fone de ouvido esportivo
Ultima atualização: 3 de maio de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

33Horas investidas

7Estudos avaliados

89Comentários coletados

O fone de ouvido esportivo é um acessório indispensável durante a prática de atividade física, pois dá aquela energia extra que você precisa para realizar os exercícios. Você encontra diversas opções de fones de ouvido esportivos, mas em geral um modelo leve, com bom encaixe na orelha, conexão Bluetooth e resistência à água é suficiente.

As melhores marcas oferecem modelos próprios para a prática esportiva, que além de serem confortáveis, são simples de usar e muito bonitos. Para ajudar você a escolher o melhor fone de ouvido esportivo, explicaremos quais pontos devem ser analisados no momento da compra.




Primeiro, o mais importante

  • Existem dois modelos de fones de ouvido esportivo: intra-auricular, em que o fone adentra o ouvido, e supra-articular, em que o fone fica na parte externa da orelha, esse último modelo pode contar com um gancho de encaixe na orelha.
  • Você encontra modelos de fone de ouvido esportivo com ou sem fio. O modelo sem fio conecta-se ao celular através de conexão Bluetooth e oferece a maioria dos comandos em pequenos botões localizados no próprio acessório.
  • Priorize a compra de um fone de ouvido esportivo com sistema de cancelamento de ruído que diminue ou bloqueia os sons advindos de conversas paralelas ou das músicas tocadas na academia de ginástica.

Melhores fones de ouvido esportivos: nossas recomendações

Preparamos uma lista com os melhores modelos de fone de ouvido esportivo. Incluímos opções com excelente custo-benefício nas categorias de entrada, intermediário e premium. Confira as opções e escolha o modelo ideal com base nos critérios de compra que vamos analisar adiante:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre fone de ouvido esportivo

Não é qualquer fone que serve para praticar esportes, mas existem inúmeros modelos de fones de ouvido esportivos que prometem transformar o usuário em um atleta. Brincadeiras à parte, sugerimos que você invista em um acessório que contribua para sua performance esportiva. Preparamos um super guia de compra com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Imagem de uma mulher ouvindo música enquanto pratica esportes.

O fone de ouvido esportivo é a melhor opção para praticar atividade física. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

O que diferencia um fone de ouvido esportivo de um fone de ouvido comum?

Quando falamos em fone de ouvido esportivo, estamos falando sobre os modelos projetados para a prática de atividade física.

Diferente do modelo tradicional, o fone de ouvido esportivo é mais resistente, pois é fabricado com materiais que resistem à poeira, respingos de água e suor. Também é mais resistente a impactos e proporciona mobilidade superior.

Embora existam modelos em diferentes categorias, o fone de ouvido possui design que possibilita máximo encaixe na orelha, para evitar que o acessório se desprenda durante a prática de exercícios.

O design também é diferente, sendo o fone de ouvido esportivo colorido ou estampado - embora também existam opções nas tradicionais cores branco e preto. Você encontra modelos com ou sem fio e opções híbridas, que possuem um pequeno fio unindo as duas partes.

Quais são os tipos de fone de ouvido esportivo?

Existem diferentes modelos de fones de ouvido esportivo. O fone de ouvido intra-auricular é aquele que é colocado dentro da orelha e o supra-auricular que é colocado na parte externa da orelha. Para oferecer bom encaixe para as orelhas, alguns modelos de fone supra-auricular contam com arco que oferece suporte.

O fone de ouvido pode ser com ou sem fio. Os modelos sem fio são conectados ao smartphone através da tecnologia Bluetooth. Você também encontra modelos de fone de ouvido esportivo próprios para esportes aquáticos como mergulho e natação.

Por que o cancelamento de ruído é um recurso indispensável em um fone de ouvido esportivo?

Não importa se você se exercita na academia ou na rua, o barulho externo atrapalha a escutar a música. Nesse sentido, o cancelamento de ruído é um recurso indispensável em um fone de ouvido esportivo, pois reduz os sons externos.

Você encontra modelos com sistema de cancelamento de ruído ativo e passivo. O sistema ativo possui um microfone que capta o som externo e emite um sinal de onda oposta. Esse modelo pode ser usado em academia, mas desaconselhamos o uso na rua, pois não permite ouvir os barulhos do trânsito.

Já o sistema de cancelamento de ruído passivo ocorre pelo design do fone de ouvido, que conta com materiais que isolam os sons externos. Podemos dizer que esse sistema diminui os ruídos, mas não os cancela.

Imagem de uma mulher ouvindo música.

Alguns modelos de fones de ouvido esportivos oferecem cancelamento de ruído. (Fonte: Karolina Grabowska/ Pexels.com)

Por que usar fone de ouvido esportivo com braçadeira é mais seguro?

Além de um fone de ouvido esportivo, sugerimos a compra de uma braçadeira, um acessório utilizado para acomodar o celular durante a prática esportiva.

A braçadeira é interessante pois aumenta o conforto e segurança do usuário e do smartphone durante o exercício. Além disso, o acessório deixa o smartphone em um local acessível para atender chamadas ou trocar as faixas.

Critérios de compra: Como encontrar o melhor fone de ouvido esportivo

Para escolher o melhor fone de ouvido esportivo, você deve analisar algumas características do produto como encaixe no ouvido, autonomia, resistência, entre outros critérios que listamos e detalhamos abaixo:

Com ou sem fio

Embora algumas pessoas ainda utilizem o fone de ouvido com fio para praticar esportes, indicamos a compra de um fone de ouvido sem fio, pois esse acessório oferece muito mais praticidade para praticar esportes. Outro benefício é que você não precisará se preocupar com fios de fones de ouvido partidos.

Para quem nunca utilizou um modelo completamente sem fio, recomendamos a compra de um modelo híbrido, ou seja, que possui um pequeno fio utilizado para conectar ambos os fones atrás do pescoço.

Imagem de um homem se exercitando.

Você encontra modelos de fone de ouvido esportivo com design tradicional. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Gancho

Conforme mencionamos anteriormente, alguns modelos de fone de ouvido esportivo possuem um “gancho” que deve ser encaixado atrás da orelha para oferecer ainda mais segurança durante a prática esportiva.

Geralmente, fones com esse gancho são maiores e mais pesados, mas alguns oferecem gancho  pequeno, leve e discreto, já que deve ser encaixado na parte interna do ouvido.

Mas quem usa óculos deve tomar cuidado, pois o fone de ouvido esportivo com gancho pode incomodar, pois disputa espaço com as alças do óculos.

Conexão Bluetooth

Escolheu um modelo de fone de ouvido sem fio? Então verifique a versão da conexão Bluetooth e tenha em mente que os modelos que possuem conexão Bluetooth 4.0 são mais velozes e falham menos.

Importante que o smartphone possua a mesma versão ou superior, caso contrário, haverá incompatibilidade de sistema. Também é importante analisar se o modelo possui conexão com o sistema operacional do celular.

Autonomia de bateria

Caso você invista em um fone de ouvido sem fio e com conexão Bluetooth, é necessário analisar a autonomia de bateria do equipamento, pois alguns modelos oferecem cerca de quatro horas de autonomia, enquanto outros oferecem até 15 horas.

Observe também se o modelo em questão deve ser carregado via cabo USB ou se possui uma case de carregamento. O segundo modelo tem como diferencial a carga extra de bateria oferecida pela própria case.

Resistência a água

Sugerimos a compra de um fone de ouvido resistente à água, pois esse modelo não danifica quando entra em contato com respingos de água ou suor. Também é perfeito para quem gosta de praticar esportes ao ar livre, pois é impermeável.

O nível de proteção é indicado pela sigla IP e os números 1 a 6 para o grau de resistência à poeira e 1 a 8 para o grau de resistência à água. Modelos com proteção IP64 oferecem proteção máxima à poeira e respingos de água, enquanto o IP68 pode ser submerso em até um metro de profundidade por uma hora.

Comandos automáticos

O fone de ouvido esportivo conta com botões que possibilitam pausa, troca de faixa e mudança de volume da música, além de atender e desligar chamadas. Desse modo, você não precisa interromper a atividade física para acessar o telefone.

Microfone

Para quem precisa atender telefonemas até enquanto pratica atividade física, sugerimos a compra de um fone de ouvido esportivo com microfone.

Por outro lado, quem prioriza a concentração durante a atividade física e não costuma atender ligações, pode escolher um modelo sem microfone.

Peso do fone

Outro fator que influencia na escolha é o peso do fone de ouvido esportivo. Durante a atividade, fones muito pesados podem incomodar, enquanto modelos mais leves, com até 30g, são melhores, além de caírem com menos facilidade.

Resumo

Um fone de ouvido esportivo é um complemento importante para o praticante de atividade física, não importa o esporte. No entanto, você precisa encontrar um modelo adequado, que proporcione liberdade de movimentos.

Depois da leitura deste artigo, ficou mais fácil escolher o melhor fone de ouvido esportivo, não é mesmo? Considere as informações que compartilhamos, avalie os modelos que listamos e se prepare para treinar. Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos.

(Fonte da imagem destacada: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas