Foto de uma mulher oriental de blusa branca tomara que caia e cabelo preso em um coque, de olhos fechados e apontando um produto em spray para o seu rosto.
Ultima atualização: 4 de outubro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

73Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre um produto de beleza que é um verdadeiro facilitador na hora de finalizar a make: o fixador de maquiagem.

Como você já deve estar imaginando, este cosmético serve justamente para ajudar a manter a maquiagem por mais tempo no rosto. No guia abaixo nós vamos te apontar todas as suas vantagens, além de explicar a melhor forma de uso!




Primeiro, o mais importante

  • Como o próprio nome já indica, o fixador de maquiagem nada mais é do que um produto usado ao fim da produção, para garantir que ela dure por muitas horas sem borrar.
  • O fixador de maquiagem pode ser em spray ou em pó, formato menos tradicional.
  • Caso opte por comprar o fixador em spray, observe se o jato é seco ou molhado, uma vez que cada um deles é indicado para um tipo de pele.

Você também pode gostar:

Os melhores fixadores de maquiagem: As escolhas da redação

Por não ser um produto tão comum no nosso dia a dia, a escolha do fixador de maquiagem ideal pode gerar algumas dúvidas. Pensando nisso, selecionamos o que há de melhor no mercado para te ajudar na hora da escolha:

O melhor fixador de maquiagem como um todo

O fixador Retoque Nunca Mais da RK By Kiss é conhecido pela altíssima fixação, permitindo que a make dure até 24 horas. Além disso, trata-se de um cosmético livre de óleos, garantindo ao rosto uma textura matte e confortável. Ele é transparente, possui secagem rápida e fórmula leve, perfeito para qualquer ocasião.

O fixador de maquiagem mais vendido do mercado

Não é à toa que o fixador Charming é campeão de vendas. Além da longa duração garantida, ele se destaca também pelo toque seco e pela fragrância super suave e agradável. O produto possui 250 ml e é recomendado para todos os tipos de pele.

O melhor custo-benefício

No products found.

Se você não pretende gastar muito na compra do seu cosmético, não tem problema, a Ruby Rose oferece um excelente fixador por custo melhor ainda. Ele é leve, possui secagem rápida e longa duração. Não deixa a pele oleosa e possui 150 ml.

Guia de Compra

O fixador de maquiagem é um desses produtos recheado de vantagens, mas que nem sempre conhecemos. No guia abaixo iremos te contar como esse cosmético pode facilitar na sua rotina de beleza, além de te apontar valores e como aplicá-lo.

Foto de uma mulher loira espirrando fixador de maquiagem em uma mulher que está de olhos fechados e aparenta ter acabado de ser maquiada.

O fixador de maquiagem garante que a make resista por mais tempo na pele. (Fonte: Karel Joseph Noppe Brooks / 123RF)

Quais as vantagens do fixador de maquiagem?

A maioria das mulheres já sofreu com a maquiagem perdendo a fixação antes da hora ao menos uma vez na vida. O resultado é um efeito borrado e bagunçado que desagrada qualquer uma, e é justamente por isso que o fixador de maquiagem é tão importante.

Ele cria uma fina e transparente camada protetora na pele, garantindo uma make intacta do começo ao fim do seu dia ou evento.

Trata-se de um produto super indicado para baladas, casamentos, formaturas e eventos onde costumamos usar make pesada, mas sofremos com o passar das horas, além do suor e do calor.

Além disso, a maioria dos fixadores de maquiagem são livres de óleo, o que ainda promove uma pele sequinha e sem brilho.

Apesar dos benefícios, todo fixador funciona dentro de um período de tempo máximo, e é natural que após muitas horas ele comece a falhar.

É importante citar também que ele não é capaz de transformar em à prova d’água maquiagens que não são, ou seja: se chover e você não estiver usando uma make resistente a água, o fixador não poderá ajudar muito.

De maneira geral, é um produto simples, prático, de ótimo custo-benefício e bastante eficiente. Não é tão necessário no dia a dia, mas fundamental em datas e ocasiões especiais.

Para facilitar o entendimento sobre o assunto, montamos uma tabela apontando suas vantagens e desvantagens.

Vantagens
  • Fixa a maquiagem na pele por mais tempo
  • Fixadores livres de óleo colaboram para uma pele sequinha
  • Possui bom custo-benefício e é prático de usar
Desvantagens
  • Não é fundamental na make do dia a dia
  • Depois de muitas horas de uso o efeito pode começar a falhar
  • Não é capaz de transformar em à prova d’água maquiagens que não são

Fixador de maquiagem em spray ou em pó: Qual o melhor?

O fixador de maquiagem pode ser encontrado em duas formas de apresentação: em pó, ou com spray seco ou molhado. Cada um deles é indicado para um tipo de situação e é disso que iremos falar agora.

AristótelesFilósofo grego

"A beleza é a melhor carta de recomendação."

Fixador de maquiagem em spray seco

O fixador com jato seco é o preferido de quem possui pele oleosa e quer garantir um efeito 100% matte. Ele controla a oleosidade da pele e é perfeito para maquiagens pesadas, pois segura perfeitamente bem makes fortes.

Fixador de maquiagem em spray molhado

O spray molhado é uma boa saída para todo dia de ocasião, especialmente em eventos diurnos, pois além de ser um excelente fixador, garante um leve efeito glow à pele, deixando o acabamento mais natural.

Além disso, evita marcas de expressão que possam ser causadas pela maquiagem pesada ou craquelada. É uma ótima ideia para quem possui pele normal ou seca.

Fixador de maquiagem em pó

Este é um tipo de fixador pouco conhecido, mas que tem o seu valor. Ele é mais recomendado para auxiliar a base na função de cobrir manchas muito escuras ou até mesmo tatuagens. Também garante um efeito super matte, sendo uma boa para peles oleosas, e é translúcido.

Spray seco Spray molhado
Tipo de pele Oleosas Normais ou secas Oleosas
Acabamento Matte Natural, com leve brilho Matte
Quando usar Em maquiagens pesadas Todo tipo de maquiagem Em pessoas com manchas escuras ou tatuagens que queiram ser escondidas

Como aplicar o fixador de maquiagem?

Assim como qualquer outro artigo de maquiagem, existe uma maneira correta de aplicar o fixador, de forma a garantir o efeito mais natural e resultado mais eficiente possível.

Seu uso deve ser feito após a produção toda pronta, inclusive batom. Quando já tiver finalizado sua make, basta fechar os olhos e borrifar o produto três ou quatro vezes, em movimentos circulares.

O ideal é que você mantenha uma distância de 15 cm a 20 cm do rosto, para que a camada de proteção seja naturalmente aderida à pele, sem deixar aparente a presença do fixador.

Feito isso, é só esperar cerca de um minuto até o fixador estar seco e ter sido completamente absorvido. Simples, né?

Foto de uma mulher nitidamente maquiada, com olhar longe, cabelos presos, brilho grande e um dos braços apoiado em uma poltrona.

A camada de proteção criada pelo fixador de maquiagem é transparente e sutil. (Fonte: Pixabay / Pexels)

O fixador de maquiagem pode ser prejudicial à saúde?

Muito se questiona sobre os possíveis danos que o fixador de maquiagem pode provocar à saúde, no entanto, a notícia boa é que se trata de um produto seguro, que não causa nenhum tipo de doença.

Porém, pessoas alérgicas e extremamente sensíveis a maquiagens diversas podem ser afetadas por algumas reações como coceira e vermelhidão.

Em raros casos como esse, deve-se lavar imediatamente o rosto e consultar um dermatologista, não repetindo o uso do produto.

É importante lembrar também, que a aplicação do fixador deve ser feita com os olhos totalmente fechados, caso contrário, eles provavelmente ficarão irritados.

Quanto custa e onde comprar um fixador de maquiagem?

Para a nossa sorte, fixador de maquiagem não tende a ser um produto muito caro, custando em torno de R$ 15 a R$ 60.

Eles podem ser comprados em lojas de cosméticos, como Sephora, The Beauty Box e as lojas das próprias marcas, ou no caso das marcas mais populares, em farmácias e lojas de departamento, como Americanas.

Você também encontra o fixador de maquiagem online, em sites de venda como Amazon, Mercado Livre, Beleza na Web e Submarino.

Critérios de compra: Fatores para comparar os tipos de fixador de maquiagem

Fixadores de maquiagem são artigos simples, mas que lidam com a sua pele. Abaixo, selecionamos alguns fatores que devem ser observados na hora da compra:

  • Jato
  • Composição
  • Tempo de fixação
  • Aroma

Agora, vamos conversar melhor sobre cada um desses pontos.

Jato

Se for optar por um fixador de maquiagem em spray, é importante escolher qual tipo de jato será melhor para a sua pele e para o tipo de ocasião em questão.

Como já citamos em tópicos anteriores, o jato seco possui efeito matte, sendo perfeito para pessoas com peles oleosas e makes pesadas.

Já o jato molhado promove um brilho leve ao rosto, garantindo um aspecto mais natural. Ele é indicado para pessoas com peles normais ou secas, podendo ser usado em todas as ocasiões.

Foto de uma mulher negra, com os olhos fechados e maquiada, borrifando um produto em direção ao seu rosto com uma mão, e com a outra segurando um outro produto também de spray.

Os fixadores em spray são os mais práticos e com efeito mais neutro. (Fonte: Godisable Jacob / Pexels)

Composição

Aconselhamos pessoas alérgicas a checarem a embalagem do produto antes de usá-lo.

Falar sobre a composição do fixador de maquiagem é difícil, pois se trata de um cosmético sintético, que normalmente não é composto por substâncias naturais.

Nesse caso, aconselhamos apenas pessoas alérgicas e muito sensíveis a checarem a embalagem do produto antes de usá-lo, de forma a garantir que ele não possui nenhum elemento que já seja sabido que poderá provocar reações na pele.

Tempo de fixação

Em média, o tempo de fixação de um bom fixador de maquiagem, deverá se estender entre 8 e 24 horas. Se optar por um produto com fixação menor que isso, provavelmente não sentirá resultado.

Aroma

Aqui está uma questão variável entre os modelos do produto. Alguns possuem aromas e outros não.

A escolha deverá ser baseada no seu gosto, mas lembre-se que fixadores com cheiro podem causar desconforto e até espirros, além de nem sempre serem uma boa ideia se usados junto de perfumes com aroma marcante.

(Fonte da imagem destaca: bbtreesubmission / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.