Imagem mostra faixas de karatê no chão e pessoas ao fundo.
Ultima atualização: 22 de julho de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

45Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! A faixa de karatê é um acessório indispensável para uma das artes marciais que mais tem adeptos no mundo. Se você está precisando comprar uma, chegou ao artigo que te ensinará tudo o que é necessário para fazer a melhor aquisição!

O karatê pode trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental. A sua prática é recomendada para todas as idades e ainda é divertida e estimulante. A faixa, porém, é fundamental! Faz parte do traje da modalidade e demonstra qual é o seu nível. Discutiremos a seguir questões como materiais, tamanhos, obrigatoriedade e graduação.




Primeiro, o mais importante

  • A faixa é indispensável para a prática do karatê. Não apenas tem a função de segurar o karategi, como também indica o nível de conhecimento e o progresso de cada um.
  • É possível encontrar faixas em tecidos sintéticos, naturais ou misturados. A indicação é que se evite lavar ou passar o acessório em qualquer um dos casos.
  • Antes de comprar uma faixa de karatê, é necessário prestar atenção nos regulamentos das federações locais. Isso é válido principalmente para quem tem a pretensão de competir.

Você também pode gostar:

As melhores faixas de karatê: Nossas recomendações

Para começar o artigo, nada como conhecer alguns dos melhores modelos no mercado, não é mesmo? Fizemos uma pequena lista de faixas de excelente qualidade para te apresentar:

A faixa de karatê consagrada

A Adidas é uma das principais marcas de materiais esportivos do planeta. É claro que com a faixa de karatê ela não fica atrás! O acessório está disponível em diversas cores, tem tamanho único de 2,90 metros e tem uma tecnologia especial que se adapta ao kimono, garantindo conforto durante o treino ou a competição!

Uma ótima faixa de karatê infantil

O karatê também é excelente para as crianças. Faixas infantis são muito procuradas e a Adidas sabe disso! Esse é o modelo principal da marca para os pequenos, com tamanho único de 2,40 metros. As tecnologias são as mesmas usadas nos produtos para os adultos, o que significa o mais absoluto conforto.

A faixa de karatê aprovada pelos profissionais

Profissionais de karatê de todo o mundo sabem que o traje precisa seguir normas rigorosas. O modelo preferido pela adequação ao regulamento e pela durabilidade é esse que tem 4,9 centímetros de largura, 0,5 centímetro de espessura e costura especial de nove linhas. Trata-se de um produto homologado pela World Karate Federation!

Guia de compra

Agora vamos falar tanto com quem pensa em começar a praticar karatê, quanto com quem já é experiente nessa arte marcial e precisa trocar de faixa.

No nosso guia de compra, você encontra respostas a todas as dúvidas mais comuns sobre o assunto!

Imagem mostra uma mulher praticando karatê.

O karatê é excelente para pessoas de todas as idades. (Fonte: innamikitas/ Pixabay.com)

Para que serve a faixa no karatê?

Como na maioria das artes marciais orientais, como judô, jiu-jitsu e taekwondo, o karatê usa uma faixa na altura da cintura. Ela possui duas funções diferentes.

A primeira, mais palpável, é segurar a roupa. Como os trajes usados nessas artes marciais costumam ser abertos na parte de cima, é preciso de algo que os mantenha fechados. Amarrar uma faixa na cintura costuma fazer bem essa função.

Mas mais importante é o significado: Por ter uma variação de cor, a faixa indica o nível de conhecimento de cada praticante. Serve, portanto, para diferenciar a evolução que as pessoas já tiveram dentro da modalidade.

O karatê, assim como outras artes marciais, é baseado em respeito e disciplina. O sistema de faixas ajuda a acentuar tais características.

foco

Você sabia que o tempo estimado para chegar à faixa preta no karatê, respeitando os períodos mínimos para cada novo teste, é de dezenove anos? Sem dúvidas, é preciso muito empenho e experiência!

É obrigatório usar a faixa no karatê?

Para treinar ou competir no karatê, você precisará portar a indumentária completa. No caso, ela é formada pelo kimono (que nessa arte marcial é chamado de karategi) e faixa.

A faixa é indispensável para a prática do karatê.

Até é possível que algumas academias permitam que um iniciante, em sua primeira ou segunda aula, treine ainda sem a indumentária. Porém, isso não acontecerá por um longo prazo, uma vez que a disciplina simbolizada pelo karategi e pela faixa é indispensável para a prática desse esporte.

Quando você tiver certeza que deseja praticar o karatê após uma aula experimental, já precisará adquirir uma faixa branca, a primeira no longo caminho a ser percorrido.

Como funciona a graduação de faixas no karatê?

O karatê possui um longo sistema de faixas com muitos detalhes. Ao começar a praticar a arte marcial, a pessoa usa a faixa branca. Aos poucos, passa por testes (com espaçamento mínimo de seis meses) para provar que tem o conhecimento para avançar.

A faixa branca é seguida, na ordem, pela amarela, laranja, azul, verde, roxa, marrom e, finalmente, preta. Porém, existem também várias sub-graduações que precisam ser conquistadas, como a quantidade de pontas dentro de cada uma dessas cores.

Quando alcança a faixa preta, o atleta ainda pode evoluir recebendo um número de “dan”, ou seja, sempre é possível adquirir mais conhecimento!

Vale lembrar que essa ordem diz respeito ao karatê shotokan, mais popular no Brasil e no mundo. Há outros estilos que podem apresentar sistemas diferentes.

Quais os tamanhos de faixa do karatê?

As faixas de karatê não costumam ter grandes variações de tamanho. É claro que você não vai comprar um dos maiores modelos para uma criança, o que irá gerar uma quantidade enorme de pano enrolado, mas fora isso a aquisição não é das mais complicadas.

A menor medida de faixa de karatê é 1,80 metro, indicada para crianças pequenas. A maior, 3,10 metros, ideal para adultos com cintura avantajada. Existem outros números nesse meio termo que servem para que todos possam encontrar um tamanho que tenha perfeito caimento.

Para te ajudar com a escolha da faixa ideal para adultos ou crianças, preparamos uma tabela que você confere a seguir:

Tamanho da faixa Indicada para
1,80 metro Crianças de 3 a 4 anos
2,20 metros Crianças de 4 a 7 anos
2,50 metros Crianças de 8 a 9 anos
2,70 metros Crianças e adolescentes acima de 10 anos
2,90 metros Adultos
3,10 metros Adultos com cintura avantajada

Quais as vantagens de ter uma faixa de qualidade?

Será que realmente é preciso investir em uma faixa de qualidade? Desembolsar um dinheiro extra aqui faz com que você tenha algum benefício?

O primeiro ponto a se notar é a durabilidade. Uma boa faixa, feita com tecidos de alto nível e com costuras corretas, irá durar muito mais tempo do que uma mais simples. Assim, caso você não pretenda fazer um exame de graduação tão cedo, pode ficar tranquilo quanto à resistência do acessório.

Mas e se você for subir de faixa a cada seis meses e, por isso, não quiser gastar muito dinheiro a cada nova cor? Nesse caso, você precisa ao menos que a sua faixa seja aceita pela regulamentação local, principalmente se pretende competir.

Nós recomendamos que você confira se a faixa escolhida está de acordo com as normas da sua confederação local. Assim, poderá ter tranquilidade na sua aquisição!

Confira na tabela a seguir as vantagens e desvantagens de ter uma faixa de qualidade:

Vantagens
  • Maior durabilidade
  • Melhor aspecto visual
  • Maior chance de adequação aos regulamentos nacionais e internacionais
  • Ideal para competições
Desvantagens
  • Pode não valer o investimento para quem pretende mudar rapidamente de faixa

Como cuidar bem da sua faixa de karatê?

Para que a sua faixa dure bastante e esteja sempre bonita e apresentável, é preciso tomar alguns cuidados especiais!

Faixas feitas de tecidos naturais encolhem com facilidade.

Quando feitas de tecidos de fibras naturais, as faixas são resistentes a alvejantes e solventes, mas encolhem com facilidade. O ideal é deixá-las de molho quando aparentarem sujeira e depois preferir colocá-las ao sol a usar o ferro de passar roupa.

No caso de fibras sintéticas, até é possível fazer a lavagem, já que o encolhimento é menor, mas não se deve usar o ferro de maneira alguma.

O ideal é evitar processos duros (como lavar e passar) com as faixas, deixá-las ao sol quando possível e prestar atenção se há problemas quanto a encolhimento ou perda de costuras. Um modelo de qualidade pode durar por alguns anos!

Quanto custa e onde comprar uma faixa de karatê?

O preço de uma faixa de karatê varia de acordo com a qualidade, o material e a marca. Os modelos mais baratos custam por volta de R$ 20, enquanto os mais caros, ideais para competições, podem chegar a R$ 150.

Lojas especializadas em artigos esportivos, produtos para artes marciais ou as próprias academias com aulas de karatê podem oferecer boas faixas. Você também pode fazer a sua compra pela internet, de preferência na Amazon brasileira, Mercado Livre ou Amazon internacional.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma faixa de karatê

Depois de falarmos de vários aspectos fundamentais do karatê e suas faixas, resta discutir critérios técnicos que podem te ajudar no momento da compra. Selecionamos quatro quesitos importantes:

Abaixo, falamos mais sobre cada um deles:

Design

Você se importa com a beleza da faixa? Desde que dentro dos regulamentos, as marcas são livres para colocar seus logos e outras informações no acessório. Isso pode gerar efeitos visuais muito agradáveis!

É possível escolher por faixas com simples detalhes, como as três listras da Adidas, ou com logos e desenhos mais elaborados. Tudo é uma questão do que você acha mais bonito e se sente confortável usando!

Imagem mostra um grupo de praticantes de karatê lado a lado.

Há faixas de karatê com diferentes designs. (Fonte: Krimifreundin/ Pixabay.com)

Material

Como saber qual é o melhor material para a sua faixa? Essa é uma pergunta difícil de se responder. Tudo depende do conforto, da durabilidade e do preço. Não há uma opção melhor ou pior, mas sim a que mais agrada a cada um.

As faixas mais comuns são as que misturam algodão e poliéster.

Existem as faixas que são feitas totalmente em algodão, ideais para quem tem alergia a tecidos sintéticos, as que possuem uma maior porcentagem de materiais como poliéster e aquelas mais fáceis de se encontrar, que fazem uma boa mistura entre os dois materiais.

A não ser que você sofra com alergia a algum dos materiais ou se sinta desconfortável ao usá-los, pode dar atenção para outros critérios, como o preço. Tanto algodão como poliéster costumam ser bastante duráveis em faixas.

Durabilidade

As faixas no karatê são usadas por um período curto de tempo: A cada seis meses ou um ano, o praticante faz um exame de graduação e precisa adquirir um acessório de cor diferente. Por isso, elas precisam ter apenas uma vida útil limitada.

Caso você queira levar o karatê com calma e ficar mais tempo em cada faixa, o ideal é escolher modelos que apresentam uma durabilidade maior. Procure por marcas consagradas ou por modelos recomendados para profissionais!

Respeito aos regulamentos

Cada federação de karatê costuma ter um regulamento específico. Dessa forma, os padrões definidos para as faixas podem variar de acordo com os regimentos estaduais, nacionais ou mundiais. Nem todas as competições aceitam os mesmos modelos.

Antes de comprar uma faixa, procure saber o que as federações locais pedem quanto ao acessório. Assim, poderá acertar em questões importantes como dimensões, tamanho e formato de logo e quantidade de costuras.

(Fonte da imagem destacada: patrickbrassard0 / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.