Imagem de um filtro de barro.
Ultima atualização: 24 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

Products

11Produtos analisados
Hours

23Horas investidas
Studies

6Estudos avaliados
Comments

79Comentários coletados

O consumo de água filtrada é fundamental para a saúde. Para não precisar comprar inúmeras garrafas de água mineral no mercado, você pode investir em um filtro de barro, uma invenção genuinamente brasileira que recebeu o título de melhor filtro de água do mundo.

O filtro de barro possui um sistema de filtragem que retém até 99% das impurezas e microrganismos, enquanto a água purificada é armazenada em um reservatório de cerâmica que a mantém fresca. Ficou interessado em comprar um filtro de barro? Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o produto.




Primeiro, o mais importante

  • A purificação da água ocorre no compartimento superior do filtro de barro, quando a água atravessa o elemento filtrante – também chamado de vela – e é liberada para o reservatório inferior.
  • Para que o filtro de barro elimine impurezas e microrganismos da água, é necessário que a vela seja trocada a cada seis meses. Enquanto o filtro de barro deve ser trocado a cada cinco anos.
  • Uma das maiores vantagens do filtro de barro é proporcionar água filtrada em uma temperatura agradável ao consumo. Em um bom filtro de cerâmica, a temperatura da água é inferior à do ambiente em cerca de 5ºC.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de filtro de barro: Nossas recomendações

Em casa ou no trabalho, o filtro de barro é um item indispensável, pois fornece água filtrada e fresca. Em suas pesquisas sobre o produto, com certeza você encontrou diversos modelos de filtro de barro e ficou sem saber qual escolher. Para ajudá-lo a decidir, selecionamos as melhores opções a venda e explicamos seus diferenciais.

O melhor filtro de barro para famílias

O filtro de barro São Pedro é perfeito para famílias, pois comporta seis litros em cada reservatório e possui uma boia que duplica a capacidade de armazenamento. Outro diferencial é a vela esterilizante com tripla ação – estrutura em cerâmica e interior em carvão ativado e prata coloidal, elementos que filtram as impurezas, eliminam microrganismos, reduzem a concentração de cloro na água e minimizam possíveis odores e sabores.

O filtro de barro mais moderno

Se você aprecia a água fresquinha do filtro de barro, mas sempre esquece de reabastecê-lo, encontramos a solução para o seu problema. O filtro Advanced Plus da Cerâmica Stefani possui reservatório superior transparente e reservatório inferior de argila que mantém a água fresquinha – a capacidade é de 10L. Este filtro conta com uma boia que controla a quantidade de água filtrada e uma vela esterilizante tripla ação.

O filtro de barro clássico

Sua cozinha é vintage ou você deseja presentear um parente idoso? Invista no filtro de água São João Classic. Apesar do visual retrô, esse filtro oferece o melhor da tecnologia e possui boia e vela tripla ação. O filtro tem capacidade para 6L em cada reservatório, totalizando 12L.

Uma opção mais básica

Apesar do nome, o filtro de barro São João Premium é o modelo mais básico da lista, pois possui uma vela tradicional e não conta com boia. No entanto, possui base reta destacável muito mais resistente. A capacidade é para 10 litros.

Guia de Compra

Comprar garrafas de água no mercado pode ser uma opção para você, mas com certeza não é a alternativa mais barata ou mais eficaz de matar a sede. A melhor maneira de consumir água filtrada é comprando um filtro de água.

Cada tipo de filtro de água tem seus pontos e positivos negativos. Neste Guia de Compra reunimos todas as informações que você precisa saber sobre o filtro de barro – mas temos artigos sobre os outros modelos também. Boa leitura.

Imagem de um homem tomando água.

O filtro de barro proporciona água filtrada e fresca a qualquer momento do dia. (Fonte: Malcolm Garret/ Pexels.com)

Quais são as características do filtro de barro?

Feito de argila, o filtro de barro funciona por gravidade, ou seja, a água passa de um recipiente para o outro através de um pequeno orifício. O elemento filtrante é uma vela de cerâmica que retém até 99% das impurezas e microrganismos.

Patrícia MansurConsultora alimentar

“Os filtros de barro não contam com toda tecnologia dos aparelhos modernos, mas cumprem bem sua função: simples e baratos, realizam um excelente processo de remoção de impurezas. Filtram a água por gravidade e, ao mesmo tempo, a mantém fresca”

Quais são os benefícios do filtro de barro?

Em dúvida se deve comprar um filtro de barro ou investir em uma solução mais moderna, como um purificador de água ou ionizador? Antes de decidir, conheça todos os benefícios do filtro de barro abaixo:

  • É a maneira mais segura e eficiente de filtrar água que vai para o copo livre de partículas nocivas, cloro, odores e sabores, parasitas, bactérias, vírus, pesticidas e metais pesados como o ferro e o chumbo.O filtro de barro é o único que possui a classificação P-I do Inmetro, que indica que o filtro é capaz de reter partículas de 0,5 a 1 mícron – os outros modelos só conseguem reter partículas maiores que 15 mícrons.Mas é preciso prestar atenção ao tipo de vela utilizada pelo filtro, pois nem todas são capazes de eliminar os microrganismos. Além disso, é preciso higienizar ambos reservatórios com frequência.
  • Água sempre fresca. O filtro de barro é fabricado em argila, matéria-prima que tem como principal característica a troca de calor com o ambiente que pode ser percebida pela transpiração das paredes externas do filtro.Deste modo, a água do filtro de barro está sempre fresca – a temperatura da água é até 5ºC inferior à temperatura ambiente.
  • Economia. O filtro de barro é econômico em vários sentidos. Esse filtro não utiliza energia elétrica para manter a água fresquinha. O único gasto recorrente que você terá é com a troca da vela a cada seis meses.

Outro ponto positivo é o preço acessível – um filtro de barro custa entre R$100 e R$200 e dura até cinco anos – após esse período, é recomendada a troca, pois a qualidade da água está relacionada à vida útil do filtro.

Como você pôde perceber, apesar de simples, o filtro de barro oferece muitos benefícios. Conheça mais vantagens – e algumas desvantagens – do filtro de barro na tabela abaixo:

Vantagens
  • Oferece água filtrada e fresca
  • A montagem é descomplicada
  • A manutenção é simples
  • Não exige conexão elétrica para refrescar a água
  • Pode ser utilizado em ambiente doméstico ou comercial
  • Tem garantia de até 12 meses
Desvantagens
  • Precisa ser reabastecido manualmente
  • O material é suscetível a rachaduras ou quebra
  • A vela deve ser trocada a cada seis meses
  • Algumas pessoas consideram o design deste filtro ultrapassado

Quais são as etapas de filtragem do filtro de barro?

As etapas de filtragem do filtro de barro dependem exclusivamente do elemento filtrante utilizado. Existem três tipos de velas, detalhamos suas respectivas características na seção Critérios de Compra.

  • Em modelos equipados com vela esterilizante de tripla ação, a primeira etapa é o contato da água com a parede filtrante da vela, um material microporoso que retém partículas sólidas e impurezas.
  • Na segunda etapa, a água entra em contato com o carvão ativado, responsável por reduzir odores, sabores e o nível de cloro, tornando a água cristalina e própria para consumo humano.
  • Na terceira etapa, a camada de prata coloidal esteriliza a água, livrando-a de bactérias e outros microrganismos.

Em um filtro equipado com vela declorante de dupla ação, ocorrem apenas a primeira e segunda etapas. No filtro equipado com vela tradicional, ocorre apenas a primeira etapa de filtragem.

Imagem de um copo de água.

A água pode passar por até três etapas de filtragem no filtro de barro. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Quando a vela do filtro de barro deve ser trocada?

A vida útil de uma vela de filtro de barro depende da quantidade e qualidade da água que está sendo filtrada. Dessa forma, quanto maior o grau de contaminação da água, menor será a vida útil da vela.

Em regiões metropolitanas, a vela deve ser trocada, em média, a cada seis meses ou depois de filtrar 500L de água. No entanto, caso note qualquer alteração na tonalidade, odor ou sabor da água antes desse prazo, troque a vela.

foco

Dica: Anote o dia em que a vela foi instalada para saber quando deve realizar a troca da peça.

Para manter o bom funcionamento do elemento filtrante é preciso realizar manutenção preventiva e limpeza regular.

Para limpar a vela, utilize uma esponja suave (reserve o item apenas para a lavagem do filtro), mas evite qualquer tipo de produto químico – e nunca use sal ou açúcar na limpeza, está bem? Durante a lavagem, deixe a vela na posição normal, para não entrar água contaminada em seu interior.

O que fazer quando o filtro de barro apresenta aspecto esbranquiçado?

Em alguns momentos, o filtro de barro pode apresentar um aspecto esbranquiçado que é confundido com bolor. O que ocorre é a eflorescência, fenômeno causado pela salinidade, ou seja, pelos sais minerais presentes na água.

Isso ocorre por causa da capacidade de absorção do material cerâmico. Os sais minerais presentes na água aderem e ultrapassam as paredes do filtro, formando uma camada esbranquiçada na parte externa.

Se essa camada esbranquiçada não for removida, ela adquire um aspecto esverdeado parecido com o limo.

Para limpar use uma esponja limpa.

Para limpar, use uma esponja limpa (deixe-a somente para a limpeza do filtro) e não acrescente nenhum produto químico, nem detergente neutro, para que o material cerâmico não absorva nenhuma substância química.

Você também pode utilizar um papel toalha ou pano limpo. Para evitar a formação de manchas nas paredes do filtro de barro, escolha um lugar arejado e afastado da exposição solar para instalar seu filtro.

Imagem de uma mulher tomando um copo d’água.

A água é rica em sais minerais que fazem bem ao organismo. (Fonte: Antonio Guillem/ 123RF.com)

Filtro de barro ou galão: Qual a melhor opção para sua cozinha?

Muitas pessoas confundem o filtro de barro com o filtro de galão, por isso dedicamos essa seção para explicar as diferenças entre essas duas opções.

O bebedouro de água atende a um pequeno número de pessoas, pois cada galão fornece apenas 20L. Alguns modelos possuem a opção de conectar a energia elétrica para obter água fresca ou gelada.

O bebedouro não realiza a filtragem da água.

É importante mencionar que o bebedouro não realiza qualquer tipo de filtragem da água, portanto é fundamental que o consumidor se certifique que o galão comprado é de boa procedência.

Ao comprar um galão de água mineral, confira a data de envasamento e de validade no rótulo. E não compre um galão com lacre violado. Também é preciso tomar cuidado na hora de transportar e envasar o galão de água no bebedouro, para evitar a contaminação do líquido.

Leve em consideração que o bebedouro exige a compra recorrente do galão de água que é difícil de manusear por conta do volume e peso. Quer saber mais sobre o bebedouro? Leia o artigo abaixo:

Critérios de compra: Como escolher o melhor filtro de barro para sua cozinha

Considerado ultrapassado por algumas pessoas, o tradicional filtro de barro continua sendo a melhor opção para garantir o abastecimento de água filtrada e fresca em casa.

E ao longo dos anos, o filtro de barro evoluiu bastante e se tornou ainda mais eficaz em manter a água adequada ao consumo. Para escolher o melhor filtro de barro, é importante avaliar algumas as seguintes características do produto:

Vamos detalhar cada um desses critérios ao longo da seção. Você já teve um filtro de barro? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.

Design

O filtro de barro deve ser reabastecido manualmente, tarefa que muitas pessoas esquecem, pois não conseguem visualizar quando a água está acabando.

Para contornar essa dificuldade, você pode comprar um filtro de barro com reservatório superior de plástico translúcido, desse modo você pode acompanhar o nível de água do reservatório e reabastecê-lo quando necessário.

Mas não se preocupe, a água continuará fresquinha, pois o reservatório inferior continua sendo de cerâmica.

Imagem de diferentes modelos de filtro de barro.

Você encontra diversos modelos de filtro de barro. (Fonte: Divulgação/ Cerâmica Stefani)

Vela filtrante

A vela é a peça responsável pela filtragem da água no filtro de barro. Sua função é eliminar impurezas presentes no líquido, tornando a água própria para consumo. Existem três tipos de velas e cada uma delas oferece determinado nível de filtragem, confira:

  • Vela tradicional é fabricada em cerâmica microporosa, capaz de reter partículas sólidas da água (acima de um mícron), tornando-a limpa e cristalina.
  • Vela declorante possui dupla ação, pois além de ser confeccionada em cerâmica microporosa e reter partículas de 0,5 a 1 mícron, possui carvão ativado em seu interior – um composto vegetal obtido através da casca de coco – responsável por reduzir a concentração de cloro presente na água e diminuir odores e sabores desagradáveis.
  • Vela esterilizante possui tripla ação pois une o poder da cerâmica, com o carvão ativado e prata coloidal. Esse tipo de vela é a mais eficaz, pois além de eliminar partículas, reduzir o cloro, eliminar odores e sabores, também mata microrganismos.

Além disso, avalie a quantidade de velas presentes no interior do filtro de barro – varia de uma a quatro velas. Quanto maior a quantidade de velas, mais rápida será a filtragem da água – mas a filtragem não se torna mais eficiente.

Capacidade em litros

Para escolher o melhor filtro de barro, avalie a quantidade de pessoas que irão consumir o líquido. Você encontra modelos com reservatório de água com capacidade para 2 a 13 litros.

Mas é importante se certificar se a capacidade indicada na descrição do produto é o volume total de água que cabe no filtro de barro ou se considera apenas um dos reservatórios.

Imagem de uma menina tomando água.

Você pode armazenar a água filtrada em uma garrafa térmica para mantê-la fresca. (Fonte: Dylan Alcock/ Unsplash.com)

Com ou sem boia

A função de uma boia é impedir o vazamento da água filtrada que está armazenada no reservatório inferior do filtro de barro.

Além de evitar o vazamento da água, a boia dobra a capacidade de armazenamento, pois deixa o reservatório superior e inferior cheios de água. Certifique-se se o modelo escolhido oferece essa peça ou se você deverá comprá-la a parte.

Selo do Inmetro

A melhor maneira de garantir que você está comprando um bom filtro de barro é escolher um modelo com selo do Inmetro.

O Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial realiza testes rigorosos para certificar se o produto atende as normas de qualidade e segurança requeridas para sua comercialização.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação/ Cerâmica Stefani)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.