Na foto um forno de embutir em uma cozinha com a porta aberta.
Ultima atualização: 25 de março de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

20Horas investidas

4Estudos avaliados

78Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O forno é um elemento muito presente em cozinhas domésticas e industriais e um dos modelos mais diferenciados desse produto é o forno de convecção. Essa versão já há alguns anos vem ganhando espaço graças a sua maior agilidade em preparar os assados e é sobre ela que vamos falar hoje.

Equipado com uma turbina ou ventoinha interna, esse tipo de forno faz com que o fluxo de ar quente se dissemine de forma mais regular. Por conta disso, o cozimento dos alimentos é mais uniforme. Nesse artigo você irá conhecer tudo a respeito desse eletrodoméstico, boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • O forno de convecção possui uma ventoinha em seu interior que é responsável por disseminar o calor de maneira mais uniforme.
  • Esse eletrodoméstico consegue assar os alimentos de maneira mais eficiente e em menos tempo.
  • Nesse produto é possível preparar carnes, legumes, ensopados e muitas outras receitas. Porém, ele não é o mais indicado para pães e biscoitos.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de forno de convecção: Nossas indicações

Nos últimos anos o forno de convecção se popularizou e graças as suas inúmeras vantagens passou a fazer parte da cozinha de residenciais também. Devido a isso, muitos modelos desse produto surgiram e a seguir te mostramos os melhores.

O forno de convecção com as melhores avaliações

Esse modelo de forno de convecção possui capacidade para até 18 litros e funciona com uma faixa de temperatura que vai de 120ºC a 230ºC. Ele conta com cinco funções pré-programadas que servem para assar, assar por convecção, tostar, grelhar e aquecer. Essa opção tem também timer de 60 minutos com sinal sonoro, grade e bandeja removível e um moderno acabamento em aço inoxidável na cor vermelha.

Um modelo ideal para trabalhar com baixas temperaturas

Esse forno de convecção fornece uma temperatura mínima de 65ºC e máxima de 230ºC. O produto conta com capacidade para até 25 litros e funciona com cinco funções pré-programadas que servem para assar, grelhar, aquecer e tostar. Esse modelo tem também timer de 60 minutos com alarme sonoro e possui duas posições para encaixar a grelha. Além disso, sua abertura de porta é no formato French Door.

O forno de convecção elétrico com melhor timer

Esse modelo de forno de convecção conta com um timer que pode ser programado por até duas horas. O produto possui capacidade de 32 litros e nele podem ser assadas duas pizzas de 30 centímetros. Essa opção é elétrica e funciona com uma potência de 1.500 watts e na voltagem 110 volts. O forno é confeccionado na cor prata e tem acabamento em aço inox.

Guia de compra

Nada melhor do que preparar carnes, bolos, tortas e muitas outras receitas em um forno eficiente. Esse é um componente indispensável para quem gosta de cozinhar e um modelo bastante diferenciado é o forno de convecção.

Desenvolvido para assar os alimentos mais rápido, o forno de convecção é um produto que pode ser usado tanto em casa quanto em cozinhas profissionais. Esse produto tem um funcionamento bastante simples, mas que faz toda a diferença no dia a dia. Nesse guia de compra vamos te explicar mais sobre esse eletrodoméstico.

Na foto uma pessoa retirando uma forma com bolinhos de um forno.

Legenda: No forno de convecção é possível preparar diversas receitas de maneira mais rápida e eficiente. (Fonte: Taylor Grote/ Unsplash)

O que é um forno de convecção e como ele funciona?

O forno de convecção é um eletrodoméstico que se destaca em relação aos fornos convencionais.

Esse modelo tem como principal diferencial uma ventoinha interna, que é responsável por disseminar o fluxo de ar quente dentro do forno. Por conta disso, o cozimento dos alimentos é mais uniforme e a receita fica pronta em menos tempo.

Se comparado com os fornos comuns, o modelo de convecção se torna uma melhor opção porque evita variações de temperatura na sua parte interna. Com isso, é possível preparar diversas receitas com mais agilidade e usando menos calor.

E esse produto é ideal para o preparo de carnes, ensopados, legumes e até mesmo para desidratar alimentos.

Quais as vantagens e desvantagens de um forno de convecção?

O forno de convecção alia uma série de vantagens que o tornam uma escolha certeira para quem quer otimizar o tempo de preparo das receitas.

Esse produto consegue diminuir em cerca de 20% a 30% o tempo de cozimento dos alimentos, graças ao seu sistema de ventilação. Dessa maneira, além de conferir maior agilidade há uma economia de energia elétrica.

Outro ponto positivo é que o forno de convecção cozinha os alimentos de maneira mais uniforme, sem que seja necessário trocá-los de posição.

O forno de convecção cozinha os alimentos de maneira mais uniforme.

Esse benefício só é possível porque os fornos convencionais assam de baixo para cima, enquanto que os de convecção distribuem o calor em seu interior.

Com esse eletrodoméstico também consegue-se preparar receitas que exigem baixas temperaturas. Isso porque muitos modelos trabalham com uma temperatura mínima de 65ºC, diferente dos fornos tradicionais.

Mas o forno de convecção também tem as suas desvantagens. Uma delas está no valor, que é mais elevado. Esse produto também não é o mais indicado para receitas à base de farinha como pães e biscoitos.

Além disso, nos livros de receita a indicação de temperatura é sempre voltada para fornos convencionais. Para usá-las no de convecção é necessário realizar uma conversão.

Vantagens
  • Proporciona um cozimento mais uniforme
  • Assa de maneira mais rápida
  • Funciona com baixas temperaturas
  • Gera uma economia de energia
Desvantagens
  • Custa mais caro
  • Não é o melhor para receitas a base de farinha
  • Nem sempre se tem a temperatura para assar as receitas nesse tipo de forno

Como utilizar um forno de convecção?

O forno de convecção é um excelente eletrodoméstico, mas para conseguir alcançar seus benefícios é necessário usá-lo da maneira correta.

O primeiro para isso consiste em descobrir qual é a temperatura correta para assar os seus pratos. Na grande maioria dos livros de receitas a temperatura para assar é específica dos fornos convencionais.

Para descobrir qual é a correta para os modelos de convecção deve-se diminuir a temperatura em 25ºC ou reduzir o tempo de preparo em 15% a 30%.

No momento de colocar o alimento no forno lembre-se de não cobri-lo com papel alumínio ou tampa. Esses elementos irão criar um bloqueio no calor e impedir que a receita seja assada.

Feito isso basta pré-aquecer o forno na temperatura correta, inserir o alimento dentro dele e aguardar até que fique assado.

foco

O forno de convecção funciona através da disseminação de calor em todo o seu interior.

Por isso, os melhores recipientes para serem usados nesse produto são os que possuem bordas baixas ou até mesmo os sem bordas.

Dessa maneira, não haverá nenhuma interferência entre o alimento e o sistema de aquecimento.

Quanto custa e onde comprar um forno de convecção?

O valor de um forno de convecção começa em cerca de R$300 e os mais caros podem checar a até 4 mil, em média. O que altera o preço desse produto é principalmente a sua capacidade, visto que as opções maiores são as que custam mais caro.

Os modelos de forno de convecção para uso doméstico podem ser adquiridos em lojas que vendem eletrodomésticos. Enquanto que os profissionais somente são encontrados em comércios mais específicos desse segmento.

Critérios de compra: Comparando os modelos de forno de convecção

Há diversos modelos de forno de convecção que podem ser adquiridos, mas é fundamental escolher corretamente esse produto para não se arrepender depois. Para te ajudar nesse tarefa separamos abaixo tudo o que você deve analisar antes da compra.

A seguir está uma explicação a respeito desses tópicos.

Capacidade e tamanho

Em um forno de convecção é possível cozinhar os mais variados alimentos, porém a quantidade em que eles poderão ser assados depende da capacidade do forno.

Esse produto é encontrado com capacidades que começam em cerca de 10 litros e passam dos 80 litros. Para um uso mais doméstico os modelos menores conseguem suprir bem as necessidades.

Esse produto é encontrado com capacidades que começam em cerca de 10 litros.

Porém, quem pretende usar esse produto de maneira profissional deve investir nas opções com maior capacidade.

Além disso, é bom saber que quanto mais capacidade o forno de convecção tiver, maior ele será.

Isso porque para que o produto tenha mais espaço interno é necessário aumentar o seu tamanho.

Dessa maneira, busque por uma opção com as dimensões necessárias para o local onde será instalada.

Na foto uma mulher retirando um refratário de dentro de um forno.

Quanto maior for o forno de convecção mais alimentos poderão ser assados de uma vez só nele. (Fonte: Alex Lam/ Unsplash)

Funcionalidades

Existem modelos de forno de convecção que vêm acompanhados de diferentes funcionalidades. Os mais comuns são os que funcionam com até cinco funções e esses são responsáveis por assar, grelhar, tostar e até mesmo aquecer.

Há também opções mais completas que podem chegar a ter até 12 funções pré-programadas. É necessário portanto analisar qual se adapta mais as receitas que você irá preparar.

Potência

O forno de convecção pode trabalhar com diferentes potências e essa é uma característica que varia bastante de modelo para modelo.

As opções com menor potência gastam menos energia, porém funcionam de maneira mais lenta. Já os fornos mais potentes possuem uma maior agilidade em preparar as receitas, visto que nesse quesito são superiores. Porém, esses gastam mais energia.

Ao escolher entre um deles é necessário comparar a potência com o consumo de energia elétrica. Assim é possível escolher a opção que conta com melhor custo benefício.

Na foto uma mulher tirando uma assadeira de biscoitos de dentro de um forno.

Quanto maior for a potência do forno de convecção mais rápido os alimentos serão assados. (Fonte: Andriy Popov / 123RF)

Faixa de temperatura

O forno de convecção pode trabalhar com diferentes faixas de temperatura. A temperatura mínima que esse produto pode atingir fica por volta dos 65ºC, enquanto que as mais altas chegam a cerca de 230ºC.

Diferente dos fornos convencionais, os modelos de convecção não passam dos 230ºC porque a sua temperatura interna é mais alta devido a sua forma de funcionamento.

Cada receita requer uma temperatura para ser assada e principalmente quem trabalha com baixos calor deve se atentar a isso.

Portanto, antes de escolher um modelo de forno de convecção verifique qual é a temperatura máxima e mínima que você precisa e opte por um que trabalha nessa faixa.

(Fonte da imagem destacada: belchonock / 123RF)

Por que você pode confiar em nós?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.
Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.