Imagem mostra um peru dentro de um forno.
Ultima atualização: 15 de agosto de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

72Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre forno de embutir, que é uma maneira prática de instalar esse equipamento na sua casa, para que assim não tenha que ocupar um espaço a mais na bancada da sua cozinha.

O forno de embutir é muito utilizado por quem deseja que o equipamento fique mais harmonizado com o restante dos eletrodomésticos da cozinha, o que dá mais elegância ao ambiente.

Neste artigo vamos falar sobre estes equipamentos, dando dicas sobre os melhores modelos disponíveis no mercado atualmente, e sobre quais são as funções que você deve buscar.




Primeiro, o mais importante

  • Fornos de embutir conseguem conservar melhor o calor do que os equipamentos tradicionais.
  • Um forno de embutir pode ter capacidade até 27 litros menor do que o fabricante indica na descrição do produto, por isso fique atento.
  • Muitos fornos de embutir atuais possuem a função vapor, que faz com que os alimentos fiquem menos ressecados.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores fornos de embutir

Os fornos de embutir são uma tendência nas casas atualmente, pois eles deixam o ambiente mais bonito e com aspecto de cozinha profissional. Vamos apresentar agora os melhores modelos de fornos de embutir, para que você possa ter uma ideia melhor sobre as opções disponíveis no mercado atualmente.

1° – Forno de Embutir a Gás – Brastemp

Esse forno é excelente para quem deseja melhorar os seus dons gastronômicos, pois o termômetro “meat control” permite controlar a temperatura interna das carnes, para que elas fiquem sempre no ponto perfeito.

Outro diferencial deste forno de embutir é o sistema de convecção, que permite que o ar quente circule e que os alimentos fiquem mais uniformemente assados, permitindo assar dois pratos simultaneamente sem que os cheiros deles se misturem.

2° – Forno de Embutir a Gás – Electrolux

Uma das melhores opções disponíveis atualmente, esse forno de embutir da Electrolux é a opção ideal para quem deseja ter um equipamento elegante e prático.

Ele é capaz de fazer pratos de todos os tipos, principalmente por conta da circulação de ar no interior, que proporciona um cozimento uniforme aos pratos.

3° – Forno de Embutir Elétrico Infinity – Fischer

Esse forno de embutir elétrico é um dos mais vendidos atualmente, e não é à toa, pois ele possui funções como “turbo”, que ajuda a distribuir uniformemente o calor, um timer, que oferece a possibilidade de estipular um tempo exato para as receitas, dentre muitas outras.

O descongelamento de alimentos também pode ser realizado de maneira mais rápida através deste forno de embutir, pois é só ativar a função “descongelamento” e aguardar alguns minutos para ter o alimento descongelado.

4° – Forno de Embutir a Gás – Consul

Esse forno possui uma das maiores litragens dentre os outros fornos, pois ele possui 78 litros de capacidade, e por isso se adequa às necessidades de famílias numerosas.

O seu timer sonoro também é uma função que agrada muito aos usuários, pois além de permitir que você estipule o tempo exato que um prato deverá ficar no forno, ele avisa quando ele ficar pronto.

5º – Forno de Embutir Elétrico – Philco

Esse forno de embutir tem o melhor custo benefício dentre os itens listados, pois ele ajuda a preparar receitas deliciosas de forma rápida e prática, sem que o equipamento tenha um custo exorbitante.

Sua grelha deslizante com regulagem de altura proporciona com que você possa colocar recipientes de vários tamanhos no forno, e, além disso, a função timer de até 120 minutos desliga automaticamente o equipamento quando o alimento está pronto.

Guia de Compra

Ter um forno de embutir na sua casa exigirá que você tenha um espaço livre no seu móvel com o mesmo tamanho do equipamento que deseja adquirir. Além disso, você deverá prestar atenção em algumas características que falaremos a seguir.

Por isso, o Guia de Compra que preparamos para você visa servir como fonte de pesquisa para que você faça a melhor escolha.

Imagem mostra um homem com luvas retirando alguma coisa do forno.

Um forno de embutir exigirá que você possua o espaço exato para acomodá-lo. (Fonte: EvgeniT / Pixabay)

O que é o forno de embutir?

Um forno de embutir é um equipamento que será colocado em algum espaço especialmente projetado para ele, e, por isso, a compra dele deve ser analisada pensando no espaço que você possui para a instalação.

O mais comum é que os fornos de embutir sejam elétricos, mas existem também muitos modelos a gás, para quem se preocupa com o gasto de energia no final do mês.

Quais são as vantagens do forno de embutir?

Dentre as vantagens que podemos citar de um forno de embutir está o espaço que ele vai liberar na sua bancada. Afinal, ele terá um local especificamente designado para ele, para que assim sobre espaço para que você prepare suas receitas com mais tranquilidade.

Além disso, a maioria dos fornos de embutir tem um design bonito, pois eles podem ser, por exemplo, espelhados ou em aço escovado, o que deixa a cozinha com aspecto profissional.

Eles também são eficientes em reter o calor, o que significa que se manterão quentes por mais tempo após o uso devido ao fato de estarem inseridos em um móvel.

Imagem mostra um forno de embutir em uma cozinha branca.

O forno de embutir geralmente tem um aspecto mais moderno. (Fonte: Andor Bujdoso / 123RF)

Uma das desvantagens é a dificuldade de limpar o espaço em que o forno de embutir fica inserido, pois para mover ele é mais complicado.

Além disso, você precisa saber o tamanho exato do espaço que deseja colocar o seu equipamento, além de ser necessário deixar um espaço extra para que ele ventile, qualquer erro nas medidas pode levar a problemas no momento da instalação.

Os fornos de embutir também são normalmente mais caros do que os outros modelos, e, como a maioria deles é elétrico, ainda existe o gasto a mais com energia a ser contabilizado.

Segue uma tabela abaixo com as principais vantagens e desvantagens de um forno de embutir:

Vantagens
  • Mais espaço livre
  • Design
  • Retenção de calor
Desvantagens
  • Limpeza do espaço
  • Espaço
  • Preços elevados

Forno de embutir duplo ou simples?

Dentre os tipos de forno de embutir, existem os duplos: que possuem duas cavidades independentes, para que você possa, por exemplo, fazer um bolo em uma delas, e uma receita salgada em outra, sem que os cheiros e sabores se misturem.

Assim, você poderá economizar tempo, o que é ideal para quem está sempre inventando coisas novas na cozinha, ou para quem possui uma família numerosa, e precisa fazer vários pratos de cada vez.

Para quem possui um negócio que requer o preparo de alimentos, um forno duplo é uma excelente opção, pelo fato das duas cavidades trabalharem simultaneamente.

Pelo lado negativo, o forno duplo gasta mais energia elétrica ou gás, além de ser um equipamento mais caros do que os que possuem uma única cavidade.

Portanto, avalie bem se realmente precisa de um equipamento como esse antes de fazer a sua escolha.

Veja abaixo uma tabela com as principais diferenças entre estes dois tipos de forno de embutir:

Forno de embutir duplo Forno de embutir simples
Economia de tempo Assa muitos alimentos simultaneamente Assa poucos alimentos de cada vez
Mistura de sabores Não mistura sabores Ocorre mistura de sabores
Preço Mais caro Mais barato

Quanto custa?

O custo de um forno de embutir pode variar entre R$ 400, que são os modelos mais básicos, e R$ 25.000, para as versões mais industriais deles e com mais funções.

O preço de um forno também deve ser valorado diante do gasto que vai ter com energia elétrica ou gás. Normalmente os modelos de forno de embutir que utilizam gás tem um gasto mensal menor do que os que utilizam energia elétrica.

Na dúvida, verifique o selo de eficiência energética que normalmente está colado na caixa destes equipamentos. Ele classifica os eletrodomésticos de A até E, sendo A os menos gastadores, e E os mais gastadores.

foco

Você sabia que os primeiros fornos que foram encontrados na Europa Central datam do ano de 29.000 aC, e eram utilizados para assar carne de Mamute?

Aos poucos eles foram evoluindo, e já na Ucrânia em 20.000 aC eram usadas folhas para cobrir o alimento, que ficava coberto com terra sobre uma brasa quente.

Onde comprar?

Você encontrará fornos de embutir facilmente em lojas de departamentos como Lojas Colombo, Magazine Luiza, Casas Bahia, dentre outros.

Além disso, também é possível comprar estes equipamentos pela Internet, em sites como Amazon, Shoptime e Submarino. A comodidade é um dos motivos pelos quais muitas pessoas têm optado por comprar os produtos online, afinal, você pode receber o produto na porta da sua casa.

Critérios de compra: Principais características para avaliar num forno de embutir

Existem certas características que são fundamentais em um forno de embutir, como as listadas a seguir:

  • Tamanho
  • Limpeza
  • Tipo
  • Convecção ou tradicional
  • Controles digitais
  • Timer
  • Prateleiras removíveis
  • Vapor

A seguir vamos detalhar as características mais importantes para que você consiga escolher o equipamento mais adequado para você.

Tamanho

O tamanho de um forno muitas vezes não tem tanto a ver com a capacidade interna dele, pois é possível que fornos com dimensões consideradas grandes tenham menos espaço disponível que um pequeno.

Isso pode acontecer porque o aproveitamento de espaço através das prateleiras de um modelo pode ser melhor do que outro, e o posicionamento delas é vital para que você consiga colocar panelas e recipientes de diferentes tamanhos no seu equipamento.

As dimensões de um forno são medidas em litros, que normalmente variam entre 35 a 82 litros. Como alguns fabricantes contam também espaços que não são usados para assar alimentos nestas medidas, muitas vezes o espaço real pode chegar a ser de até 27 litros menor do que o divulgado pela empresa.

Imagem mostra um prato de batatas gratinadas no forno.

A capacidade de um forno pode ser até 27 litros menor do que foi divulgado pelo fabricante. (Fonte: Pxhere)

Limpeza

Atualmente o que não faltam são fornos com opções de limpezas diferentes, como as pirolíticas, catalíticas, nano, a vapor, dentre outras.

Como você pode perceber, a limpeza manual dos fornos ficou no passado, pois o que mais de vê atualmente são fornos com função de autolimpeza. Dentre elas a mais comum é a pirolítica, em que o equipamento chega a atingir 500 °C, e transforma toda a sujeira em cinzas.

Através do vídeo a seguir você poderá entender um pouco melhor como funciona a autolimpeza pirolítica:

A catalítica é semelhante, pois também utiliza altas temperaturas, mas que somente chegam aos 220°C. Ao atingir essa quantidade de graus, a superfície especial dos fornos com essa tecnologia absorve a gordura e a sujeira.

A autolimpeza a vapor é pouco comum, e, conforme o nome mesmo diz, ela promove a limpeza do equipamento através do vapor.

Também existem algumas marcas que possuem autolimpezas específicas para seus produtos, como é o caso da Beko, em que o vidro presente na porta do forno da marca é capaz de repelir a gordura.

Tipo

Quem deseja comprar um forno de embutir deverá escolher entre um forno elétrico ou um forno a gás, sendo que os tipos mais comuns para embutir são os elétricos.

No geral os fornos elétricos têm vantagens com relação à distribuição de calor, que é mais uniforme do que ocorre com os fornos a gás, além de normalmente possuírem mais funções.

O que faz com que muitas pessoas ainda optem pelos fornos a gás é visando economizar energia elétrica, já que o gás é mais barato, e, assim, o custo mensal para manter o equipamento funcionando diminui muito.

No vídeo a seguir do canal Casa Clean por Grazi Lara você poderá entender um pouco melhor as diferenças entre fornos elétricos e a gás:

Convecção ou tradicionais

Outra palavra relacionada aos fornos que causa confusão entre os consumidores é a convecção, que nada mais é do que um método para que o ar circule melhor dentro do equipamento, e para que assim o cozimento dos alimentos seja mais uniforme.

Normalmente ela também inclui uma fonte de aquecimento a mais do que os fornos tradicionais, na parte de trás, o que possibilita que reduza o tempo de cozimento dos alimentos em até 25%.

Por ser um método que possibilita que o cozimento seja mais uniforme e rápido, os fornos com convecção têm feito cada vez mais sucesso entre os consumidores.

Controles digitais

Através dos controles digitais em um forno de embutir, você poderá escolher a temperatura exata que quer deixá-lo, para que assim seus pratos fiquem exatamente como os das receitas.

Além disso, através de controles digitais, o seu forno de embutir terá um look mais moderno e oferecerá maior facilidade para que qualquer pessoa consiga usar o equipamento sem ter problemas.

Timer

O timer permite que você estipule o tempo exato de uma receita, alguns equipamentos permitem inclusive que você programe com até 24 horas de antecedência. Assim, o forno irá ligar automaticamente, cozinhar o que você deseja, e desligar no momento estipulado, sem que você precise se preocupar com isso.

Além de essa função ser muito útil para os mais esquecidos, que começam a fazer outras coisas e acabam deixando a comida queimar, ela também é uma ótima maneira de economizar energia, pois o alimento somente irá utilizar o tempo que precisa.

Normalmente está função está presente nos fornos de embutir mais modernos, mas também é possível encontrar alguns equipamentos mais baratos que possuem uma contagem regressiva.

Imagem mostra o menu de opções em um forno, com diversas funções, dentre elas o timer.

O timer é uma importante função do forno para estipular o tempo exato de cozimento. (Fonte: Tysto / Wikimedia)

Prateleiras removíveis

Conforme já dissemos anteriormente, as prateleiras são itens fundamentais para aproveitar a capacidade interna de um forno de embutir, pois, se elas forem removíveis, você conseguirá colocar vários recipientes dentro dele.

Muitos fornos de embutir disponíveis no mercado possuem prateleiras fixas, o que acaba não sendo uma boa ideia, já que eles oferecem pouca flexibilidade de uso aos consumidores.

Vapor

Alguns modelos de fornos de embutir podem vir também com a função de vapor, ou seja, você pode injetar um pouco de água em um recipiente específico e o forno vai criar um jato de vapor, capaz de deixar qualquer comida ainda melhor.

O cozimento a vapor garante uma alimentação mais saudável, já que é capaz de conservar os nutrientes e proteínas dos alimentos. Ele também proporciona com que bolos e tortas não fiquem tão ressecados.

(Fonte da imagem destacada: Cogdogblog / Wikimedia)

Por que você pode confiar em mim?

Nômade digital, já morou em 4 países diferentes e está sempre de olho no próximo destino. Como redatora, tem experiência escrevendo sobre diversas áreas, especialmente utensílios domésticos, tecnologia, esportes e boa forma.