Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

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Hoje vamos falar sobre fibras e cada um dos incríveis benefícios que elas trazem ao nosso corpo dia após dia, porque sabemos que ter uma saúde totalmente impecável é sem dúvida parte das suas prioridades. Geralmente pensamos que conhecemos perfeitamente este componente natural, no entanto, ignoramos alguma outra característica realmente importante, e é por isso que hoje queremos dar a você a informação mais completa possível, para que no momento da sua compra você esteja completamente seguro.

Como queremos que você compre os melhores produtos, nós nos certificamos de que não só lhe daremos as melhores informações, mas também lhe diremos quais são os produtos mais populares e mais comprados no mercado virtual.




Primeiramente as coisas mais importantes

  • A fibra dietética é definida como a parte comestível das plantas, é composta de diferentes compostos de natureza heterogênea e pode ser resistida pela digestão e pelo intestino delgado humano, e sofre um tipo de fermentação total no intestino grosso.
  • A fibra dietética, sendo considerada um tipo de carboidrato, foi dividida em dois grupos (fibra insolúvel e fibra solúvel), pois elas podem ser diferenciadas de acordo com suas propriedades, os alimentos em que são encontradas e os diferentes benefícios que elas trazem ao organismo.
  • Antes de comprar seu produto rico em fibras, você deve saber que há muitos aspectos que você deve levar em conta, tais como as diferentes apresentações que podem ser encontradas, a dosagem ideal no momento do consumo, entre outros; isto sem dúvida permitirá que você faça uma compra bem sucedida.

Fibra: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras

A melhor maneira de saber que você está comprando um bom produto é conhecer perfeitamente cada aspecto do mesmo, e é por isso que hoje preparamos este guia de compras com as melhores informações possíveis, para que no momento de sua compra você tenha certeza do produto que está comprando.

Os grãos são alimentos altamente ricos em fibras. (Foto: dolgachov/Site: 123rf.com)

O que é fibra?

Fibra dietética é definida como a parte comestível das plantas; pode ser resistida pela digestão e pelo intestino delgado humano, e sofre um tipo de fermentação total no intestino grosso.

Consiste em um conjunto de compostos químicos de natureza heterogênea. Ela cumpre a função de fazer parte da estrutura das plantas, por isso é encontrada em todos os alimentos de origem natural, sejam vegetais, frutas, cereais e legumes.

Quais são as vantagens da fibra?

A principal vantagem da fibra é que ela melhora o trânsito intestinal e é mais do que excelente para prevenir doenças e complicações do organismo, como obesidade mórbida, diabetes e até mesmo colesterol alto.

É isso que o torna um composto altamente consumido em todo o mundo. Além disso, ele também é ideal para controlar os níveis de glicose no sangue e prevenir doenças cardiovasculares, razão pela qual os medicamentos dedicados ao tratamento desses problemas têm certos níveis de fibra em seus compostos.

Consumir fibra sempre será uma boa opção, é claro, devemos medir a dose muito bem, caso contrário ela pode ter outros efeitos em nosso corpo que podem não ser duradouros, mas podemos nos arrepender de não estar totalmente informados sobre qual é a dose ideal.

Vantagens
  • Melhora o trânsito digestivo
  • Previne doenças
  • Contribui para a perda de peso
  • É totalmente natural
Desvantagens
  • Alto consumo não é recomendado para pessoas com anemia
  • Consumo pobre pode aumentar a pressão no intestino
  • Consumo pobre pode causar hérnias

Fibra insolúvel ou solúvel - A que você deve prestar atenção?

Fibra dietética, sendo considerada um tipo de carboidrato, foi dividida em dois grupos, pois eles têm características diferentes. Hoje nós queremos que você as conheça para que quando comprar seu produto você esteja totalmente informado.

Fibra insolúvel: Este tipo de fibra tem uma substância que tem pouca retenção de água, por isso não incham muito. Ele pode ser encontrado em alimentos como cereais e alguns vegetais. Os componentes que compõem este tipo de fibra não são muito propensos a fermentar e resistir aos microorganismos no intestino.

Fibra solúvel: Este tipo de fibra é o oposto da anterior, pois seus componentes adquirem muito mais água, tanto que podem ser capazes de formar géis. É um tipo de fibra que é altamente fermentável no microorganismo, e é por isso que produz muito gás no intestino.

Fibra insolúvel Fibra solúvel
Propriedades Celulose, hemicelulose, lignina e amido resistente Pectinas, Inulina, gomas e fructo-oligossacarídeos
Alimentos onde foram encontradas Maçãs, cereais, sementes, grãos, morangos Trigo integral, vegetais, alguns grãos inteiros
Benefícios Evita a prisão de ventre Reduz os níveis altos de colesterol e glicose

Quais são os alimentos mais ricos em fibras?

Embora seja verdade que a fibra pode estar presente em todos os nossos alimentos de origem natural, você deve saber que existe um certo grupo que tem muito mais fibra do que outros e pode ser muito mais benéfico para você:

Leguminosas: É bastante comum que quando você inicia uma dieta rica em fibras você seja recomendado a aumentar seu consumo de leguminosas, já que a maioria tem um alto valor, no entanto, as leguminosas que se destacam neste aspecto são lentilhas, feijão preto, favas, ervilhas e grão-de-bico.

Frutas: No mundo das frutas, a fibra também está mais do que presente, é claro, as frutas que têm o maior teor de fibra são maçãs, bananas, pêssegos, pêras, ameixas e algumas frutas secas, como uvas.

Grãos: É claro que os grãos não podem ser deixados para trás, pois eles formam uma parte fundamental de dietas com alto teor de fibra. Os alimentos que pertencem a este grupo que têm um valor bastante alto em fibras são trigo, cereais, pipoca, arroz integral e massa de trigo.

Quanto custam os produtos de fibras?

O preço dos produtos que são ricos em fibras pode variar, claro, os preços são sempre perfeitamente adaptados a todos os tipos de bolsos, você só tem que ter cuidado ao fazer sua compra, porque tudo depende da função que você quer dar a esta substância.

Os produtos ricos em fibras sempre tendem a ter um preço bastante razoável. Você deve saber que sendo uma substância natural, você pode encontrá-la em diferentes apresentações, então o preço sempre variará dependendo do que você está procurando.

Onde comprar produtos com fibra?

É muito fácil saber onde comprar produtos ricos em fibra, pois você pode até mesmo ir a lojas de departamento, porque lá você encontrará uma grande variedade de alimentos compostos disso; é claro, se o que você quer é uma apresentação mais pura você pode ir a lojas de alimentos saudáveis.

Se o que você quer é uma busca muito mais confortável evitando uma longa e tediosa caminhada, você pode sempre acessar plataformas digitais como a Amazon, onde você encontrará uma grande variedade de produtos ricos em fibras.

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar os diferentes modelos de Fibra

Sim, como qualquer produto, há diferentes aspectos que você deve conhecer bem e levar em conta antes de fazer sua compra, pois isso permitirá que você se sinta muito mais confortável e seguro.

Apresentação

Além de encontrar a fibra em diferentes alimentos, como mencionamos acima, podemos encontrá-la em outros produtos que, sem dúvida, irão melhorar diferentes aspectos de nossa saúde.

Barras proteicas: Sendo um tipo de substância natural ideal para controlar os níveis de gordura no corpo, é bastante comum encontrá-las em barras proteicas, que geralmente contêm cereais como o trigo ou, em alguns casos, a aveia. Ideal para atletas.

Energy drinks: O teor de fibra nas bebidas energéticas é muito baixo, no entanto, geralmente está presente, pois é de grande ajuda para controlar qualquer dificuldade cardiovascular que possa surgir, especialmente se for alguém que tenha feito algum tipo de atividade física prévia.

Medicina dietética: Já ficou mais do que claro que a fibra é uma excelente aliada quando você quer perder peso, então o fato de estar presente neste tipo de medicina é bastante comum, pois acelera o processo de eliminação de gordura e também reduz a retenção de líquidos.

Efeitos colaterais

Embora a fibra tenha uma grande variedade de benefícios para a melhoria de nossa saúde, você tem que saber que existem diferentes efeitos colaterais que podem ocorrer se você consumir a fibra incorretamente, estes podem ser:

Diarréia ou distensão de gás, pois o intestino pode reagir de forma diferente e tornar-se muito mais delicado, assim como propenso a este tipo de substâncias. Isto também pode levar a cólicas desagradáveis no seu estômago uma vez consumido.

Desidratação. já que não são uma substância com um alto conteúdo líquido. É melhor consumir muito menos do que o seu consumo habitual de líquidos, pois a água ajuda a amaciar as fibras, facilitando sua passagem através do intestino.

Ganho de peso. sim, o consumo excessivo de fibra pode fazer você ganhar peso, pois, dependendo do tipo de fibra, seu corpo pode gerar retenção de líquidos que farão você ganhar alguns quilos extras.

Dosagem

Este ponto sem dúvida anda de mãos dadas com o anterior, pois é o que o ajudará a evitar todos esses efeitos colaterais e também a ter um melhor conhecimento do produto que você está adquirindo. As fibras podem ser uma maravilha para a nossa saúde se consumidas de forma correta e correta.

A dose recomendada de fibras para qualquer tipo de dieta é de cerca de 25 gramas por dia para as mulheres e 38 gramas para os homens, é claro, se você não está acostumado a comer uma dieta rica em fibras, é melhor começar consumindo 5 gramas por dia e depois aumentar a quantidade.

As fibras também estão muito frequentemente presentes em várias sementes. (Foto: kerdkanno/ site: 123rf.com)

Contraindicações

A melhor coisa que você pode fazer ao adquirir este tipo de substâncias ou componentes, é se informar sobre todos os efeitos e conseqüências que podem ter o consumo ou uso errado do mesmo, pois isso evitará muitos problemas e maus momentos que são totalmente desnecessários:

Alergias. A fibra encontrada na aveia, trigo ou outros cereais não é adequada para pessoas com doença celíaca ou alergia ao glúten, embora existam alguns alimentos com fibra que podem ser consumidos, como cereais sem glúten.

Desconforto intestinal. Não é aconselhável consumir fibra quando você tem diarréia, pois isso poderia piorar muito a situação; como já mencionamos, a fibra é um tipo de substância que ajuda a digestão a ser mais rápida, de modo que pode causar maiores danos se consumida com essas doenças.

Outras condições. Não é recomendado que pessoas com anemia consumam altos níveis de fibra, pois os fitatos contidos em alimentos como a aveia tendem a impedir significativamente a absorção do ferro.

(Foto em destaque: Tatjana Baibakova / 123rf.com)

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