garfo e o queijo fatiado seja colocado no prato sem o uso das mãos.

Na verdade, não há apenas um tipo de faca de queijo, mas muitos tipos diferentes de faca. Dependendo de sua textura, eles são adequados tanto para queijo duro quanto mole.

Para ter certeza de cortes limpos, você deve, portanto, esclarecer antecipadamente para qual tipo de queijo você quer usar a faca.

Vantagens
  • sticking do queijo é impedido
  • função do garfo da ponta da lâmina
Desvantagens
  • cortes limpos nem sempre garantidos
  • susceptível à ferrugem
Brotmesser

Faca de pão

A faca de pão tem uma lâmina longa que normalmente é serrilhada na parte de baixo. Tanto o tamanho quanto os dentes afiados facilitam o manuseio. As crostas duras dos pães podem assim ser cortadas com a mesma facilidade que a parte interior macia por baixo.

É claro que as facas de pão longas podem servir bastante mal para outras tarefas na cozinha. Para cortar carne, vegetais e outros alimentos, deve ser escolhida uma faca de cozinha que tenha as propriedades certas para o trabalho.

Vantagens
  • leichte Handhabung durch lange Klinge
  • gezähnte Klinge schneidet problemlos harte Krusten
Desvantagens
  • eingeschränkter Verwendungszweck
  • nicht spülmaschinengeeignet

Guia: Perguntas freqüentes sobre facas de cozinha respondidas em detalhes

Encontrar a faca de cozinha perfeita entre todos os diferentes tipos não é exatamente fácil. Há provavelmente muitas outras perguntas que você tem sobre facas de cozinha.

Nós resumimos as perguntas mais freqüentes para você no seguinte guia. As respostas devem ajudar você a encontrar a melhor faca de cozinha para você.

Que tipos de alimentos podem ser processados com uma faca de cozinha?

O tipo de faca de cozinha que você precisa depende inteiramente do tipo de comida. Basicamente, porém, existe uma faca de cozinha adequada para cada tipo de alimento.

Em última análise, o comprimento e a qualidade da lâmina determina a adequação do respectivo modelo. As facas menores, como as facas de corte, podem ser usadas maravilhosamente para descascar e cortar legumes e frutas.

O trabalho com peixe e carne, entretanto, requer um tipo de faca muito maior.

Küchenmesser-1

Pelo menos um tipo de faca de cozinha pode ser usada para cada tipo de alimento.
(Fonte de imagem: Congerdesign / Pixabay)

Então você deve pensar com cuidado antes sobre quais propriedades a faca de cozinha deve ter. Uma faca de chef comum pode tornar sua decisão muito mais fácil. Com esta faca multiuso, você está preparado para quase todas as tarefas diárias na cozinha.

Qual faca de cozinha é adequada para quem?

Os chefs profissionais não são os únicos que podem chamar uma faca de cozinha de companheiro constante. Qualquer pessoa que gosta ou é forçada a trabalhar na cozinha em algum momento ou outro terá que fazer uso deste ajudante.

A faca de cozinha é, portanto, adequada para qualquer pessoa que tenha que manusear alimentos de alguma forma ao cozinhar. Dependendo do tipo de alimento, um tipo correspondente de faca de cozinha deve ser selecionado.

Uma faca de corte é, portanto, adequada para descascar e pequenas tarefas de corte. Carne e peixe, por exemplo, podem ser manuseados com um santoku ou com uma simples faca de chef. Há também um tipo especial de faca de cozinha para queijo e pão.

Qual é a melhor maneira de armazenar uma faca de cozinha?

Ao contrário da rotina, é aconselhável não simplesmente armazenar facas de cozinha soltas em uma gaveta. As lâminas das facas podem esfregar umas contra as outras e danificar o material, reduzindo assim a funcionalidade da faca.

Três opções diferentes podem ser usadas para garantir que suas facas sejam armazenadas de uma forma suave no material. Nós recomendamos as seguintes opções para armazenar suas facas de cozinha

  • Bloco de facas: O bloco de facas é feito de madeira e tem dispositivos de encaixe individuais nos quais várias facas de cozinha podem ser inseridas. Dependendo do tamanho da ranhura, as correspondentes lâminas grandes podem ser armazenadas no bloco de madeira.
  • Inserções de gavetas: As inserções de gavetas também são feitas de madeira ou plástico. Estes são insertos de placa plana que têm várias ranhuras mais longas. Ao contrário do bloco de facas, as facas de cozinha não ficam na ponta da faca na vertical, mas ficam na horizontal nas aberturas fornecidas.
  • Barra magnética: Uma barra magnética pode ser montada em qualquer lugar da cozinha, conforme desejado. Aqui, também, há espaço para várias facas penduradas uma ao lado da outra.

Você pode pensar em qual opção é a melhor para você. O importante é que todas as três opções garantem a proteção material de suas facas de cozinha.

Como faço para limpar as facas de cozinha corretamente?

Cozinhar cria rapidamente uma montanha de lavagens. Na maioria dos casos, isto é deixado por aí ou vai para a máquina de lavar louça por enquanto.

Neste caso, o material das facas de cozinha pode rapidamente sofrer danos. O resultado é o enferrujamento ou desbotamento das cores do cabo.

Küchenmesser-2

Idealmente, as facas de cozinha devem ser limpas imediatamente após o uso e secas imediatamente.
(Fonte da imagem: Lisa Fotios / Pexels)

Para evitar tais sinais de desgaste, é aconselhável limpar todas as facas de cozinha imediatamente após o uso.

Apenas um pouco de líquido de lavagem e um pano úmido deve ser usado para isso. Depois de enxaguar sob água morna, a faca da cozinha deve ser secada cuidadosamente.

Quais alternativas existem para uma faca de cozinha?

Apesar dos numerosos tipos de facas de cozinha, nem sempre é necessário usar a versão mais simples para cortar ou picar alimentos. Aqui nós explicamos quais outros utensílios de cozinha podem muitas vezes tornar o seu trabalho ainda mais fácil:

Cortador de cebola

Um cortador de cebola é um pequeno recipiente redondo com uma tampa. Normalmente, as lâminas dentro são movidas puxando um cordão de tração e o mecanismo de giro resultante. Não há, portanto, o perigo de se cortar acidentalmente.

Os olhos também são protegidos dos gases irritantes da cebola e não começam mais a regar. No entanto, o cortador de cebola não é adequado apenas para cortar a cebola em si.

Nozes, alho ou ervas também podem ser processados com este aparelho de cozinha. O cortador de cebola supera a faca de cozinha normal no uso de chefs amadores tanto no tempo quanto no resultado do corte.

Misturador de bancada

Um misturador de bancada também é preferível à faca normal da cozinha para algumas tarefas na cozinha. Como o cortador de cebola, este aparelho pode ser usado maravilhosamente para picar alimentos menores.

Küchenmesser-3

Ao picar frutas, o misturador do carrinho é preferível à faca de cozinha. Smoothies em particular podem ser preparados de forma rápida e fácil.
(Fonte da imagem: RitaE / Pixabay)

O misturador do estande é particularmente adequado para purê de frutas ou vegetais. Para preparar um smoothie em pouco tempo, este aparelho de cozinha é perfeito.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas