Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

21Horas investidas

7Estudos avaliados

75Comentários coletados

Uma das ferramentas mais importantes na cozinha é a faca, e como ela é odiosa quando elas quebram ou sua borda não dura nada. Neste artigo, vamos mostrar tudo sobre esta grande ferramenta e mostrar as melhores facas de cozinha do mercado.

Nada como um menudo depois de uma festa, você vai cortar os pedaços com alegria quando algo acontecer. Sua faca é um desastre, ela não corta e até a ponta está dobrada. Você precisa de facas de cozinha de alta qualidade, mas há tantas no mercado que a escolha das melhores é complicada. Nós o ajudaremos com isso.

Com a ReviewBox você terá as melhores opiniões sobre os produtos. Revisões com todas as informações que você precisa para fazer a melhor compra. Novos produtos, detalhes técnicos, prós e contras, variantes, fatores de compra e muito mais. Não há melhor lugar para críticas, porque pensamos em você, tanto que temos críticas de usuários.




O mais importante

  • Facas de cozinha são ferramentas ou utensílios usados para cortar, perfurar, roer e limpar alimentos. Eles são indispensáveis na gastronomia, pois podem ser usados para preparar pratos diferentes. Todos em casa devem ter várias facas para realizar diferentes tarefas na cozinha.
  • Existem diferentes tipos de facas de cozinha, cada uma delas desempenha uma função e tem características em sua fabricação para fazê-lo. Entre as variantes estão facas multiuso, facas de açougueiro, facas de açougueiro e facas de filetagem.
  • Para comprar as melhores facas de cozinha, é necessário conhecer os diferentes fatores que tornam um produto melhor do que outro. No caso de facas de cozinha, é necessário prestar atenção aos materiais de fabricação, ao equilíbrio da faca, ao seu uso e, é claro, à sua ergonomia.

As melhores facas de cozinha: nossa recomendação dos melhores produtos

Chinese, Japanese, German, Mexican, French, in short, there are plenty of kitchen knives on the market, but only few are of the highest quality. Para ajudá-lo a escolher aqueles que irão satisfazer suas necessidades, temos esta seção, o ranking atualizado dos melhores produtos do mercado.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre facas de cozinha

O guia de compras é a seção onde você vai descobrir tudo sobre o produto que você quer comprar. Aqui você obterá todas as informações relevantes sobre facas de cozinha, suas vantagens e desvantagens, até mesmo suas variantes. Depois de ler esta seção você saberá quais são as melhores facas de cozinha do mercado.

As facas do chef podem servir a múltiplas funções. (Foto: dolgachov / 123rf.com)

Quais são as facas do chef e quais são suas vantagens?

As facas do chef são utensílios ou ferramentas que têm diferentes funções na cozinha. A maioria dessas facas é usada para cortar carnes, vegetais cortados, legumes, pão e outros. Basicamente é um instrumento vital se você vai cozinhar, então você não pode faltar em uma cozinha.

Atualmente existem milhares de facas, de diferentes materiais, cores e desenhos, isto para poder entrar nas diferentes casas cujas decorações são únicas. Uma das características mais importantes das facas de cozinha, e de todas as facas, é sua qualidade e isto é definido por sua ergonomia e nitidez.

As facas são instrumentos que têm sido usados por milhares de anos e têm evoluído em sua forma e materiais para fornecer uma qualidade superior. Hoje, não há cozinha sem uma boa coleção de facas. Aqui estão as vantagens e desvantagens dessas ferramentas.

Vantagens
  • Permite cortar, perfurar e serrar diferentes tipos de ingredientes ou alimentos
  • Resiste à ferrugem
  • Ergonômico
  • Durável
Desvantagens
  • Os mais caros são muitas vezes os melhores
  • Pode ser perigoso

Facas de cozinha multiuso, filetes, cortadores e açougueiros - o que procurar?

Há muitas facas de cozinha, em diferentes formas e para diferentes propósitos. Nesta seção mostraremos quais são as variantes mais populares e úteis no mercado, para que você saiba como utilizá-las e qual é a melhor para você.

Multifuncional. Facas de cozinha multiuso permitem que você faça filés de carne, descasque vegetais, corte de vegetais e raízes de legumes. Eles são os mais comercializados, os mais comprados e os mais populares. Exemplos perfeitos dessas facas são as facas do chef e as facas Santoku, que geralmente são largas na parte de trás e depois se tornam pontiagudas.

Fileteros. As facas de filete têm arestas de corte muito mais estreitas e menores do que as facas utilitárias. Eles são ideais para fatiar diferentes tipos de carne, como carne bovina, frango, porco e até mesmo peixe. Algumas dessas facas de cozinha são: a faca de presunto, a faca de esculpir e a faca para bifes.

Mondadores. Eles são usados para descascar e cortar legumes, verduras e outros. Elas são muito mais curtas e têm uma lâmina mais fina que lhes permite limpar alimentos como pimentas, pimentas, pimentas, pimentão, alho descascado e muito mais. Facas para legumes, facas de corte, facas de corte, facas pontiagudas e facas para aves são parte desta variante.

Açougueiro. Eles permitem que a carne seja separada do osso graças ao desenho curvo da lâmina. Esta categoria também inclui facas de açougueiro, que são mais pesadas, com lâminas mais grossas e costas mais grossas, que lhes dão estabilidade em golpes fortes com a função de quebrar ossos.

Multiuso Fileteros Peelers Açougueiros
Usage All Corte ou fatiagem de carnes Limpeza e corte de legumes e verduras Desossa ou corte de ossos
Design Lombo grande, borda afilada Borda longa e fina, costas estreitas Borda pontiaguda pequena, costas estreitas Lombo grande, borda grossa 
Cara Faca de chef e santoku Faca de trinchar, presunto e faca de bife Faca de legumes, descascador, na ponta dos pés e bico de pássaro Facas de desossar e açougueiro

Critérios de compra

A seleção das melhores facas de cozinha depende de nossa capacidade de comprar e qualificar os vários produtos. Para isso, é necessário conhecer o próprio produto de dentro para fora e ter critérios que nos permitam escolher um em detrimento do outro. Aqui estão os fatores de compra para facas de cozinha.

Use

Existem usos específicos para certas facas de cozinha, cada ingrediente apresenta um desafio e existem bordas e formas específicas que podem ajudar a tornar o trabalho mais fácil. Por essa razão, uma das coisas mais importantes a considerar ao comprar esses produtos é para que você pode usá-los em sua cozinha.

Cortar e fatiar carnes, as facas de cozinha ideais para cortar e fatiar carne são aquelas que podem fazer um corte limpo ou passar por diferentes carnes sem nenhum problema. Facas como facas do chef, facas santoku, facas para bifes e facas para esculpir são ideais. Todas as coleções geralmente têm uma destas.

Descascar, cortar e limpar legumes, para este tipo de trabalho você precisa de uma faca pequena, de ponta fina e suficientemente precisa. Algumas das melhores facas de cozinha para este trabalho incluem a picareta de aves, o pauzinho, a faca para legumes e a faca de corte.

Roer e cortar ossos, se você está acostumado a comprar animais inteiros para cozinhar, você precisará de facas com força e afiação suficientes para ficar entre a carne, a pele e os ossos. Uma faca de açougueiro é ideal para cortar ossos, enquanto uma faca de desossar pode ser usada para obter o máximo deles.

Materiais de fabricação

Materiais de fabricação são importantes quando se trata de facas de cozinha, pois proporcionam afiação, durabilidade e qualidade geral. Por esta razão, quando você estiver prestes a comprar uma coleção ou uma unidade, veja os materiais que fazem parte deles.

Aço carbono, uma das ligas mais clássicas em facas de cozinha é esta. Eles fornecem uma boa tecnologia de ponta, mas estes raramente são mais encontrados no mercado, pois este tipo de liga pode enferrujar com o tempo, tornando-a uma má escolha para a cozinha.

Aço inoxidável, o material mais utilizado no mercado de utensílios de cozinha. Eles são fortes, fornecem uma excelente tecnologia de ponta e também são duráveis graças às suas propriedades antiferrugem. Se você quer fazer uma compra segura, o aço inoxidável é uma excelente escolha. Eles geralmente têm partículas de carbono que ajudam a manter sua nitidez.

Titanium, este é um produto muito mais leve que o aço, mas não é amplamente comercializado em facas de cozinha. O titânio é um material elástico, que não deixa odores ou sabores estranhos nos alimentos que estão sendo cortados. Infelizmente é um material fraco e pode quebrar sob pressão.

Cerâmica, este material é o mais duro e o mais afiado. Ele mantém sua borda por mais tempo do que outros materiais, mas para afiá-la são necessárias ferramentas especiais. É um produto muito mais caro devido à sua qualidade. Cabe a você escolher qual de todos os materiais você prefere em suas próximas facas.

Ergonomia

A má ergonomia na fabricação de um instrumento, sejam elas facas de cozinha ou não, pode levar à fadiga e trauma muscular nas mãos. Para evitar que o uso de facas seja algo negativo, um dos critérios que você deve ter ao comprá-las é o conforto e a ergonomia que elas têm.

Uma maneira útil de verificar a ergonomia é ver como está seu cabo, se este for mantido reto com a lâmina da faca, ele é perfeito. Outra maneira de verificar o conforto das facas de cozinha é segurá-las sozinhas por alguns minutos. Se sua mão não está cansada, então você está olhando para facas boas.

Equilíbrio: peso e comprimento

Para poder manusear bem facas de cozinha, não é apenas um bom cabo que é importante, é também o equilíbrio. O equilíbrio nestes instrumentos é composto por duas características: peso e comprimento. Além da boa transição entre o cabo e a lâmina da faca.

Peso, graças ao peso você pode mover a faca de um lado para o outro sem nenhum problema. Quanto mais leve a faca, mais fácil ela é de se mover, enquanto que facas mais pesadas requerem mais esforço para realizar uma tarefa. Idealmente, as facas devem manter um peso entre 200 a 300 gramas e isto é conseguido pelos materiais ou seu comprimento.

Comprimento, as facas de cozinha devidamente fabricadas devem medir de 15 cm a 30 cm. Isso garante o máximo de equilíbrio, especialmente se o peso for adicionado. O comprimento ideal dependerá de quão bem você se sente ao usar facas que são muito grandes ou muito pequenas. Os fabricantes podem brincar com ambos para proporcionar o máximo equilíbrio.

Lizzy McRiversUsuario Cuisinart
"Muito boa qualidade, as facas são muito afiadas e parecem muito elegantes! É definitivamente um toque elegante para a sua cozinha!".

(Fonte da imagem em destaque: Kornienko/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas