Na foto um fogão de embutir.

O fogão faz parte da cozinha de praticamente todas as pessoas e além de ser um produto funcional, ainda pode somar na decoração do ambiente. Esse artigo é encontrado em diversas versões e uma que faz bastante sucesso é o fogão 4 bocas com mesa de vidro. É sobre ele que vamos falar hoje por aqui, seja bem-vindo!

O fogão 4 bocas com mesa de vidro possui um tamanho médio e têm como principal diferencial a sua aparência. Ele lembra muito um cooktop, porém com a diferença de que já vem acompanhado de um forno. Esse produto é essencial para quem quer um fogão funcional sem perder no design e para saber tudo sobre ele basta ler até o final.

Primeiro, o mais importante

  • O fogão 4 bocas com mesa de vidro é fabricado com um tipo de vidro muito resistente que pode ser exposto a altas temperaturas e choques sem quebrar.
  • Ele possui aparência mais sofisticada e é ideal para famílias pequenas e médias.
  • O fogão 4 bocas com mesa de vidro tem como uma de suas principais vantagens ser fácil de limpar.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de fogão 4 bocas com mesa de vidro: Recomendamos

O fogão 4 bocas com mesa de vidro é confeccionado por diversas marcas e cada modelo possui características próprias. Além da questão estética, é fundamental que esse produto funcione com eficiência. Sabendo disso, separamos abaixo as opções com a melhor performance e mais bem avaliadas pelos consumidores.

O fogão com melhor custo benefício

Esse modelo de fogão 4 bocas com mesa de vidro é de embutir e confeccionado na cor preto fosco. Ele possui grades de individuais de aço esmaltado com 6 pontos de apoio e sistema exclusivo de encaixe. Essa opção conta também com acendimento automático e visor panorâmico para visualização do interior do forno. Além disso, o forno tem interior total clean, uma tecnologia que facilita a sua limpeza.

O melhor modelo de fogão 4 bocas com mesa de vidro de piso

Essa opção de fogão 4 bocas com mesa de vidro possui dois queimadores rápidos e dois semirrápidos. Ele conta com grades individuais de aço fosco, que dão mais estabilidade para as panelas, e tem poucos recortes, o que facilita a sua limpeza. Esse modelo possui forno com porta full glass, que garante uma melhor visibilidade do seu interior, e é equipado com duas prateleiras.

Um fogão 4 bocas com mesa de vidro para se destacar

Além de possuir um design diferenciado, esse fogão 4 bocas com mesa de vidro é compacto e ideal para cozinhas pequenas. Ele tem painel com botões, puxador de aço e acendimento automático. Seu forno é confeccionado com vidro duplo, que garante mais segurança, e sua porta recebe uma proteção térmica, que ajuda a reter o calor na parte interna, gerando um melhor aproveitamento do gás.

Guia de compra

Os fogões são uma parte essencial nas cozinhas e além de funcionais, devem também possuir uma boa aparência para somar na decoração do ambiente. Pensando nisso, as fabricantes criaram o fogão 4 bocas com mesa de vidro, um modelo que fornece alta eficiência no preparo de alimentos e ainda tem um design sofisticado.

Esse tipo de fogão lembra um cooktop, com a diferença de que já vem acompanhado de um forno. Ele pode ser de embutir ou de piso e se você está pensando em adquirir um desses basta ler esse guia de compra para saber tudo sobre ele.

Na foto um casal cozinhando.

O fogão 4 bocas com mesa de vidro combina com todas as cozinhas e soma na decoração. (Fonte: Becca Tapert/ Unsplash)

O que é um fogão 4 bocas com mesa de vidro?

O fogão 4 bocas com mesa de vidro pode ser considerado um modelo intermediário entre um fogão convencional e um cooktop. Isso porque ele possui um design muito parecido ao dos fogões de embutir ou de piso. A única diferença é que sua mesa é feita de vidro, diferente dos modelos tradicionais, que possuem mesa em aço inox.

Esse tipo de fogão surgiu a partir da necessidade de criar uma opção bonita e funcional, que se adapta a todos os tamanhos e estilos de cozinha. Graças a isso ele consegue unir a beleza do cooktop com a praticidade de um fogão que já acompanha forno.

foco

Ao ver um fogão 4 bocas com mesa de vidro muitas pessoas pensam que ele é frágil e provavelmente irá quebrar.

Porém, isso é um mito e esse tipo de fogão possui alta resistência. Isso se deve ao vidro temperado usado na sua confecção, que possui cerca de 6 milímetros de espessura e pode ser exposto a choques e altas temperaturas sem danificar.

Quais são as vantagens do fogão 4 bocas com mesa de vidro?

Não é somente a beleza do fogão 4 bocas com mesa de vidro que torna esse produto uma boa escolha e ele possui muitos outros pontos positivos.

Além do apelo estético, esse tipo de fogão é muito fácil de limpar. Isso está relacionado não somente a sua superfície de vidro, mas também as suas grades e botões individuais, que facilitam esse processo.

Outro ponto positivo é que ele possui excelente durabilidade e resistência, sendo um eletrodoméstico que durará por anos.

Não pode-se deixar de destacar que o fogão 4 bocas com mesa de vidro tem um tamanho médio, que se adapta aos mais variados tamanhos de família e de cozinha. Ele tem também como vantagem o fato de ser confeccionado nos modelos de embutir ou de piso e já vir acompanhado de forno.

A desvantagem é que esse modelo é um pouco mais caro dos que os fogões com mesa de inox tradicional.

Vantagens
  • É mais bonito e sofisticado
  • Possui alta resistência e durabilidade
  • É fácil de limpar
  • É encontrado em dois modelos
  • Acompanha forno
Desvantagens
  • É um pouco mais caro que o fogão tradicional

Como limpar um fogão 4 bocas com mesa de vidro?

O fogão 4 bocas com mesa de vidro tem como grande diferencial o fato de ser fácil de limpar. Isso se deve ao fato de que sujeiras e gorduras aderem menos no vidro do que no inox, o que já torna essa higienização mais simples.

Além disso, praticamente todos os modelos desse tipo de fogão são feitos com peças que se soltam, não sendo necessário contornar grandes recortes na hora da limpeza.

Dessa forma, para limpá-lo basta remover as grades e os botões. Em seguida deve-se passar um pano úmido com sabão neutro ou esponja macia sobre toda a superfície da mesa. Por fim, basta retirar o excesso de sabão e o fogão estará limpo e sem manchas.

Na foto uma mulher limpando um fogão.

Para limpar o fogão 4 bocas com mesa de vidro basta um pano úmido com sabão. (Fonte: lightfieldstudios / 123RF)

Fogão 4 bocas com mesa de vidro ou mesa de inox: Qual o melhor?

Na hora de escolher um fogão deve-se levar em consideração diversos fatores como o modelo, número de bocas, medidas e se ele vai ter mesa de vidro ou de inox. Essas duas variações são bastante parecidas e no momento de decidir entre uma delas deve-se prestar atenção nos detalhes.

O fogão 4 bocas com mesa de vidro é mais sofisticado e requintado, dando um toque a mais na decoração da cozinha. Ele tem também como ponto positivo ser muito fácil de limpar e possuir uma alta resistência. Outro ponto positivo é que ele possui pés mais altos, que facilitam a limpeza do piso.

Já os fogões de aço inox são os mais tradicionais e encontrados em diversos modelos. Eles são mais simples e possuem um valor mais baixo do que as versões com mesa de vidro. O ponto negativo do fogão de inox é que a sua limpeza é um pouco mais difícil e dependendo do produto utilizado na higienização ele fica com manchas na mesa.

Fogão 4 bocas com mesa de vidro Fogão
4 bocas com mesa de inox
Resistência Alta Alta
Facilidade de limpeza Alta Média
Principais pontos positivos É mais sofisticado, soma na decoração e possui pés mais altos Tem valor mais baixo e é encontrado em maior número de modelos
Principais pontos negativos Possui valor mais elevado Pode ficar com a mesa manchada

Quanto custa e onde comprar um fogão 4 bocas com mesa de vidro?

O fogão 4 bocas com mesa de vidro pode ser adquirido em diversas lojas físicas e online que vendem eletrodomésticos. Algumas opções para fazer essa compra são Magazine Luiza, Ponto Frio, Amazon e Americanas.

O valor desse produto muda bastante de acordo com a marca e o modelo, sendo que os de piso são mais baratos do que os de embutir. Com isso, existem opções custando a partir de R$700 e as mais caras tem um preço que chega a R$ 2 mil, em média.

Critérios de compra: Como comparar os fogões 4 bocas com mesa de vidro

O fogão 4 bocas com mesa de vidro pode ser um excelente investimento e é um produto que com certeza deixará a sua cozinha mais bonita. Porém, deve-se escolher o modelo ideal para a sua necessidade e para não errar na compra basta levar em consideração os fatores abaixo.

Agora vamos explicar cada um desses critérios com detalhes.

Design

O design do fogão 4 bocas com mesa de vidro é um fator que deve ser analisado, pois ele é o responsável por deixar a cozinha mais bonita.

No geral existem modelos que são confeccionados na cor preta e outros na união de branco com inox ou preto com inox. Além disso, alguns possuem painel digital, o que dá um toque a mais na estética desse produto.

Os modelos de fogão preto são mais sóbrios e modernos, enquanto que os de inox são mais sofisticados.

Além disso, busque por um fogão que siga a mesma cartela de cores dos outros eletrodomésticos da cozinha, pois assim o ambiente irá ficar harmonioso.

Na foto um fogão com 4 bocas e uma chama acesa.

A aparência do fogão 4 bocas com mesa de vidro varia bastante e deve-se optar pelo que mais combina com a cozinha. (Fonte: ferarcosn / Pixabay)

Marca

O fogão 4 bocas com mesa de vidro é confeccionado por diversas marcas e existem opções da Consul, Electrolux, Esmaltec, Bratemp e muito outras. Cada uma dessas possui seus pontos positivos e negativos e qual escolher depende do seu gosto e opinião sobre elas.

Portanto, deve-se buscar por um modelo que pertença a uma fabricante na qual você confie. E pensando na estética do ambiente esse fator também é importante. Isso porque a aparência dos produtos de uma mesma marca acaba sendo parecida em modelo e coloração.

Logo, se na sua cozinha você já possui eletrodomésticos de uma de uma marca específica e você quer que tudo combine, leve em consideração comprar o seu fogão da mesma fabricante.

Modelo

O fogão 4 bocas com mesa de vidro é encontrado nos modelos de embutir e de piso. Os modelos de embutir são ideais para quem possui móveis planejados e esteticamente ficam bastante interessantes.

Já os fogões de piso são os mais básicos e que possuem valor mais acessível. Eles tem a facilidade de poderem ser mudados de lugar quando desejar, porém acumulam sujeira embaixo de seus pés.

Na foto uma cozinha com armários e um fogão de embutir.

O fogão 4 bocas com mesa de vidro de embutir é muito comum e existe em diversos modelos. (Fonte: ginsburgconstruction/ Pixabay)

Medidas

Por fim, não se esqueça de checar as medidas do fogão 4 bocas com mesa de vidro que você está pensando em adquirir. Mesmo que todos possuam o mesmo número de bocas, o tamanho desse modelo de fogão varia bastante e nem todos tem as mesmas dimensões.

Dessa forma, é fundamental checar o espaço disponível para a instalação desse produto antes de finalizar a compra.

(Fonte da imagem destacada: belchonock / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.