Porta com fechadura eletrônica.
Ultima atualização: 6 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

69Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje é dia de falarmos de um aparelho que traz praticidade e segurança para você e sua casa: a fechadura eletrônica. Antes encontradas apenas em hotéis e empresas, hoje em dia, essas fechaduras estão tomando o lugar das fechaduras tradicionais também nas residências.

Isso porque a fechadura eletrônica dispensa o uso de chaves e ainda reforça a segurança contra arrombamentos. Em meio a tanto modelos com tecnologias e funcionalidades diferentes, vamos mostrar para você neste artigo como escolher a fechadura eletrônica ideal para o seu lar.




Primeiro, o mais importante

  • A fechadura eletrônica já extrapolou ambientes como hotéis e grandes empresas e agora chega às casas e apartamentos.
  • Por dispensar o uso de chaves e garantir uma maior segurança com o uso da tecnologia, este aparelho evoluiu e hoje existem diversos modelos.
  • Vamos mostrar neste artigo o que você precisa considerar para garantir que está comprando a fechadura digital mais adequada para o seu dia a dia. Sistema operacional, modo de instalação e funções adicionais são critérios a serem observados.

Você também pode gostar:

As melhores fechaduras eletrônicas: Nossas recomendações

Com o aumento da violência, precisamos nos proteger até mesmo dentro de casa. Sabendo disso, os fabricantes de fechaduras digitais investiram em produtos tecnológicos para você reforçar a segurança na sua residência. Por isso, nós vamos lhe apresentar a seguir os melhores modelos de fechadura eletrônica disponíveis hoje em dia no mercado.

A preferida dos usuários

A FR 101 da Intelbras é uma fechadura digital que funciona por meio de senha. Este modelo é do tipo de sobrepor e possui aviso sonoro contra violação, alta temperatura e bateria fraca. Além disso, esta fechadura eletrônica conta com entrada para alimentação de energia de emergência.

Fechadura eletrônica para até 20 cartões

A fechadura Shs-1321 da Samsung é do tipo de sobrepor e tem capacidade para registrar até 20 cartões. Além disso, este modelo conta sensores antivandalismo, contra incêndio, travamento automático e função antispy.

Ótimo custo-benefício

A FR 201 da Intelbras pode ser utilizada por meio de senha ou de chaveiro de proximidade. Este modelo possui capacidade para registrar até quatro senhas e 100 chaveiros diferentes. A fechadura FR 201 é do tipo de sobrepor e possui função de senha protegida, “não perturbe”, além de alerta de arrombamento, de alta temperatura e bateria fraca.

Com menu interativo com voz

A Yale Biométrica 05423001-2 é uma fechadura que funciona por meio da impressão digital, senha ou aplicativos móveis. Este é um modelo de embutir com tranca manual ou automática. Esta fechadura eletrônica possui ainda menu interativo com voz em quatro idiomas, para que acesse as configurações.

Fechadura biométrica sem maçaneta

A fechadura 7800 biométrica da Advance Milre é um modelo de embutir, sem maçaneta. Essa fechadura trava a porta automaticamente, evitando que a mesma fique aberta por descuido. Além da biometria, a fechadura também pode ser aberta por cartão, com um tag adesivo que pode ser colado no celular, e com chave. Esse modelo também tem aviso de esgotamento de pilhas e seu leitor tem 500 DPI, ou seja, muita qualidade de imagem.

Fechadura eletrônica com bloqueio temporário de porta

No products found.

A fechadura eletrônica ShS-P718 da Samsung é biométrica e armazena até 100 digitais, além de 20 Cartões, tornando este um sistema de identificação duplo. Este modelo também possui a função “Manner”, que bloqueia temporariamente a porta e sons operacionais.

Guia de Compra

Para que você escolha a fechadura digital que garanta praticidade e segurança é preciso ir além da marca e do preço do aparelho. Existem fatores para além do aparelho que interferem na sua funcionalidade.

Por isso, criamos este Guia de Compra. Aqui vamos mostrar para você tudo o que é preciso saber sobre a fechadura eletrônica para que você compre a ideal.

Mão usando a impressão digital para abrir a porta.

A fechadura digital é garantia de maior segurança na sua casa. (Fonte: Chutima Chaochaiya / 123RF)

O que é uma fechadura eletrônica?

A fechadura eletrônica é um aparelho que, fixado na porta, permite o acesso por meios tecnológicos. Em geral, este tipo de fechadura pode funcionar por meio de chaveiro de proximidade, cartão, senhas, digital e até com a ajuda de aplicativos móveis.

Comum em hotéis e entradas de condôminos e empresas, este aparelho está chegando à porta das residências, em substituição às tradicionais fechaduras. E o motivo é simples: mais segurança e praticidade.

Como a fechadura eletrônica dispensa o uso de chaves, agora não há mais a preocupação de esquecer as chaves ou a porta aberta.

O fato é que a maioria dos modelos de fechadura digital possui sistema de travamento automático da porta. E esse é apenas uma das funcionalidades que reforçam a segurança. O grande benefício da fechadura eletrônica é que ela possui sistemas avançados que dificultam e muito tentativas de arrombamento.

Sem contar que esse tipo de equipamento serve ainda para controlar o acesso dos visitantes, seja na sua casa ou no seu local de trabalho.

Com o aumento da violência, este aparelho se popularizou e os fabricantes têm investido cada vez mais em diferentes modelos com diferentes tipos de funcionamento.

Qual a diferença entre a fechadura eletrônica e tradicional?

Ainda que a fechadura digital tenha se popularizado, ainda é comum encontrar a fechadura tradicional em residências. Mas o fato é que as tradicionais são muitos fáceis de serem abertas e destravadas, mesmo sem as chaves, por conta do seu mecanismo de funcionamento.

Infelizmente, existem até vídeos online que mostram como o arrombamento de fechaduras tradicionais é simples de ser feito. Até mesmo com o reforço da chave tetra a segurança desse tipo de fechadura ainda não é garantida.

Apesar de a chave tetra ser quatro vezes mais segura do que a chave comum, ela também pode ser facilmente violada, além de travar com facilidade.

Por esta razão, a fechadura tradicional é indicada apenas para as portas internas da casa, como as dos quartos, que não precisam tanto de um sistema forte de segurança.

Porta com fechadura tradicional entreaberta.

As fechaduras tradicionais podem ser facilmente arrombadas. (Fonte: neshom / Pixabay)

Já para as portas de entrada e acesso à casa e ao apartamento, a fechadura eletrônica é a mais recomendada. Isso porque esse equipamento possui itens adicionais de segurança que previnem a violação, além de ser mais prática por não precisar de chaves.

Entre as funções da fechadura digital que reforçam a segurança estão: alerta antiarrombamento, senha protegida, fixação reforçada para impedir que seja quebrada e etc.

Segundo especialistas, nem com uma chave micha seria possível abrir uma porta que tenha uma fechadura digital.

Confira abaixo as principais diferenças entre a fechadura tradicional e a eletrônica:

Fechadura comum Fechadura eletrônica
Praticidade Baixa Alta
Risco de arrombamento Alto Baixo
Funções extras de segurança Ineficiente Eficiente
Indicação de uso Portas internas Portas externas e de acesso

Qual a diferença entre fechadura eletrônica e elétrica?

Se você decidiu trocar a fechadura tradicional pela fechadura digital é preciso que não confunda entre dois equipamentos disponíveis no mercado, que parecem similares, mas têm diferenças importantes.

Tratamos aqui da fechadura eletrônica e da elétrica. De fato, ambos os equipamentos têm a função de manter a porta trancada com mais segurança. Porém, elas se diferem quanto ao modo de operação e suas funcionalidades.

A fechadura elétrica funciona por meio de um controle, com um único botão que aciona a abertura da porta ou portão. Em geral, a abertura é acionada à distância.

Este tipo de fechadura é muito utilizado em condomínios e prédios, que requerem que você se identifique antes que a entrada seja liberada. Por ter um sistema funcional mais simples, a fechadura elétrica costuma ser mais barata.

Dedo digitando senha em porta com fechadura digital.

As fechaduras eletrônicas oferecem mais segurança. (Fonte: ç½— 宏志 /123RF)

Já a fechadura eletrônica, como vimos, utiliza sistemas operações mais avançados, seja por meio de senhas, cartões ou impressão digital.

Dessa forma, para abrir a porta é preciso proximidade, diferentemente da fechadura elétrica que o faz à distância. Além disso, por meio de funções de proteção adicionais, a fechadura digital faz mais do que apenas abrir e fechar a porta.

Falaremos em detalhes sobre as funções extras das fechaduras eletrônicas em Critérios de Compra.

Veja a seguir as diferenças entre a fechadura eletrônica e a elétrica:

Fechadura elétrica Fechadura eletrônica
Modo de operação Botão único e à distância Cartão, chaveiro, senha, digital e etc.
Funcionalidade Abrir a porta Abrir, travar, evitar arrombamento
Custo Baixo Elevado
Indicação de uso Portões e entradas de prédios e condomínios Portas residenciais

Quais são os tipos de fechadura eletrônica disponíveis no mercado?

A fechadura eletrônica pode ser instalada em portas de qualquer ambiente, seja de casa, apartamento, hotel ou escritório.

Mas o que você precisa observar é o tipo de porta na qual a fechadura será instalada, principalmente o material de fabricação e a espessura. Isso porque a fechadura digital precisa de uma área maior para ser instalada.

Hoje em dia, existem diversos tipos de fechadura, que se diferenciam pelo tipo de porta e também pela forma de abertura. São eles:

  • Fechadura digital com abertura via aplicativo (Wi-Fi ou Bluetooth);
  • Fechadura digital com abertura via biometria (Impressão digital ou facial);
  • Fechadura digital com abertura via cartão (Sistemas RFID ou MIFARE);
  • Fechadura digital com abertura por senha simples;
  • Fechadura para porta de correr;
  • Fechadura para porta de vidro.

Em cada uma dessas opções, existem modelos de sobrepor ou de embutir. É importante ressaltar que as fechaduras de sobrepor comercializadas no Brasil não são feitas para as portas de madeiras utilizadas por aqui. Devido a seu baixo custo, mesmo assim, esse tipo de fechadura é vendido, mas lembre-se: Esse tipo de fechadura é fabricado para ser utilizado em portas de vidro.

foco

Você sabia que, na Ásia, as portas abrem para fora?

Diferente da Europa e da América, as portas no continente asiático costumam abrir para fora. Isso faz com que o batente da porta em si torne-se um obstáculo contra o vandalismo e, também por este motivo, as fechaduras de sobrepor sejam mais utilizadas neste continente.

Existem ainda as portas metálicas, podem oferecer maior dificuldade para a instalação da fechadura digital. Isso porque dificilmente este tipo de porta possui profundidade suficiente para acomodar o mecanismo de trava.

Mão abrindo porta com fechadura eletrônica.

A instalação de fechaduras digitais em portas de madeira é facilitada por conta da espessura. (Fonte: davidlee770924 / Pixabay)

Quais as vantagens da fechadura digital?

Como vimos, a fechadura eletrônica é o que há de mais avançado em termos de segurança. E, além disso, é um sistema prático já que libera você do uso das chaves. Além das câmeras de vigilância, é o complemento perfeito para uma casa mais segura.

Quem nunca esqueceu ou perdeu as chaves bem naquela hora de maior pressa? Com a fechadura eletrônica esse problema desaparece.

Outra vantagem da fechadura digital é que ela realiza o travamento automático da porta assim que é fechada. Ou seja, você não precisa mais ficar preocupado pensando se trancou ou não a porta quando saiu de casa.

Entre outras funções deste equipamento, presente na maioria dos modelos, está o alarme antiarrombamento. Após um certo número de tentativas frustradas de abrir a porta, um alarme é acionado.

Confira os benefícios através dessa reportagem publicada no canal TV Claret:

Outra vantagem é que, com a fechadura digital você pode controlar o acesso de pessoas. Em empresas, por exemplo, é possível inclusive liberar senhas de acesso com tempo determinado, para que os funcionários utilizem apenas em seu horário de trabalho.

Além disso, a fechadura funciona por meio de pilhas de longa duração, que podem durar até um ano.

Sem contar que, hoje em dia, a fechadura digital se tornou acessório que compõe a decoração. Em sua maioria, este equipamento vem com um design moderno e arrojado.

Mas como em tudo, também existem desvantagens. A instalação da fechadura eletrônica, por exemplo, demanda mão de obra especializada e o tipo de porta adequado.

Outro ponto negativo é que este é um aparelho de custo elevado. Quanto mais funções para reforçar a segurança, mais caro será a fechadura.

Abaixo, confira as principais vantagens e desvantagens da fechadura digital:

Vantagens
  • Dispensa o uso de chaves
  • Trava a porta automaticamente
  • Alarme antiarrombamento
  • Designer moderno
  • Funciona com pilhas de longa duração
Desvantagens
  • Instalação requer mão de obra especializada
  • Preço alto

Quanto custa uma fechadura eletrônica?

O preço da fechadura eletrônica vai depender da marca fabricante, do sistema de funcionamento e das funções extras de segurança. Mas, em geral, é possível encontrar este aparelho custando entre R$ 200 e R$ 4 mil.

Para residências não é preciso adquirir uma fechadura muito cara. Em geral, as com valor maior são indicadas para grandes empresas e prédios.

Onde comprar uma fechadura digital?

É possível encontrar fechaduras digitais à venda em lojas especializadas, de departamento e hipermercados como Leroy Merlin, Lojas Americanas e Extra.

Porém, nós recomendamos que você realize sua compra em lojas online como a Amazon. Dessa forma, você garante uma maior variedade de opções, além de preços mais acessíveis. Sem contar que você compra a fechadura do conforto de casa.

Critérios de Compra: Fatores a considerar antes de comprar a fechadura digital

Como vimos, para escolher a fechadura eletrônica mais adequada você precisa levar em conta o tipo de porta que você tem. Mas, em meio a tantos modelos com tecnologias diferentes, como saber qual o mais seguro e funcional para as suas necessidades?

Para ajudar você em sua escolha, listamos abaixo os principais fatores que devem ser observados antes de comprar a fechadura digital:

A seguir, nós vamos detalhar cada uma desses fatores para que você escolha a fechadura eletrônica mais adequada para você.

Sistema operacional

Atualmente, existem diferentes modelos de fechadura eletrônica, com diferentes sistemas de funcionamento. A escolha deste fator é importante porque irá refletir no seu dia a dia.

Em geral existem cinco sistemas operacionais que podem, inclusive, ser combinados em uma mesa fechadura:

  • Cartão
  • Chaveiro
  • Senha
  • Biométrico
  • Apps

A fechadura digital com sistema de Cartão é aquela em que a porta é aberta quando se aproxima um cartão que foi previamente configurado.

O sistema com chaveiro de proximidade, também conhecido como chaveiro RFID, é muito similar ao cartão. Basta que você aproxime o chaveiro no leitor da fechadura que a porta é destravada.

Esses dois sistemas costumam ser os mais baratos, mas também são os menos práticos para residências.

Isso porque, tanto o cartão quanto o chaveiro fazem as vezes da chave. Ou seja, há o risco de perder ou esquecê-los o que dificultará o seu acesso. No entanto, é preciso considerar a quantidade de pessoas que irá utilizar a fechadura eletrônica.

Se o acesso à porta é alto, como ocorre em redes hoteleiras e empresas, por exemplo, recomendamos as fechaduras de cartões ou chaveiros RFID. Isso facilita o cadastro de muitas pessoas que terão acesso à porta.

É importante considerar o número de pessoas que terá acesso e a quantidade de vezes que a porta será destrancada para escolher o melhor tipo de fechadura digital.

Por outro lado, se o tráfego é menor, os sistemas de senha, biométrico e com apps são mais práticos. Hoje em dia, a fechadura digital com senha é uma das mais populares e com preços mais acessíveis.

Dessa forma, este tipo é mais comum em residências e prédios de menor porte. Dependendo do modelo, a fechadura com senha pode gravar até 3000 senhas diferentes.

Para residências, você pode escolher uma fechadura de senha mais simples, com menos acessos.

A desvantagem da fechadura com senha, porém, é que o sistema pode ser invadido por um hacker. Mas, como veremos logo mais, hoje existem alguns modelos com funções extras para reforçar a segurança contra hackers.

Além disso, com a fechadura eletrônica de senha, caso você se esqueça da combinação numérica, será preciso ajuda, ou de outro morador ou da assistência técnica.

Já a fechadura eletrônica com sistema biométrico funciona através da sua impressão digital. É umas das tecnologias mais avançadas e seguras e, por isso, é uma das mais caras.

Em geral, este tipo de fechadura é utilizado em empresas de grande porte e condomínios, que requerem uma segurança reforçada por conta da quantidade de pessoas que entram e saem.

Além do alto poder de segurança, este sistema é prático já que, além de dispensar chaves, cartões ou chaveiros, você nem ao menos precisa se lembrar de senhas. Basta colocar o dedo e pronto.

Dependendo do modelo, com a fechadura biométrica é possível registrar até 100 impressões digitais diferentes.

E, por fim, existe o sistema que destrava a porta com a ajuda do aplicativo móvel. Esse ainda é um sistema novo no Brasil e pouco utilizado. Este tipo de sistema exige o suporte para conexões NFC no telefone e um app que simula as funções de chave RFID.

Vale lembrar que, hoje em dia, é muito comum encontrar modelos de fechadura eletrônica que possuam um ou mais sistemas operacionais disponíveis, como o acesso com cartão e senhas combinados, ou senhas e biometria.

Instalação

Depois de escolher qual sistema operacional irá ser mais benéfico para a sua rotina, é preciso que você leve em conta o tipo de instalação do aparelho. Atualmente existem duas opções: a fechadura eletrônica de sobrepor e a de embutir.

Os modelos de sobrepor são instalados sobrepostos à porta, utilizando um trinco de encosto fixado sobre a moldura da porta. Por isso, a fechadura eletrônica de sobrepor pode ser instalada em qualquer altura da porta e sem que seja preciso remover sua fechadura tradicional.

No entanto, esse tipo de fechadura digital é indicado para ser instalado em portas com espessura que pode variar entre 25 a 50 mm.

Já a fechadura eletrônica de embutir, é instalada dentro da porta, com o fechamento na parte interna do batente. Por isso, esse tipo de fechadura digital só pode ser instalado em portas com espessuras maior, como as de madeira e de aço.

Dessa forma, se você escolher uma fechadura de embutir precisa de ter uma porta com espessura que varia entre 35 e 50 mm.

Além disso, com os modelos de embutir você terá que substituir a atual maçaneta pela fechadura eletrônica. Alguns modelos vêm com maçaneta reversível e, neste caso, a porta precisa ter espessura de 40 a 60 mm.

Além disso, algumas marcas já oferecem fechadura eletrônica para portas de vidro de até 10 mm de espessura.

foco

Dica: Apesar de todas as fechaduras virem acompanhadas de um manual de instalação, recomendamos que você utilize mão de obra especializada para o serviço. Isso vai garantir o perfeito funcionamento do aparelho.

Funções adicionais

Além de destravar e trancar a porta automaticamente, a fechadura eletrônica oferece funções adicionais para aumentar ainda mais a segurança. Essas funções variam de acordo com o modelo e a marca fabricante.

Por isso, vale a pena checar se a fechadura eletrônica que você escolheu possui as funções extras que você julga importantes. Entre as funções da fechadura digital as mais comuns são:

  • Senha protegida: Função que impede que suas digitais fiquem marcadas no teclado e, portanto, utilizadas por outra pessoa.
  • Sensor de fumaça ou calor interno: Com essa função a porta se abre automaticamente em caso de um incêndio.
  • Não perturbe: Esta função permite desabilitar a abertura da fechadura pelo lado de fora.
  • Comando de voz: Alguns modelos possuem menu que utiliza a voz para mudar as configurações e acesso de pessoas.
  • Sinalização visual e sonora: Essa função avisa quando ocorrer tentativas de arrombamento e quando a bateria estiver próxima do fim.

Design

Por último, mas não menos importante, não é apenas com a segurança que você deve se preocupar, o design importa.

Porta com fechadura digital.

A fechadura eletrônica pode ter design robusto ou mais clean, é uma questão de gosto. (Fonte: melodi2 / Freeimages)

De modo geral, as fechaduras eletrônicas possuem design tecnológico. Mas, algumas são mais cleans, outras mais robustas. Você encontra modelos em diferentes cores, sendo preto, prata e branco as cores mais comuns. Existem até mesmo fechaduras espelhadas.

Tente combinar a fechadura como estilo da sua porta. Essa é uma escolha pessoal que vale a pena ser considerada.

(Fonte da imagem destacada: Pisit Khambubpha / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.