Ultima atualização: 30 de agosto de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

59Comentários coletados

O cinema mexicano captura nossa visão do mundo, idéias, sentimentos e histórias, desde as mais belas até as mais dolorosas. É por isso que hoje vamos falar sobre filmes mexicanos. A indústria cinematográfica no México tem lutado para encontrar um lugar, não apenas aos olhos dos espectadores nacionais, mas também internacionais.

O crescente impulso dado à indústria tem permitido uma melhor e mais variada linha de filmes nacionais. Estamos cercados por uma infinidade de histórias, gêneros, diretores e artistas. Por sua vez, as histórias e experiências são muitas. Neste artigo vamos discutir alguns critérios, recomendações e fatores que você deve levar em conta antes de escolher o filme mexicano perfeito para assistir.




Mais importante

  • Os filmes mexicanos ganharam terreno no mercado cinematográfico.
  • Atualmente, uma média de 160 filmes mexicanos são produzidos, portanto as opções, gêneros e propostas têm aumentado nos últimos anos.
  • Nós podemos identificar os filmes por seu caráter comercial ou autoral.
  • Assim como os diferentes gêneros que vão desde filmes românticos a documentários. Portanto, há opções para atender às demandas de cada público.
  • Nas páginas seguintes você encontrará alguns critérios e fatores como gênero, formatos de vídeo e até mesmo edições.
  • Nosso objetivo é fornecer a você as ferramentas para tomar uma decisão de compra mais consciente.

Filmes mexicanos: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre os filmes mexicanos

Depois de explorar alguns dos gêneros e histórias que o cinema mexicano tem a oferecer, podemos começar a discutir alguns fatores técnicos. Com estes, esperamos oferecer a você um guia relevante para ajudá-lo a escolher o melhor filme para você.

Aproximadamente 160 filmes são produzidos no México a cada ano. (Foto: mojzagrebinfo/ pixabay.com)

O que são filmes mexicanos e quais são suas vantagens?

O cinema mexicano nasce da necessidade de contar história mexicana. De filmes autorais a reinterpretações de filmes existentes. Ela se distingue por seu humor negro, linguagem ágil e irreverente, e por histórias que transgridem a convenção.

As histórias variam desde os dramas mais cruéis e emocionais até as comédias mais hilariantes que tocarão qualquer um. Eles incluem filmes de animação e até mesmo documentários. O México começou a conquistar os diferentes gêneros de cinema.

Graças à abertura internacional promovida por diretores como Guillermo del Toro e Alfonso Cuarón, o cinema mexicano está desfrutando de um enorme crescimento.

Vantagens
  • Histórias com as quais todos nos identificamos
  • Elas são desenhadas para todos os públicos
  • Elas tendem a desfrutar de mais tempo nas salas
Desvantagens
  • A maioria tende a ser comédias ou filmes românticos
  • Geralmente são usados os mesmos atores
  • As histórias se tornam repetitivas ou não originais
  • Algumas não têm um grande orçamento

Filmes mexicanos: auteur ou comercial - A que você deve prestar atenção?

No cinema mexicano podemos encontrar duas divisões importantes: Auteur; cinema em que o diretor molda sua visão e se afasta das regras impostas pelas produtoras, e cinema comercial; respeita a demanda e procura satisfazer um público mais amplo.

  • Auteur. Este tipo de cinema, também conhecido como "independente", procura se afastar dos lugares comuns. Ele arrisca contar um tipo diferente de história e dá oportunidades a novos talentos. No entanto, cobre apenas um pequeno nicho de espectadores e não tem a difusão e popularidade do cinema comercial.
  • Comercial. Estes são os filmes mexicanos de que todos estão falando. As que podem durar mais de duas semanas em teatros. Eles desfrutam de uma qualidade superior, graças ao seu orçamento e apresentam histórias acessíveis acompanhadas por grandes nomes da indústria.
Auteur Comercial
Género Variando de drama a horror Principalmente comédia, romance ou comédia romântica
Tempo de execução Máximo de duas semanas 2 a 4 semanas
Actores Actores coadjuvantes ou desconhecidos Actores principais bem conhecidos
Orçamento De 260.000 BRL a 6.5000.000 BRL De 6.500.000 BRL a 25.000.000 BRL

Diretor e atores

Outro ponto que consideramos importante na escolha do seu filme mexicano ideal é quem o dirige e quem atua nele. De acordo com isso, você pode fazer um julgamento mais informado e saber, antes de ver o filme, o que esperar.

  • Diretor. Os filmes mexicanos têm dois tipos de diretores: diretores comerciais, aqueles responsáveis pelas grandes produções, e diretores independentes ou auteuradores, que geralmente contam suas próprias histórias, sem as restrições das empresas de produção.
  • Diretores comerciais. Eles são altamente considerados e seus filmes têm os maiores orçamentos. Nós recomendamos esses diretores se seu foco for a qualidade e encontrar novas maneiras de surpreendê-lo com histórias leves e acessíveis.
  • Diretor independente. A maior parte responsável pelas histórias que eles mesmos escrevem. Eles não têm o mesmo orçamento que as produções comerciais, mas a qualidade das histórias é maior. Se você está procurando por uma história diferente e ousada, este é o tipo de diretor para você.
  • Ator. Eles são os que carregam o peso comercial e publicitário do filme. Graças a eles, um filme pode adquirir um toque único, realçar elementos da história, transmitir a emoção que devemos sentir ou simplesmente nos divertir com suas atitudes.
  • Primeiro ator. Eles são aqueles que desfrutam de uma reputação e nível de qualidade indiscutíveis. Eles geralmente carregam todo o peso do filme. Se o que você está procurando é a certeza de saber que você verá um filme com um nível de atuação impecável, nós recomendamos que você olhe para o protagonista e sua gama de atuação.
  • Secundário ou desconhecido. Eles ocupam papéis de apoio em produções comerciais ou até mesmo de estrela em filmes independentes; procurando por sua introdução ao público. Nós recomendamos que você preste atenção a este tipo de filme, especialmente em filmes autorais, pois eles tendem a nos surpreender.

Quanto custa um filme mexicano?

O preço dos filmes mexicanos é geralmente mais acessível do que o dos filmes estrangeiros. É claro que isso depende do tipo de formato que você quer obter; seja DVD, Blu ray, Digital ou 4K, ou até mesmo da apresentação e do número de discos que contém. Portanto, recomendamos que você considere aquele que melhor se adapta ao seu bolso e ao que você está procurando.

Os preços geralmente variam de 25 BRL, tanto DVD como alguns Blu ray, até 65 BRL, para edições especiais que podem chegar a 130 BRL. Isto se deve não apenas à qualidade da imagem, mas também ao conteúdo extra que eles contêm e até a versão digital.

Nas páginas seguintes você encontrará alguns critérios e fatores como gênero, formatos de vídeo e até edições. (Foto: JESHOOTS-com/ pixabay.com)

Critérios de compra

Finalmente, nós lhe informaremos sobre alguns fatores que você deve levar em conta antes de escolher seu filme. Com isso queremos que você olhe além de seus gostos pessoais, para focar sua decisão em elementos específicos que o ajudarão a fazer uma compra mais consciente e encontrar o filme mexicano perfeito para você.

Formato

Podemos lhe assegurar sem dúvida que este é o fator mais importante ao qual você deve prestar atenção. Não apenas a sua experiência, mas também os requisitos técnicos que você precisará para desfrutar do seu filme mexicano dependerá inteiramente disso.

  • DVD. O formato básico e mais barato no mercado audiovisual. A maioria dos filmes está concentrada nesta categoria. Tem uma qualidade visual bastante boa; resolução de 720 x 480, e a maioria dos jogadores aceita este formato; nós recomendamos se a sua televisão é de médio alcance e se o que você está procurando é para se divertir.
  • Blu ray. Este formato melhora a qualidade da imagem e do som, alcançando uma resolução de 1080p. Ele tem uma série de materiais extras que não são encontrados em DVD. No entanto, apenas os Bluray players suportam este formato. Nós o recomendamos se você estiver procurando desfrutar e maximizar a experiência de visualização.
  • 4k . Um formato relativamente novo no mercado. Ele procura transferir a experiência cinematográfica para a sua TV. Ele oferece uma resolução de 3.840 x 2.160. Ele não tem um catálogo tão grande e não apenas você precisa de um player de 4k, mas sua TV deve aceitar o formato. Nós o recomendamos se você estiver procurando a melhor experiência de cinema.
  • 3D. Esta é a opção para aqueles que procuram algo extra, não apenas em qualidade, mas também em experiência. Com um catálogo reduzido de filmes e com uma série de especificações técnicas que aumentam o preço, o 3D é recomendado para aqueles que não estão apenas procurando ver o filme, mas para vivê-lo. Você pode encontrá-lo em 4k ou Bluray.
  • Digital. A opção mais barata. Tudo o que você precisa é de um computador. Normalmente as versões Bluray e 4k incluem este formato. É claro, você pode obtê-lo através de plataformas digitais. Recomendado para quem procura uma biblioteca digital extensa e prática.

Edições

Uma vez que escolhemos nosso formato, devemos decidir entre as edições. As duas principais são o padrão e as edições especiais. Cada um oferecerá, além do filme, uma série de recursos especiais ou materiais extras que você pode desfrutar.

  • Standard. A opção recomendada para aqueles que só querem ver o filme. É a edição mais barata. Com ele nós só temos que nos preocupar em reproduzir o vídeo e nos perder no espetáculo. Normalmente não tem muito material extra, a maior parte é um comentário de áudio do diretor.
  • Especial. Esta é a favorita dos amantes do cinema. Recomendado para aqueles que querem saber mais sobre o como e o porquê do que viram. Oferece uma quantidade considerável de material de bônus, desde entrevistas até cenas apagadas. O preço geralmente é muito mais alto.

Gêneros

Este critério depende inteiramente dos gostos de cada pessoa. Hoje em dia, os filmes mexicanos exploraram diferentes gêneros, por isso as opções de escolha aumentaram consideravelmente. Aqui estão os mais populares.

  • Comédia. Este é o gênero mais popular entre o público e aquele em que a maioria dos filmes é produzida. Eles oferecem histórias simples mas facilmente identificáveis e personagens icônicos. Recomendado para desfrutar com amigos e familiares.
  • Romance. A opção recomendada para casais. Eles oferecem histórias emocionais, com casais ideais a partir da tela grande. Estes filmes são bastante digeríveis e conseguem nos mostrar os altos e baixos do caminho para o amor.
  • Drama. É um gênero que toca as sensibilidades das pessoas. Ele consegue se mover, além de deixar uma impressão duradoura na audiência. Nós o recomendamos se você estiver procurando um filme mais sério, com uma história mais complexa e grandes atuações.
  • Horror. O horror não é para todos, no entanto, se você está procurando uma experiência que irá perturbar cada fibra do seu ser, nós recomendamos este gênero. Caracteriza-se por ir a extremos e procurar perturbar seu público com imagens explícitas e enredos incomuns.

Os gêneros mais populares no cinema mexicano são comédias e romance. (Foto: annca/ pixabay.com)

Classificação

É bastante comum encontrar as letras A, B, B15 ou C ao lado do título do filme que queremos ver no cinema. Estas cartas respondem a certos critérios de censura ou limitações de idade que são impostas a certos filmes para que os usuários possam identificá-los.

  • A. Esta é a classificação ideal para a visualização em família. São geralmente filmes com enredos simples e muito humor. Graças à sua linguagem, ela é acessível tanto para crianças quanto para adultos. Nós recomendamos este tipo de filme se você está procurando uma história que tocará toda a família.
  • B. Esta classificação é recomendada para visualização com amigos. Se você está procurando comédias irreverentes, mas com enredos simples e atores ou celebridades do momento, esta é a sua opção. Filmes de ficção científica ou de aventura geralmente se enquadram nesta categoria.
  • B15. A classificação B15 limita o público a uma certa idade. A idade mínima é de 15 anos e acima. Estes são filmes que elevam o tom da linguagem e da violência. Nós recomendamos esta classificação se você estiver procurando por filmes de ação e horror, e até mesmo algumas comédias irreverentes.
  • C. Se você estiver procurando histórias com temas fortes e controversos, nós recomendamos esta classificação. Estes são filmes com parcelas complexas ou até mesmo perturbadoras. Eles apresentam um grau de violência e nudez explícita, e a linguagem não é limitada. Tudo, desde dramas a horrores ou thrillers, se encaixa nesta categoria.

O cinema mexicano é um reflexo único e artístico do país.
(Foto: Estrada/ 123rf.com)

(Fonte da imagem em destaque: Freestocks.org/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas