Imagem de um fogão Brastemp.
Ultima atualização: 4 de setembro de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

45Comentários coletados

Para algumas pessoas, cozinhar é uma necessidade, mas para muitas outras funciona como uma terapia, um momento para relaxar e soltar a criatividade. Se você ama cozinhar, um eletrodoméstico indispensável em sua cozinha é um fogão Brastemp.

Por que Brastemp? A marca brasileira é referência no segmento de eletrodomésticos, principalmente na categoria fogões, pois oferece mais de 15 linhas de produtos para famílias em diferentes tamanhos e formatos.

Mas com tanta variedade de modelos, você pode ficar confuso em qual escolher. Pensando nisso, nós da ReviewBox Brasil, preparamos este artigo com todas as informações que você precisa saber para escolher o melhor fogão Brastemp para a sua cozinha.




Primeiro, o mais importante

  • A Brastemp comercializa dois tipos de fogões: de piso e de embutir. Cada modelo possui suas vantagens e desvantagens, você vai descobrir quais são neste Guia de Compra.
  • Uma alternativa ao modelo convencional, com tampo em aço inox, é o fogão com tampo de vidro. Com design moderno, este modelo reúne cooktop e forno em um só eletrodoméstico.
  • Você pode comprar um fogão com quatro, cinco ou seis bocas. Para decidir qual é a melhor opção avalie sua rotina na cozinha, o tamanho disponível no cômodo e a quantidade de pessoas que moram com você.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de fogão Brastemp

O fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes em uma cozinha. A prioridade não é dada por acaso, o equipamento certo é capaz de proporcionar uma alimentação mais saudável e saborosa para famílias de todos os tamanhos e formatos.

1º - Fogão de cinco bocas BFD5VCR Brastemp

Este modelo ganhou o primeiro lugar no ranking pois reúne tecnologia, design sofisticado e excelente custo-benefício. Entre os recursos, podemos destacar: mesa de vidro, cinco queimadores com trempes duplas de ferro fundido, acendimento automático e queimador Turbo Chama.

O painel de controle é interativo, touchscreen e reúne funções inteligentes como timer com desligamento automático dos fornos elétrico e a gás (sim, o forno é duplo), “manter aquecido” e grill.

2º - Fogão de cinco bocas BFS5CCR Brastemp

O diferencial deste modelo é o forno elétrico com convecção, que garante maior circulação de calor e precisão de temperatura, resultando em assados perfeitos. A tecnologia Meat Control serve para medir a temperatura de dentro do alimento.

O forno também conta com função cozimento a vapor, descongelar e gratinar/ grelhar (o grill é elétrico). O fogão possui cinco bocas, acionamento automático, mesa de aço inox e queimadores em diferentes tamanhos e potências (incluindo Turbo Chama).

3º - Fogão 6 Bocas BFS6NCB, Brastemp

Com seis queimadores potentes e um forno com capacidade para 96 litros, este é o modelo ideal para famílias grandes. O forno vem com duas prateleiras que deslizam manualmente, lâmpada embutida e tecnologia Cleartec que facilita a limpeza do eletrodoméstico.

A mesa é compartimentada, em aço escovado e as trempes duplas são robustas e oferecem bastante estabilidade. Este fogão conta com acendimento automático, tanto dos queimadores quanto o forno.

4º - Fogão Ative! Brastemp

Podemos descrever o fogão Ative da Brastemp como um modelo versátil, pois conta com quatro queimadores, sendo dois de acionamento semirrápidos, um rápido e outro com dupla chama.

Com 60 litros de capacidade, o forno vem com grill elétrico que serve para gratinar massas, dourar carnes e finalizar diversos tipos de pratos, deixando-os suculentos. O melhor, é que você pode programar o timer e quando o alimento estiver pronto você irá escutar um aviso sonoro.

Guia de Compra

Selecionar os ingredientes, preparar receitas deliciosas e juntar a família e os amigos para uma refeição especial é tudo de bom né?! Mas para que seus pratos fiquem perfeitos, você precisa dos equipamentos certos.

Um deles é o fogão Brastemp, um eletrodoméstico indispensável em qualquer cozinha. Se você deseja conhecer quais características o tornam único, leia este Guia de Compra.

Imagem de um casal cozinhando.

O fogão Brastemp é a melhor opção para a sua cozinha. (Fonte: Le Creuset / Unsplash)

Quais são os diferenciais de um fogão Brastemp?

Com mais de 15 linhas de fogões, entre modelos domésticos e de uso industrial, a Brastemp se especializou em oferecer uma ampla variedade de aparelho para atingir a todos os públicos.

Entre os modelos de fogão de uso doméstico, você encontra opções com quatro, cinco ou seis bocas. O forno pode ser convencional ou duplo. No caso dos fornos duplos, geralmente o da base é maior e movido a gás, enquanto o de cima é menor e movido a energia elétrica.

Os principais recursos dos fogões da Brastemp são: acendimento automático, função grill, timer eletrônico com aviso sonoro (alguns modelos contam com desligamento automático) e queimadores em tamanhos e potência variados.

Imagem de uma mulher cozinhando.

A Brastemp oferece fogões em diferentes tamanhos. (Fonte: Le Creuset / Unsplash)

Em relação a limpeza, podemos destacar que todos os modelos da Brastemp possuem botões removíveis, que facilitam a limpeza do aparelho e dificultam o acúmulo de gordura.

Alguns modelos contam também com a tecnologia Cleartec, que consiste no revestimento interno esmaltado de baixa porosidade, que facilita a limpeza das paredes do forno.

Por fim, as prateleiras reguláveis e deslizáveis facilitam a retirada do alimento de dentro do forno sem sujar as grades. Mas para evitar gordura, fumaça e odores, vale a pena investir em uma coifa.

Vantagens
  • Modelos com quatro, cinco ou seis bocas
  • Bastante variedade de modelos
  • Versões de piso ou embutir
  • Modelos com tampo de vidro ou aço
  • O forno pode ser convencional ou duplo
  • Opções para todos os bolsos
Desvantagens
  • Modelos de entrada são um pouco mais caros do que os de outras marcas
  • Fogão com tampo de vidro não possui sistema de proteção nas extremidades

A Brastemp oferece fogão com tampo de vidro?

O fogão com tampo de vidro é uma novidade da categoria. O diferencial deste modelo é que ele reúne o design sofisticado do cooktop com a facilidade de instalação de um fogão de piso.

Por ser plana, a mesa de vidro é mais fácil de limpar. Outra vantagem é que as grades individuais são feitas de ferro fundido e além de mais resistentes oferecem bastante firmeza. Este modelo também conta com botões removíveis para facilitar a limpeza.

Embora seja feito de vidro temperado, um material resistente e durável, é preciso tomar um bastante cuidado com o fogão com tampo de vidro, principalmente para não esbarrar panelas ou refratários nas laterais, pois o impacto pode trincar o vidro.

Outra diferença deste modelo é que ao utilizar o forno, a saída de ar é realizada na parte traseira do fogão e não em orifícios no tampo - como ocorre no modelo convencional - portanto, é bom evitar tomadas de plástico.

Por fim, evite utilizar panelas feitas de materiais refratários, dê preferência para os modelos de alumínio ou aço inox.

Qual é o melhor tamanho de fogão Brastemp para a minha cozinha?

Assim como com qualquer eletrodoméstico, determinar qual é o fogão certo para a sua cozinha depende de três fatores: espaço disponível, estilo da cozinha e quantidade de moradores.

Você encontra modelos para todas as necessidades, com quatro, cinco ou seis bocas. Além dos queimadores para cozinhar, o fogão vem com forno (simples ou duplo). O funcionamento pode ser a gás ou elétrico.

Diferencial Para quem é indicado Possibilidades de uso
Quatro bocas Variedade de modelos Quem mora sozinho, casais ou famílias com um filho pequeno Para preparar refeições simples e rápidas
Cinco bocas Possui queimador tripla chama no centro do fogão Famílias com até quatro integrantes Preparo de várias receitas ao mesmo tempo
Seis bocas Diferentes tamanhos e estilos de queimadores Famílias grandes Preparo de refeições gourmet

Fogão Brastemp: de piso ou de embutir?

Quando for escolher um fogão Brastemp, você pode optar por um modelo convencional (de piso) ou de embutir. O que não dá para fazer é comprar um fogão de piso e tentar embuti-lo depois, pois a forma como esses aparelhos liberam calor é diferente.

Fogão de piso

O fogão de piso é encontrado na maioria das cozinhas. Tem este nome porque vem com quatro pezinhos que servem para apoiá-lo no chão. Os pezinhos o deixam mais alto, o que facilita na hora da limpeza.

Como este modelo não demanda um espaço pré-determinado, você tem liberdade para escolher um aparelho no tamanho que desejar. Este modelo também oferece flexibilidade para quem mora de aluguel ou costuma se mudar com frequência.

Imagem de um casal preparando uma refeição.

O fogão de piso é um modelo versátil. (Fonte: Le Creuset /Unsplash)

Fogão de embutir

O fogão de embutir não possui pés, pois fica acoplado a uma bancada, gabinete ou suporte na cozinha, o que faz deste modelo a escolha certa para quem está montando uma cozinha planejada.

Optar por um fogão de embutir resulta em um melhor aproveitamento de espaço da cozinha. Essa opção também possui a vantagem de facilitar a limpeza, pois o eletrodoméstico não precisa ser arrastado.

Imagem de uma cozinha, ao fundo um fogão embutido.

O fogão embutido ajuda a manter a cozinha organizada. (Fonte: Aaron Huber / Unsplash)

Como este eletrodoméstico é integrado, costuma ser mais baixo, a compensação é feita pela bancada que irá apoiar o aparelho e deixá-lo em uma altura compatível com os demais eletrodomésticos.

A instalação deve ser feita de modo apropriado, é preciso disponibilizar espaço para a abertura da porta do forno e para ventilação ao redor e atrás do eletrodoméstico (para evitar o superaquecimento). Também é fundamental instalá-lo junto a uma conexão elétrica ou a gás.

Se você for se mudar, vai encontrar um pouco de dificuldade de removê-lo sem estragar o móvel planejado. Este modelo também costuma ser mais caro do que o convencional.

Fogão de piso Fogão de embutir
Ideal para Cozinhas maiores Cozinhas compactas
Altura Entre 85 e 95 cm Entre 60 e 70 cm
Vantagens Facilidade para limpar, movê-lo de lugar ou substituí-lo Melhor aproveitamento do espaço, proteção contra danos e facilidade para limpar o piso
Desvantagens Atrapalha a limpeza do piso, é suscetível a danos e possui design mais simples É difícil removê-lo sem danificar o móvel. A substituição deve ser feita por um modelo nas mesmas proporções
Preço Mais barato Mais caro

Outra opção é o cooktop, que vem apenas com os queimadores - o forno deve ser adquirido à parte - e pode ser movido a gás, elétrico ou por indução.

Essa opção é ideal para quem tem cozinha planejada, pouco espaço para um fogão convencional (o cooktop pode ser colocado em pias ou bancadas) ou quem não costuma utilizar o forno. Também é uma boa opção para quem procura facilidade de limpeza.

Quanto custa um fogão Brastemp?

Alguns fatores influenciam no preço de um fogão Brastemp: a quantidade de queimadores, se o modelo é de piso ou de embutir, se possui tampo em aço ou vidro e as funcionalidades.

Os modelos mais baratos são os de quatro bocas, com preços a partir de R$800. Se você quiser um fogão com cinco ou seis bocas, vai precisar investir um pouco mais, pois custam a partir de R$1500.

Onde comprar um fogão Brastemp?

Você encontra diversos modelos de fogão Brastemp nas melhores lojas de móveis e eletrodomésticos do Brasil como Ponto Frio, Magazine Luiza, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Fast Shop etc.

Outra opção é comprar o produto pela internet, seja na loja virtual da Brastemp ou em lojas de departamento como Amazon, Mercado Livre, Shoptime, Submarino, entre outras.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de fogão Brastemp

Escolher o fogão certo para a sua cozinha é simples. Você só precisa conhecer as principais funcionalidades que este eletrodoméstico pode oferecer para analisar e comparar as opções disponíveis na loja.

Também é importante não ter receio em explorar as suas preferências. Para guiá-lo nessa tarefa, iremos abordar os principais critérios de compra de um fogão Brastemp:

  • Quantidade de queimadores
  • Potência
  • Forno
  • Recursos especiais
  • Design
  • Tensão elétrica (voltagem)

Vamos detalhar cada um dos itens descritos acima ao longo desta seção. Se você ficar com alguma dúvida, deixe um comentário ao final deste artigo.

Quantidade de queimadores

A quantidade de queimadores (bocas) é o primeiro fator a ser levado em consideração na hora de comprar um fogão Brastemp. Você encontra opções com quatro, cinco ou seis bocas.

Para escolher o modelo ideal, avalie os seus hábitos em relação ao preparo de refeições em casa, a intensidade de uso do eletrodoméstico e a quantidade de pessoas que moram com você.

Imagem de um fogão.

O fogão de seis bocas é a melhor opção para famílias grandes. (Fonte: Le Creuset / Unsplash)

Potência

Além da quantidade de queimadores, é preciso estar atento à potência deles. Geralmente, as bocas menores atingem de 1500 a 2000 W e servem para preparar alimentos delicados como caldos e sopas.

Os queimadores “dupla chama” possuem de 2500 a 3000 W e os de “tripla chama” ultrapassam os 3000 W de potência. Essas bocas são indicadas para preparar alimentos em panelas maiores.

Imagem da boca de um fogão.

A Brastemp possui a tecnologia exclusiva Turbo Chama. (Fonte: Divulgação: Brastemp / Amazon)

Forno

É no forno que são preparados assados, bolos, tortas, entre outros alimentos deliciosos. Por esse motivo, ao escolher um fogão Brastemp, é muito importante analisar as características do forno.

Se você costuma cozinhar com frequência, vale a pena escolher um fogão com dois compartimentos de forno. Dessa forma você pode preparar um alimento salgado e um doce ao mesmo tempo.

Outra vantagem do forno duplo é que os compartimentos são menores, por isso esquentam mais rapidamente e concentram o calor, o que proporciona um preparo ainda mais rápido.

Outra vantagem é a possibilidade de assar dois alimentos ao mesmo tempo, sem que um pegue o cheiro do outro. Perfeito para quem quer assar peixe e bolo de chocolate ao mesmo tempo, não é mesmo!?

Geralmente, os dois fornos são movidos a gás, mas em alguns casos, o forno da base é a gás enquanto o de cima é elétrico.

Se você optar por um modelo convencional, com apenas uma porta, vale a pena procurar por um forno com vidro panorâmico e lâmpada embutida para facilitar a visualização dos alimentos (alguns modelos fornecem a lâmpada).

Outra dica importante é escolher um modelo com vidro duplo na porta do forno. Ele tem as seguintes funções: evita que o vidro externo fique muito quente (diminui os riscos de queimaduras) e melhora a troca de calor com o exterior.

Recursos especiais

Entre os modelos de fogão Brastemp você encontra opções que se destacam por oferecer recursos especiais, que resultam em mais praticidade no dia a dia e variedade no cardápio. Listamos os principais recursos que você deve procurar em um fogão:

  • Grill: serve para grelhar e gratinar os alimentos, deixando-os mais saudáveis, saborosos e visualmente bonitos. Ideal para finalizar assados, carnes e vegetais gratinados.
  • Timer: é um recurso simples, mas que facilita o preparo de refeições no dia a dia. Para utilizar você deve programar o tempo que deseja que o alimento asse. Ao atingir essa marca, o timer emite um aviso sonoro para você ir desligá-lo. Os modelos mais modernos contam com desligamento automático.
  • Painel digital: serve para definir a temperatura do forno, acionar funções especiais (grill, cozimento a vapor, “manter aquecido”), acender a lâmpada interna, criar receitas especiais, programar o timer e dar avisos.
Imagem de um painel digital de fogão.

Os modelos mais modernos contam com painel digital touchscreen. (Fonte: PhotoMIX Ltd. / Pexels)

Design

Um diferencial dos fogões da Brastemp é que você encontra bastante variedade quanto ao design desses aparelhos. Em relação a cor, você tem como opções o branco clássico, o preto irreverente e os modernos tons metálicos.

Mas os modelos na cor branca podem amarelar com o tempo, principalmente se forem expostos ao sol. Fogões na cor preta aparentar marcas de dedos com facilidade e os modelos cromados ou em inox podem riscar com facilidade.

Tensão elétrica (voltagem)

Quando for comprar um fogão Brastemp atente-se se o modelo possui tensão elétrica de 110 ou 220 volts. Alguns modelos são bivolt, ou seja, o próprio aparelho faz a conversão de tensão elétrica.

(Fonte da imagem destacada: Randy Fath / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.