O ReviewBox Brasil deseja boas-vindas para você. Hoje, vamos apresentar as melhores opções de um acessório bastante útil para quem tem produtos eletrônicos, ou seja, todo mundo: o filtro de linha.

Você já deve ter percebido que falhas na distribuição de luz acontecem com frequência. Durante tempestades, por exemplo, é comum que a energia caia. E quando a luz volta, a variação da corrente elétrica pode até mesmo queimar o seu eletroeletrônico.

E essa variação pode ocorrer a qualquer momento, mesmo quando não houve queda de luz. Um filtro de linha pode proteger seu aparelho, pois evita a passagem de altas correntes. Quer saber quais são os melhores produtos e suas vantagens? Continue lendo e faça a melhor compra!

Primeiro, o mais importante

  • Filtro de linha é diferente de estabilizador e também de nobreak. Cada um desses produtos tem uma função diferente.
  • Em geral, os filtros de linha têm entre 4 e 6 tomadas. Verifique quantas serão necessárias para você. É sempre melhor sobrar do que faltar espaço e deixar algum equipamento desprotegido.
  • Alguns produtos contam com porta USB. Dessa forma, é possível carregar celulares ou tablets diretamente. Veja se elas serão necessárias e se valem o custo-benefício.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores filtros de linha

Está pensando em comprar um filtro de linha? Então, você está no lugar certo. Nós vamos apresentar agora os 5 melhores modelos. Para chegar nesse ranking, levamos em consideração as principais características do produto.

Analise cada um e decida qual é o que atende melhor suas expectativas. Lembre-se de que, com um filtro de linha, seu computador e demais equipamentos estarão protegidos de qualquer variação elétrica.

1º – Filtro de linha 5 tomadas iClamper

Este filtro de linha tem espaço para a conexão de até 5 aparelhos eletrônicos. O produto tem um cabo de 1,5m.

Equipado com chave disjuntor, esse equipamento é ideal para proteger todos os tipos de eletrodomésticos e eletrônicos, como computadores, impressoras, geladeira, entre outros.

2º – Filtro de linha 6 Tomadas Multilaser

Este produto da fabricante Multilaser tem 6 tomadas tripolares. Elas podem ser usadas ao mesmo tempo com segurança. O espaçamento entre as tomadas é o ideal e conta com botões individuais para ligar e desligar.

O cabo tem 1,5m e o produto funciona de forma bivolt, ou seja, tanto com 110, como com 220 volts.

3º – Filtro de Linha Multilaser

O produto conta com 6 tomadas do novo padrão brasileiro, ou seja, do tipo 2P + T. Esse equipamento também possui interruptor para ligar e desligar. Além das tomadas, esse filtro de linha tem 2 entradas USB, que podem conectar celulares e tablets com segurança.

4º – Filtro de Linha Multilaser Branco

O produto tem espaço para conectar até 6 equipamentos. Uma das tomadas está posicionada com um espaço maior, para aqueles equipamentos que contam com plugs mais amplos.

Possui interruptor para ligar e desligar não individualizado. As tomadas seguem o novo padrão brasileiro, portanto são tripolares (2P+ T).

5º – Filtro de Linha SMS

Este filtro de linha da marca SMS tem espaço para até 4 equipamentos. Ele conta com botão interruptor, que faz o desligamento de todas as tomadas ao mesmo tempo.

O equipamento é bivolt. Um diferencial é o tamanho do cabo, são 3 metros de comprimento, o que facilita o uso principalmente em ambientes maiores.

Guia de compra

Uma variação na corrente elétrica pode acontecer a qualquer hora e é capaz de danificar o seu computador. E com certeza o prejuízo vai ser bem grande. Que tal, então, evitar isso com um filtro de linha?

Neste guia de compra, vamos falar sobre as principais diferenças entre os modelos de filtro de linha e o que você tem que levar em consideração na hora de escolher qual vai comprar.

Pessoa colocando fios em um filtro de linha.

Filtro linha pode conectar entre 4 e 6 equipamentos. (Fonte: rawpixel.com / Pexels)

O que é um filtro de linha?

Um filtro de linha é um dispositivo que evita que altas correntes elétricas passem para os aparelhos que estão conectados nele. Esse acessório é feito, portanto, para proteger os eletrônicos das variações de corrente e evitar que eles queimem.

Um exemplo de surto de tensão é quando um raio cai em algum lugar perto da sua residência. Essa descarga elétrica pode danificar o que estiver ligado na tomada. Para executar essa função, um filtro de linha conta com uma série de componentes que juntos mantém os aparelhos seguros.

O fusível é um importante componente do filtro de linha. Com ele, eventuais picos de tensão são bloqueados.

Entre esses estão o fusível, os varistores, os capacitores e os indutores. Quando uma alta corrente é detectada, o fusível impede a passagem da energia e queima. Os demais componentes controlam a entrada de picos de voltagem e garantem a filtragem das frequências elétricas emitidas pelos equipamentos.

Quais são suas vantagens?

Como já dissemos, um filtro de linha minimiza ou então elimina os ruídos e interferência que surgem em uma rede elétrica. Além de remover os picos de tensão, traz também outras vantagens.

Um filtro de linha tem, em geral, entre 4 e 6 tomadas. Todas elas podem ser utilizadas ao mesmo tempo. Isso significa que o filtro também funciona como uma espécie de extensão.

Um filtro de linha com 5 aparelhos conectados a ele.

Use um filtro de linha para manter seu equipamento eletrônico protegido de falhas elétricas. (Fonte: bacho12345 / 123RF)

Essa função extensora é bastante útil para quem utiliza o filtro para conectar um computador, por exemplo. O número de tomadas disponíveis aumenta e podem ser conectados aparelhos diversos que estão próximos ao computador, como impressora, roteador, modem etc.

Qual a diferença entre filtro de linha, estabilizador e nobreak?

Antes de você comprar um filtro de linha, é importante avaliar se esse é realmente o produto ideal para as suas necessidades.

Se a única preocupação é evitar que algum equipamento elétrico ou eletrônico da sua casa seja queimado por conta de um surto na rede elétrica, um filtro de linha já é suficiente.

Filtro de linha, estabilizador e nobreak são produtos que oferecem diferentes níveis de proteção contra descargas elétricas.

Um outro produto que executa essa função e ainda garante um nível a mais de proteção é o estabilizador, por tratar-se de um produto mais complexo.

Os estabilizadores têm como função eliminar as variações bruscas de tensão. Ou seja, caso a tensão esteja baixa, o estabilizador eleva a potência por meio de um transformador interno.

Por outro lado, se a potência estiver alta demais, o estabilizador limita essa energia e o eletroeletrônico recebe o nível ideal.

Um terceiro nível de proteção é o disponibilizado pelos nobreaks. Eles também estabilizam a tensão e possuem um filtro de linha interno. Além disso, é uma fonte de energia elétrica, pois conta com uma bateria interna.

Assim, caso a energia acabe, os equipamentos conectados ao nobreak continuam funcionando por um determinado período de tempo. Veja na tabela o comparativo entre os 3 produtos.

Filtro de linha Estabilizador Nobreak
Proteção contra surto na rede elétrica Possui proteção Possui proteção Possui proteção
Eliminação da variação brusca de tensão Não elimina Elimina e estabiliza a tensão, seja diminuindo ou aumentando Elimina e estabiliza a tensão, seja diminuindo ou aumentando
Bateria interna Não possui Não possui Possui e é capaz de manter equipamentos ligados por determinado período

Quanto custa?

Os principais filtros de linha custam entre R$30 e R$60. A quantidade disponível de tomadas pode fazer o preço variar. Quanto mais espaço para conectar equipamentos existir, maior será o preço.

Na hora da compra, leve em consideração quantos eletrônicos serão ligados no filtro. Dessa forma, você investe exatamente no que você precisa.

Também pode influenciar no preço o fato do produtor ter ou não entradas USB e até mesmo a existência de um interruptor, que liga e desliga as tomadas do aparelho.

foco

Você sabia que, desde 2011, o Brasil possui um padrão de tomadas obrigatório? A justificativa para a mudança para padrão 2P + T foi a segurança, o custo e adaptabilidade.

O formato das tomadas impede o contato com o dedo na hora do encaixe e evita choques elétricos. Os plugues com diâmetros diferentes reduzem o risco de sobrecarga e possíveis danos ao eletrodoméstico.

Além disso, caso ocorra um curto-circuito, a descarga elétrica se dá pelo aterramento do terceiro pino.

Onde comprar?

O ideal é sempre comprar o filtro de linha em locais que garantam a procedência do produto, que deve ter o selo do Inmetro.

Filtros de linha podem ser comprados em diversas lojas físicas, como papelarias e lojas de informática. A Kalunga é um exemplo de onde você encontra uma grande diversidade. Redes de supermercados, como o Extra, também são opções.

Na internet, é possível escolher entre muitos modelos. As principais lojas são a Amazon, a Saraiva e o Submarino. Além disso, você recebe o produto na porta de casa.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de filtro de linha

Quando você decide comprar um filtro de linha, encontra muitas opções disponíveis no mercado brasileiro. Para comparar os produtos, leve em consideração os seguintes critérios:

  • Quantidade de tomadas
  • Design
  • Tecnologia
  • Tamanho do cabo

Abaixo, vamos falar detalhadamente sobre cada um desses itens na sequência.

Quantidade de tomadas

Como os filtros de linha servem para proteger seus equipamentos de possíveis variações na eletricidade, o ideal é que todos eles possam ser conectados.

Se o seu orçamento permitir, compre um filtro de linha com mais entradas do que você precisa no momento, para não ter surpresas no futuro.

Se, hoje em dia, você precisa conectar 4 tomadas, compre um produto com 6 entradas. Dessa forma você não vai precisar substituir o seu filtro. Por outro lado, se você não vai precisar de tomadas extras, o investimento mais alto pode não compensar.

Filtro de linha em fundo branco.

Na hora de comprar um filtro linha, avalie quantas tomadas serão necessárias para conectar todos os seus equipamentos. (Fonte: JJuni / pixabay)

Design

Os filtros de linha são parecidos entre si, mas existem diferenças importantes. Em cada modelo, as tomadas têm um posicionamento diferente. Em alguns, as tomadas ficam bem próximas umas das outras.

Dê preferência a aparelhos que têm essas tomadas melhor posicionadas. Isso vai fazer com que seus equipamentos sejam conectados da melhor forma.

Plug e fonte de alimentação de computador em um fundo branco.

As tomadas dos filtros de linha já contam com o novo padrão de tomadas brasileiro. (Fonte: Gadini / pixabay)

Tecnologia

Para fazer a proteção dos seus equipamentos, os filtros de linha podem ter fusíveis ou então chaves disjuntoras.

São esses dispositivos que impedem que a variação da rede elétrica afete seus eletrônicos. No caso dos produtos que têm fusível, após uma descarga elétrica, deve haver uma substituição da peça.

Já no caso de chaves disjuntoras, não é necessário fazer nenhuma troca. Ao detectar sobrecargas, a chave se desliga e, após ser reiniciado, o filtro pode mais uma vez ser utilizado.

Tamanho do cabo

Cada modelo de filtro de linha conta com um tamanho diferente de cabo, a maioria deles tem o cabo de 1,5 metro. Se você pretende deixar o filtro de linha próximo do computador, por exemplo, esse comprimento pode ser o ideal.

Caso você vá fazer a instalação dos equipamentos de tal forma que os fios tenham que atravessar uma sala, o ideal é optar por um filtro que tenha um fio mais comprido. Você pode encontrar em diferentes metragens.

(Fonte da imagem destacada: geralt / pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...