Imagem de uma pessoa cozinhando em um fogão 5 bocas.

Quem é apaixonado por culinária e tem a cozinha como principal ambiente da casa, deve investir em um fogão 5 bocas. O eletrodoméstico oferece praticidade e agilidade no preparo de vários pratos ao mesmo tempo – ideal para famílias grandes e casais que recebem convidados com frequência.

Como o fogão é um dos eletrodomésticos mais tradicionais, você encontra diversos modelos de diferentes marcas, o que torna complicada a tarefa de encontrar o modelo ideal. Por isso nós, do ReviewBox Brasil, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o fogão 5 bocas.

Primeiro, o mais importante

  • O fogão 5 bocas pode ser de piso, embutir ou de mesa – também denominado cooktop. Conheça as vantagens, desvantagens e indicações de uso de cada modelo ao longo deste Guia de Compra.
  • A principal vantagem de um fogão 5 bocas é a possibilidade de preparar vários pratos ao mesmo tempo. Este modelo é indicado para famílias a partir de três integrantes ou casais que costumam receber familiares e amigos para as refeições com certa regularidade.
  • O fogão 5 bocas pode ter o funcionamento a gás – GLP ou gás natural – elétrico ou por indução (apenas fogão 5 bocas de mesa). Mas todos os modelos possuem acionamento automático, por isso precisam de energia elétrica para funcionarem.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de fogão 5 bocas: Os favoritos da redação

Preparamos uma lista com os melhores modelos de fogão 5 bocas para ajudá-lo a encontrar o eletrodoméstico ideal para a sua cozinha. Para montar essa lista, analisamos as especificações técnicas dos equipamentos das marcas mais populares no lares brasileiros e as avaliações de pessoas que já compraram esses produtos.

A melhor opção de fogão 5 bocas com mesa de vidro

Com design similar ao moderno cooktop, este fogão 5 bocas da Consul possui mesa de vidro temperado e trempes de ferro fundido. O forno tem capacidade para 96L, prateleira deslizável e ajustável em três alturas, vidro interno vedado e tecnologia Cleartec que impede o acúmulo de sujeira no interior do forno.

Um fogão 5 bocas com forno duplo

Quem está procurando ainda mais praticidade e tecnologia na cozinha, deve investir no fogão 5 bocas da Electrolux. Um dos diferenciais deste equipamento é o duplo forno, ideal para preparar duas receitas ao mesmo tempo – os fornos possuem funcionamento independente. O fogão também conta com painel digital, relógio e timer sonoro. A mesa é de aço inox e os trempes são individuais.

Uma opção de fogão 5 bocas de embutir

Quem deseja comprar um fogão 5 bocas para embutir em um móvel planejado, vai amar este fogão Brastemp. Além do acabamento sofisticado e moderno, este modelo conta com timer digital, turbo chama e sistema corta gás. Antes de finalizar a compra, avalie as dimensões do equipamento.

Uma opção para quem prefere fogão de mesa

Se você prefere um fogão de mesa, vai adorar este cooktop da Fischer. O aparelho possui mesa de vidro temperado com trempes de ferro fundido. Os queimadores possuem acionamento automático e funcionam com gás GLP ou GN.

Guia de Compra

Quem gosta de selecionar os ingredientes, temperos e preparar uma receita especial para reunir a família ou os amigos para um delicioso almoço ou jantar no final de semana deve investir em um fogão 5 bocas.

Um fogão 5 bocas é versátil, pois pode ser utilizado para preparar as refeições simples e sofisticadas de modo eficiente e rápido. Saiba mais sobre o eletrodoméstico neste Guia de Compra. Boa leitura!

Imagem de uma mulher colocando um refratário no forno.

Prepare uma deliciosa refeição para sua família utilizando um fogão 5 bocas. (Fonte: Brandless/ Unsplash.com)

Para quem é indicado um fogão 5 bocas?

Com o fogão 5 bocas você pode preparar as refeições do dia a dia e garantir espaço para uma panela adicional. O fogão 5 bocas é ideal para famílias com três ou mais pessoas e casais que recebem amigos e familiares em casa com frequência.

Antes de comprar o seu fogão 5 bocas, fique atento ao espaço disponível em sua cozinha para a instalação do aparelho, pois essa característica ajudará a definir o tipo do fogão – de piso, embutido ou de mesa.

Quais são os benefícios de um fogão 5 bocas?

O fogão 5 bocas atende à todas as necessidades ao oferecer cinco queimadores, amplia a variedade de alimentos que podem ser preparados ao mesmo tempo e torna suas refeições ainda mais variadas.

O fogão possui bocas menores, indicadas para o cozimento de alimentos delicados, maiores, para o cozimento de carnes e frituras e especiais.

Geralmente, a boca do meio possui dupla, tripla ou quad-chama, que permite o cozimento mais rápido e eficiente, ideal para panelas grandes e preparo de receitas que necessitam de calor intenso. Saiba mais sobre os tipos de queimadores:

  • Semirrápidos: Menores e menos potentes, ideais para preparo de alimentos em fogo baixo.
  • Rápidos: Tamanho e potência intermediários, suficiente para o preparo da maioria dos alimentos.
  • Dupla, tripla ou quad-chama: Possuem dois, três ou quatro anéis de fogo. São mais potentes, por isso são úteis para preparar alimentos que precisam de fogo intenso e mais tempo de preparo.
Imagem de um queimador triplachama.

Você encontra queimadores com até quatro anéis de fogo. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

O fogão 5 bocas conta com forno com duas ou três grades (auto ajustáveis ou ajustáveis manualmente) que podem ser posicionadas em até três níveis de altura, o que permite a inclusão de refratários de todos os tamanhos.

Além disso, o forno – simples ou duplo – tem capacidade superior a 90L, o que permite o preparo de vários pratos ao mesmo tempo.

Outro benefício é o acendimento automático, que proporciona ignição rápida, fácil e segura, basta pressionar a tecla de acendimento e girar o botão de controle para regular o nível de intensidade da chama.

Conheça mais vantagens e algumas desvantagens do fogão 5 bocas na tabela abaixo:

Vantagens
  • Possibilita o preparo de vários pratos ao mesmo tempo
  • Possui forno. Em alguns modelos, o forno é duplo
  • O fogão 5 bocas é ergonômico
  • Você encontra modelos de fogão 5 bocas de mesa, piso ou embutir
Desvantagens
  • Tem dimensões avantajadas
  • A lâmpada do forno não acompanha o fogão
  • É um dos modelos mais caros da categoria

Antes de comprar um fogão 5 bocas, certifique-se que você tem o espaço necessário para acomodar o eletrodoméstico, que tem cerca de 80cm de largura, 1m de altura e deve ficar a pelo menos 30cm de distância da cuba.

O fogão não deve ficar encostado na parede lateral da geladeira, pois essa proximidade influencia negativamente no consumo de energia do refrigerador.

Fogão 5 bocas de piso, embutido ou de mesa?

O fogão 5 bocas de piso é o modelo convencional, geralmente movido a gás natural ou botijão. Pode ser acomodado em qualquer espaço da sua cozinha. É ideal para quem troca o fogão com frequência.

Se precisar mudá-lo de lugar é muito simples, pois o eletrodoméstico possui dois rodízios traseiros que aumentam a mobilidade do equipamento. Vale a pena comprar um modelo com pés mais altos, para facilitar a limpeza.

Em contrapartida, o fogão 5 bocas de embutir precisa de um espaço com as medidas exatas para ser encaixado em um nicho na cozinha planejada. É uma excelente opção para quem tem pouco espaço em casa.

No entanto, não pode ser mudado de posição. E se um dia você precisar ou desejar comprar um novo fogão 5 bocas, ficará restrito ao formato e dimensões do modelo anterior. Quem mora de aluguel ou costuma mudar de casa com regularidade deve evitar este modelo.

Imagem de um fogão embutido.

O fogão de embutir confere charme e elegância a sua cozinha. (Fonte: Divulgação Brastemp/ Amazon.com)

Este modelo mantém todas as funcionalidades de um fogão 5 bocas convencional, com as vantagens de complementar a decoração e facilitar a limpeza da cozinha.

Outra opção é investir em um fogão 5 bocas de mesa, também chamado de cooktop. Você encontra modelos movidos a gás, energia elétrica ou indução eletromagnética.

Instalado sobre uma bancada, é ideal para cozinhas planejadas e em estilo americano. Possui tamanho reduzido – pois não possui um forno embutido – por isso é ideal para ambientes menores.

Mas fique atento, além de o fogão de mesa ser mais caro, você deve contratar ou pagar pela instalação à parte.

Qual é o tamanho ideal de uma coifa para fogão 5 bocas?

A combinação fogão e coifa é fundamental em uma cozinha, por isso quando for comprar um fogão 5 bocas, reserve uma parte do orçamento para comprar a coifa ou um depurador.

Para um fogão 5 bocas, compre uma coifa com 80 a 100cm.

O ideal é que você escolha uma coifa um pouco mais larga do que o fogão, dessa maneira você garante o máximo de eficácia do aparelho. Por causa da largura do fogão, invista em uma coifa com 80 a 100cm de largura.

Critérios de compra: O que analisar ao comprar um fogão 5 bocas

Com tanta variedade de modelos, escolher um fogão 5 bocas pode parecer uma tarefa complicada. Ainda mais se levarmos em consideração que o eletrodoméstico será utilizado diariamente por alguns anos, então não dá para errar na escolha.

No entanto, com uma avaliação cuidadosa é possível encontrar o eletrodoméstico ideal para sua cozinha. Confira quais características analisar em um fogão 5 bocas abaixo:

Explicaremos cada um desses itens abaixo. Siga essas dicas e você vai encontrar o fogão 5 bocas ideal para você e sua família. Se surgir alguma dúvida não hesite em deixar um comentário e teremos prazer em respondê-lo. No final, não esqueça de avaliar este texto.

Modo de funcionamento

O fogão 5 bocas pode ter diferentes formas de gerar calor. Alguns utilizam botijão de gás – ou gás encanado – outros são movidos a energia elétrica ou indução eletromagnética (esses dois últimos, apenas fogão de mesa).

O fogão a gás é versátil, pois funciona com qualquer tipo de panela. Também é mais barato, principalmente se você considerar que este é o único modelo que acompanha um forno.
Mas tenha em mente que você vai precisar comprar o botijão de gás sempre que acabar. E saiba que o fogão convencional é um pouco mais lento do que um fogão elétrico.

Imagem de um casal preparando uma refeição.

Você encontra modelos de fogão 5 bocas com diferentes estilos de funcionamento. (Fonte: Becca Taper/ Unsplash.com)

O fogão elétrico tem como diferencial a segurança, afinal não há risco algum de vazamento de gás. Também é possível ajustar a temperatura de modo mais preciso. No entanto, o eletrodoméstico costuma consumir muita energia elétrica, então sua conta de luz ficará mais alta.

Por fim, o fogão de indução é movido por indução eletromagnética, ou seja, não utiliza gás nem energia elétrica, por isso é o modelo mais seguro e econômico. No entanto, exige um investimento maior – você também precisa comprar um conjunto de panelas de indução.

Material da mesa

No momento da compra de um fogão 5 bocas avalie o material da mesa de cocção. O modelo tradicional, com mesa em aço inoxidável, possui nichos individuais e grades duplas esmaltadas e de fácil remoção.

A superfície pode ser compartimentada (possui divisórias, ideal para evitar sujar todo o fogão se você derramar algum alimento sem querer) ou Flat, ou seja, a mesa não possui compartimentos e as trempes ficam presas em estruturas em alto relevo.

Você também encontra o modelo com mesa de vidro temperado e trempes de ferro fundido. O design deste tipo de fogão se assemelha aos modernos fogões de mesa. Outro benefício é a facilidade e agilidade de limpeza. Este modelo pode vir com ou sem tampa de vidro.

Grades únicas ou trempes individuais

Se você optar por um fogão 5 bocas com mesa em inox, você deverá escolher se prefere um equipamento com grades únicas ou trempes individuais. Os trempes individuais geralmente são de ferro fundido, para garantir estabilidade para as panelas.

As grades únicas geralmente são duplas e possuem revestimento esmaltado. É a escolha ideal para quem busca praticidade. Afinal, são apenas três grades ao invés de cinco trempes.

Além das grades, analise se os queimadores são selados – impede a entrada de sujeira pelos orifícios – ou desmontáveis, em um conjunto de três peças – entra sujeira e dá mais trabalho para limpar.

Forno

O forno é uma parte importante em um fogão 5 bocas, pois é nele que serão preparados os assados como carnes, bolos, tortas, pães e tudo o que desejar. Por isso é importante analisar suas características.

Quem cozinha bastante pode escolher um fogão 5 bocas com dois compartimentos de forno. O diferencial deste modelo é que você consegue preparar um prato salgado e um doce ao mesmo tempo, pois um alimento não absorve o cheiro do outro.

Esses dois fornos são totalmente distintos e funcionam independentemente. Geralmente, o forno de baixo tem capacidade superior ao forno de cima. O funcionamento pode ser a gás, elétrico ou híbrido.

Imagem de um casal preparando o almoço.

O fogão 5 bocas possui forno com capacidade para até 100L. (Fonte: Becca Tapert/ Unsplash.com)

Também é importante avaliar se o fogão 5 bocas possui forno com a função grill, que dá aos pratos assados como carnes e vegetais gratinados uma camada dourada e crocante. O forno com grill é um ótimo aliado, pois oferece praticidade, torna os alimentos mais saudáveis, saborosos e permite variar o cardápio.

Design

Você encontra diversas opções de fogão 5 bocas com diferentes estilos, cores e acabamentos. Escolha o modelo que combina com a decoração da sua cozinha.

  • Cor do fogão: As opções mais comuns são branco, preto e cromado. Para escolher a cor ideal, é importante que haja harmonia de cores na cozinha, mas não é necessário que todos os eletrodomésticos tenham a mesma cor.O fogão branco é mais simples e discreto, o preto tem aspecto arrojado, sóbrio e elegante e o cromado é moderno. Você também encontra modelos coloridos como rosa, amarelo, azul, vermelho, entre outras tonalidades. Mas pense bastante antes de comprar um fogão colorido, para não se arrepender da compra, ok?
  • Material: Você encontra modelos de fogão 5 bocas com acabamento em aço inox, que possui design moderno e durabilidade maior. Este material também é mais resistente à riscos e menos suscetível às manchas. Por causa do material, um fogão 5 bocas de inox custa mais caro do que um modelo convencional.
  • Design: Dê preferência para um fogão 5 bocas com frente única – e de preferência com vidro panorâmico. Além do design diferenciado, a ausência de recortes evita o acúmulo de sujeira entre as laterais e a frente do eletrodoméstico.
Imagem de uma cozinha.

Inove comprando um fogão colorido para sua cozinha. (Fonte: André François McKenzie/ Unsplash.com)

Recursos especiais

Alguns recursos são comuns na maioria dos fogões 5 bocas, dos modelos convencionais aos sofisticados, como válvula de segurança, acendimento automático, prateleira auto deslizante e vidro duplo na porta no forno.

No entanto, alguns modelos possuem recursos especiais, projetados para facilitar sua rotina como painel digital, tecnologia Cleartec, relógio com timer, lâmpada interna, acendimento superautomático e muito mais.

Conheça os principais recursos especiais de um fogão 5 bocas na tabela abaixo:

Recurso especial Função
Painel eletrônico Permite selecionar uma das funções do fogão ou forno, regular a temperatura e programar o início e término do preparo dos alimentos
Tecnologia Cleartec Revestimento esmaltado antiaderente que queima os pingos de gordura das paredes do forno
Relógio e timer digital Além de programar o tempo de preparo do alimento, alguns modelos contam com desligamento automático após soar o alarme sonoro
Lâmpada interna Permite visualizar o alimento dentro do forno sem precisa abrir a porta do eletrodoméstico
Grill Assa, doura e gratina com rapidez
Acendimento superautomático Permite acionar o queimador utilizando apenas uma das mãos
Termômetro para carne Serve para medir a temperatura interna da carne que está sendo preparada no forno para garantir o ponto perfeito
Função vapor (forno) Permite que você adicione água fervente para um preparo à vapor do seu assado

Avalie quais funções mais se adequam às suas necessidades. Lembre-se: O fogão não precisa contar com todos esses recursos e sim com aqueles que facilitarão o cotidiano.

Facilidade de limpeza

Além de considerar todas as características que mencionamos acima, avalie a facilidade de limpeza do equipamento (tanto dos queimadores, quanto do forno) antes de escolher o eletrodoméstico.

Certifique-se sobre quais peças são removíveis – em alguns modelos, até a porta do forno pode ser removida para facilitar a limpeza – e se as paredes do forno possuem revestimento esmaltado antiaderente para não grudar os alimentos – mas fique atento, pois esse tipo de revestimento pode reter odores dos alimentos após poucos anos de uso, o que pode comprometer o resultado de suas receitas.

foco

Você sabe como funciona o forno autolimpante? O interior de um forno com essa funcionalidade é revestido com uma camada esmaltada com pequenos poros. Quando você começa assar algum alimento e a gordura do assado respinga nesses poros há uma reação química e a gordura evapora.

Para que haja essa reação, é preciso que a temperatura interna do forno esteja bem alta (em torno de 480ºC), para chegar a essa temperatura é importante manter a tampa do fogão fechada para que não haja dissipação de calor. Depois de terminar o cozimento, basta aguardar alguns minutos com o forno ainda ligado.

Se você não puder escolher um modelo com vidro removível, procure um equipamento com vidro vedado, para evitar o acúmulo de gordura e sujeira entre os vidros da porta do forno.

Marca

Você encontra fogão 5 bocas de diversos fabricantes. Pensando nisso, decidimos elaborar uma lista com as melhores marcas e seus principais modelos, para que você possa escolher a que mais o agrade.

As marcas Brastemp e Consul pertencem ao mesmo grupo (Whirpool) e ambas oferecem equipamentos de alta qualidade a um preço mais elevado. O ponto positivo é que esses equipamentos possuem durabilidade acima da média, garantia de 12 meses, assistência técnica de qualidade e selo Procel A.

A Consul oferece os modelos CFS5VAR e CFS5VAT ambos com mesa de vidro e trempes de ferro fundido, forno com capacidade de 96L, com prateleiras deslizáveis e ajustáveis em três níveis, além de sistema limpa-fácil e vidro interno vedado, que evitam o acúmulo de sujeira.

Esses aparelhos contam com cinco bocas, sendo três com 2500W e duas com 1800W. Outros recursos interessantes são luz de forno, botões removíveis, acendimento automático e timer digital (essa última função está disponível apenas no modelo CFS5VAT).

Se preferir um modelo com essas características, mas mesa de aço inox, com grades duplas e esmaltadas e de fácil remoção, dupla chama e timer digital com alerta sonoro, opte pelos modelos CFS5QAR ou CFS5QAB. Há também outras duas opções, mais simples: CFS5NAR e CFS5NAB.

Imagem de dois fogões 5 bocas lado a lado.

Você encontra opções de fogão 5 bocas de diversas marcas. (Fonte: PhotoMIX Ltd./ Pexels.com)

A Brastemp oferece ainda mais variedade de modelos: Fogão de piso, de embutir, com forno duplo, mesa de inox ou vidro e muito mais.

Se você está procurando um fogão de embutir invista em um desses modelos: BYS5PCR ou BYS5CCR, ambos possuem mesa de aço inox, turbo chama, relógio, timer digital, trempes robustas e individuais, botões removíveis e aro protetor. O modelo BYS5CCR oferece forno com convecção, termômetro Meat Control e função vapor.

Caso prefira um modelo de piso com mesa de vidro, escolha o modelo BFS5VCR. Se preferir um modelo com mesa de inox, as possibilidades são ainda maiores:
BFS5PCR, BFS5NCR, BFS5GCR, BFS5ECR, BFS5ECB e BFS5PCB.

Outra opção é comprar um fogão 5 bocas da Electrolux, uma marca que entrega equipamentos de excelente qualidade e boa durabilidade. Os preços são muito similares aos praticados pela Consul e Brastemp.

A marca oferece apenas modelos com mesa de aço inox, mas tem como diferenciais o forno com duas portas – o superior tem capacidade para 38,8L e o inferior para 94,5L – ambos a gás, com prateleiras deslizantes e reguláveis e vidro removível.

Os aparelhos possuem um queimador tripla chama, dois rápidos e dois semirrápidos. Além de painel de mesa com grafismos feitos a laser, timer digital, relógio e grill elétrico. Os modelos com essas características são 76DBA e 76XDR.

Se preferir um modelo mais simples, com forno convencional (capacidade para 91L), um queimador ultrachama e quatro queimadores semirrápidos, grades duplas, prateleira removível e puxadores ergonômicos, escolha o modelo 76LBU. Precisa de mais recursos? Escolha o modelo 76RBS que conta com relógio, timer digital, forno autolimpante e sistema corta gás.

Outras opções interessantes são os fogões da marca brasileira Atlas. Geralmente os equipamentos são simples e baratos. Você encontra modelos com mesa de vidro ou aço inoxidável. Os melhores modelos são: Tropical Glass, Top Gourmet GlassU.Top GlassAgile Glass, FastCookHavana e Mônaco.

Outras opções são Bosch (alemã), Continental (há mais de 50 anos no mercado), Dako (está há mais de 80 anos no mercado, oferece duas linhas de fogões para uso doméstico), Esmaltec (mais de 55 anos de tradição) e Fischer.

(Fonte da imagem destacada: Brandless/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.