Já pensou em andar pela casa com seu fone de ouvido sem precisar segurar seu celular com você? E malhar na academia, ouvindo sua música favorita, sem se preocupar com fios? Hoje isso é possível graças ao fone de ouvido Bluetooth. E é sobre este acessório que o ReviewBox de hoje vai falar.

O fone de ouvido Bluetooth está se tornando um acessório de desejo por sua praticidade e portabilidade, já que dispensa os fios. E, por isso, é possível encontrar diversos modelos, com diferentes designs, cada um para uma situação diferente.

Para ajudar você a escolher o fone de ouvido Bluetooth ideal em meio a tantas opções, vamos mostrar neste artigo os fatores que você deve levar em conta antes de realizar a sua compra.

Primeiro, o mais importante

  • O fone de ouvido Bluetooth é sem fios, o que garante praticidade e mobilidade. Este acessório está virando tendência com o fim da entrada de áudio P2 de 3,5 mm na maioria dos smartphones.
  • Hoje existem diversas opções de modelos, com variadas tecnologias para ajudar você no seu dia a dia.
  • Neste artigo vamos mostrar o que você precisa considerar antes de escolher o fone de ouvido Bluetooth ideal.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores modelos de fone de ouvido Bluetooth

Quem deseja comprar um headfone Bluetooth de qualidade pensa em alta tecnologia e designer confortável e funcional. Os fabricantes estão de olho nesta demanda e cada vez investem mais na qualidade deste acessório.

Pensando nisso, nós apresentamos para você os melhores modelos de fone de ouvido Bluetooth disponíveis no mercado.

1º – Fone de ouvido Bluetooth CIC 0005-B

O headfone bluetooth CIC é um modelo supra-auricular, que tem alça na cabeça. Este modelo é dobrável, possui microfone e isolamento de ruído externo. Além disso, tem alcance de conexão de 10 metros e bateria com duração de 7 horas.

2º – Fone de ouvido Bluetooth JBL E25 BT

O JBL E25 BT é um modelo intra-auricular, que se encaixa dentro do ouvido. A bateria deste modelo tem duração de 8 horas.

Este fone de ouvido Bluetooth possui três botões para que você possa fazer qualquer ação sem precisar pegar no celular, como atender ligações e aumentar o som.

3º – Fone de ouvido Bluetooth Edifier W800 BT

O headset Bluetooth Edifier W800 BT é um supra-auricular que possui menu para controle de chamadas e de volume.

Este modelo também conta com microfone e bateria que pode durar até 30 horas. Além disso, tem sensibilidade de 100 dB e frequência mínima de 20Hz.

4º – Fone de ouvido Bluetooth CIC Invisível

O CIC Invisível é um modelo do tipo intra-auricular. Com tecnologia de reconhecimento de voz, este fone de ouvido Bluetooth realiza chamadas apenas com o comando da voz.

Este modelo também tem tecnologia que isola ruídos externos e é resistente ao suor. A bateria dura até 24 horas.

5º – Fone de ouvido Bluetooth JBL Endurance Dive IPX7

O JBL Endurance é à prova d’água e resiste até 1 metro de profundidade por 30 minutos.

A bateria tem duração de até 8 horas e também é possível controlar o som através do menu no próprio fone. Além disso, é possível armazenar 1GB de músicas em MP3.

6º – Fone de ouvido Bluetooth Jaybird X3

O Jaybird X3 é um modelo de fone de ouvido Bluetooth intra-auricular que possui proteção contra a chuva e o suor.

A bateria deste modelo tem duração de até 8 horas. Além disso, o Jaybird X3 tem potência de 5W, frequência de 2,4 GHz e impedância de16ohms.

7º – Fone de ouvido Bluetooth Bose QuietComfort

O headset bluetooth Bose é um modelo circoauricular, que cobre todo o ouvido. Este modelo permite que você ajuste o nível de cancelamento de ruído externo. Além disso, tem bateria que dura até 20 horas, frequência mínima de 10Hz e sensibilidade de 90dB.

Guia de Compra

Apesar de a cada dia se tornar mais popular, o fone de ouvido Bluetooth ainda gera dúvidas entres os usuários. Tanto sobre seu funcionamento quanto sobre suas especificações técnicas.

Por isso, preparamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisa para tomar a melhor decisão e comprar o fone de ouvido Bluetooth que atenda às suas expectativas.

Homem de costas, caminhando em uma ponte com fone de ouvido.

Sem fio para você se preocupar, o fone de ouvido Bluetooth é ideal para andar pela cidade. (Fonte: Devon Divine/ Unsplash)

O que é um fone de ouvido Bluetooth?

O fone de ouvido Bluetooth é um acessório sem fio que se conecta a um aparelho transmissor de áudio por meio do sistema wireless Bluetooth.

Essa tecnologia de comunicação sem fio permite que computadores, smartphones e tablets troquem dados entre si.

Mais do que isso, com o sistema Bluetooth esses aparelhos eletrônicos se conectam a mouses, teclados, fones de ouvido, impressoras, caixas de som e outros dispositivos sem a necessidade de cabos.

Fone de ouvido supra-auricular com celular e partitura de música.

O headset Bluetooth se conecta ao seu celular e te dá liberdade para se movimentar enquanto você escuta música. (Fonte: stevepb / Pixabay)

Para que isto ocorra, basta que o aparelho em questão, seja o seu celular, computador ou tablet, também tenha o sistema Bluetooth. E, hoje em dia, isso é praticamente uma regra.

Dessa forma, headfone Bluetooth é um acessório compatível, senão com todos com quase todos os tipos de aparelhos disponíveis hoje no mercado.

Com a ausência de fios, o fone de ouvido Bluetooth se tornou um acessório prático para todo o tipo de tarefa, já que você não precisa ficar limitado por um cabo.

Seja para praticar exercícios com mais liberdade e sem o risco de se enroscar nos fios; seja para garantir mobilidade, já que você pode se movimentar sem precisar ter seu celular na mão ou o computador ao lado.

Mais do que prático, o headfone bluetooth está se tornando a cada dia um item de necessidade. Isso porque a maioria dos smartphones já eliminou a entrada de áudio P2 de 3,5 mm. Ou seja, daqui pra frente cada vez mais será preciso ter um fone de ouvido sem fios.

Quais as vantagens e desvantagens do headset Bluetooth?

Como vimos, a grande vantagem do fone de ouvido Bluetooth é, certamente, a praticidade e a mobilidade que ele oferece. Sem fios, é possível que você conecte o fone ao dispositivo da sua escolha e ainda assim se movimentar e ficar a uma boa distância do dispositivo.

Hoje em dia, é possível encontrar diferentes modelos que permitem um grande distanciamento sem que você perca o sinal.

Além disso, a ausência de fios também torna headfone bluetooth mais discreto, especialmente quando você está caminhando para o trabalho, por exemplo. Com isso, seu celular fica guardado e não exposto, o que também lhe dá uma sensação maior de segurança.

Este tipo de fone de ouvido também é altamente recomendado para a prática de exercícios físicos. Isso porque você não precisa se preocupar, nem limitar seus movimentos, com os fios percorrendo o seu corpo.

Fone de ouvido circo auricular pendurado em um pedaço de madeira.

Com o fone de ouvido Bluetooth você não precisa se preocupar com os fios na hora de guardá-lo. (Fonte: newlss2000 / Pixabay)

Além de oferecer a você maior tranquilidade, o fone de ouvido Bluetooth também pode evitar alguns acidentes. Com o headfone Bluetooth você não precisa se preocupar que os fios enroscando.

Quem nunca se estressou ao levar o fone na mochila ou na bolsa e acabou com o fio enroscado em si ou em outros acessórios? E quem nunca precisou colocar o fio do fone de ouvido por dentro da blusa?

Sem contar que os fios geralmente apresentam problemas de mal contato após algum tempo de uso ou acabam danificados. As chances de o fone de ouvido Bluetooth ter problemas de mau contato é muito menor.

O headset Bluetooth permite ainda que você o conecte a diferentes aparelhos ao mesmo tempo. Isso é especialmente prático para quem precisa realizar várias tarefas.

Mas nem só de vantagens é feito o fone de ouvido Bluetooth. Existem alguns fatores que podem ser considerados desvantagens. Um deles é que o alcance de conexão entre o fone e o aparelho é limitado.

Geralmente é possível ficar no máximo a 10 metros de distância do aparelho para que você continue ouvindo música com o fone de ouvido Bluetooth.

Mãos segurando um fone sem fio sobre mesa com notebook.

Você pode ficar até 10 metros longe do computador e continuar ouvindo suas músicas no headset Bluetooth. (Fonte: rawpixel / Pixabay)

Outro ponto limitante é que, como se trata de um acessório sem fios, o headset sem fio funciona por meio de bateria.

E, como toda bateria tem vida útil, em algum momento será preciso recarregá-la. A duração da bateria, porém, varia de acordo com o modelo e pode chegar a até 30 horas.

Os especialistas alertam que o fone de ouvido Bluetooth, além de consumir a própria bateria, também drena a bateria do dispositivo ao qual está conectado. Vale ressaltar ainda que, por se tratar de um aparelho eletrônico, o headset sem fio acaba perdendo sua potência com o tempo.

Em função de peças extras como a bateria e do receptor Bluetooth, o tempo de vida útil do fone de ouvido Bluetooth pode ser menor se comparado aos modelos de alta qualidade que possuem fio.

Mas, se for bem cuidado, ainda assim é possível o headfone Bluetooth dure bastante tempo. Outro ponto a se observar é que, por conta da tecnologia, o fone de ouvido Bluetooth costuma ser mais caro do que o fone com fios.

Vamos falar mais a fundo sobre isto em Quanto custa. Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens do fone de ouvido Bluetooth:

Benefícios
  • Sem fios
  • Portabilidade
  • Pode ser usado em vários dispositivos ao mesmo tempo
  • Mais fácil de guardar
  • Chance de ter problemas de mau contato é muito menor
  • Discreto
Desvantagens
  • Preço mais alto
  • bateria precisa ser recarregada
  • Vida útil menor do que o fone tradicional
  • Consome a bateria do aparelho ao qual está conectado
  • Conexão limitada a no máximo 10 metros do aparelho

Quais as diferenças entre o fone de ouvido Bluetooth e com fio?

A principal diferença entre o headset sem fio e o fone com fio, como já vimos, é que o primeiro dispensa o uso de cabos.

Com o fone de ouvido convencional, além de você ficar preso ao celular ou ao computador, limitando a movimentação, você ainda precisa se preocupar para que os fios não se enrosquem nem se danifiquem.

Outra diferença é que, apesar de em ambos os casos existirem diferentes modelos com várias tecnologias, é mais comum encontrar o headset Bluetooth em dois modelos: intra-auricular e supra-auricular.

Coincidentemente os modelos considerados mais eficazes em termos de isolamento acústico.

Imagem de fones de ouvido sem fio brancos dentro de caixa.

O headfone Bluetooth do tipo intra-auricular é um dos que tem melhor isolamento acústico. (Fonte: Howard Lawrence B / Unsplash)

Ambos os fones, com ou sem fio, também tem modelos que permitem controlar o som por meio do próprio acessório. A diferença é que, com o fone convencional o controle fica no fio e costuma ser limitado a aumentar o volume e atender chamadas.

Já com o fone de ouvido Bluetooth, o menu está localizado no próprio acessório e existem opções com mais comandos, inclusive comando de voz. Abaixo você confere as principais diferenças entre o fone de ouvido Bluetooth e o fone comum:

Fone de ouvido Bluetooth Fone de ouvido convencional
Fios Não tem Tem
Mobilidade Alta, podendo chegar a 10 metros do aparelho Limitada, pois fios podem enroscar e se danificar
Tecnologia Menu com mais opções de comandos no próprio fone Alguns modelos têm menu de controle limitado no fio

Qual a compatibilidade do fone de ouvido sem fio?

Como vimos, o fone de ouvido Bluetooth é compatível com qualquer aparelho eletrônico que tem o sistema Bluetooth. Porém existem outros sistemas de transmissão de rede sem fio como, por exemplo, o Infravermelho e o NFC.

A conexão por infravermelho permite uma distância de até 7 metros entre o fone de ouvido e o aparelho ao qual está conectado. Menor do a do Bluetooth que chega a 10 metros.

Mas a grande desvantagem deste tipo de conexão é que não pode haver nenhum obstáculo ou barreira física entre o fone e o aparelho. Caso contrário, ocorrem falhas na transmissão do som.

Mulher na academia de ginástica com fone de ouvido.

Existem outros sistemas de fone de ouvido sem fio. Mas o Bluetooth te dá mais liberdade de movimento, principalmente na academia. (Fonte: juan pablo rodriguez / Unsplash)

Já a conexão NFC que, assim como o Bluetooth utiliza radiofrequências baixas para a transmissão de dados, tem vantagens e desvantagens.

A vantagem é que você consegue conectar o fone ao telefone celular apenas encostando um no outro. Mas a grande desvantagem é que o NFC não é compatível com todos os aparelhos eletrônicos.

Os fones de ouvido equipados com NFC são ideias para quem tem smartphones com o sistema Android e Windows Phone. Já os smartphones iOS, por exemplo, não executam o NFC.

Assim, se você quer mobilidade e alta compatibilidade, o Bluetooth é a conexão mais indicada para o fone de ouvido sem fio. Você não terá problemas se comprar um fone de ouvido Bluetooth da marca X e usá-lo em seu smartphone da marcar Y, por exemplo.

Qual o melhor modelo de fone de ouvido Bluetooth?

Para escolher o modelo que melhor se adeque a você e suas necessidades de uso você deve se perguntar: para que eu quero um fone de ouvido Bluetooth?

Isso porque, cada fone tem qualidades diferentes e funções específicas para cada situação. O fone de ouvido do tipo earbud, que geralmente vem junto dos smartphones, é aquele que fica acomodado na entrada do canal auditivo.

A grande desvantagem deste modelo é que ele não isola bem os barulhos externos. Com isso, muitas vezes é preciso aumentar o volume além do indicado, prejudicando sua audição.

Homem com fone earbud Bluetooth.

A escolha do fone de ouvido Bluetooth deve levar em conta o conforto e o objetivo de uso. (Fonte: FitNishMedia / Pixabay)

Já o modelo tipo intra-auricular é aquele que fica dentro do seu canal auditivo. Por isso, é um dos melhores em termos de isolamento acústico. Mas é também possível que gere desconforto em seu ouvido, principalmente para quem não está acostumado.

O supra-auricular é o fone de ouvido Bluetooth que possui alça que fica sobre a cabeça. Existem dois tipos de fone supra-auricular: o que se apoia parcialmente no ouvido e o que se apoia totalmente.

O supra-auricular é o modelo mais confortável e possui ótima qualidade sonora. Porém, não é tão eficaz quanto ao isolamento acústico.

Já circoauricular é o maior entre eles. Este modelo se assemelha ao supra, já que também possui alça que fica sobre a cabeça. Porém, as almofadas do circoauricular são maiores e cobrem por completo toda a orelha.

Por esta razão, este modelo possui alta resistência a ruídos externos. Abaixo você confere os diferentes modelos do fone de ouvido Bluetooth:

Earbud Intra-auricular Supra-auricular Circoauricular
Ajuste no ouvido Se encaixa na entrada do canal auditivo É inserido dentro do canal auditivo Se apoia nas orelhas sem cobri-las por completo Cobre totalmente as orelhas
Isolamento de ruído externo Baixo Alto Médio Alto
Qualidade sonora Baixa Alta Mais alta Muito alta
Tamanho Pequeno, leve e confortável Pequeno e leve, mas pode ser incômodo Grande, pesado, mas confortável Grande, pesado, mas muito confortável
Portabilidade Portátil Portátil Menos Portátil Menos Portátil

Conhecendo cada modelo de fone de ouvido Bluetooth, você deve então considerar as situações em que irá usar o acessório. Se você for utilizar headfone sem fio para correr, prefira o intra-auricular que é mais leve e tem menos risco de soltar do seu ouvido.

Também existem as opções de fones de ouvido resistentes ao suor e à prova d’água. Mas, se você precisa de concentração total, sem interrupções de barulhos externos, escolha o fone de ouvido com o sistema de cancelamento acústico.

Por outro lado, se você quer ouvir música, mas não pode se desconectar do que ocorre a sua volta opte por um modelo com baixo isolamento acústico.

Quanto custa?

Em função da grande variedade de modelos, formatos e tecnologias envolvidas no fone de ouvido Bluetooth, os preços deste acessório variam bastante. Hoje em dia é possível encontrar preços que vão desde R$ 15 até R$ 123.000.

É claro que você não precisa investir todo o seu orçamento no mais caro de todos, mas também dispense os muito baratos. Os headsets sem fio muito baratos, provavelmente, terão menor qualidade de som e menor durabilidade também.

Imagem mostra fone de ouvido circo auricular cinza sobre mesa.

O headset Bluetooth circo aricular é compatível com celulares e computadores, independente da marca. (Fonte: aixklusiv / Pixabay)

Onde comprar?

É possível encontrar o fone de ouvido Bluetooth em lojas de eletrônicos e de departamento como Ponto Frio, Lojas Americanas e em hipermercados como Extra e Carrefour.

Mas se você quiser realizar sua compra do conforto da sua casa, recomendamos as lojas online como a Amazon e o Mercado Livre. Além de você poupar seu tempo, será nessas lojas que você vai encontrar mais opções de modelos e os melhores preços.

Critérios de compra: Fatores para comparar os fones de ouvido Bluetooth

Depois de entender como funciona o headfone Bluetooth e porque ele é muito mais vantajoso do que o fone de ouvido com fio, chegou a hora de saber o que diferencia um modelo do outro.

Quando você for checar as especificações técnicas do fone de ouvido Bluetooth, você deve levar em conta alguns fatores. São esses fatores que irão determinar a qualidade do som e o conforto do seu headfone sem fio. Confira abaixo os principais deles:

  • Driver
  • Sensibilidade
  • Impedância e potência
  • Resposta de frequência
  • Bateria
  • Conexão
  • Menu inteligente
  • Memória interna
  • Eliminação de ruído

A seguir, vamos detalhar cada um desses fatores para ajudar você em sua decisão de compra.

Driver

Após escolher o modelo do seu fone de ouvido Bluetooth é hora de focar nas especificações técnicas. Elas irão garantir mais qualidade ao seu acessório. O driver, também conhecido como diafragma, é a caixa acústica do seu headfone.

É no driver em que estão inseridos os componentes importantes do fone de ouvido. Por isso, o seu tamanho pode refletir na qualidade do seu fone de ouvido.

Em teoria, quanto maior for o driver, melhor será a impedância, a potência e a sensibilidade. Mas, ainda assim, é possível que fones de ouvido pequenos também tenham alta qualidade.

Fone de ouvido sem fio intra-auricular.

No driver do fone de ouvido estão os componentes que determinam a qualidade do som. (Fonte: vinny1987 / Pixabay)

A diferença é que eles serão mais caros, já que será preciso uma maior tecnologia para inserir os componentes no driver pequeno.

Além disso, o material do qual é feito o driver também é importante. O mais comum e barato é driver dinâmico. Ele é capaz de reproduzir diferentes tipos de frequência, gerando um som linear.

Por outro lado, o driver de armadura balanceada tem uma melhor performance para reproduzir frequências mais altas. O driver eletrostático, geralmente encontrado nos fones mais caros, é capaz de atingir vários níveis de agudos e graves.

Sensibilidade

A sensibilidade, medida em decibéis (dB), é o que determina o volume máximo que o fone de ouvido Bluetooth pode reproduzir. Acima de 85 dB, porém, o som já é considerado alto demais e se torna prejudicial a sua audição.

Os especialistas recomendam que, para preservar sua audição, você deve utilizar o fone de ouvido com volume baixo e fazer pausas para descansar o ouvido, de hora em hora.

foco

Você sabia que o uso prolongado do fone de ouvido com o volume alto pode causar fadiga auditiva? Esse problema gera sensação de zumbido e de ouvido entupido. Em alguns casos, é possível, inclusive, que o dano seja permanente ou que ocorra a perda completa da audição.

Impedância e potência

A impedância é o fator que minimiza os ruídos causados pela corrente elétrica que passa dentro do fone.

Quanto maior a impedância do fone de ouvido Bluetooth, melhor será a qualidade sonora transmitida.

Assim como a impedância, quanto maior for a potência do fone de ouvido Bluetooth, maior será a capacidade de resistência do acessório para volumes altos. O que ocorre com fones de baixa potência é que, como eles não suportam altos volumes, o seu uso com frequência danifica o acessório.

Resposta de frequência

A resposta de frequência do fone de ouvido Bluetooth também é um item que afeta a qualidade do som.

Como nosso ouvido consegue ouvir frequências que variam entre 20Hz e 20.000Hz, o headset sem fio deve reproduzir o áudio dentro desta faixa de frequência.

Por isso, quanto maior a resposta de frequência mais capaz o seu fone de ouvido será capaz de reproduzir com clareza os detalhes do áudio ou da música.

Fone de ouvido Bluetooth intra-auricular.

O fone intra-auricular é ideal para você evitar escutar música em volume muito alto.
(Fonte: vinny1987 / Pixabay)

Bateria

Você também deve levar em conta a capacidade da bateria do fone de ouvido Bluetooth. Isso vai refletir diretamente no tempo em que você poderá usar o seu headfone sem a necessidade de recarregar a bateria.

Por exemplo, se você quiser andar de bicicleta é importante que tenha bateria suficiente para não ficar sem som no meio do caminho. Nesse quesito, existem grandes variações dependendo do modelo e da marca.

Em geral, a duração da bateria do headset Bluetooth poder variar entre 5h e 30h. O mais comum, no entanto, são modelos cuja bateria dura em média 8 horas.

Também é importante considerar fatores que consomem mais rapidamente a bateria. Ouvir o som muito alto é um deles.

Conexão

O alcance médio da conexão entre o seu fone de ouvido Bluetooth e o aparelho eletrônico (celular, computador ou tablet), pode variar dependendo da marca e do modelo.

Para o perfeito funcionamento do headset Bluetooth, a distância máxima de conexão costuma de ser de até 10 metros.

Menu inteligente

Como uma das principais vantagens do fone de ouvido Bluetooth é a ausência do fio, o ideal é que você realize todos os comandos sem tocar no celular ou computador.

Alguns modelos de headfone Bluetooth já permitem que você dê play, stop, aumente e diminua o volume utilizando botões no próprio acessório.

Memória interna

Este é um fator interessante a se levar em conta, especialmente para os esportistas. Alguns modelos de fone de ouvido Bluetooth possuem entrada para cartão de memória SD. Com isso, é possível ouvir músicas sem gastar a bateria do celular, por exemplo.

Para tanto, basta adicionar os áudios no cartão de memória e depois inserir no fone de ouvido. Outros modelos já vêm com memória interna para que você transfira suas músicas em MP3 e WMA via cabo USB.

Fone de ouvido Bluetooth com botões de controle.

Menu inteligente com botões e memória interna são a combinação perfeita para você não depender do celular para ouvir músicas. (Fonte: HOerwin56 / Pixabay)

Eliminação de ruído

Nós já vimos que dependendo do modelo de fone de ouvido Bluetooth que você escolher, ele terá maior ou menor capacidade de isolar ruídos externos. Essa capacidade depende, basicamente, do formato e de como o fone se encaixa no ouvido.

Ainda assim, existem modelos que possuem uma tecnologia extra de cancelamento de ruído, feita com a ajuda de pilha ou bateria.

Mas, aqui é preciso cuidado redobrado. Se você for andar de bicicleta ou mesmo caminhar por ruas de tráfico intenso de carros, o isolamento total de ruído externo não é indicado.

Isso porque, com o cancelamento total, poderá haver riscos de acidentes caso você não consiga ouvir, por exemplo, o barulho de uma buzina.

(Fonte da imagem destacada: Malte Wingen / Unsplash)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
50 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...
REVIEWBOX

Postado por REVIEWBOX