Imagem de um ferro de passar em atividade.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o seu portal de resenhas na internet. Se você é do tipo de pessoa que não suporta a ideia de usar roupas amassadas, certamente já pensou em adquirir um ferro de passar a vapor para manter seu guarda-roupas impecável.

Seja um modelo mais simples ou tecnológico, o ferro de passar se tornou um item essencial para a rotina do lar, destacando-se os modelos a vapor, que garantem uma maior eficiência no momento de passar roupas.

Então, antes de efetuar sua compra, confira a análise completa da ReviewBox Brasil e saiba como comparar os melhores ferros de passar a vapor do mercado.

Primeiro, o mais importante

  • Existem três tipos principais de ferros de passar: a vapor, seco e portátil. Os três tipos são eficientes, porém os modelos a vapor tendem a ser mais fáceis de usar.
  • O diferencial dos ferros a vapor é que eles possuem um reservatório de água que entra em ebulição e é liberada como vapor pela base do aparelho, auxiliando no momento de passar roupas.
  • Os ferros de passar a vapor tendem a ser mais caros que modelos secos, porém, exigem menos esforço de quem os manuseia. Este tipo de aparelho necessita de manutenção e limpeza das saídas do reservatório, pois caso ocorra entupimento, o ferro pode ser danificado.

Você também pode gostar: 

Ranking: Os 5 melhores ferros de passar a vapor

Precisando de um ferro novo para deixar as roupas as roupas de casa sem nenhum amassado? Aqui está nossa lista com alguns dos melhores ferros de passar a vapor do mercado. Escolha o seu e aproveite!

1º – Ferro de passar Black + Decker AJ3000V

Com base de cerâmica, o ferro da Black + Decker conta com 193 orifícios em sua base para a saída de vapor, além de funcionar no modo seco, deslizando com facilidade pelos tecidos, tornando a experiência de passar roupas mais confortável.

O AJ3000V conta ainda com um spray frontal, recurso útil para os momentos em que não se pode ou deseja usar o vapor, afinal existem tecidos que podem manchar caso sejam passados com vapor.

Para preservar os tecidos, o AJ3000V conta com um seletor para que você identifique o tipo de tecido que irá passar. Assim, o ferro ajusta a temperatura de acordo com a necessidade do tecido, evitando o risco de dano. Uma vantagem deste ferro é que ele conta com um sistema autolimpante e anticalcário, que evitam danos ao reservatório de água e as saídas de vapor, garantindo uma maior vida útil do aparelho.

2º – Ferro de passar Arno Ultragliss 41

O grande diferencial deste modelo está na base, que é feita de durilium. Esse material, que é um dos mais resistentes do mundo, garante um deslizar suave nos mais variados tecidos.

A tecnologia utilizada na base do aparelho, que conta com 64 saídas de vapor, garante que os tecidos passados não grudem, além de oferecer um brilho extra, gerando um melhor acabamento as roupas.

Para as peças mais complicadas, o Ultragliss 41 conta com um jato de vapor extra, com capacidade de 85 gramas por minuto, facilitando o manuseio até das peças mais amassadas, e pensando na praticidade, ele conta com o recurso de vapor vertical para você desamassar suas roupas diretamente do cabide.

3º – Ferro de passar Philips EasySpeed

Um dos primeiros pontos de destaque do EasySpeed é a sua base, feita de cerâmica, que garante um deslizar suave pelas roupas, tornando a experiência de passar muito mais suave e agradável.

O vapor, de intensidade média de 35 gramas por minuto e o jato extra de 110 gramas por minuto garantem que suas roupas sejam facilmente desamassadas. Outra característica atraente deste ferro de passar a vapor é o sistema de corta-pingos, que permite que você passe suas roupas sem medo de que elas fiquem molhadas.

A função Eco, outro recurso adicional do EasySpeed, garante uma economia de até 20% do consumo de energia elétrica, função importantíssima ao se considerar que o ferro de passar é um dos itens que mais consome energia em uma casa. Além de poupar, o EasySpeed desliga automaticamente quando não está mais sendo utilizado, evitando acidentes e o desperdício de energia elétrica.

4º – Ferro de passar Black + Decker AJ2200

O modelo mais barato da lista destaca-se numa comparação com o AJ3000V por ter a base feita de material antiaderente, e diferente do outro modelo da marca, este material evita o excesso de brilho nos tecidos, porém mantém um deslizar suave em suas roupas.

A possibilidade de uso como ferro seco ou com vapor também está presente neste modelo, tornando-o versátil aos mais diversos tecidos.

Para garantir a integridade de suas peças, o AJ2200 possui um sistema de proteção de botões. Além da ponteira afunilada, que permite que você passe entre os botões, este modelo conta com uma elevação entre a base e o corpo do ferro, que evita o contato da superfície aquecida com o botão.

5º – Ferro de passar Philips Comfort

O Philips Comfort possui uma base de cerâmica, e garante uma durabilidade duas vezes maior que outros modelos de base antiaderente. Com acabamento de cerâmica, além de resistente, desliza suavemente pelas roupas, tornando a experiência de passar mais confortável e agradável.

O modelo conta com um reservatório de 220ml de água, que garantirá vários minutos de vapor, liberado de forma constante em até 25 gramas por minuto. Existe ainda a opção de um jato extra de 100 gramas por minuto, facilitando o processo de desamassar peças.

Outra vantagem desse aparelho é a função Calc Clean, que auxilia a prolongar a vida útil do aparelho por manter o reservatório e as saídas de vapor livres de resíduos de cálcio, garantindo um alto desempenho.

Guia de compra

Nada como sair de cara bem arrumado, com aquele visual cheiroso e sem nenhum amassado, não é mesmo? Nesse processo, o ferro tem um papel fundamental. E os ferros de passar a vapor facilitam a vida de quem precisa deixar as roupas da casa impecáveis.

Nesse Guia de Compra, vamos responder algumas perguntas que vão lhe ajudar a escolher o seu próximo ferro.

foto de um ferro de passar em pé sobre uma tábua com uma mulher segurando uma cesta de roupas no fundo

O ferro de passar sofreu muitas mudanças ao longo do tempo. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123RF)

O que é um ferro a vapor?

Um ferro de passar a vapor é um eletroportátil que pode tornar a missão de desamassar roupas muito mais fácil de ser realizada. Através do calor emitido pelo aparelho, é possível amolecer os tecidos de forma a retirar amassados.

O grande diferencial dos modelos a vapor é a presença de um reservatório de água, que quando aquecida, emite um vapor que torna os tecidos mais macios, facilitando o processo de passar.

imagem de um ferro de passar roupa sobre uma tábua estampada

Ferros a vapor podem tornar a missão de passar roupas muito mais fácil (Fonte: Michal_o79 / Pixabay)

Quais as vantagens e desvantagens do ferro de passar a vapor?

A primeira e mais importante vantagem é a condição de ter suas roupas sempre alinhadas. Ainda mais quando se trata de um ferro de passar a vapor, que agiliza o processo de passar uma roupa, sendo mais rápido e preciso em vários tipos de tecido.

Além disso, você consegue comprar um ferro com baixo investimento. Embora os modelos a vapor custem um pouco mais caro, ainda é bem acessível pela funcionalidade que oferecem.

Como desvantagem podemo ressaltar o risco de sofrer queimaduras e o gasto com energia elétrica.

Vantagens
  • Roupas sempre alinhadas
  • Rápido
  • Acessível
Desvantagens
  • Risco de queimaduras
  • Gasto com energia elétrica

 

Ferro a seco ou a vapor: Qual o melhor para a minha casa?

Os dois tipos de ferro apresentam bons resultados, porém, os ferros com a possibilidade de vapor tornam o processo de passar muito mais simples e eficiente. O vapor, em conjunto com a base aquecida, torna os tecidos mais flexíveis, e por consequência, o processo de passar roupas demanda menos esforço.

Outra vantagem é que ferros a vapor tendem a manter a integridade dos tecidos, já que por deixá-los mais “moles”, a chance de agredir os tecidos se torna menor.

Ferro a seco Ferro a vapor
Custo Modelo mais econômico Custam um pouco mais caro
Vapor É preciso um produto extra ou água para formar vapor Emitem um vapor próprio
Utilização Difícil de passar alguns tecidos Ideal para peças de tecido mais grosso

Existe diferença entre os materiais da base?

Sim. O tipo de base do ferro influi diretamente na forma do seu deslizar nos tecidos, bem como na eficiência do mesmo.

Materiais como o dulirium e cerâmica garantem uma maior durabilidade de seu ferro de passar, além de serem mais suaves aos tecidos.

Um ferro mais pesado é mais eficiente?

Antigamente, a afirmação era verdadeira, já que a pressão usada nas roupas era fator determinante para a eficiência do desamassar. Porém no caso de ferros a vapor, o principal é considerar a intensidade do vapor e não o peso do aparelho.

Hoje, com o avanço da tecnologia é possível comprar ferros que pesam muito pouco e possuem um ótimo desempenho. Priorize ferros mais leves, torna a atividade de passar roupa menos dolorida, pois exige menos esforço de quem está usando.

Onde comprar?

Você pode encontrar ferros a vapor de alta qualidade em inúmeras lojas de departamento ou multimarcas, como Ricardo Eletro, Magazine Luiza e Casas Bahia. Caso prefira as compras online, todos os modelos citados acima podem ser encontrados na Amazon.com ou em portais como Submarino e Mercado Livre.

Comprando online você nem precisa sair de casa, e ainda encontra as melhores ofertas, além de ter mais opções de escolha.

Quanto custa?

O ferro de passar não costuma ser um eletrodoméstico caro, embora os modelos a vapor possuam um preço mais elevado do que os que funcionam a seco.

Mesmo buscando pelos modelos as vapor, há uma variedade de preços. O valor médio desses ferros fica entre R$ 100 e R$ 200, mas você pode encontrar preços menores ou maiores.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de ferro de passar a vapor

Para comprar um ferro de passar que se adeque as suas necessidades, é importante considerar alguns pontos, que podem garantir uma melhor experiência ao passar roupas:

  • Controle de temperatura
  • Controle de vapor
  • Possibilidade de uso seco
  • Spray e jato extra
  • Vapor vertical
  • Tamanho do reservatório de água
  • Sistema de limpeza
  • Sistema de segurança

Confira, detalhadamente, o que cada um deles significa, para que você possa fazer a melhor escolha na hora de comprar seu ferro de passar a vapor.

Controle de temperatura

Alguns modelos de ferro possuem opções mais genéricas de seleção de temperatura, com indicação de baixo, médio e alto. Essa classificação é bem simples, vendo que hoje possuem controles de temperaturas mais específicos.

No momento da compra, prefira opções com mais possibilidades de escolha, seja por tipo de tecido ou por indicação em graus. Assim, o risco de acidentes com os tecidos torna-se menor.

Controle de vapor

Recurso importante, o controle de vapor pode auxiliar você a controlar a intensidade conforme o tipo de tecido que você esteja passando. Isso por que alguns tecidos alguns precisam de uma maior ou menor intensidade de vapor.

Tecidos mais leves podem ser passados com menos vapor, e os mais grossos e pesados com mais vapor. Essa variação facilita na hora de passar a roupas do jeito que você quer e com facilidade.

Possibilidade de uso seco

Alguns tecidos, como a seda, não podem ser passados a vapor. Por isso, para tornar seu aparelho mais versátil, é recomendado a escolha de um modelo que funcione também a seco.

Geralmente há um botão em que você pode selecionar o funcionamento, apenas certifique-se que o seu ferro de passar a vapor também possui essa função.

Spray e jato extra

Um recurso útil, presente em vários modelos de ferro de passar a vapor, é a possibilidade de um jato extra de vapor, que auxilia você a passar tecidos que estejam severamente amassados.

Em outros modelos existe a opção de spray, que substituem os tradicionais sprays de água que costumavam ser utilizados em ferros a seco, que podem auxiliar a passar tecidos mais densos, como o jeans.

Vapor vertical

Presente em ferros mais modernos, a opção de vapor vertical vem atraindo cada vez mais consumidores.

Com ela, o ferro continua emitindo vapor mesmo na posição vertical, permitindo o uso em cabides ou outras superfícies. Esta função é especialmente importante para passar tecidos longos ou delicados, já que para eles, a emissão do vapor pode ser o suficiente para desamassar.

Tamanho do reservatório de água

Fator fundamental para qualquer ferro a vapor, o tamanho do reservatório de água influencia diretamente na autonomia de vapor do aparelho. Caso o reservatório seja muito pequeno, a autonomia do aparelho será limitada e dependendo da quantidade de peças, você não conseguirá terminar de passar suas roupas utilizando só “uma carga” de vapor.

Por isso, recomenda-se a escolha de ferros cujos reservatórios sejam feitos de material transparente, para que você possa acompanhar o uso da água, e para que possa desativar a função vapor do aparelho (caso seja possível).

É importante estar atento ao nível de água do reservatório, afinal, caso ela acabe e a função vapor permaneça ativada, há o risco do ferro aquecer desnecessariamente, comprometendo o tempo de vida útil do aparelho.

Vale destacar que por questões de segurança, é preciso esperar o resfriamento do reservatório para que ele seja abastecido. Portanto, caso seu ferro não tenha a opção a seco, será necessário aguardar o resfriamento do aparelho para reabastecê-lo e continuar a passar roupas.

Imagem mostra ferro de passar roxo e branco em pé.

O tamanho do reservatório de água influencia diretamente na autonomia de vapor do aparelho. (Fonte: Alexas_Fotos / Pixabay)

Sistema de limpeza

Tão importante quanto o volume do reservatório de água é a capacidade dele de ser limpo, seja por você ou de forma automática. Alguns modelos contam com um sistema anticalcário, que auxilia na manutenção do reservatório, impedindo que se formem cristais em suas saídas.

Desta forma, o aparelho pode diminuir o risco de entupimento das saídas de vapor, algo que pode ser extremamente prejudicial à vida útil de seu ferro.

Em outros casos, é preciso que você realize a manutenção periódica de seu ferro, limpando as saídas de vapor e o reservatório. Assim, você garante que seu aparelho produza vapor na maior intensidade o possível, facilitando o passar.

Sistema de segurança

Quem nunca se distraiu durante a realização de atividades domésticas? Para evitar acidentes, alguns modelos contam com um sistema de segurança, que desliga automaticamente caso o ferro não esteja mais em uso.

Assim, além de diminuir o risco de acidentes domésticos, você evita o desperdício de energia elétrica. Portanto, prefira modelos que contem com um sistema de segurança e desligamento automático.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Rebecca Assis
Rebecca Assis
Redatora
Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.