Um dos utensílios mais importantes em uma cozinha é a faca. Afinal, você precisará dela seja para cortar carnes, legumes ou frutas. Mas como existem diferentes modelos para diferentes cortes, é essencial que você tenha uma faca de uso geral. Por isso, o ReviewBox apresenta a você a faca santoku.

Criada no Japão, esta faca serve para você cortar, fatiar e picar qualquer tipo de alimento. Popular mundo afora, hoje existem vários modelos disponíveis.

Neste artigo, vamos mostrar quais os principais fatores que você deve considerar antes de escolher a faca santoku ideal para você.

Primeiro, o mais importante

  • A faca santoku é a faca oriental mais utilizada no mundo, por sua versatilidade e praticidade.
  • Ela é diferente da tradicional faca do chef e aqui mostraremos como e porquê você deve investir em uma santoku.
  • Em meio a tantas variações da faca santoku, vamos ajudar você a entender quais fatores devem ser levados em conta antes de comprar a sua.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores facas santoku

Com a enorme variedade de marcas e tipos da faca santoku, reunimos aqui os quatro melhores modelos que você vai encontrar disponíveis no mercado brasileiro.

1º – Wusthof Alto Hollow Ground

A faca santoku Wusthof Alto Hollow Ground é fabricada na Alemanha. Feita com aço inoxidável, é extremamente afiada e sua lâmina tem 5 polegadas.

A lâmina deste modelo também possui sulcos que formam os bolsões de ar. Esses bolsões evitam que o alimento grude na faca, o que facilita o corte e a limpeza.

2º – Kyocera Cerâmica FK-140WH-RD

A santoku Kyocera Cerâmica possui lâmina de cerâmica avançada do tipo Zircônia, medindo 5,5 polegadas.

Como a Zircônia é 50% mais dura que o aço, a lâmina deste modelo é mais resistente a ferrugem, desgastes e substâncias alcalinas.

3º – Tramontina Century Sushi

Esta faca santoku tem a garantia de qualidade da marca brasileira Tramontina. A Tramontina Century Sushi tem lâmina de 7 polegadas feita em aço inoxidável.

Além disso, também possui tratamento térmico e cabo ergonômico de policarbonato e fibra de vidro.

Guia de Compra

À primeira vista, pode parecer fácil escolher uma faca santoku. Mas existem diferenças importantes entre os diversos modelos que irão influenciar no seu dia-a-dia.

Para lhe ajudar a escolher o melhor modelo, preparamos este Guia de Compra com tudo o que você precisa saber sobre a faca santoku.

Homem e mulher cozinhando juntos, na bancada da cozinha.

A faca santoku permite que você corte todos os alimentos de uma mesma receita com eficiência. (Fonte: 089photoshootings / Pixabay)

O que é uma faca santoku?

O nome Santoku tem origem japonesa e significa “três virtudes”, referindo-se às funções que esta faca desempenha: cortar, picar e fatiar. Outra teoria para o significado do nome é que este modelo serve para cortar tanto vegetais como carnes e peixes.

Em ambos os casos, a ideia do nome reforça o propósito desta faca: sua versatilidade, servindo para diferentes tipos de corte em diferentes alimentos. Por ser multiuso, a faca santoku se tornou um utensílio básico e essencial na cozinha.

foco

Você sabia que a faca santoku surgiu quando as cozinhas europeias foram introduzidas no Japão após a Segunda Guerra Mundial? Com isso, foi preciso uma faca apropriada aos diferentes tipos de receitas surgindo, assim, a santoku.

Quais as vantagens e desvantagens da faca santoku?

Assim como a maioria dos utensílios de cozinha, a faca santoku possui mais vantagens do que desvantagens.

A primeira grande vantagem da santoku é que você não precisa trocar de faca para picar, cortar ou fatiar todos os ingredientes de uma receita.

Você pode, por exemplo, cortar a carne e os diferentes tipos de vegetais de um refogado, sem precisar trocar de faca. Por isso, além de versátil, a faca santoku é prática.

View this post on Instagram

#facasantoku, #miseenplace, #goodvibes, #cozinha

A post shared by aprendizdechef_clayton (@aprendizdechef_clayton) on

Também é comum encontrarmos nas facas santoku os bolsões de ar, que ficam nas laterais da lâmina. Esses bolsões nada mais são do que pequenas depressões ao longo da lâmina. Eles servem para evitar que os alimentos grudem na faca.

Isso faz toda a diferença quando você está cortando vegetais duros ou úmidos como batatas e cebolas. Além de facilitar a limpeza da faca.

A faca santoku também se destaca em tarefas que exigem agilidade e cortes precisos como picar ervas delicadas. Outro uso muito comum desta faca é para cortar peixes e fazer o tradicional prato japonês, o sushi.

Isso porque a faca santoku é precisa no corte, sem que seja necessário aplicar muita força durante o movimento.

Faca santoku e sushi sendo preparado.

A faca santoku é precisa no corte e ideal para preparar o famoso sushi. (Fonte: Mike Fox / Unsplash)

Por outro lado, por conta da lâmina de base plana, a faca santoku não desliza facilmente na superfície de corte. Por isso, pode ser difícil trabalhar com alimentos muito duros. De qualquer forma, é preciso um pouco de prática para se acostumar com a santoku.

Na tabela abaixo você pode conferir todas as vantagens e desvantagens da faca santoku:

Vantagens
  • Versátil: corta, pica e fatia diferentes alimentos
  • Tem sulcos na lâmina para a comida não grudar
  • Não precisa ser afiada com frequência
Desvantagens
  • Requer prática para manusear
  • Pode ser mais difícil de usar ao cortar alimentos grandes e duros

Qual a diferença da santoku para outros tipos de faca?

Neste ponto, você pode ser perguntar: qual a diferença entre a faca santoku e outros tipos de facas? Fato é que cada faca possui lâminas diferentes para facilitar o corte de alimentos diferentes.

A faca serrilhada, por exemplo, é ideal para cortar pães sem amassá-los. Já a faca de legumes, por ser bem menor, facilita a retirada de sementes do pimentão e a descascar camarão.

Cada tipo de faca possui lâminas diferentes para facilitar o corte de alimentos diferentes.

Entre as facas de uso geral, existem dois tipos: a santoku e a faca do chef. Mas apesar de ambas serem multiuso, elas possuem diferenças importantes.

A principal diferença entre elas está na lâmina. A lâmina da faca santoku tem a base plana e a ponta arredondada. Assim, o movimento do corte deve ser para cima e para baixo.

Já a faca do chef tem lâmina curva formando uma ponta afiada que facilita o movimento de deslizar. Em comparação com a faca do chef, a santoku também tem a lâmina menor em comprimento e maior na largura.

Já a lâmina da faca do chef costuma ser mais comprida e mais fina. Vamos falar em detalhes sobre o tamanho das lâminas nos Critérios de Compra. Além de todas essas diferenças, a faca santoku também é mais dura do que a do chef e não precisa ser afiada muitas vezes.

Faca santoku e faca do chef sobre tábua de madeira.

A faca da esquerda é a santoku, de base plana e com sulcos na lâmina para a comida não grudar. A da direita é a do chef, com ponta afiada. (Fonte: qimono / Pixabay)

Quanto custa?

Com a variedade de modelos, tamanhos e materiais de fabricação, o preço da faca santoku varia bastante, de R$30 a até R$6.000.

As mais caras são recomendadas aos profissionais. As muito baratas, por outro lado, não costumam ser tão duráveis. Fique no meio termo e priorize materiais de qualidade.

Onde comprar?

Você encontra a faca santoku em lojas de departamentos e hipermercados como Lojas Americanas, Ponto Frio e Extra.

Mas como as melhores marcas ainda são as internacionais, sua melhor opção de compra será nas lojas online como a Amazon e o Mercado Livre.

Além de você realizar sua compra do conforto da sua casa, você também encontrará uma maior variedade de modelos e preços.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de faca santoku

Como já vimos até aqui, a faca santoku é uma peça coringa em sua cozinha. Seja para cortar, fatiar ou picar, este é um utensílio multiuso e eficiente.

Mas, com sua popularização, hoje é possível encontrar modelos com diferentes tipos de material de fabricação e tamanhos. Esses fatores vão influenciar na durabilidade da sua faca e na praticidade durante o uso.

Por isso, reunimos aqui os itens que você deve considerar antes de escolher o melhor modelo de faca santoku para você:

  • Material da lâmina
  • Tamanho da lâmina
  • Cabo

A seguir, vamos detalhar cada um desses fatores para que você tome a melhor decisão.

Material da lâmina

A qualidade de uma faca é determinada por sua lâmina, que deve ser afiada e pesada. A lâmina também deve ser inteira, da ponta ao cabo, sem recortes.

Mas o material de fabricação varia. Você irá encontrar a lâmina da faca santoku feita de aço inoxidável, de aço carbono ou de cerâmica.

As mais comuns são as de aço inoxidável. Isso porque este material é mais resistente à corrosão e mantém o corte afiado por mais tempo.

Faca santoku cortando rabanetes sobre tábua de madeira.

A faca santoku de aço inoxidável é a mais popular porque não oxida. (Fonte: domeckopol / Pixabay)

É importante também considerar que, quanto mais duro for o aço, mais tempo a lâmina ficará afiada. Por isso, observe o peso da faca. Quanto mais pesada, menos força você precisa fazer.

Já as lâminas de aço carbono, apesar de terem a vantagem de serem mais duras, oxidam com maior facilidade. Se você preferir a faca santoku com este material, deve secá-la com rapidez para evitar oxidação e contaminação do alimento.

A faca santoku de cerâmica é a mais leve entre elas e a mais precisa no corte. Além disso, este material não oxida e também fica afiado por mais tempo.

Mas a desvantagem é que a cerâmica é indicada apenas para cortes delicados. A cerâmica não é recomendada para cortar carne com osso ou vegetais muito duros, como a abóbora, por exemplo. Abaixo você confere as diferenças entre os três tipos de lâminas da faca santoku:

Aço Inoxidável Aço Carbono Cerâmica
Oxidação Não oxida Oxida Não oxida
Lâmina Lâmina dura Lâmina muito dura Lâmina muito dura, mas com restrições de uso

Tamanho da lâmina

Outro fator a ser considerado antes de escolher a melhor faca santoku para você é o tamanho da lâmina. Para facilitar o corte, o tamanho da lâmina deve ser proporcional ao tamanho do alimento a ser cortado.

Geralmente, o comprimento das lâminas é medido em polegadas. Uma polegada é igual a 2,54 cm. Dessa forma, uma faca de 5 polegadas terá lâmina de 12,7cm de comprimento.

Você encontra modelos de facas santoku com lâminas que variam de 5 a 7 polegadas. Na dúvida, nós sugerimos que você invista em uma faca santoku de tamanho médio, a de 7 polegadas.

Cabo

Como as melhores facas santoku são as mais pesadas, é importante que você escolha o modelo com um cabo adequado para segurá-la com precisão e conforto.

Os cabos da faca santoku devem ser duráveis e resistentes às trincas e ao desgaste provocado pela lavagem. Por isso, o ideal é que pelo menos um terço da lâmina esteja inserida dentro do cabo.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
29 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...