Um fotógrafo que se preze sabe a importância de utilizar ferramentas que irão melhorar a qualidade da imagem e auxiliar na criação de fotos mais bonitas. Um exemplo disso é o filtro polarizador, produto do qual falaremos hoje neste artigo. Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil!

O filtro polarizador é indicado para fotos externas, pois é capaz de captar detalhes e melhorar a cor, saturação e contraste das mais diversas paisagens. Por isso, ele é o queridinho do mundo da fotografia.

Porém, não é só para profissionais que ele é indicado e todos podem aquiri-lo. Caso você esteja interessado, continue conosco que te mostraremos um passo a passo para escolher o seu.

Primeiro, o mais importante

  • Os filtros polarizadores atuam melhorando a imagem de superfícies não metálicas.
  • Existem modelos para todo tipo de câmera, desde a profissional até a amadora.
  • Os filtros polarizadores podem ser divididos em dois grandes grupos: linear e circular. Vamos explicar as diferenças entre eles.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores filtros polarizadores

Seja você fotógrafo profissional ou amador, saiba que é possível encontrar um filtro polarizador para a sua necessidade. Para te mostrar isso, separamos abaixo um ranking com as melhores opções do mercado, confira.

1º – Filtro Polarizador Circular Slim SL58 Hoya

Criado pela Hoya, esse filtro polarizador circular possui 58 milímetros de diâmetro e encaixe tipo rosca. Ele conta com alta transparência, anel slim frame de alumínio e revestimento multicamada.

Esse produto auxilia na redução de reflexos e brilhos e aumenta a saturação de fotos externas.

2º – Filtro Circular Polarizador 72 mm Vivitar

Produzido pela Vivitar, empresa da Califórnia especializada na produção de câmeras digitais e filmadoras, esse filtro circular tem 72 milímetros de diâmetro e proporciona fotos mais vívidas, trazendo maior contraste e saturação das cores.

O produto possui estojo para proteção e transporte e é ideal para câmeras digitais SLR ou para aplicativos tradicionais do tipo SLR 35 milímetros.

3º – Filtro Polarizador Circular 49 mm Hoya

Esse modelo de filtro polarizador circular tem 49 milímetros e auxilia na redução de reflexos e brilhos, filtrando a luz que se tornou polarizada pelo reflexo de uma superfície não metálica.

Ele tem um fator de polarização de 3 a 4x e é produzido em vidro ótico com alta resistência.

4º – Filtro Polarizador Circular Slim 77mm Hoya

Contando com um revestimento multicamada, esse filtro polarizador tem alta transparência e 77 milímetros de diâmetro. Ele é produzido em vidro, com anel de alumínio do tipo slim frame e atua aumentando o contraste e desviando o reflexo das fotos.

Guia de Compra

Nem o melhor fotógrafo do mundo consegue fazer tudo sozinho. Por isso, existem diversas ferramentas que conseguem deixar o trabalho com ainda mais qualidade e beleza.

Uma delas é o filtro polarizador, que é ideal para fotos externas e que consegue dar um efeito diferenciado nas imagens. Se você estiver interessado nesse produto continue conosco, porque nesse guia de compra falaremos tudo sobre ele.

Na foto está uma fotógrafa com uma câmera tirando fotos de um parque.

O filtro polarizador é ideal para captar cores e detalhes de paisagens. (Fonte: David Bartus / Pexels)

O que é um filtro polarizador?

Considerado uma ferramenta essencial para quem trabalha com fotografia, o filtro polarizador é uma peça de extrema importância para quem busca reduzir reflexos e brilho e realçar cores e contrastes.

Esse produto existe em duas variações, a forma linear e a circular, e é composto por duas partes, sendo uma fixa em formato de rosca para fixação na lente da câmera e uma parte móvel ajustável.

Dessa maneira ele é capaz de transformar a luz não polarizada, que é a natural, em polarizada, de acordo com o ajuste que o fotógrafo escolheu.

Ele é indicado principalmente para fotografias externas, porque é capaz de diminuir o reflexo proveniente de paisagens que contém vidro e água, por exemplo. Dessa forma, a imagem fica mais vivida, já que os detalhes que seriam ofuscados se destacam.

Além disso, ele pode ser utilizado em fotografias com neblina, pessoas, folhagens e muito mais. Veja a diferença entre duas fotos feitas com e sem filtro polarizador.

Quais as vantagens e desvantagens do filtro polarizador?

A principal vantagem do filtro polarizador está no fato de que ele elimina ou atenua reflexos que possam surgir nas imagens, o que proporciona fotos com cores mais vivas e nítidas.

Inclusive, relacionado aos tons das fotos, essa ferramenta age até quando a luz do local é muito forte, criando aquele aspecto de que tudo é branco. Nessas ocasiões o produto irá filtrar os raios de luz sobressalentes com o ângulo desejado e registrar a tonalidade real das cores da cena.

Essa funcionalidade está relacionada ao fato de que é possível selecionar qual efeito você deseja apenas deslizando o filtro para o lado.

Esses diferenciais proporcionados pelo filtro polarizador não são alcançados por nenhuma outra ferramenta, nem mesmo pelos programas de edição de imagem. Isso ocorre porque quando uma foto é feita com os reflexos da superfície eles ocultam partes da imagem, que mesmo com o melhor software não aparecerão mais.

Além disso, esse produto pode ser utilizado tanto por câmeras digitais, quanto analógicas e até filmadoras e age como uma forma de proteção da objetiva da câmera.

Porém, mesmo em meio a tantas vantagens, também há pontos negativos relacionados aos filtros polarizadores. O principal deles está relacionado com o preço, já que esse é um dos tipos de filtros mais caros existentes no mercado.

Outro ponto é que ele não funciona em superfícies metálicas e, por ser produzido em vidro, pode quebrar facilmente se for derrubado. Pode-se destacar também que pode ser um pouco difícil de visualizar o seu efeito através do visor da câmera.

Vantagens
  • Fotos com menos brilhos e reflexos
  • Imagens com mais cores, contraste e saturação
  • Pode ser ajustado de acordo com o efeito
  • Protege a lente da câmera
  • Pode ser utilizar em todos os tipos de câmera
Desvantagens
  • Valor alto
  • Difícil visualização pelo visor da câmera
  • Fragilidade

O filtro polarizador serve para todo tipo de câmera?

A resposta para essa pergunta é sim e não. Os filtros polarizadores existem em variados tamanhos, justamente para se adaptarem aos diversos tipos de lentes. Porém, dependendo do tipo de câmera, pode haver a necessidade de produtos adicionais para conseguir utilizá-lo.

Quando falamos em câmeras DSLR, que são os modelos com lentes intercambiáveis, não há com o que se preocupar, já que elas possuem rosca de encaixe com diâmetros que servem para a maioria dos filtros disponíveis no mercado.

Pensando agora nas câmeras digitais intermediárias, é provável que sejam necessários adaptadores e principalmente para os modelos compactos mais antigos a restrição é maior, sendo necessários tubos e anéis adaptadores para ser possível utilizar filtros de menor diâmetro como o de 37 mm.

No caso das câmeras ultracompactas ou de celulares, saiba que são necessários também acessórios específicos.

Quando não utilizar o filtro polarizador?

Há algumas ocasiões em que o filtro polarizador não é indicado, são elas:

  • Através de vidros temperados
  • Em fotografias de telas de aparelhos eletrônicos
  • Para fotografar um arco-íris
  • Reflexos na água
  • Fotos panorâmicas costuradas
  • Fotos de grandes ângulos

Nessas ocasiões o produto pode mais atrapalhar do que melhorar a imagem e é mais interessante optar por outra ferramenta.

Quais cuidados é preciso ter com o filtro polarizador?

Seu filtro polarizador precisa ser muito bem cuidado para que possa lhe entregar o efeito desejado nas fotos, sem que faça o papel inverso e acabe estragando todo seu trabalho.

Para saber como cuidar de seu filtro e aumentar a durabilidade do modelo escolhido, assista a esse vídeo do canal Fama Fotografia:

Quanto custa?

O filtro polarizador possui um valor muito variado e que depende de fatores como tamanho, marca e tipo de revestimento.

É possível adquirir esse produto por um preço mínimo médio de R$ 35, sendo que o máximo que ele pode custar é por volta de R $450.

Ao adquirir um filtro polarizador fique atento à forma como faz o seu manuseio para não suja-lo. Em seguida, antes de encaixá-lo na lente, cheque se não há poeira entre ela e o filtro, pois isso poderá prejudicar a qualidade da foto.

Onde comprar?

O melhor lugar para comprar um filtro polarizador é em lojas que vendem especificamente produtos para fotografia e câmeras.

Na internet eles existem em uma variada gama de opções, sendo que alguns sites que possuem esse produto são:

  • Amazon
  • Mercado Livre
  • Americanas
  • Orange Photo
  • Angel Foto

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de filtro polarizador

Por ser uma das ferramentas mais caras no que diz respeito a fotografia, é importante fazer a escolha correta visando alcançar os melhores objetivos e não perder dinheiro. Para te ajudar nesse processo selecionamos os principais fatores que você deve levar em consideração para escolher o filtro correto, são eles:

  • Filtro polarizador circular ou linear
  • Revestimento
  • Marca
  • Preço

Vamos destacar cada um desses aspectos, para que você possa fazer a escolha certa na hora de comprar o seu filtro polarizador.

Filtro polarizador circular ou linear

Existem dois tipos de filtro polarizador, o circular e o linear. Essa nomenclatura não está relacionada ao formato do filtro, mas sim à forma como ele polariza a luz.

Filtro polarizador linear

O filtro polarizador linear permite que somente ondas de luz polarizadas em uma única direção passem através dele. Devido a essa característica as câmeras perdem a sua capacidade de foco automático e de medição de luminosidade.

Isso ocorre porque esses sistemas dependem de luz incidente em diversas direções para funcionar, e como com o modelo linear a luz adentra em apenas uma direção, o fotógrafo perde a opção de utilizar o foco automático e recebe leituras incorretas do medidor de luminosidade. Por isso, só opte pelo filtro linear caso deseje utilizar somente o foco manual.

Filtro polarizador circular

Já o filtro polarizador circular, ou também chamado de PL-C ou CPL, possui duas camadas que atuam de maneiras diferentes. Uma delas serve para polarizar a imagem, dessa forma, eliminando os reflexos, a outra atua despolarizarando a cena. Cada ângulo de ajuste da parte móvel produzirá um resultado levemente diferente.

Com essa opção é possível utilizar as câmeras automáticas sem nenhuma restrição e por isso, esse modelo de filtro polarizador é mais caro e também uma das primeiras opções dos fotógrafos.

Na imagem é possível ver um close em uma pessoa com uma filmadora.

O filtro polarizador linear deve ser utilizado com ajuste manual da câmera.
Fonte: Terje Sollie / Pexels)

Revestimento

Basicamente todos os filtros polarizadores são produzidos em vidro, porém o tipo de revestimento que esse vidro recebe está diretamente relacionado a sua qualidade e ao seu preço.

Alguns modelos possuem uma ou mais camadas de revestimentos que servem para diminuir a probabilidade de erros cromáticos ou evitar que reflexos indesejados apareçam na foto.

Além disso, existem opções que contam com camadas externas revestidas que normalmente são mais duras, sem falar que há também àquelas que são resistentes a impactos, água, óleo e manchas.

É importante checar essas questões porque filtros sem revestimentos adicionais podem tirar detalhes da foto, deixar passar reflexos e também ter uma durabilidade reduzida.

Marca

A marca, tanto do filtro quanto da sua câmera, pode alterar o modelo de filtro polarizador que você irá comprar.

Cheque com atenção se na caixa ou na descrição do produto está especificado por exemplo que ele é para câmeras Cannon. Caso seja, é importante ter certeza se ele irá se encaixar perfeitamente na sua câmera Nikon, digamos assim.

As marcas específicas somente na produção de filtros normalmente são as que criam opções mais versáteis.

Preço

Conforme explicamos nos tópicos mais acima, o preço dos filtros polarizadores varia muito e pode chegar a uma quantia alta, porém, nem sempre a economia vale a pena.

O preço mais alto de um modelo de filtro polarizador, provavelmente está justificado não somente pelo seu tamanho, mas também pelos seus itens adicionais, conforme explicado acima.

Sempre leia bem as especificações técnicas do produto e avalie se ele será realmente positivo para as suas fotos ou se poderá estragar com facilidade ou promover alterações indesejadas na imagem.

(Fonte da imagem destacada: byrev / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
39 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...