Fita de led de 5 metros.
Ultima atualização: 26 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

Products

9Produtos analisados
Hours

14Horas investidas
Studies

3Estudos avaliados
Comments

36Comentários coletados

Bem-vindo ao Review Box Brasil. Hoje o assunto do texto é fita de LED. Você pensa em comprar este produto e quer saber como encontrar as melhores versões? Tenha certeza que após a leitura desse Guia ficará fácil ter menos custos e mais benefícios na compra.

As fitas de LED parece que fornecem mais vida na decoração de ambientes interiores ou exteriores. Além de decorar o produto servem para iluminar. Só que se você escolher a opção errada tudo pode se apagar em questão de segundos, inesperadamente!

Os principais tipos de fita de LED, o uso de cada versão conforme diversas necessidades diferentes, a média de preço e outras dúvidas você aprenderá nesse texto.




Primeiro, o mais importante

  • Fitas de LED mais comuns estão disponíveis nas cores amarela ou branca. Também tem as opções RGB com três tipos de tons diferentes.
  • Apenas algumas versões são resistentes a água e servem para instalar em ambientes exteriores.
  • A grande parte das opções não possui mais de 4 modos de efeitos especiais controlados por controle remoto.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores fitas de LED

Há tantas escolhas de fitas de LED que a gente pode até se perder na hora de procurar pelo melhor produto. Uma forma mais simples de fazer comparação de modelos é saber quais são as características técnicas das versões de fita de LED que fazem sucesso. A seguir você pode conhecer uma lista que reúne as melhores:

1° – Fita de LED 100 metros

É um produto muito utilizado por empresas de organização de eventos, com o comprimento de 100 metros. A versão de cor branca trabalha em uma potência de 4w.

A fita de LED é um produto durável, já que pode durar por até 25 mil horas sem apresentar problemas! É possível cortar o modelo a cada 1 metro. Esta versão funciona em tomadas de 110 volts.

2° – Fita de LED 25 metros

O produto é ideal como um complemento de iluminação de diferentes propostas decorativas. Esta versão tem 25 metros e dura 30 mil horas. Aproveite as diversas variações de controle das luzes.

Utilize este modelo em tomadas com 127 volts. Ele tem uma composição composta de silicone reforçado.

3° – Fita de LED 50 metros

O produto possui um comprimento de 50 metros e a resistência necessária para ser usado nos mais diferentes locais da casa. Instale em prateleiras, ao redor de espelhos ou na sacada para complementar a decoração de natal.

Esta produção pesa apenas 6 kg, não há muitas dificuldades em levá-la para diferentes locais.

4° – Controle de fita de LED

O principal acessório da fita de LED está no controle, um instrumento que serve para controlar as luzes.

Esta versão de controle apresenta 24 botões, alguns são úteis para regular a intensidade da iluminação, outros servem para trocar os efeitos. Esta produção tem 3 meses de garantia.

Guia de Compra

Talvez você queira seguir a moda das tendências em decoração de usar a fita de LED ao redor de escadas, corrimões, móveis e rodapé! Descubra a seguir as revelações que podem direcionar as suas compras na busca pelas melhores ofertas do mercado.

Mão de homem instalando fita de LED.

Se os melhores projetos decorativos exigem fita de led vale a pena aprender como comprar este produto da melhor forma. (Fonte: Владимир Григорьев / 123RF)

O que é a fita de LED?

Fita de LED é um produto comprido composto por pequenas luzes de LED que servem para decorar ou iluminar ambientes externos e internos. Interessante notar que as melhores versões atuais possuem até um material adesivo que ajuda na instalação.

Você pode usar uma fita de LED para contornar os mais diferentes locais, por exemplo:

  • Móveis;
  • Espelhos;
  • Degraus;
  • Rodapés;
  • Corrimãos;
  • Escadas;
  • Fachadas.

Estes produtos se caracterizam por serem bastante flexíveis para ajudar na criação de efeitos cênicos que valorizam diferentes propostas decorativas.

Os LEDs são fixados em uma placa eletrônica que possui um material repleto de flexibilidade. Para funcionar as luzes precisam trabalhar em uma tensão baixa, que pode ir a até 24v.

No mercado é possível encontrar fitas de LED disponíveis em diferentes tamanhos. A medida do comprimento de uma fita vai de 5 até 100 metros ou mais. Ela também está comercializada em espessuras variadas.

Branco, verde, amarelo, azul e vermelho são apenas algumas das cores referentes à fita de LED. Também existem os tons monocromáticos e as versões RGB (sigla em inglês para Red, Green and Blue que significa vermelho, verde e azul), que combina variados tons em apenas uma fita.

O produto tem bastante durabilidade. Uma fita de LED brilha por tempo que vai de 20 mil a até 40 mil horas, ou mais!

Quais as vantagens e desvantagens da fita de LED?

De início podemos ver de uma forma positiva o fato de a fita de LED ser uma fonte de luz flexível. Ou seja, você pode levar as lâmpadas aos mais diferente locais para ter a iluminação.

Com bastante elegância, este é o típico produto que salva a vida dos decoradores, já que combina nas diferentes propostas decorativas, acrescentando um charme visual belo em troca de preços convidativos.

Não podemos esquecer que a durabilidade também é vantagem. Até as produções mais baratas possuem uma duração de milhares de horas!

A sustentabilidade é outro benefício uma vez que este produto consome pouca energia por trabalhar com potências mais leves.

Também é uma produção que não esquenta, além de estar disponível em diferentes tamanhos para satisfazer as demandas das mais distintas necessidades.

Bancada de cozinha com fita de LED instalada.

A fita de LED é usada para iluminar móveis onde a luz não alcança. (Fonte: Lubos Paukeje / 123RF)

Agora, vamos aos aspectos negativos! Um deles é que as versões baratas não estão blindadas de uma forma avançada, de modo que podem ter pouca resistência no contato com água ou excesso de intensas luzes solares, gerando uma certa limitação ao uso em locais abertos.

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar não é fácil fazer a instalação que deve ser realizada por profissionais. Eles usam até adaptadores para conseguir ligar as luzes com perfeição!

Outro ponto negativo é que existe uma limitação de comprimento. Se você procurar por versões que possuem menos de 5 metros será difícil encontrar no mercado. Sem contar que nas produções coloridas RGB existem poucas misturas de cores em só uma fita.

Absorva melhor as desvantagens e vantagens das fitas de LED ao analisar os dados da tabela a seguir:

Vantagens
  • Fonte de luz flexível
  • Combina com diferentes decorações
  • Elegância, durabilidade e sustentabilidade por preços acessíveis
  • Sem aquecimento
  • Ideal para utilizar em diferentes locais
  • Disponível em diversos tamanhos
Desvantagens
  • Versões com preços baixos não possuem muita blindagem
  • Poucas misturas de cores em apenas uma fita
  • Somente algumas produções resistem a água
  • Não é fácil instalar
  • Limitações para grandes áreas abertas
  • Limitação de 5 metros

Quais as diferentes opções de fitas de LED?

Cor e potência são os dois aspectos que mais diferem nas opções disponíveis para a compra de fitas de LED, sem contar o tamanho e a grossura. Quanto mais grossa melhor é a resistência da produção.

Nas fitas mais populares e com preços acessíveis há as tonalidades brancas, que possuem um tom marcante. Também existem versões amarelas para usar nas decorações mais sofisticadas, gerando certo conforto visual no ambiente.

A terceira e mais variada opção de tons está na fita de LED RGB, que traz uma combinação de azul, verde e vermelho. Com uso de controle remoto é possível selecionar apenas um tom ou todas cores na mesma fita.

Não se pode ignorar o fato de que as fitas de LED também se dividem de acordo com a potência, sendo que as principais versões têm 4.8w ou 7.2w por metro. A primeira oferece uma iluminação suave, sendo ideal para decoração. Agora se você precisa iluminar o ambiente de fato, a fita de LED de 7.2w é a ideal.

Veja a diferença destas versões na tabela.

Fita de LED 4.8w Fita de LED 7.2w
Uso Mais para decoração Mais para iluminação
Preço Baixo Médio
Intensidade de luz Média Alta

Quanto custa?

O tamanho, a potência, a durabilidade e as opções de cores, todos estes são aspectos que podem tornar o preço do produto mais barato ou baixo. A média de precificação vai de R$ 20 a até R$ 1.500.

Apenas a questão da marca não interfere muito no preço, só que se você comprar online pode economizar até 20% no final das contas.

Onde comprar?

Por ser um produto muito popular no mercado você não encontrará dificuldades em comprar fita de LED nos comércios como Magazine Luiza, Americanas e Leroy Merlin.

Já na internet os compradores possuem como vantagem a comparação de preços mais rápida, além de encontrar infinitos modelos nas ofertas. Faça sua compra em lojas como Amazon, Mercado Livre ou Submarino.

foco

Considere que a fita de LED é um produto de decoração, de modo que grande parte das versões tem limitações no trabalho nas áreas muito abertas. Se você quer instalar em locais exteriores vale a pena pagar mais pelas versões resistentes a sol e chuva, que possuem uma melhor blindagem.

Critérios de compra: Fatores que ajudam na comparação de ofertas de fita de LED

Há tantos detalhes nas simples fitas de LED que alguns vendedores aproveitam para vender gato pelo preço de lebre. Para saber se uma oferta no mercado vale a pena ou não compare as promoções de acordo com os seguintes critérios:

  • Cores
  • Tamanho
  • Durabilidade
  • Blindagem
  • Efeitos
  • Certificado

Para entender melhor os significados dos termos listados, continue realizando a leitura deste artigo:

Uma sala decorada com fita de led no teto.

Com os critérios de compras em mente você vai aprender a comprar uma fita de LED perfeita ao seu projeto decorativo (Fonte: Eduardo-Silva / Pixabay)

Cores

A cor pode ser um dos pontos mais importantes do produto para alguns compradores. Tenha em mente de que as opções com preços populares apresentam apenas amarelo ou branco, sem muitos adicionais.

Por outro lado, ao pagar um pouco mais pela fita de LED RGB você tem disponível 3 cores diferentes com opções de efeitos controlados por controle remoto.

Tamanho

Se você tem desejo de instalar a fita de LED nos mais diferentes locais o conselho é optar pelas versões que possuem diversos metros.

Vale destacar que as produções maiores podem ser cortadas para aumentar a flexibilidade do uso dos decoradores profissionais. Você pode encontrar de 5 a 100 metros de fita, tudo depende da sua necessidade.

Rolo de fita de LED branca acesa.

É possível encontrar rolos de 5 a 100 metros de comprimento. (Fonte: Mihail Dechev / 123RF)

Durabilidade

É bom ficar de olho na durabilidade, já que uma versão pode durar mais do que a outra.

Ao pagar preços baixos você pode comprar as produções que duram por até 20 mil horas. No mercado existem opções de preços superiores com uma blindagem avançada cuja duração pode chegar em 35 mil horas ou um pouco mais.

Blindagem

Tenha em mente uma regra: Não são todas as versões de fitas de LED que funcionam em água. Na prática quanto mais blindagem maior é a resistência do produto a água ou ao sol.

Para quem não sabe a blindagem se trata da parte que fica no lado externo da fita. Se ela for robusta o produto possui mais resistência. Do contrário é difícil usar a produção em ambientes exteriores ou até dentro de aquários ou piscinas.

Efeitos

As melhores versões de fitas de LED podem oferecer até 4 opções de efeitos diferentes, que na prática se tratam das formas como piscam as luzes.

É bom ficar de olho antes de comprar, uma vez que também existem opções sem nenhum efeito especial.

Imagem de fita de LED.

As fitas de LED costumam ter efeitos de cores, verifique antes de comprar. (Fonte: Volodymyr Krasyuk / 123RF)

Certificado

Compre apenas a fita de LED certificada de acordo com os rigorosos padrões do INMETRO. Só desta forma é possível assegurar a segurança no uso.

A tentação pode até ser grande de comprar itens não certificados por causa dos preços baixos à venda no comércio ambulante. Só que não adquirir a fita de LED certificada pode gerar muitas dores de cabeça no final das contas.

(Fonte da imagem destacada: BentChiang / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Henrique Torres Técnico em Eletrônicos/Fotógrafo por Hobby
Henrique entrou na faculdade de jornalismo, mas logo no segundo período, percebeu, na aula de fotografia, que as câmeras eram sua grande paixão. Da dedicação às lentes, surgiu o interesse por outros eletrônicos, e hoje ele passa seu tempo consertando gadgets e fotografando por hobby.