Foto de uma mulher loira, com calça e top de ginástica, exibindo o abdômen definido.
Ultima atualização: 17 de maio de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

88Comentários coletados

Seja bem vinda ao Review Box Brasil! Hoje nós iremos conversar sobre um desses produtos que é conhecido por tem inúmeras vantagens: a faixa abdominal.

Apesar de muita gente ainda não conhece-la, a faixa abdominal promove melhorias em muitos aspectos e pode ser usada para diversos fins, como: correção de postura, recuperação pós operatória, melhor definição do abdômen e ajuda para afinar a cintura.

Ela é bastante versátil e pode ser uma boa escolha para diferentes situações. Caso você tenha ficado curioso e queira entender um pouco melhor sobre este produto, é só acompanhar o nosso guia logo abaixo! Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • As faixas abdominais servem para promover estabilidade e sustentação na região da lombar e do abdômen.
  • Elas são bastante indicadas para pessoas que levantam muito peso na academia, pessoas que trabalham carregando pesos, pessoas com problemas na coluna e pessoas em pós operatório.
  • Apesar dos seus benefícios, é importante que você converse com seu médico antes de utilizá-la para uma melhor indicação.

Você também pode gostar:

Melhores faixas abdominais: Nossas recomendações

Faixa abdominal unissex com bioativos

No products found.

Esta faixa abdominal auxilia na contenção do abdômen, na correção da postura e acelera a perda de medidas. Seu tecido possui cristais bioativos, que transformam o calor do corpo em raios infravermelhos, ajudando na redução de celulites e flacidez.

Pode ser usada em casa, em momentos de descanso, ou durante a prática de exercícios físicos, para maior queima da gordura localizada. Ela ainda diminui a fadiga e o cansaço, pois reduz a quantidade de ácido lático e promove equilíbrio térmico.

Trata-se de um artigo super completo, com diversos benefícios e que pode ser usado para diferente fins. O tecido externo é 100% poliamida e o tecido interno 100% poliéster.

Faixa abdominal de alta compressão em neoprene

Faixa abdominal de alta compressão em neoprene, indicado para correção e manutenção da postura, além de ser capaz de diminuir lesões por sobrecarga da lombar e do abdômen.

Pode ser usada para estabilização da coluna e do abdômen durante a prática de exercícios físicos, e também para pessoas que trabalham transportando grandes volumes de peso. É super confortável, tem bom acabamento, bom custo benefício e pode ser utilizado por homens e mulheres.

Faixa ideal para prática de exercícios

Ideal para a prática de exercícios físicos, a faixa abdominal Kestal auxilia na correção da postura, no suporte da coluna e previne possíveis lesões decorrentes da sobrecarga nas costas e no abdômen.

Pode ser usada também no pós-operatório da região do abdômen e no pós-parto, como forma de remodelar a cintura.

Ela é feita de material resistente e durável, é unissex, e possui faixa ajustável com velcro, que proporciona melhor compressão.

Faixa abdominal com ótimo custo-benefício

Quem busca uma opção baratinha pode se surpreender com a opção de neoprene da Sweat Belt. Ela comprime e apoia a parte inferior das costas e os músculos abdominais, mantendo um calor terapêutico.

Ideal para a prática de exercícios físicos, seu uso resulta na perda de medidas, na aceleração da definição abdominal e no alívio das dores musculares.

Guia de compra

Se você pratica exercícios físicos diariamente e vez ou outra sofre com as dores musculares decorrentes do excesso de peso, a faixa abdominal pode ser de grande ajuda.

No guia abaixo vamos te apresentar todos os benefícios deste produtos, além dos cuidados que devem ser tomados ao usá-lo

Foto em preto e branco da barriga de uma mulher, que passa uma fita métrica ao seu redor do seu abdômen, tirando sua própria medida

A faixa abdominal ajuda na aceleração da perda de medidas, na definição abdominal e na correção da postura. (Fonte: Anetlanda / 123RF)

O que é uma faixa abdominal

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma faixa de alta compressão, que cobre toda a região abdominal e lombar. Normalmente é feita de tecidos firmes, como o neoprene, e pode conter hastes de apoio.

É indicada para pessoas em diferentes situações como: prática de exercícios físicos, pós parto, dores na coluna, hérnia de disco e trabalhadores que transportam grandes volumes de peso.

Quais são as vantagens e desvantagens da faixa abdominal?

Se você frequenta alguma academia, já deve ter visto pessoas usando uma faixa abdominal e se perguntado qual a sua funcionalidade. O que muitos não sabem é que este é um produto cheio de benefícios, que pode ser usado para diferentes fins, mas também requer alguns cuidados.

De maneira geral, o grande objetivo da faixa abdominal é proporcionar a sustentação, estabilidade e proteção da musculatura do abdômen e da lombar.

Ela é bastante indicada, principalmente, para correção da postura, para pessoas que trabalham carregando peso e para pessoas que praticam exercícios físicos de alta intensidade, com alta carga de peso.

Seu uso durante a musculação é uma boa ideia para evitar lesões e manter a coluna na posição correta durante a realização do exercício, porém, utilizá-la não é uma desculpa para exagerar no pesos.

É importante que você nunca abra mão do acompanhamento profissional e não exija do seu corpo mais do que ele é capaz de sustentar.

Ainda na academia, a faixa abdominal promove bons resultados também durante a prática de abdominais, uma vez que ela garante resultado mais rápido e leve modelação da cintura.

Um outro benefício interessante está no pós-operatório. Ela colabora para reduzir a flacidez e provocar o enrijecimento dos músculos em casos de pós parto ou cirurgia na região abdominal.

Salientamos que em todas essas situações você deve consultar um médico antes de comprar uma faixa abdominal. Apesar de ser um produto bastante funcional, a recomendação com o modelo ideal deve vir de um profissional, ok?

Vantagens
  • Auxilia na correção da postura
  • Proporciona sustentação e estabilidade para a coluna e abdômen
  • Evita lesões na prática de exercícios físicos
  • Evita lesões em pessoas que trabalham carregando peso
  • Pode ser usada no pós-operatório para combater a flacidez
  • Auxilia no processo de modelação da cintura
Desvantagens
  • Se você não for cuidadoso, lesões irão acontecer mesmo com o uso da faixa
  • Seu useo requer acompanhamento profissional
  • Algumas esquentam bastante

Quais as diferenças entre a faixa abdominal e a cinta modeladora abdominal?

Algumas pessoas confundem a faixa abdominal com a cinta abdominal modeladora, o que é compreensível, uma vez que elas possuem alguns finalidades semelhantes.

A faixa abdominal, como dissemos, tem como objetivo a estabilização e sustentação da coluna e do abdômen.

Como consequência disso, ela é uma boa escolha para o pós operatório, correção de problemas na coluna, auxílio no transporte de peso, auxílio no resultado da musculação e auxílio na modelagem corporal (ao ser usada na prática de exercícios físicos).

Trata-se de um acessório bastante versátil, e que lida diretamente com sua saúde e bem estar.

Já a cinta modeladora abdominal, tem como única finalidade a estética. Ela é muito utilizada por baixo de roupas, quando pessoas querem as parecer mais magras, por isso, é mais fina e discreta.

Existem várias teorias sobre sua efetividade. Há quem diga que o uso frequente da cinta acaba, de fato, modelando a cintura, e há quem diga que ela só funciona no momento que está sendo usada.

É importante ressaltarmos que não há comprovação médica de que o seu uso constante diminua medidas, uma vez que trata-se apenas do processo de compressão.

Sendo assim, ela é uma boa escolha somente em situações muito específicas, como uma ocasião especial, caso você sinta que há muita necessidade.

Como forma de te ajudar a entender melhor as diferenças entre os produtos, montamos uma tabela explicativa.

Faixa abdominal Cinta modeladora abdominal
Pra que serve Estabilizar e sustentar a coluna e o abdômen em diferentes situações Comprimir a região abdominal de forma a diminuir medidas
Eficácia Comprovada Não comprovada
Como usar Por cima da roupa Por baixo da roupa
Preço Médio Baixo

Quanto custa uma faixa abdominal?

O custo de uma faixa abdominal está muito relacionado à qualidade dos materiais os quais são usados na sua fabricação, e por isso, pode variar.

Você irá encontrar opções na faixa dos R$50, mas também irá encontrar aquelas que custam cerca de R$150. Como dissemos, depende bastante do modelo e da marca.

Onde comprar faixas abdominais?

Apesar de não ser um artigo muito comum de se encontrar em lojas por aí, existem alguns locais onde você pode comprá-lo com facilidade.

Caso sua cidade possua alguma loja que venda itens para academia e prática de esportes, é muito provável que lá você o encontre.

Em algumas farmácias, lojas de artigos fisioterapêuticos e até lojas de departamento, como as Americanas, também vendem o produto.

Por fim, você pode optar pela internet e adquirir sua faixa abdominal em sites como Amazon, Netshoes, Polishop e Buscapé.

Foto em preto e branco de um homem de meia idade, de costas, com a mão na coluna, como quem sente dor.

A faixa abdominal é uma excelente escolha para pessoas que sofrem com dores na lombar. (Fonte: Ragiboglu / 123RF)

Critérios da compra: como comparar os modelos de faixas abdominais

Todo produto, por mais simples que seja, deve ser analisado com cuidado antes da compra. É importante que você se atente aos detalhes para não acabar comprando algo que não atenda às suas necessidades.

Com a faixa abdominal não é diferente. Selecionamos alguns pontos sobre ela que você deve levar em conta:

Abaixo, vamos explicar cada desses fatores um com mais detalhes.

Material

Observe de quais materiais sua faixa abdominal é feita. É muito importante que eles sejam resistentes, duráveis, não rasguem e não desgastem com facilidade, principalmente se você fará uso do produto diariamente.

Conforto

A faixa abdominal pode ser um pouco desconfortável caso você não escolha o modelo certo. É importante que ela não arranhe e não tenha pontos ásperos, especialmente se você planeja usá-la em contato direto com a pele.

Também é importante que ela não seja super quente, pois isso pode proporcionar bastante desconforto e fazendo você desistir de usá-la.

Fecho

Os melhores fechos são os ajustáveis, pois eles permitem que pessoas com diferentes medidas no abdômen possam ajustar o artigo ao corpo e usá-lo.

Por isso, recomendamos o fecho de velcro, ele é firme, simples de manusear e te permite a adaptação perfeita à sua cintura.

Tamanho

Apesar da facilidade proposta pelos fechos ajustáveis, as faixas abdominais possuem tamanhos diferentes, e isso é algo que deve ser observado.

Antes da sua compra, dê uma olhada na embalagem do produto se ele adapta à sua estrutura corporal, ou se irá ficar largo ou apertado.

(Fonte da imagem destacada: Picjumbo.com / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Andressa Rodrigues Coach de Crossfit
O ciclismo reinava absoluto no coração de Andressa até que ela conheceu o Crossfit. Não, ela não largou completamente a bike por burpees e push-ups, mas agora divide a atenção entre as duas modalidades. Colecionando medalhas e troféus tanto pedalando quanto completando WODs, ela também quer compartilhar seu conhecimento nas duas atividades na internet.