Câmera e flash Nikon.
Ultima atualização: 9 de junho de 2020

Como escolhemos

6Produtos analisados

13Horas investidas

4Estudos avaliados

39Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O flash é um acessório essencial para quem investe em boas fotografias. Mas em meio a tantas marcas pode ficar difícil escolher o melhor. Por isso, no artigo de hoje, vamos focar no flash Nikon.

O flash da Nikon é um dos top de linha da categoria, tanto pelo renome da marca quanto pela variedade e versatilidade dos modelos. A seguir, você vai descobrir como escolher e comprar o melhor flash Nikon.




Primeiro, o mais importante

  • A Nikon é reconhecida mundialmente pela excelência na fabricação de máquinas fotográficas e acessórios, incluindo o flash.
  • Existem diversos modelos de flash na Nikon e cada um tem um propósito.
  • Para investir no flash Nikon ideal você deve considerar o número de guia, a flexibilidade da cabeça e a compatibilidade com a câmera.

Você também pode gostar:

Melhores flashes Nikon: Nossas recomendações

O melhor flash Nikon como um todo

O flash Nikon SB-700 possui número guia 92 na posição de zoom de 35 mm e cabeça de zoom automática que alcança de 24 a 120 mm com formato FX, e 14 a 120 mm com formato DX. Além disso, esse flash NiIkon funciona com quatro pilhas AA e tem tempo de reciclagem de 2,5 a 3,5 segundos.

O flash Nikon mais robusto

O SB-5000 é um flash da Nikon que tem controle de rádio Advanced Wireless Lighting quando usado com uma DSLR D5 ou D500 equipada com o controle remoto sem fio WR-R10, e o adaptador remoto sem fio WR-A10. Compatível com Nikon i-TTL, esse flash tem número do guia 113, alcance de zoom 24-200mm e tempo de reciclagem de 1,8-2,6 segundos.

Guia de Compra

Como existem modelos com configurações técnicas tão variadas, pode não ser simples a tarefa de escolher o melhor flash.

Para lhe ajudar nesse processo, nós criamos esse Guia de Compra. A seguir, vamos tirar as principais dúvidas sobre os flashes da Nikon.

Homem fotografando com câmera e flash Nikon.

O flash Nikon é uma dos melhores da categoria. (Fonte: Dovran Kurbanov/ Pexels.com)

Qual o diferencial do flash Nikon?

Usado para iluminar áreas escuras e conferir preenchimento na fotografia, o flash é um acessório indispensável, seja para fotógrafos profissionais seja para amantes da fotografia.

E são muitas as marcas de renome nesse segmento. Entre elas uma se destaca: a Nikon. Fundada em 1917, no Japão, a Nikon fabrica câmaras fotográficas, lentes objetivas, flashes, filtros, binóculos, microscópios e instrumentos de medida.

Homem ao ar livre, fotografando com câmera e flash Nikon.

Renome e qualidade definem o flash da Nikon. (Fonte: Jacques Tomlinson/ Pexels.com)

Além da larga tradição na fabricação de câmeras e acessórios, a Nikon também é conhecida pelo alto investimento em tecnologia e em design.

Tanto que, hoje em dia, é possível escolher entre diversos tipos de flashes, que variam em termos de tamanho, design, funções e recursos.

Quais são os principais tipos de flash Nikon?

De modo geral, existem dois tipos mais comuns de flashes na Nikon: O embutido e o dedicado. A seguir, vamos mostrar as principais características deles:

  • Embutidos: Os flashes Nikon embutidos ou incorporados à câmera criam uma luz que ilumina em uma única direção. A parte negativa é que isso gera contrastes e sombras grosseiras;
  • Dedicado: O flash Nikon dedicado se encaixa na sapata da câmera. Junto com a câmera, o flash obtém informações sobre a utilização do comprimento da lente, a sensibilidade ISO, a abertura e a velocidade do obturador. Tudo isso para determinar a luz ideal que deve ser emitida na hora da foto.

Por conta das características e da versatilidade na hora do uso, o flash dedicado é mais eficiente e, portanto, o preferido dos profissionais da fotografia.

Sem contar que o flash dedicado também permite que você evite os olhos vermelhos nas fotografias.

Mas, além dessas duas principais categorias de flash Nikon, também existem outros que merecem ser mencionados.

Câmera, lente e flash da Nikon sobre uma mesa.

O flash dedicado é o mais versátil e eficiente. (Fonte: Ninh Nguyễn/ Pexels.com)

O flash anelar, por exemplo, é aquele que se encaixa na lente e fornece uma fonte de luz suave e difusa. Já o flash conhecido como ‘cabeça de martelo’, é uma unidade separada, que é parafusado ao tripé.

Esse tipo de flash é muito utilizado em eventos, como casamentos, por exemplo, e pela imprensa.

Qual o sistema de comunicação e iluminação do flash Nikon?

Além da versatilidade e qualidade, os modelos mais avançados são compatíveis com o sistema de comunicação TTL e I-TTL, que permitem disparar o flash Nikon a grandes distâncias das câmeras.

Os flashes Nikon com sistema TTL permitem o ajuste manual.

Os flashes Nikon com sistema TTL permitem o ajuste manual a cada disparo. Além disso, a maioria dos flashes da Nikon são compatíveis com o Sistema de iluminação criativa (CLS) da marca.

O CLS é o sistema de flash original da Nikon que utiliza comunicação otimizada de dados entre Speedlights e câmaras.

Quais os principais modelos de flash Nikon?

Os flashes da Nikon são categorizados de acordo com alguns funções, tecnologias e recursos que cada um possui.

Por exemplo, o flash Nikon SB-5000 tem como principal característica ser o mais robusto de todos. Ele também conta com mais opções de ajustes.

Com cabeça giratória, o SB-5000 é recomendado para câmeras DSLR profissionais ou câmeras Mirrorless. Já o flash Nikon SB-700 conta com menos opções de disparo e um corpo mais compacto.

Mas existem outros modelos com configurações diferentes. Para resumir, criamos a tabela abaixo com os principais tipos de flashes Nikon. Veja:

Flash Nikon Características
SB-300 Básico, leve e compacto, a cabeça só pode ser inclinada 120 graus.
SB-400 A cabeça pode ser inclinada em 90 graus para cima
SB-500 Pode ser usado para disparar outros flashes e a cabeça pode inclinar 90 graus e virar 180 graus
SB-600 Cabeça se move para cima e para baixo, e tem rotação para os lados
SB-700 Compatível com todos os recursos CLS, pode ser usado para disparar outros flashes
SB-800 Cabeça pode girar e inclinar com mais flexibilidade
SB-900 Tem vários acessórios, compatibilidade com o Nikon CLS e cabeça flexível
SB-910 Tem um hardware melhorado e pequenas modificações no layout

Preciso ter uma câmera Nikon para usar o flash Nikon?

Não necessariamente. É possível utilizar o flash Nikon em câmeras de outras marcas. Mas se você fizer isso é importante ter em mente que algumas funções, que antes seriam automáticas, terão que ser realizadas de forma manual.

Isso ocorre porque os flashes são fabricados para terem compatibilidade com certas câmeras, que possuem componentes eletrônicos específicos.

Câmeras Nikon funcionam com flashes de outras marcas?

A resposta aqui é a mesma da questão anterior. Ou seja, é sim possível utilizar câmeras da Nikon com flashes de outras marcas.

No entanto, em geral, algumas funções automáticas precisarão ser acionadas manualmente.

Como funciona a assistência técnica para o flash Nikon?

Caso você precise de suporte para reparos ou assistência por conta de problemas técnicos, você pode acionar a Nikon por meio de um formulário que você deve preencher no site oficial da fabricante.

Com isso, um representante da Nikon entrará em contato com você, normalmente dentro de 48 horas (exceto finais de semana e feriados).

Você será notificado por e-mail quando a sua pergunta for respondida e toda a comunicação será documentada na seção 'Minhas Perguntas', da sua conta online na Nikon.

foco

Você sabia que muitos flashes Nikon também podem ser disparados remotamente, através de um Rádio Flash Nikon?

Quanto custa e onde comprar o flash Nikon?

Você vai encontrar diferentes tipos de flash Nikon e, por isso, o preço também varia bastante. Dependendo da tecnologia e das funções, o flash Nikon pode custar entre R$ 1 mil e R$ 4 mil.

Encontrá-lo à venda não será difícil. Lojas especializadas, de departamento e hipermercados como, por exemplo, Lojas Americanas e Extra, costumam vender o flash da Nikon.

Mas o local onde você encontrará a maior variedade de modelos e preços é, de fato, em lojas da internet, como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como avaliar o melhor flash Nikon

Para ter certeza de que está investindo no melhor flash da Nikon, você vai precisar comparar alguns critérios que diferenciam um modelo de outro.

Para lhe ajudar nessa etapa, selecionamos a seguir os principais fatores que você deve levar em conta nessa comparação. Veja:

A partir daqui, mostraremos a melhor forma de considerar cada um desses aspectos.

Compatibilidade

Como vimos, não é preciso que você tenha uma câmera da Nikon para usar o flash Nikon. No entanto, é preciso ficar atento à compatibilidade do flash com o modelo e a tecnologia da câmera fotográfica.

Isso, principalmente, para que certas funções e recursos do flash funcionem com eficiência e, se assim você desejar, de forma automática.

Por exemplo, o controle de rádio, que é um dos recursos presentes em alguns dos flashes da Nikon, apenas funcionam se forem usados em câmeras Nikon do tipo DSLR D5 ou D500.

Mulher fotografando com câmera e flash da Nikon.

O ideal é que o flash seja compatível com o sistema da sua câmera. (Fonte: Annimousey/ Pixabay.com)

O mesmo ocorre com outras funcionalidade que são compatíveis com o sistemas de determinadas câmeras, e isso independe da marca.

Para não errar, confira a descrição do flash antes e procure pela informação que determina com qual câmera o flash Nikon é compatível.

Alcance de Zoom

Um dos principais recursos de um flash Nikon que merece sua atenção é o alcance do zoom. E você vai querer analisar essa informação antes de investir na compra do acessório.

Isso porque essa função pode variar bastante dependendo do modelo de flash. Para você ter uma ideia, é possível encontrar flashes cujo alcance do zoom varia de 24mm a 200mm.

Tempo de reciclagem

Outro critério que você deve levar em conta na hora de escolher o melhor flash Nikon é o tempo de reciclagem.

Trata-se do tempo que o flash leva para ficar pronto para o próximo disparo, e que é medido em segundos. A Nikon disponibiliza flashes cujo tempo de reciclagem pode variar entre 1,8 e 3,5 segundos.

NG

Observe também o NG, ou número de guia. Esse é um número que indica a distância que a luz do flash consegue atingir em ISO 100 na potência máxima.

Por exemplo, um flash com GN 20 ilumina um objeto a 5 metros de distância com abertura de lente f/4. Mas o mesmo flash ilumina um objeto a 10m com abertura de lente f/2 e assim por diante.

Pilhas

Por fim, verifique a forma como os flashes Nikon são alimentados. Em geral, isso corre por meio de pilhas. Mas, dependendo do modelo, o flash pode funcionar como duas ou quatro pilhas AA.

(Fonte da imagem destacada: MichaelGaida/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Henrique Torres Técnico em Eletrônicos/Fotógrafo por Hobby
Henrique entrou na faculdade de jornalismo, mas logo no segundo período, percebeu, na aula de fotografia, que as câmeras eram sua grande paixão. Da dedicação às lentes, surgiu o interesse por outros eletrônicos, e hoje ele passa seu tempo consertando gadgets e fotografando por hobby.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.