Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre fone de ouvido sem fio. As pessoas buscam cada vez mais usar qualquer tipo de aparelho sem fio. O mercado desse acessório não para de crescer e, hoje em dia, é possível encontrar os mais variados modelos.

Os fones de ouvido sem fio permitem que você tenha uma experiência completa de game, assista a um episódio da sua série favorita no transporte público, escute músicas durante seu treino físico e muito mais. Não é à toa que eles estão bem populares.

Aqui, a ReviewBox Brasil tem como missão apresentar um guia completo de compra de um headset sem fio. Afinal de contas, não queremos que você erre na hora de comprar o seu acessório.

Primeiro, o mais importante

  • O fone de ouvido sem fio funciona como uma mão na roda para quem curte ouvir músicas em qualquer situação: na academia, correndo, no transporte público ou no trabalho. De quebra, o acessório permite que você gerencie suas chamadas telefônicas sem encostar no smartphone.
  • Entre tantos detalhes para prestar atenção na hora da compra de um fone sem fio, os mais importantes são a qualidade do som, a duração da bateria, o conforto e a compatibilidade com outros dispositivos.
  • Com tecnologia de ponta, os modelos mais sofisticados chegam a custar mais de R$ 1.600. No entanto, é possível encontrar bons acessórios por um preço mais em conta, por volta dos R$ 250. E, claro, fuja de roubadas e produtos piratas… o barato pode custar muito caro, né?

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores fones de ouvido sem fio

O que parecia um sonho há um tempo já é realidade. Agora, você não precisa ficar preocupado em não embolar e danificar fios e cabos. Quer saber quais são os melhores modelos do mercado? Confira nosso ranking abaixo:

1° – Fone de ouvido sem fio – Apple AirPods

Os fones de ouvido sem fio da Apple – chamados de AirPods – são resultados da união entre simplicidade e a tecnologia mais avançada do mercado. Graças ao chip W1, os AirPods se conectam automaticamente com o seu dispositivo. Ao colocar no ouvido, os fones localizam o dispositivo e realizam o processo de pareamento de imediato. Quando retirados, eles pausam.

Quanto à duração da bateria, não há o que reclamar. Uma única carga reproduz 5 horas de som e até 2 horas de conversação. Aliás, as ligações ficam excelente – tanto para ouvir quanto para falar.

Mesmo sendo um acessório da Apple, até dá para se conectar a aparelhos Android. No entanto, muitas funções ficam inacessíveis. Nesse sentido, o ideal é usá-los apenas com dispositivos da própria Apple.

2° – Fone de ouvido sem fio – Philips Shb7150fb

Com almofadas que cobrem toda orelha e formato de arco, o Shb7150fb isola os ruídos externos para que você possa curtir suas músicas sem interrupções. Graças aos drivers de neodímio de 40mm, esse headset da Philips reproduz nuances vocais e graves potentes. Suas músicas nunca mais serão as mesmas.

Basta um toque nos controles intuitivos da concha auditiva para gerenciar tudo o que você precisa: atender, encerrar e recusar chamadas; discar o número anterior; colocar o microfone no mudo; controlar o volume e por aí vai.

Aqui, há duas opções de conexão: além de contar com um cabo extenso, você pode parear o seu headset com qualquer dispositivo que conte com Bluetooth. Com bateria polímero de lítio, o acessório chega a reproduzir até 9 horas de músicas.

3° – Fone de ouvido sem fio Syllable

Para quem adora praticar esportes ao ar livre escutando uma música, trata-se de uma opção mais viável de fone de ouvido sem fio. O Syllable D9 realiza o pareamento de forma automática e imediata. É importante lembrar que ele é compatível com qualquer dispositivo que tenha Bluetooth.

Pequenos e leves, os fones se encaixam muito bem nas orelhas de qualquer pessoa, evitando quedas durante o exercício físico. Eles ainda são resistentes a respingos e poeiras, ou seja, suor e uma garoa não são o suficiente para atrapalhar o seu treino.

Quanto à bateria, ela dura cerca de duas horas, mas o acessório vem com baterias extras. Com um botão de cada lado, você consegue controlar as ligações, avançar a faixa de música e dar play ou pausar.

4° – Fone sem fio – Artemis Spectrum

Quem utiliza o G933 Artemis Spectrum tem uma experiência completa de jogo. Com esse headset, você experimenta um som surround 7.1, que traz ainda mais realidade para o seu game.

O acessório oferece o melhor de dois mundos: é possível jogar com ou sem fio. A entrada analógica de 3,5 mm permite que você jogue no PC, consoles e dispositivos móveis sem gastar bateria.

Por sua vez, com a conexão sem fio de 2,4 GHz você consegue jogar direto por até 12 horas sem as luzes a cada carga ou por até 8 horas com a iluminação padrão. Vale destacar que o alcance sem fio varia entre 15 e 20 metros, dependendo das condições do ambiente.

5° – Headset sem fio – JBL E45BT

Segundo a fabricante, bastam duas horas de carga para reproduzir até 16 horas de música. Na prática, isso significa que o headphone não vai te deixar na mão no meio do trajeto trabalho-casa, por exemplo.

Com o formato arco, é possível ajustar até que o fone de ouvido fique bem encaixado na sua cabeça. Pelo acessório, você consegue controlar o volume do som e gerenciar chamadas telefônicas. Quanto à compatibilidade, não há o que reclamar. O JBL E45BT se conecta via Bluetooth com os sistemas operacionais Android e iOS.

Guia de Compra

Quem tem ou já teve um fone de ouvido com fio sabe o incômodo que pode causar. Você acaba se enrolando nos fios e eles também podem quebrar com facilidade. O fone de ouvido sem fio oferece uma liberdade que vale o investimento.

Está interessado em saber mais? Fique com a gente que vamos abordar todos os pontos importantes antes de você comprar o seu.

Quais as vantagens e desvantagens do fone sem fio?

Atire a primeira pedra quem nunca embolou fios de aparelhos eletrônicos e deixou aquela bagunça na mesa. Esse tipo de transtorno, é claro, não acontece com o fone de ouvido sem fio.

Portanto, podemos afirmar que a primeira vantagem deles é a organização. De quebra, você não precisa se preocupar em passar o fio por dentro da roupa quando estiver em movimento.

A qualidade do áudio é um ponto positivo para os fones sem fio. Isso porque, cedo ou tarde, os cabos de um fone ficam danificados e, por consequência, prejudicam a qualidade do áudio.

Apesar de não ser imune a esse tipo de problema, os fones de ouvido Bluetooth têm menos risco de mau contato.

Imagem de uma menina deitada no gramado, enquanto mexe no computador e usa um fone de ouvido sem fio.

Com um fone de ouvido sem fio, você pode ficar distante do aparelho conectado e, assim, ter mais liberdade para se movimentar. (Fonte: ijeab / Freepik)

De Android a iOS, a maioria dos fones de ouvido sem fio é compatível com os mais variados aparelhos. Aqui, estamos falando de smartphones, tablets e até Smart TV com conexão Bluetooth.

Quer mais? Pois mesmo a uma pequena distância, é possível manter-se conectado aos dispositivos – sem perder a qualidade do áudio! Em resumo, você fica livre para realizar outras atividades enquanto utiliza o seu fone de ouvido sem fio.

Um exemplo é ouvir música durante as suas atividades físicas sem correr o risco de se enrolar nos fios. Além disso, ele não pesa tanto, o que dá mais flexibilidade para a prática de atividades físicas.

Por fim, a conexão a distância também permite que você faça ligações em público sem precisar expor o seu smartphone. É uma sensação maior de segurança, né?

No entanto, nem tudo são flores. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso colocar na balança os prós e os contras da situação. Quando falamos em comprar um produto, a história não é diferente.

Por isso, também vamos apresentar as desvantagens dos fones de ouvido sem fio. A começar pelo valor investido que é superior aos de fones tradicionais.

O cuidado com esse acessório também deve ser redobrado. Uma vez que ele não fica plugado a nenhum aparelho, é mais fácil de perder ou de deixar esquecido em algum canto.

Em especial, se você comprar aqueles fones pequenos e separados. Aí, corre-se o risco de perder apenas um lado do fone!

Outro ponto importante que merece destaque é a necessidade de gerenciar a bateria do fone de ouvido sem fio. Em média, a bateria dos melhores modelos dura entre 4 e 8 horas.

Dessa forma, se você passa mais da metade do dia fora de casa – entre trabalho e estudo –, é preciso controlar o uso de seu acessório. É frustrante começar a assistir a uma série no seu tablet e, na metade do episódio, a bateria do seu fone de ouvido sem fio acabar…

Por falar em bateria, vale lembrar que o fone de ouvido sem fio também gasta a bateria dos aparelhos conectados a ele. Isso porque é preciso manter a conexão Bluetooth ativada em smartphones e tablets, por exemplo.

Vantagens
  • Não embola com outros fios e cabos
  • Menos risco de mau contato, aumentando a qualidade do som
  • Compatível com outros qualquer dispositivo Bluetooth
  • Permite mais flexibilidade para se movimentar durante seu uso
Desvantagens
  • Alto investimento
  • Fácil de perder
  • É preciso gerenciar a bateria
  • Consome a bateria dos aparelhos conectados a ele

Por que o headset sem fio é o queridinho da vez?

Dê uma olhada ao seu redor durante o dia. É provável que você veja pessoas praticando atividades físicas – na rua ou na academia – ouvindo música. No transporte público, alguns passageiros já assistem a vídeos com um fone de ouvido sem fio conectado.

O acessório também pode ser usado para realizar ligações no trabalho: você fica com as mãos livres para fazer anotações ou mexer no computador. Em suma, o fone sem fio dá muito mais liberdade para quem os usa.

Mas o seu sucesso não se deve apenas a isso. A verdade é que as pessoas estão consumindo muito conteúdo em áudio, desde posts narrados e audiobooks até os tão famosos podcasts.

Isso é reflexo de um tempo em que as pessoas não têm muito tempo para a leitura. Para se ter ideia, levantamento feito pelo Instituto Pró-Livro (IPL) aponta que 44% da população brasileira não tem o hábito de ler.

Esse cenário fomenta o crescimento dos conteúdos em áudio. De acordo com a pesquisa The Infinite Dial 2018, 44% dos entrevistados já ouviram podcasts ou escutaram um audiobook ao menos uma vez na vida. Veja, a seguir, outros dados desse estudo:

  • Mobilidade: 51% das pessoas escutam programas fora de casa, ou seja, no transporte público, em academias ou em caminhadas ao ar livre;
  • Dispositivos: 69% dos usuários escutam os programas em dispositivos móveis, como smartphones e tablets;
  • Aplicativos: Pandora, iHeartRadio, Spotify, Apple Music e Amazon Music são os aplicativos de áudio mais populares.

Identificou-se? Então, está na hora de adquirir um fone de ouvido sem fio. Continue acompanhando este Guia para não errar na hora da compra!

Quanto custa?

No mercado, é possível encontrar uma série de fones de ouvido sem fio com diferentes características. Naturalmente, o preço desse pequeno acessório varia bastante.

Os modelos que constam neste Guia saem entre R$ 1.600 e R$ 250. Quanto mais incrementado, maior será o seu investimento para adquiri-lo.

Além da qualidade do áudio, praticidade no uso, conforto e alcance do sinal são características que agregam valor aos fones de ouvido sem fio. Como se trata de um produto para ser usado por um bom tempo, é um investimento que compensa.

Aqui, é bom tomar cuidado com fone sem fio falsificado. No entanto, eles duram pouco, a bateria não aguenta um bom tempo e a qualidade do som é precária. É aquela história de que o barato pode sair caro demais, né?

Onde comprar?

Sabemos que para acertar na hora de comprar um headset sem fio, é preciso avaliar se ele fica confortável no seu corpo. Além desse detalhe, é preciso conhecer as especificações do acessório para ver se ele atende às suas necessidades.

Nesse caso, o ideal é que você vá a uma loja física para experimentar os atributos e o conforto do fone de ouvido sem fio. Entre tantas opções, é possível encontrar os acessórios em lojas de departamento, como Americanas, Fast Shop, Kalunga, Magazine Luiza, Ponto Frio e por aí vai.

Agora, se você já conhece o produto por qualquer motivo (experimentou o do amigo), existe a possibilidade de realizar a compra online.

Dependendo de onde você mora, o pedido demora poucos dias para chegar à sua residência. As mesmas lojas mencionadas acima também trabalham no comércio eletrônico, além da Amazon brasileira.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de fone de ouvido sem fio

Cada modelo apresenta características e atributos diferentes. Para escolher o fone de ouvido sem fio que melhor atende à sua necessidade, é preciso observar uma série de detalhes.

Listamos, abaixo, alguns aspectos que você precisa prestar atenção na hora de comprar um fone de ouvido sem fio:

  • Qualidade do som
  • Compatibilidade
  • Conforto
  • Bateria

Qualidade do som

Se vai pagar caro por um fone de ouvido sem fio, é claro que você quer que ele tenha uma ótima qualidade de som.

Além de cancelamento de ruídos externos, isso inclui o som estéreo para quem curte ouvir músicas. Em resumo, trata-se de um sistema de reprodução de áudio que utiliza dois canais distintos (direito e esquerdo) de forma sincronizada.

View this post on Instagram

It’s no secret that I can’t live without music which means everywhere I go I have it with me!! I was SO excited to try these wireless ear pieces by Jabra (This is the Jabra Elite65t), first of all to test the sound quality and also how useable they are in terms of battery life and if it even fits into my ears. So the sound definitely didn’t disappoint me plus it really blocks everything out around me. (I need this in my life at times 🙄 #TooMuchNoise) – the bass is great and the sound is crisp and clear. The battery life lasts up to 15 hours and I love the portable small charging case. You can charge the earphones on-the-go. I am terrible at getting things charged sometimes, so this suits me well too. It also has on touch access to Siri and google as well as Amazon Alexa on the go. The connection is reliable so I would definitely recommend it to anyone who needs good, quality wireless earphones ❤️ This is my opinion so far, going to keep using them for different occasions such as my workouts etc to see if they continue to impress me. #JabraElite65t #Jabra #WirelessEarPhones

A post shared by Patricia K (@patriciaknudsen) on

Agora, para gamers a história é um pouco diferente. O sistema de reprodução de som ideal é o surround, que traz mais realidade para filmes e jogos online. Por fim, a qualidade de som se estende ao microfone do acessório. É preciso que as pessoas escutem com clareza aquilo que você fala, né?

Compatibilidade

Quem pretende comprar os AirPods – fone de ouvido sem fio da Apple – precisa saber que muitas funções deles ficam limitadas quando conectados com dispositivos que não sejam da maçã. Portanto, se você possui aparelhos Android, por exemplo, recomenda-se buscar outra alternativa. Por isso é tão importante verificar a compatibilidade dos fones de ouvido sem fio.

Aliás, esse detalhe também é uma grande preocupação de gamers. O ideal é que o acessório seja compatível não apenas com dispositivos móveis, mas também com computadores e consoles. Certifique-se de conferir esses detalhes na hora de escolher seu modelo.

Conforto

Vamos combinar: não adianta nada ter um fone de ouvido sem fio de última geração e com uma qualidade de som impecável se ele fica te incomodando, né?

O ideal é que ele proteja bem o entorno das suas orelhas. Assim, você pode ficar utilizando o acessório por um longo período sem ter nenhum tipo de transtorno. Mais do que conforto, é uma questão de saúde.

Imagem de uma menina utilizando um fone de ouvido sem fio.

Nem todos os fones de ouvido se encaixam bem nas pessoas, por isso é importante experimentar antes de comprar. (Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay)

Esse detalhe também faz muita diferença para quem não abre mão de ouvir músicas nas atividades físicas. Afinal, ninguém quer que os fones fiquem caindo da orelha durante uma corrida, por exemplo.

Bateria

O fone sem fio cabe em muitas situações do dia a dia: para trabalhar, fazer ligações ou simplesmente ouvir músicas enquanto se dirige ao trabalho e faz exercício físico.

Se você fica muito tempo longe de tomadas, o ideal é que você conte com um acessório de longa duração de bateria.

Alguns dispositivos têm inteligência para economizar energia. Basta removê-los da orelha por um período que eles se desligam automaticamente. Desse modo, é possível encontrar acessórios que duram até 16 horas em uso com uma carga completa.

(Fonte da imagem destacada: PublicDomainPictures / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
28 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX