Forno embutido em armário da cozinha, na bancada está instalado um cooktop.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o forno de embutir a gás, um dos queridinhos da cozinha moderna. O forno de embutir a gás é quase igual ao fogão convencional, com a diferença que não possui as bocas, pois serve apenas para assar alimentos.

Ele ocupa menos espaço na cozinha já que deve ser embutido em armários, bancadas, sob a pia ou até mesmo embaixo de um cooktop.

Neste texto vamos falar sobre as principais características desse eletrodoméstico, quais são as vantagens e desvantagens, o que diferencia um modelo do outro, quanto custam, onde comprar e quais são os principais detalhes que você deve estar atento na hora de comprar o seu.

Primeiro, o mais importante

  • O forno de embutir a gás funciona igual a um fogão convencional, a única diferença é que ele não tem as bocas para cozinhar, ou seja, só é possível preparar alimentos assados nesse eletrodoméstico.
  • O forno de embutir a gás deve ser instalado na cozinha e estar ligado a um botijão ou ao encanamento de gás. Ele precisa ter espaço para ventilação, então não deve ser colocado muito perto da parede. Para instalar esse aparelho recomendamos que você procure a ajuda de um profissional.
  • A principal diferença entre os modelos de forno embutido a gás é a capacidade interna deles, há modelos com 50, 73, 84 e 90 litros de capacidade. Escolha um que seja adequado ao tamanho da sua família e da sua cozinha.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores fornos de embutir a gás

Esses fornos, embora mais caros, vêm ganhando cada vez mais espaço nas cozinhas domésticas. Isso porque eles acabam gerando uma economia por não fazer uso de energia elétrica.

Se você busca conhecer os melhores modelos de forno de embutir a gás, está no lugar certo. Selecionamos os 7 melhores fornos do mercado. Confira n ranking abaixo:

1º – Forno de embutir a gás Electrolux

O forno de embutir a gás da Electrolux é um dos melhores modelos disponíveis no mercado, por contar com uma série de funcionalidades e características que o diferencia dos demais.

A começar pelo acabamento em inox escovado, que dá um ar requintado a sua cozinha. Tem o exclusivo painel Blue Touch, temperatura varia de 50 a 250 Cº, possui timer e conta com diversas funções, inclusive grill.

É ideal para preparar pratos de todos os tipos e tamanhos, garantindo cozimento no ponto certo, pois conta com sistema de circulação de ar que garante distribuição de temperatura por igual no interior do forno.

2º – Forno de embutir a gás Consul

O forno de embutir da Consul tem a capacidade de 78 litros, a maior do segmento de fornos de embutir da categoria 60 centímetros.

Vem na cor prata, tem duas prateleiras, sete níveis de posição para elas e função grill, que garante um excelente cozimento para os seus assados. O aparelho vem com timer, que emite um sinal sonoro avisando que seu alimento está pronto.

A limpeza é fácil, isso porque o forno tem a tecnologia Cleartec, ou seja, o revestimento é esmaltado e liso, então só é preciso passar um pano para remover sujeiras, manchas e gorduras.

3º – Forno de embutir a gás Brastemp

O forno de embutir a gás da Brastemp tem capacidade para 78 litros, consegue preparar dois pratos diferentes no ponto certo e ao mesmo tempo, por causa das duas prateleiras que possui e que podem ser ajustadas a sete níveis de altura diferentes.

Para atingir precisão no preparo de cada receita, esse forno conta com a função timer touch, você programa o tempo que quer que suas receitas assem e o forno te avisa quando a comida estiver pronta. Para garantir crocância e suculência utilize a função grill.

4º – Forno de embutir a gás Totale Nero Venax

O forno de embutir a gás Totale Nero da Venax tem a capacidade para até 90 litros, o limite de capacidade que um forno pode atingir. É ideal para quem quer aproveitar o espaço da cozinha mantendo a alta funcionalidade dos fornos grandes e potentes.

Possui duas grades deslizantes, que facilitam na hora de acomodar diferentes alimentos, e que podem ser ajustadas em cinco opções de altura. Tem acendimento automático, dupla entrada de gás e válvula de segurança.

Esse modelo tem puxadores de aço removíveis, função grill, timer sonoro de até 120 minutos, vidro duplo panorâmico na porta e luz interna. As opções de temperatura variam de 180°C até 290°C.

5º – Forno de embutir a gás Bianco Venax

O forno de embutir a gás Bianco da Venax tem as mesmas características de outros modelos da marca: acionamento automático, duas grades com 5 opções de altura, funções Grill e timer, vidro duplo com luz interna para acompanhar cozimento do alimento, entrada dupla de gás e válvula de segurança.

Esse modelo, entretanto, é mais indicado para casas em que morem casais ou famílias pequenas, pois é um forno menor, com capacidade para até 50 litros.

6º – Forno de embutir a gás Semplice Venax

O forno da linha Semplice da Venax, tem o acabamento externo em aço inox, um material que resiste a altas temperaturas, tem excelente durabilidade e não enferruja. Já o revestimento interno é em esmalte Easy Clean.

Esse forno tem capacidade para 50 litros. Tem cinco opções de ajuste de temperatura, que variam de 180°C a 290°C e a função grill. Tem acendimento automático, luz interna, porta e botões removíveis, prateleira fixa e dupla entrada de gás.

7º – Forno de embutir a gás Cristallo Venax

O forno de embutir a gás da Linha Cristallo da Venax possui diversas funcionalidades: luz interna, função timer, grill e prateleira dupla que facilita a acomodação de travessas.

É muito fácil limpar esse produto, pois o interior é esmaltado com acabamento liso e a porta é removível, o que auxilia na hora da limpeza.

Guia de Compra

Além de ser um eletrodoméstico que deixa a cozinha mais moderna e requintada, o forno de embutir a gás também gera uma economia a longo prazo. E essas são apenas duas das vantagens que ele apresenta.

Preparamos um guia de compras para você com as informações mais importantes a serem consideradas na hora de escolher um modelo de forno de embutir a gás. Siga com a gente que não restará nenhuma dúvida no momento da compra.

Mulher colocando bolo no forno embutido para assar.

O forno de embutir a gás pode ser instalado na altura da pessoa, facilitando o uso. (Fonte: hootie2710 / 123RF)

O que é um forno de embutir a gás?

O forno de embutir a gás tem o funcionamento similar ao do fogão convencional. O que difere um do outro é que o fogão tem de quatro a seis bocas para preparar comidas de forma cozida ou frita, e o forno só serve para preparar assados.

Para quem opta por um forno de embutir é preciso comprar também um cooktop, ou seja, as bocas de fogão, que funcionam a gás ou energia elétrica e que podem ser instalados em bancadas ou em cima da pia.

O forno de embutir a gás pode ser instalado em qualquer parte da cozinha: em armários, bancadas, sob a pia ou embaixo do cooktop. Você também pode posicioná-lo mais ao alto, assim não será necessário ficar abaixando para colocar as assadeiras dentro do forno.

Imagem mostra bocas de fogão a gás acesas.

Diferente do fogão convencional, o forno de embutir a gás não possui bocas, nele só é possível preparar alimentos assados. (Fonte: PublicDomainPictures/ Pixabay)

Como ele precisa estar ligado a um botijão ou ao encanamento a gás é preciso que o local onde ele seja instalado tenha espaço para ventilação e, de preferência, a uma certa distância da parede. Recomendamos que você procure um profissional para realizar a instalação do seu forno.

Quais suas vantagens e desvantagens?

O forno de embutir a gás é recomendado para qualquer pessoa, principalmente para quem usa com frequência, isso porque o gasto com energia elétrica é quase nulo.

O botijão de gás tem uma durabilidade maior e o forno esquenta e assa rapidamente. Além disso, os modelos a gás têm maior espaço interno, o que permite assar pratos grandes, é ideal para o preparo de alimentos que precisam de longo tempo de cozimento, e confere sabor mais requintado aos pratos.

Mas, tenha em mente que tudo depende das suas necessidades e da sua rotina. Preparamos uma lista com as vantagens e desvantagens de adquirir um modelo de forno de embutir a gás para sua cozinha:

Vantagens
  • Ocupa menos espaço na cozinha e visualmente é mais bonito
  • É possível assar mais de um alimento de uma só vez
  • É econômico, não gasta energia elétrica, consome apenas gás
  • Pode ser instalado em qualquer lugar da cozinha
Desvantagens
  • É necessário comprar um cooktop, pois não possui bocas para cozinhar ou fritar alimentos
  • É preciso ter o auxílio de um profissional para fazer a instalação
  • Só serve para preparar alimentos assados ou gratinados

Quais as diferenças entre um forno de embutir a gás e elétrico?

A principal variável do forno de embutir a gás é que existe o forno de embutir elétrico. Mas, apesar de serem produtos muito similares em seu conjunto de funções, eles são distintos em diversos aspectos.

O forno de embutir a gás é um modelo coringa, serve tanto para quem usa pouco como, principalmente, para quem faz uso frequente, é alimentado a gás, que pode ser de botijão ou encanado, tem um consumo de energia muito baixo, são maiores do que os elétricos e custam muito menos.

Seu uso independe da energia elétrica, então em momentos de queda de luz ele não vai te deixar na mão. Também é mais eficaz para preparar alimentos que têm um tempo de cozimento mais longo e há quem diga que no forno a gás os alimentos ficam mais saborosos.

Entretanto, o modelo a gás também tem algumas desvantagens, como tempo de pré-aquecimento, que consome gás sem o alimento estar cozinhando. Ele também é menos preciso na hora de definir a temperatura, já que o calor vem da chama do fogo.

Além disso, é preciso ter cuidado e estar sempre atento a eventuais vazamentos de gás, seja do botijão ou da tubulação, pois esses vazamentos podem ocasionar acidentes graves, como explosões.

Mas não precisa ficar com medo, apesar do gás não ter cheiro, as empresas que produzem esse tipo de combustível adicionam um odor característico a ele, então quando há vazamentos é possível identificar rapidamente.

Se você mora em prédio, o modelo de forno embutido a gás é mais vantajoso ainda, pois, geralmente, o gás encanado é incluído no valor do condomínio.

Os modelos de forno de embutir elétricos geralmente são mais indicados para os profissionais, que precisam assar vários alimentos ao mesmo tempo.

Esse modelo custa mais caro e usá-lo com frequência também sai caro, pois o consumo de energia elétrica é alto, principalmente se você for preparar alimentos que levam muito tempo para ficarem prontos.

A conta de luz chega a vir 40% mais alta depois de instalar um fogão embutido elétrico. Esse tipo de forno também demora mais para pré-aquecer, cerca de 20 minutos e demora mais para o calor se dissipar após o desligamento.

Mas, esse modelo também tem algumas vantagens que a versão a gás não possui, como atingir a temperatura exata, desligar automaticamente depois do tempo pré-definido pelo timer e não apresentar o perigo do vazamento de gás.

Preparamos uma tabela comparativa entre o forno embutido a gás e a versão elétrica. Leve essas informações em consideração na hora da escolha de um produto que melhor se adeque às suas necessidades, ao espaço da cozinha e, principalmente, ao seu bolso.

Forno de embutir a gás Forno de embutir elétrico
Custo de funcionamento Baixo Alto
Pré-aquecimento Forno pré-aquece mais rapidamente Demora mais para pré-aquecer
Precisão Menor precisão de temperatura Maior precisão de temperatura
Indicação Indicado para pratos simples e elaborados Indicado apenas para pratos simples e de rápido preparo
Tamanho Espaço interno maior, dá para cozinhar mais de um prato por vez Geralmente esse tipo de forno é menor

Quanto custa?

O preço de um forno de embutir a gás varia de acordo com a capacidade interna, ou seja, a capacidade em litro.

Vai desde próximo dos 50 litros, que são os fornos pequeno,s mais indicados para pessoas que moram sozinhas ou casais, e os fornos com capacidade para até 90 litros, que por terem o dobro do tamanho são recomendados para famílias maiores.

Os valores desses produtos também podem variar de acordo com o modelo e a marca. O modelo de forno de embutir a gás mais barato custa R$ 1.000, sendo que há várias opções de até R$ 1.500.

Modelos de marcas mais reconhecidas no mercado custam a partir de R$ 2.000 e a opção mais cara chega a R$ 5.000.

Onde comprar

É possível comprar o seu forno de embutir a gás em uma ampla variedade de lojas: supermercado Walmart, lojas de departamento como Americanas e, principalmente, lojas de móveis e eletrodomésticos como Ponto Frio, Casas Bahia e Magazine Luiza.

Você também pode optar por comprar esse eletrodoméstico no conforto da sua casa através da internet. Comprando online você encontra boas ofertas. Basta acessar o site da Amazon. Lá é possível comparar uma grande variedade de modelos, marcas, preços e conhecer os modelos mais bem avaliados pelos consumidores.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de forno de embutir a gás

Preparamos um manual com os principais fatores a serem levados em consideração na hora de escolher um modelo de forno de embutir a gás. Não nos atentamos a modelos, marcas ou valores, e sim às características que realmente vão fazer a diferença no seu dia a dia, são elas:

  • Capacidade interna (por litro)
  • Otimização do espaço da cozinha
  • Funcionalidades extras
  • Acabamento interno e externo
  • Controle de temperatura
  • Instalação
  • Tipos de gás

Vamos explicar item por item desses tópicos, para que você não fique com nenhuma dúvida na hora de escolher um modelo de forno embutido a gás que melhor atenda às suas necessidades e as da sua família.

Capacidade interna (por litro)

A capacidade de um forno é medida por litro e se refere às dimensões internas desse eletrodoméstico, ou seja, altura, largura e profundidade. Os modelos variam de 44, 50, 73, 78, 84 e 90 litros.

A maioria dos modelos de pequena proporção tem capacidade para 50 litros e a os modelos maiores para 78 litros.

O tamanho do forno ideal para a sua cozinha vai depender de alguns fatores: tamanho do cômodo (detalharemos melhor esse fator no próximo tópico), dimensões do espaço em que ele será embutido e, principalmente, a quantidade de pessoas que moram na sua casa.

Um forno de embutir a gás otimiza o espaço e deixa o ambiente mais bonito, mas ele deve ser proporcional ao tamanho da sua cozinha, de nada adianta você colocar um forno com capacidade de 90 litros em uma cozinha estreita e pequena.

Também é necessário saber as dimensões do espaço onde o forno de embutir a gás será instalado, que pode ser um armário, uma bancada, embaixo da pia ou sob um cooktop.

Saber essa informação é essencial para não comprar um modelo de forno maior do que o desejado, o que vai exigir reformas na cozinha ou troca do produto.

A quantidade de prateleiras e opções de posicionamento também variam conforme o tamanho do forno, se eles são pequenos geralmente há apenas uma prateleira e poucas opções de nível, já os fornos maiores contam com prateleira dupla e sete opções de encaixe.

Otimização do espaço da cozinha

Os fornos de embutir a gás trazem mais sofisticação, praticidade e otimizam o espaço útil da sua cozinha, isso por que o eletrodoméstico ficará embutido em algum espaço fixo.

Antigamente, as cozinhas eram equipadas com fogões de quatro a seis bocas em que o forno era parte da peça.

Hoje, nas cozinhas modernas, esses eletrodomésticos podem ser vistos separadamente: as bocas do fogão viraram o cooktop, uma estrutura menor e móvel que pode ser instalada em bancadas ou pias. O forno, por sua vez se tornou embutido.

A fotografia mostra uma cozinha moderna, o forno embutido está localizado à direita da imagem.

Na cozinha moderna as bocas e o forno do fogão foram separados e receberam nomes diferentes: Cooktop (as chamas) e forno embutido a gás ou elétrico. (Fonte: shadowfirearts / Pixabay)

Funcionalidades extras

Os fornos de embutir a gás são eletrodomésticos muito modernos, prova disso é que a maioria dos modelos já possui funcionalidades que antes eram vistas só em fornos elétricos.

  • Timer: é uma espécie de cronômetro em que você ajusta o tempo de preparo do alimento e quando alcançado ele emite um sinal sonoro avisando que a comida está pronta.
    Essa função é muito útil no dia a dia, traz mais tranquilidade a quem está cozinhando e permite que essa pessoa possa se ocupar de outras atividades sem ficar com medo da comida passar do ponto.
  • Grill / dourador: a função grill deixa o alimento crocante, é muito usado para dar suculência aos assados. O dourador serve para deixar os alimentos “douradinhos”.
  • Acionamento automático: basta girar o botão e ele produz a faísca que gera a chama. Esse botão de acionamento é elétrico, então essa é o único momento em que há consumo de energia no fogão de embutir a gás.
  • Luz interna: outra melhoria é que a maioria dos modelos agora conta com dispositivo de luz interna, que torna possível verificar como está o cozimento do alimento sem precisar abrir a porta do forno.
    Isso é interessante, pois o contato com a temperatura externa pode ressecar carnes e fazer murchar pães e bolos.
  • Painel digital: por fim, há diversos modelos no mercado que possuem painel digital touch screen, amplas funções e modos de funcionamento e a opção Menu Controle Fácil, que te ajuda na hora de escolher a temperatura, prateleira e tempo de preparo dos alimentos, ajustando o timer automaticamente.

Veja um exemplo de um modelo de forno de embutir a gás que tem todas as funcionalidades acima descritas:

Acabamento interno e externo

Vamos começar pelo acabamento externo, pois a maioria das pessoas que compram forno de embutir a gás se preocupam com a questão visual da cozinha.

Esses modelos são muito bonitos, geralmente têm o design metálico, acabamento em aço inox escovado, painel tecnológico (alguns são até touch screen) e ficam instalados em armários, bancadas ou estantes, o que garante um ar moderno a esse espaço.

Em relação ao interior do forno, a dica é adquirir um modelo que tenha o acabamento interno esmaltado, o que torna o forno de embutir a gás autolimpante.

O revestimento esmaltado é poroso, quando a gordura que respinga durante o cozimento do alimento entra em contato com esses furinhos ela reage evaporando. O próprio ar quente que circula dentro do forno ajuda a gordura a evaporar.

No fim do preparo, basta esperar o forno esfriar para passar um pano seco ou úmido para retirar o excesso de sujeira, gordura e eventuais manchas que restaram nas paredes do forno. Algumas marcas denominam essa funcionalidade de Cleartec.

Controle de temperatura

Há quem diga que o forno de embutir a gás não tem o controle de temperatura tão preciso quanto os modelos elétricos, isso não é bem verdade, existem hoje diversas melhorias nesse tipo de fogão, como sistemas de circulação de ar que garantem distribuição de temperatura de forma homogênea no interior do forno.

Em relação a temperatura mínima e máxima que um forno de embutir a gás alcança, isso depende do modelo em questão. Alguns têm mais opções de temperatura, que variam de 50 a 250 Cº e outros de 180°C até 290°C.

O forno de embutir a gás tem o pré-aquecimento bem ágil e esfria rapidamente depois que a chama é desligada. Além do mais, o forno a gás assa os alimentos mais rapidamente e é ideal para preparar pratos que exijam um longo tempo assando, pois são mais econômicos.

Instalação

A instalação do forno de embutir a gás, como já mencionamos anteriormente, exige o auxílio de um profissional. O espaço onde ele vai ser posicionado, seja em armário, bancada, prateleira ou embaixo da pia, precisa ter as dimensões corretas do eletrodoméstico.

O forno deve ser instalado em um lugar onde haja circulação de ar, isso porque o forno emite muito calor durante seu funcionamento e ele possui saídas de ar para escoar esse calor, geralmente elas ficam na parte de trás do aparelho. Por essa razão, o forno de embutir não deve ficar grudado na parede.

Agora, você deve estar se perguntando onde fica posicionado o botijão de gás, se ele fica visível ou se é escondido. A resposta é simples, ele também fica dentro do armário, do lado direito do forno. Veja abaixo:

Como são várias especificações, é essencial que você contrate mão de obra especializada no momento da instalação.

Tipos de gás

O forno embutido a gás pode funcionar através de dois tipos de gás: o GLP e GN.

  • GLP: que é o gás liquefeito de petróleo, comumente encontrado nos clássicos botijões. Podem ser encontrados em tamanhos pequenos de 2, 5 ou 8kg, ou ainda em tamanhos grandes, sendo que o modelo mais comum pesa 13kg.
    O GLP é um gás inodoro, mas as empresas que comercializam esse produto adicionam um elemento que dá cheiro ao gás, então é mais fácil perceber quando há algum tipo de vazamento. Tenha o hábito de, regularmente, abrir o armário que hospeda o botijão, para verificar se está tudo certo.
  • GN: é o gás natural, comuns em prédios residenciais. Geralmente o gás está incluído no valor pago de condomínio, então vale bastante a pena optar por esse tipo de combustível.
    O gás natural está substituindo o uso da energia elétrica não só nos fornos e fogões, mas também de outros eletrodomésticos como o chuveiro. Ele é muito mais econômico e suas aplicações são bastante versáteis.

Por fim, recomendamos que você fique atento na manutenção do forno de embutir principalmente no que diz respeito ao gás.

Esse cuidado é importante para evitar possíveis vazamentos, que podem comprometer a sua saúde e segurança como também a da sua família. Já a manutenção da tubulação de gás de complexos residenciais é obrigação do condomínio, mas esteja sempre atento.

(Fonte da imagem destacada: Greissdesign / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Letícia Pontes
Letícia Pontes