Talvez este seja o acessório que mais utilizamos nos smartphones. O fone de ouvido para celular é um produto que nos acompanha há bastante tempo, e é indispensável para que possamos ouvir músicas e, mais recentemente, acompanhar o YouTube, podcasts e mídias sociais.

Existem no mercado milhares de opções disponíveis. Isso, certamente, faz com que se torne um grande desafio encontrar o modelo de fone de ouvido para celular ideal para você.

Sabendo disso, nós, da ReviewBox Brasil, nos aprofundamos nesta tecnologia e separamos para você as melhores opções de fone de ouvido para celular disponíveis no mercado para ajudar na sua escolha.

Você também descobrirá, ao continuar lendo, o que é preciso levar em conta na hora de comprar o seu fone de ouvido.

Primeiro, o mais importante

  • Existem tipos diferentes de fones de ouvido: dos pequenos intra-auriculares até opções maiores, como headphones.
  • A grande maioria dos modelos é, além de compatível com seu celular, também com outros eletrônicos como computadores, notebooks, entre outros. Neste artigo será analisada a relação do fone com o celular, especificamente.
  • Além da qualidade do fone de ouvido para celular, também é importante entender o que você poderá esperar dele, alinhando as características do fone com seu estilo cotidiano.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de fone de ouvido para celular

Se você gosta de caminhar, correr, andar de transporte público ou passar momentos tranquilos em casa usando seu celular para ver vídeos ou ouvir músicas e podcasts, um fone de ouvido é algo indispensável para você por dois motivos: primeiro, para que os sons externos não te atrapalhem. Depois, para que você não incomode as outras pessoas com o som do seu celular.

Por isso, listamos cinco dos melhores modelos de fone de ouvido para celular. Veja qual deles atende suas necessidades e escolha seu fone novo!

1º – Fone de ouvido Kuba Beats

O grande campeão de nossa lista é uma grande novidade no mercado, o brasileiro Kuba Beats. Na contramão de todo mercado, é feito de maneira artesanal, em estilo vintage e oferece qualidades e funcionalidades incríveis se o seu objetivo principal é ouvir a música em sua melhor reprodução.

Um de seus destaques é o controle de graves, aprimorando ainda mais sua experiência. Outro fator indispensável é sua resposta de frequência, que abrange todo espectro audível pelo ouvido humano: de 20 HZ a 20.000 HZ, fazendo com que você não perca literalmente nenhum detalhe de sua canção preferida.

2º – Fone de ouvido Sony MDR-ex15lp

O fone de ouvido para celular mais leve de nossa lista é o Sony Mdr-ex15lp, pesando incríveis 3 gramas com um driver de 9 mm. Além disso, também é bastante bonito e a opção mais barata entre nossos selecionados.

Outro ponto importante neste fone é ter em seu kit 3 opções de borrachinhas, nos tamanhos pequeno, médio e grande. Esse fator contribui muito para seu conforto de acordo com a anatomia de seu aparelho auditivo.

Sendo um modelo intra-auricular, também se destaca no isolamento do som, e garante um bom balanceamento entre sons graves e agudos, o que é ótimo caso sua preferência musical seja mais eclética.

3º – Fone de ouvido CIC 0021-B

Nosso 4º colocado possui tecnologia Bluetooth, e é o primeiro fone de ouvido para celular de nossa lista que é resistente à água e ao suor. Portanto, é ideal se você é praticante de alguma atividade física.

Outro ponto positivo para os praticantes de esportes, é a entrada na orelha no ângulo 27,5 graus, o que garante maior estabilidade, evitando incômodas movimentações e quedas durante seu exercício físico.

Se você passa a maior parte do dia fora de casa, ficará feliz também com a bateria deste fone de ouvido, que possui capacidade de 100mAh, garantindo autonomia de 8 a 10 horas a partir de sua carga cheia.

4º – Fone de ouvido JBL T210

Levíssimo, este modelo intra-auricular possui ainda microfone embutido e controle acoplado para falar ao celular e controlar suas músicas, o que é bastante notório para seu pequeno porte.

Ainda sobre sua destacada portabilidade, possui cabo flat, que não embola (1,10m) e driver (caixa acústica) de 8,7 mm. Cumpre bem seu papel principal como fone de ouvido para celular, com destaque para a reprodução de sons graves, o que é bastante importante para sua escolha caso este tipo de frequência de som seja mais frequente em seu estilo musical favorito.

5º – Fone de ouvido CIC 0005-B

O headphone CIC é um dos modelos básicos mais práticos e com mais funcionalidades. Suas vantagens começam com a tecnologia Bluetooth, ou seja, dispensando o uso de fio.

Este fone de ouvido para celular também permite, através de múltiplos botões, atender ligações e comandar a mídia, dando play, aumentando e diminuindo o volume. Possui ainda entrada para cartão SD e além de tudo é bastante confortável de se usar. É uma opção completíssima e com incrível custo x benefício.

Guia de Compra

Não tem nada que incomoda mais ao ver um vídeo ou escutar uma música do que não entender o que está sendo dito ou cantado. O som dos aparelhos de celular não são muito potentes e, por isso, quando você quer se concentrar, um fone de ouvido para celular é a melhor solução.

Por outro lado, quem está a seu redor, seja em casa ou na rua, também não precisa ficar ouvindo o som que sai do seu telefone. Ou seja: mais um motivo para usar um fone no celular. Continue lendo nosso Guia de Compra e saiba o que for preciso para escolher o seu.

mulher usando fone de ouvido vista de cima

Um fone de ouvido para celular é útil para você e para as pessoas a seu redor. (Fonte: kaboompics / Pixabay)

O que é um fone de ouvido para celular e quais suas vantagens?

O fone de ouvido é uma tecnologia bem mais antiga que o próprio celular. O primeiro fone de ouvido foi inventado em 1919 por Nathaniel Baldwin com finalidade de ajudar na área de comunicação.

A partir de 1958, os fones começaram a se tornar populares com a invenção do primeiro modelo estéreo. Eles tornaram-se indispensáveis desde a popularização do walkman, discman, mp3 player, iPod, e mais recentemente, de nossos inseparáveis smartphones.

Alto-falantes (fones e caixas de som) são transdutores. Eles transformam a energia elétrica que vem do amplificador em energia mecânica. Essa energia chega até nós em forma de vibrações, que percebemos como som através do ar.

Em palavras mais simples, podemos definir os fones de ouvido para celular como pequenos (alguns nem tanto) aparelhos que você precisa apenas conectar ao dispositivo (com ou até sem fio).

Eles são responsáveis por trazer música, conteúdo e entretenimento aos seus ouvidos em qualquer lugar e hora do dia, sem que outras pessoas escutem o mesmo que você. A seguir, separamos vantagens e desvantagens do fone de ouvido para celular:

Vantagens
  • Integração com funcionalidades do celular
  • Grande diversidade de modelos
  • Melhor experiência na percepção de sons
  • Pode ajudar na concentração
  • Possibilita ouvir sua música favorita mesmo em ambientes barulhentos
Desvantagens
  • Pode causar dano auditivo com alta intensidade
  • Menor grau de atenção ao seu redor
  • Modelos Bluetooth consomem maior energia do celular

Quando decidir comprar um fone de ouvido para celular, é preciso prestar atenção em uma grande variedade de fatores, desde as especificações do aparelho até suas necessidades.

Primeiramente, é fundamental prestar atenção a falsificações e produtos de marcas paralela de baixa qualidade, pois estes podem, além de causar prejuízo financeiro por baixa durabilidade, causar lesões em seu canal auditivo. Abaixo, vamos trazer mais detalhes para que você possa fazer sua compra da melhor forma.

Quanto custa?

O fone de ouvido para celular é um acessório democrático em relação a preço. Eles podem custar de R$ 25,00 até R$ 700,00, com uma gama muito vasta de marcas, modelos e funcionalidades.

Onde comprar?

Este produto é facilmente encontrado em lojas físicas e digitais. Porém, na internet, existe a vantagem de analisar as especificações mais claramente, uma vez que estas informações estão mais visíveis.

Online, os fones podem ser encontrados em praticamente todos os e-commerce. Alguns exemplos são Amazon, Mercado Livre, Ebay, Submarino, Extra e Casas Bahia.

Critérios de compra: Fatores para comparar os fones de ouvido para celular

Gostaríamos de concluir apontando para você os principais aspectos para se observar ao fazer sua escolha:

  • Tipo
  • Finalidade de uso e design
  • Funcionalidades
  • Especificações
  • Compatibilidade

A seguir, vamos falar detalhadamente sobre cada um destes cinco fatores.

Tipo

Como mencionamos anteriormente, há uma grande variedade de fones de ouvido para celular, e as diferenças começam em suas estruturas. Podemos dividi-los em 3 grandes grupos:

Intra-auriculares

É o fone mais prático e moderno por ser pequeno e portátil. Sua principal característica é possuir em suas pontas, materiais como espuma, silicone ou borracha, que devem ser introduzidos no canal auricular.

Isso proporciona um melhor encaixe e maior vedação, o que impede o vazamento do som que você estiver ouvindo, além de diminuir o nível de ruído que você escutará proveniente do ambiente.

Assim, esse modelo também é capaz de entregar uma grande qualidade sonora, pois além dos fatores anteriores, este tipo de fone de ouvido geralmente é composto por vários alto-falantes, que podem trabalhar em diferentes faixas de frequência.

Fone de ouvido intra-auricular com pontas feitas de espumas.

Modelo de fone de ouvido para celular intra-auricular. (Fonte: 472301 / Pixabay)

Auriculares (ou earbuds)

É o tipo de fone mais comum e clássico para aparelhos portáteis. É parecido com os modelos intra-auriculares, e a principal diferença está no driver, cujas pontas não adentram o canal auditivo.

A principal vantagem disto é que esta “invasão” do canal auditivo pode incomodar algumas pessoas. Já a desvantagem se deve ao mesmo fator. Como as pontas não são introduzidas no ouvido, há uma perda de qualidade de som, pois o isolamento em relação ao ambiente externo é menor.

Nesta imagem temos modelo clássico de fone de ouvido auricular.

Modelo de fone de ouvido para celular auricular. (Fonte: sunawang / Pixabay)

Supra-aurais

Facilmente identificado pelo arco sobre a cabeça, é o tipo de fone de ouvido para celular que geralmente proporciona maior conforto e melhor qualidade de reprodução. Em contrapartida, é o mais pesado e menos discreto.

Portanto, se você prioriza desempenho e conforto, este certamente é o tipo de fone de ouvido para celular ideal para você.

Celular conectado ao modelo supra-aural.

Modelo de fone de ouvido para celular supra-aural. (Fonte: kaboompics / Pixabay)

Finalidade de uso e design

Seu estilo de vida e preferência de uso, alinhados com o design, são talvez os aspectos mais importante para sua escolha. As fabricantes projetam os fones de acordo conforme nossas necessidades, e por isso existem tipos e modelos variados deste produto.

Por essa razão, não se deve levar em consideração apenas as especificações, mas também a finalidade que o fone terá para você. Por exemplo: mesmo tendo uma qualidade de som excelente, um fone de ouvido supra-aural não será a melhor opção se você quer um fone para praticar atividades físicas.

Isso porque este tipo de headphone é mais pesado e tenderá a se movimentar e cair, o que atrapalhará o exercício de seu esporte preferido. O fone de ouvido para celular mais indicado neste caso para você é o intra-auricular (ou in-ear).

Entretanto, se você tiver problemas com a introdução do fone em seu ouvido, provavelmente o tipo auricular será a melhor escolha para acompanhá-lo em suas atividades físicas.

Funcionalidades

No início, a finalidade dos fones era única e simples: entregar música a seus ouvidos. Mas, com o avanço dos celulares, eles têm agregado novos mecanismos.

Os principais são os controles de reprodução de música, onde nos modelos mais avançados você pode dar play, pausar e também administrar o volume de sua música preferida.

Alguns também contam com microfone integrado para que você possa receber chamadas telefônicas sem mesmo precisar mexer no celular.

Especificações

As especificações de um fone de ouvido para celular são muitas, bastantes técnicas, e algumas delas inclusive pouco são perceptíveis para nossos ouvidos. As principais são resposta de frequência e impedância.

A primeira é relacionada ao espectro das frequências de som que somos capazes de ouvir, que vai de 20 Hz a 20.000 Hz. Ou seja, quanto mais o fone de ouvido para celular abranger esta faixa, mas ele conseguirá entregar a você uma variedade mais completa de som.

A segunda é medida em Ohms (medida para mensurar a resistência elétrica) e está inversamente relacionada ao volume do som reproduzido. Ou seja, quanto maior for a impedância, menor será o volume do som. Porém, fones com uma impedância maior são mais propensos a entregar um som mais limpo.

Compatibilidade

Por último: em modelos Bluetooth, é necessário prestar atenção à compatibilidade do sistema operacional de seu celular. A maioria dos modelos são compatíveis com Android e IOS, porém, negligenciar este detalhe poderá render para você uma experiência negativa na compra de um fone de ouvido para celular.

Afinal de contas, você não quer comprar um fone que não seja compatível com seu celular, não é mesmo?

(Fonte da imagem destacada: FirmBee / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
50 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...