Ultima atualização: 8 de outubro de 2021

O ferro é um eletrodoméstico que raramente está associado ao prazer. A maioria das pessoas o associa a uma atividade irritante e necessária. Entretanto, se você valoriza roupas sem rugas, você não pode evitar a compra de um ferro. Os diferentes modelos oferecem o aparelho certo para cada casa. Além das características, são acima de tudo as funções adicionais integradas que fazem a diferença.

Nosso grande teste de ferro 2021 irá ajudá-lo a encontrar um ferro adequado para sua casa. Em nosso guia, nós lhe damos respostas às perguntas mais importantes. Além disso, apresentamos dois modelos diferentes em detalhes para que nada se interponha no caminho da sua decisão de compra.




O mais importante

  • Basicamente, uma distinção pode ser feita entre ferros secos e ferros a vapor. Os ferros a vapor oferecem a vantagem de que você pode passar tanto a seco quanto com vapor.
  • Numerosas características adicionais, como uma função de autolimpeza ou proteção contra superaquecimento, facilitam a passagem de roupas.
  • O material da placa de sola é essencial para as propriedades de deslizamento do ferro. Estes podem ser feitos tanto de alumínio, aço inoxidável ou cerâmica.

Ferronossa recomendação dos melhores produtos

Critérios de compra e avaliação de ferros

A fim de facilitar a sua busca por um ferro adequado, apresentamos abaixo importantes critérios de compra e avaliação. Estes podem ajudar você a tomar sua decisão. Você pode usar estes critérios para comparar a grande variedade de ferros diferentes:

Se você quiser saber mais sobre os aspectos individuais, você pode ler os parágrafos seguintes.

Peso

Para facilitar o manuseio, o peso do ferro é um ponto crucial. Dependendo da freqüência de engomagem e da quantidade de roupa, modelos diferentes oferecem diferentes vantagens.

Basicamente, nós recomendamos que você escolha um ferro de 1,3 a 1,5 quilos.

Por um lado, o ferro deve ser leve o suficiente para que a passagem de roupas exija pouco esforço.

Por outro lado, um ferro com mais peso pode tornar a passagem de roupas mais fácil. Menos pressão produz automaticamente um resultado sem vincos. O peso dos ferros varia amplamente.

Se você não tiver certeza, você pode testar o ferro de sua escolha em uma loja especializada. Se o ferro cabe confortavelmente em sua mão, passar a ferro é menos esforço. É por isso que, além do peso, a forma do ferro é crucial para o uso sem esforço.

Chapa de ferro

Ao comprar um ferro, você pode escolher entre três materiais diferentes de chapa de ferro. Os três tipos incluem

  • Alumínio: Como o alumínio é menos escorregadio, você deve se certificar de que a placa de sola tenha um bom revestimento.
  • Aço inoxidável: Solas de engomar feitas de aço inoxidável podem rapidamente aumentar o peso, mas o material convence com sua durabilidade.
  • Cerâmica: Como a versão mais cara, as solas de engomar cerâmicas podem marcar com muito boas propriedades de deslizamento.

Os três projetos diferem em termos de custo de compra. Se você está procurando um ferro para um orçamento menor, você o encontrará na categoria de alumínio. Os ferros com sola de aço inoxidável ou cerâmica, por outro lado, estão no segmento de preço médio a alto.

Cabo

No mercado de ferros, há modelos sem fio ou dispositivos com um cabo. Há argumentos convincentes para ambas as variantes. Um ferro sem cabo permite maior liberdade de movimento.

Para aproveitar esta vantagem, você só precisa carregar a bateria do dispositivo. Assim que o ferro for carregado, você pode passar sem restrições em um local de sua escolha. A

irritante confusão com o cabo é uma coisa do passado quando você escolhe uma versão sem fio.

Se você preferir fazer sem cobrar, você deve adquirir um ferro com um cordão. Estes são geralmente mais baratos. A falta de uma estação de carga também torna mais fácil o armazenamento.

Steam

Basicamente, a quantidade de vapor é sempre determinada em gramas por minuto. O guia para um aparelho diário recomendado é de pelo menos 40 gramas por minuto.

Quanto mais pesado o material, mais vapor é necessário.

Ao passar o jeans, por exemplo, o ferro deve chegar a 100 gramas por minuto.

Desta forma, você pode obter tecidos pesados completamente livres de rugas. Tanto os ferros a vapor quanto as estações estão equipados com um tanque de água. Ao usar uma quantidade maior de vapor, você precisa automaticamente de mais água. É por isso que as estações de engomar a vapor são adequadas para tal uso, já que elas têm um tanque maior.

Funções adicionais

Em nossa pesquisa, nós encontramos as seguintes funções adicionais na ampla gama de ferros

  • Desligamento automático
  • Função anti-calcário
  • Função de autolimpeza
  • Drip-stop
  • Proteção contra superaquecimento

Nem todos os modelos incluem todos os recursos mencionados. Antes de comprar, considere quais das funções são úteis e necessárias para o seu uso. Você pode usar o critério de funções adicionais como um argumento decisivo ao comprar.

Decisão: Que tipos de ferros existem e qual é o mais adequado para você?

Se você quiser comprar um ferro, há dois tipos de produtos para escolher: 5 Para ajudá-lo a decidir sobre um novo ferro, as seções seguintes fornecem informações úteis e detalhadas sobre os dois tipos de produtos.

Dampfbügeleisen

Ferro a vapor

Se você costuma passar têxteis feitos de tecidos pesados, você deve investir em um dispositivo com saída de vapor. Além do ferro a vapor clássico, há a opção de escolher uma estação de engomar a vapor completa. Especialmente para engomadores frequentes, um ferro com um grande tanque de água é importante para evitar o constante reabastecimento.

A tecnologia de vapor permite que os têxteis sejam engomados com mais eficiência e suavidade

Entretanto, há algumas exceções, como a seda. Como você também pode ajustar o ferro a vapor para engomar a seco, isto não é um problema.

Vantagens
  • Engomar facilmente tecidos pesados
  • pode ser usado sem vapor
Desvantagens
  • Limpeza complexa

Em comparação com os ferros secos, são principalmente os produtos de alto desempenho que estão no segmento de preços mais altos. Além disso, o uso de água pode causar a calcificação do aparelho. Por esta razão, uma limpeza regular é recomendada.

Trockenbügeleisen

Ferro seco

Ao contrário dos ferros a vapor, este tipo de produto não tem um tanque de água. Isto significa que os ferros secos são geralmente menores e mais fáceis de manusear. Outra vantagem é que o uso do ferro sem água evita que os bicos calculem ou fiquem entupidos. Isto lhe poupa o trabalho de limpeza. Esta variante também economiza dinheiro no preço de compra.

Vantagens
  • Forma pequena e prática
  • Custos de compra mais baixos
  • Limpeza sem complicações
Desvantagens
  • Não adequado para engomadeiras freqüentes ou tecidos grossos
  • Atinge apenas temperaturas mais baixas

Ferros secos atingem seus limites com tecidos pesados e engomagem freqüente. Os ferros secos geralmente atingem uma temperatura máxima mais baixa em comparação com o outro tipo de produto.

Guia: Perguntas freqüentes sobre ferros de passar roupa respondidas em detalhes

Antes de comprar um ferro de passar roupa, você provavelmente tinha algumas perguntas. É por isso que gostaríamos de responder as perguntas mais importantes e mais frequentes em nosso grande guia de ferro. Depois de ler os parágrafos seguintes, você deve estar bem preparado para a próxima decisão de compra.

O que é um ferro de engomar?

O ferro pode ser encontrado na maioria dos lares hoje em dia, onde é usado para alisar tecidos. Com a ajuda do calor, da pressão e às vezes da umidade, as roupas podem ser suavizadas.

Bügeleisen-1

O ideal seria que a roupa recém lavada ainda estivesse um pouco úmida ao passar a ferro, com algumas exceções. A razão simples para isto é que as fibras podem ser suavizadas mais facilmente.
(Fonte da imagem: Andy Fitzsimon / Unsplash)

Existem basicamente dois tipos de ferro. Ambos os tipos têm um cabo, um corpo e uma placa de engomar. A placa única é feita de alumínio, aço inoxidável ou cerâmica. Quando o ferro é usado, a placa de sola aquece até a temperatura definida.

Os ferros a vapor funcionam adicionando vapor além do calor. A água tipo vapor escapa através de pequenos bocais. É por isso que, ao contrário dos ferros secos, este tipo é equipado com um tanque de água. Qual ferro é ideal para o seu lar depende de vários fatores, como a freqüência ou quantidade de engomagem.

Quais são as alternativas para um ferro?

Além do ferro clássico, existem outras alternativas para suavizar os têxteis. Abaixo você encontrará uma tabela clara que explica mais três alternativas para o ferro clássico com mais detalhes.

Alternativa Descrição
Steamer Um vaporizador é muitas vezes também chamado de alisador ou escova a vapor. É um aparelho prático para endireitar têxteis e trabalha por meio de vapor quente. Os manequins a vapor são práticos de utilizar, mas são um pouco menos eficazes.
Manequim de engomar Manequins de engomar funcionam geralmente com ar quente e vapor. Coloca-se a peça de vestuário sobre o boneco, que infla automaticamente e sem qualquer esforço da sua parte ao toque de um botão

.

Os manequins a vapor e de engomar cumprem o mesmo propósito que um ferro clássico. Entretanto, os ferros convencionais secos e a vapor oferecem melhores resultados de engomagem.

Como faço para limpar e cuidar de um ferro de passar?

Em princípio, deve ser feita uma distinção ao limpar e cuidar de um ferro de passar se o aparelho funciona com ou sem água. Os ferros secos não precisam ser descalcificados. O que é necessário para ambos, vapor e ferros secos, é limpar a placa de sola. Depois de um tempo, a sujeira se acumula na placa única e impede que ela deslize bem.

Bügeleisen-3

Dependendo do grau de sujeira, diferentes produtos domésticos são adequados. Para limpeza regular, você pode usar sal de mesa, pasta de dente, limpador de cerâmica de vidro ou suco de limão.
(Fonte de imagem: Crema Joe / Unsplash)

A eficácia de um ferro limpo e descalcificado não deve ser subestimada. Afinal de contas, uma placa de ferro limpa faz um melhor deslizamento e bicos descalcificados para uma liberação de vapor mais eficaz.

Qual é a temperatura ideal para engomar?

A temperatura que você deve definir para engomar depende da natureza das roupas. Basicamente, as peças de vestuário são divididas em quatro categorias. Estes são marcados com diferentes símbolos de engomagem. As roupas com um ponto de símbolo de engomagem devem ser processadas no primeiro nível de temperatura.

A configuração mais baixa normalmente aquece o ferro entre 80 e 105 graus. O símbolo de dois pontos representa o segundo estágio com 130 a 150 graus e roupas com três pontos podem ser passadas a ferro à temperatura máxima. Isto normalmente é de 165 a 220 graus. A última categoria é de têxteis com um símbolo de engomagem com uma cruz.

Como você pode imaginar, este tipo de roupa seria danificada durante a passagem de roupas. Portanto, verifique sempre a etiqueta antes de passar a ferro. Para mais dicas sobre o que procurar quando passar a ferro, assista a este vídeo.

O que devo fazer se meu ferro pingar quando eu o uso?

Atualmente, a maioria dos ferros é equipada com uma função de parada de gotejamento. Se o seu modelo ainda vazar água durante o uso, nós podemos lhe dar algumas dicas. Antes de mais nada, vamos esclarecer possíveis causas para as irritantes manchas de água e calcário causadas por um ferro pingando. As três razões mais importantes incluem

  • Enchimento excessivo do tanque de água
  • Temperatura muito baixa
  • Depósitos em calcário

Primeiro, verifique se o tanque de água não excede a marca de enchimento. Caso contrário, você pode então aumentar a temperatura do ferro.

Se estes dois passos não funcionarem, você deve limpar seu ferro com um agente desincrustante. Se você não souber como fazer isso, você pode facilmente assistir o vídeo acima.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas