Imagem mostra um celular aberto com algumas ferramentas e peças espalhadas sob uma superfície azul
Ultima atualização: 24 de abril de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

59Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao seu guia de compra mais completo da internet: o ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre um produto muito interessante e também muito útil nos dias de hoje: ferramentas para celular.

Estes instrumentos são essenciais para o conserto de smartphones e trocas de peças. Em kits ou vendidos separadamente, os acessórios, como chaves e pinças, abrem celulares, tablets e algumas opções podem ser usadas também e notebooks.

Está precisando de ferramentas para celular e não sabe ainda qual opção escolher? Confira o nosso guia com modelos, preços, onde comprá-los, vantagens e desvantagens e outras características.




Primeiro, o mais importante

  • As ferramentas para celular são essenciais para realizar reparos, limpezas e trocas de peças em smartphones e outros dispositivos móveis.
  • Este produto pode ser encontrado tanto em formato de kits, com diversas peças, ou vendido separadamente.
    Cada ferramenta – seja uma chave, pinça, ventosa ou haste – possui uma função. Saiba qual delas é a ideal para a sua necessidade.
  • Este não é um produto caro e você o encontra em uma grande variedade de preços. Neste guia listamos ferramentas para celular que variam de R$ 7,50 a R$ 42.

Você também pode gostar:

Melhores kits de ferramentas para celular: Nossos favoritos

O kit de ferramentas para celular mais vendido

Este jogo de chaves de precisão contém dez peças e é ideal para consertar celulares. O kit conta com barras, discos e sugador para ajudar a desmontar os dispositivos móveis.

O kit de ferramentas para celular mais completo

Este jogo de ferramentas é o mais completa do mercado. Abre praticamente todos os celulares e tablets atuais, incluindo iPad e iPhone. Com 38 peças e fabricado em material durável, acompanha estojo de organização.

Este kit é ideal para manutenção em celulares, tablets, notebooks e equipamentos de telecomunicação que necessitem ferramentas de precisão. Além disso, conta com uma pinça de ótima precisão e chaves plásticas ideais para abertura de dispositivos móveis.

Kit de ferramentas para celulares e notebooks

Indicado tanto para profissionais quanto para usos simples, possui 23 peças indispensáveis para manutenção em notebooks, smartphones e tablets.

O kit conta com: 1 chave Philips, 1 chave Pentalobe, 2 ventosas, 8 palhetas de separação de adesivo/cola; 2 spudger, 1 separador de tela touchscreen e 8 ferramentas de plástico para separação de cases externos.

Guia de Compra

Seja para fazer coisas simples ou para uso profissional, ferramentas para celular são muito úteis para trocar peças, realizar consertos ou até mesmo para fazer a limpeza do dispositivo móvel.

Neste guia você encontrará algumas opções que serão capazes de realizar o necessário para o bom funcionamento do seu celular. Fique ligado no nosso guia para saber qual a opção ideal para você.

Imagem mostra uma pessoa consertando um celular com diversas ferramentas e peças espalhadas sob a mesa

Para consertar um celular é necessário ter as ferramentas certas (Fonte: milkos/ 123RF)

Ferramentas para celular: o que são?

Você com certeza já teve o seu celular quebrado de alguma maneira, certo? Seja uma tela trincada, uma peça solta ou algum botão que não funciona, ter de consertar um dispositivo móvel é algo bastante comum.

Para fazer isso é necessário ter algumas ferramentas para celular. Muitas opções são vendidas em kit ou separadamente e têm diferentes funções: abrir, limpar, segurar, reparar e mais.

Entre as ferramentas você encontra chaves do tipo fenda, Philips, torx, estrela, hexagonal, triângulo, pinças, ventosas, espátulas etc.

Com um jogo de ferramentas completo, você será capaz – sendo um profissional ou apenas um entusiasta – de consertar celulares, trocar peças, abrir para limpá-los e reparar qualquer pequeno dano que ele venha a apresentar.

Veja este vídeo do canal Play Android, com 715 mil inscritos, que mostra um pouco mais sobre um kit de ferramentas utilizado para abrir celulares.

Quais as funções de cada ferramenta para celular?

As ferramentas para celular costumam ser bastante intuitivas e acompanham manual de instruções. Se você utiliza ferramentas para outras coisas, certamente não terá dificuldade de usar as destinadas para smartphones.

Os kits acompanham diferentes peças e cada uma delas possui funções variadas e específicas. Confira a tabela abaixo com algumas das principais ferramentas encontradas nos kits e para o que são destinadas:

Ferramenta Função
Ventosa Remoção cuidadosa de telas e LCD sem prejudicar ou danificar o vidro
Chave pin para iPhone Abrir o compartimento de chip do iPhone sem danificar
Chave principal (manopla) Onde são encaixadas as diferentes pontas intercambiáveis de chaves
Chave Philips Apertar ou afrouxar parafusos do tipo fenda cruzada, em formato de X
Chave Pentalobe Encaixe para parafusos especiais encontrados em iPhones
Pastilhas plásticas Abrir os cantos do celular sem deixar marcas de abertura ou danificar o aparelho
Haste extensora flexível Alcançar pontos de acesso mais difícil no interior do aparelho
Haste extensora Mesma função da haste flexível, mas esta é rígida
Pinça Manipulação de objetos pequenos
Pontas de chaves Intercambiáveis, encaixam em diferentes peças e parafusos e servem para apertar ou soltar

Quais são as vantagens e desvantagens das ferramentas para celular?

Obviamente que a principal vantagem das ferramentas para celular é ser específica para reparar danos de smartphones, trocar peças e realizar limpezas.

Além disso, muitas opções deste produto também podem ser usadas em tablets e notebooks, tornando-se peças versáteis para diferentes tipos de usos e produtos.

Outro ponto positivo das ferramentas para celular é que elas podem ser encontradas em kits bastante completos, facilitando na hora de comprar, já que todos as peças necessárias vêm em um único estojo.

Como benefício está o fato ainda que as ferramentas podem ser usadas tanto por profissionais, que consertam celular como trabalho, ou por entusiastas, que se interessam pelo assunto.

A desvantagem fica por conta de alguns modelos não serem feitos de uma qualidade muito boa, quebrando facilmente e durando pouco

Veja na tabela abaixo as vantagens e desvantagens de uma maneira simplificada.

Vantagens
  • Repara danos, troca peças e realiza limpezas
  • Versáteis, podem ser usadas em tablets e notebooks também
  • São encontradas em kits bem completos
  • Podem ser usadas tanto por profissionais quanto por entusiastas
Desvantagens
  • Alguns modelos não possuem qualidade muito boa, quebrando facilmente

Quanto custa e onde comprar ferramentas para celular?

As ferramentas para celular geralmente possuem um preço bacana e não custam muito caro. O valor vai variar de acordo com a quantidade de peças, marca, qualidade dos materiais etc.

Você pode encontrar as ferramentas para celular tanto em lojas on-line quanto em lojas físicas. Em sites, o acessório está à venda na Amazon brasileira, no Mercado Livre e até mesmo no Ebay.

Para comprar pessoalmente, visite lojas como as Lojas Americanas, ou algumas específicas de celular e acessórios de informática. Elas podem vender o produto.

Se for optar pela opção mais cômoda – que é via site –, não se esqueça de checar todas as avaliações e opiniões de quem já adquiriu o kit de ferramentas para celular em questão.

Critérios de compra: como comparar os kits de ferramentas para celular

As ferramentas para celular possuem a mesma função e não se diferenciam muito entre si. No entanto, existem alguns critérios de compra que permitem a comparação entre os modelos.

Para lhe ajudar na escolha, levantamos as características abaixo. Elas vão te auxiliar na compra ideal da ferramenta para celular mais adequada para o que você procurando.

São elas:

A seguir explicaremos cada um dos critérios que vão permitir a comparação entre os diferentes tipos de ferramentas para celular. Confira!

Tipo de produto

Com tipo de produto queremos dizer se você vai escolher por um kit de ferramentas, por uma única peça, por uma chave e por assim em diante.

As ferramentas para celular podem ser encontradas em diferentes tipos, formatos e tamanhos e cada uma das versões será ideal para um tipo de uso.

Número de peças

O número de peças que acompanha as ferramentas para celular também é um critério de compra importante a ser levado em conta.

Você encontra alguns kits com cinco peças, outros com oito, alguns modelos dez, 32, 38 e até mesmo mais que isso. Você pode ainda comprar somente uma única ferramenta.

Imagem mostra cinco chaves coloridas para celular e duas pastilhas plásticas azuis

Alguns kits vêm com cinco peças, outros com 8 e alguns até mesmo com 38 ferramentas (Fonte: Amazon)

Material

As ferramentas para celular são confeccionadas em diferentes materiais. Algumas são feitas de plásticos mais resistentes, outras de metal e outras de elementos mais fracos e menos duráveis.

A qualidade do material vai influenciar diretamente na durabilidade da ferramenta. Peças mais frágeis obviamente poderão durar menos, por isso fique atento aos componentes das ferramentas quando for comprá-las.

Conteúdo

O conteúdo das ferramentas para celular também é um fator interessante para ser considerado. Você encontra opções com chaves, espátulas, ventosas e estojos.

Mas existem alguns modelos que acompanham apenas uma chave principal (manopla) com diversas pontas intercambiáveis. Outros consistem em palhetas de separação e ventosas e por aí vai.

As opções são várias e cada kit vem com um tipo de conteúdo específico. Seja qual for, escolha aquele que mais se encaixar nas suas necessidades – não compre um modelo que venha com peças que não façam sentido para você.

(Fonte da imagem destacada: Poravute Siriphiroon/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Henrique Torres Técnico em Eletrônicos/Fotógrafo por Hobby
Henrique entrou na faculdade de jornalismo, mas logo no segundo período, percebeu, na aula de fotografia, que as câmeras eram sua grande paixão. Da dedicação às lentes, surgiu o interesse por outros eletrônicos, e hoje ele passa seu tempo consertando gadgets e fotografando por hobby.