Imagem mostra uma cozinha com um forno elétrico de embutir, uma bancada com duas cadeiras brancas, um fogão e uma pia.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre fornos elétricos de embutir, que são itens que, além de muito úteis em qualquer cozinha, dão um charme todo especial ao ambiente.

É muito importante saber o básico sobre fornos elétricos de embutir antes de escolher o seu equipamento, pois pode acabar escolhendo um que assa os alimentos muito lentamente, ou, pior ainda, que não tem a capacidade correta para o tamanho da sua família.

Neste artigo vamos falar sobre as características que você deve buscar em um forno elétrico de embutir, e sobre os melhores modelos disponíveis no mercado atualmente.




Primeiro, o mais importante

  • O forno elétrico de embutir é um dos equipamentos que proporcionam mais uniformidade no cozimento dos alimentos, principalmente se ele funciona por convecção.
  • Antes de adquirir um forno elétrico de embutir, considere os espaços que devem ser deixados para que ele ventile.
  • Eles podem ser autolimpantes, o que pode vir a facilitar muito a sua vida, basta apenas tomar cuidado com as altas temperaturas que ele atinge durante o processo.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores fornos elétricos de embutir

Se você está buscando por um forno elétrico de embutir, vamos tentar ajudar nesta escolha através de um Ranking com os melhores modelos disponíveis na Internet. Lembre-se de ler o Guia até o final para saber se o equipamento que deseja comprar é o mais adequado para o seu ambiente.

1° – Forno elétrico de embutir Gourmand – Brastemp

Essa fornos, além de possuírem um design que faz com que sejam praticamente um objeto decorativo da casa, também possuem diversas funções que surpreendem os usuários, como a “ar forçado”, que possibilita o preparo de 3 pratos ao mesmo tempo.

Outra característica que agrada os consumidores é o fato de não precisarem de pré-aquecimento, e de possuírem a função “descongelar”, que acelera o descongelamento de alimentos.

2° – Forno elétrico de embutir – Suggar

Esse forno elétrico de embutir possui uma potência que chega a 1920 watts, que permite que asse desde o alimento mais simples até carnes que exigem temperaturas altas.

Ele possui a função “easy clean”, pois é composto por uma superfície antiaderente, que não permite que sujeira e gordura grudem na parte interna do equipamento, o que facilita muito a limpeza.

3° – Forno elétrico de embutir Liva – Midea

Esse equipamento possui 70 litros, o que quer dizer que possui um tamanho grande o suficiente para uma família. Ele também possui um design que agrega sofisticação e elegância ao ambiente.

Ele possui as funções “convencional”, “delicado” e “grill”, que permitem cozinhar diversos tipos de alimentos da maneira que achar mais conveniente. A temperatura dele chega a 250°.

4° – Forno elétrico de embutir – Layr Sygma

Esse equipamento é moderno e prático, e vai deixar a sua cozinha ainda mais elegante. Uma das funções principais dele é o “timer”, que permite que você controle o tempo exato que o alimento ficará no forno, e pode ser programado para até 120 minutos.

Ele também possui uma prateleira removível em 3 posições, que permite que você coloque diversos tipos de recipientes dentro do forno, visando aproveitar melhor o espaço dele.

5° – Forno elétrico de embutir Gourmet – Cadence

Esse forno elétrico de embutir possui um dos melhores custos benefícios dentre os produtos apresentados nesta lista, pois ele é compacto e moderno, e possui algumas funções pré-programadas, que permitem ativar a resistência superior, inferior ou ambas ao mesmo tempo.

Com 45 litros, ele também possui um timer de até 120 minutos, que permite que você programe o tempo exato para o preparo das receitas, sem que corra o risco de queimar o alimento.

Guia de Compra

Comprar um forno elétrico de embutir não é uma tarefa fácil, pois estes equipamentos possuem muitos detalhes que devem ser observados. Capacidade e funções são os fatores mais importantes.

No Guia de Compra a seguir explicaremos tudo o que você precisa antes de comprar o seu forno elétrico de embutir, para que assim faça a melhor escolha.

Imagem mostra um homem e uma mulher na cozinha, ele retirando um prato do forno elétrico de embutir e ela preparando um alimento.

Para escolher o forno elétrico de embutir ideal para a sua casa é necessário considerar suas funções e capacidade. (Fonte: CDA / flickr)

O que é o forno elétrico de embutir?

Os fornos elétricos de embutir são equipamentos que devem ser encaixados em algum espaço que você tenha planejado especialmente para ele, e, além disso, devem possuir um espaço adicional para ventilação.

Como o próprio nome sugere, ele usa a energia elétrica para funcionamento, dispensando assim o uso do gás nesse equipamento.

Quais são as vantagens do forno elétrico de embutir?

Dentre as diversas vantagens da um forno elétrico de embutir, uma delas é que seu equipamento pode ser posicionado de forma a ficar em uma posição um pouco mais alta na cozinha, o que facilita o manuseio dos alimentos nele.

O design é outro fator que atrai muitos consumidores, pois muitos deles têm sido fabricados com aço escovado, ou mesmo espelhados, o que proporciona uma elegância muito maior para qualquer cozinha.

Outra vantagem é que a ventilação presente nos fornos elétricos é capaz de deixar a temperatura interna mais uniforme, o que deixa o ponto dos alimentos mais correto.

Cozinha moderna com móveis e forno de embutir.

A ventilação presente nos fornos elétricos é capaz de deixar a temperatura interna mais uniforme. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123RF)

Dentre as desvantagens de um forno de embutir está a instalação, que na maioria das vezes deverá ser feita por um técnico, já que ela é mais complicada do que ocorre com um forno normal de bancada.

O gasto de energia é outra desvantagem dos fornos elétricos, pois os equipamentos que utilizam gás tradicionalmente acabam tendo um custo mensal menor, já que o gás costuma ser mais barato.

Além disso, se a sua casa ficar sem energia por algum motivo, você não poderá utilizar o forno, já que ele depende da energia elétrica.

Confira a tabela abaixo com as vantagens e desvantagens de um forno elétrico de embutir:

Vantagens
  • Posicionamento
  • Design
  • Uniformidade no cozimento
Desvantagens
  • Instalação
  • Gasto de energia
  • Quedas de energia

Forno elétrico de embutir de convecção ou tradicional?

Os fornos elétricos de embutir podem ser de convecção ou tradicionais, e eles diferem em diversos aspectos, como o cozimento dos alimentos, que é mais rápido e uniforme nos equipamentos que utilizam a convecção.

Quando estes equipamentos utilizam a convecção o ar de dentro do forno circula, e por isso o cozimento fica mais uniforme.

Enquanto o forno tradicional apenas possui fontes de calor nas partes de cima e de baixo do equipamento, o de convecção possui uma terceira fonte geradora de calor na parte de trás, o que, juntamente com a ventoinha, ajuda a cozinhar o alimento de forma 25% mais rápida.

Além disso, os fornos que utilizam a convecção são menores, sendo ideais para cozinhas pequenas. Confira na tabela abaixo as principais diferenças entre fornos de convecção e tradicionais:

Convecção Tradicional
Tempo de cozimento 25% mais rápido Variado
Uniformidade Alimento fica no ponto ideal Não possuem uniformidade
Tamanho Compactos, Variado

Quanto custa?

O preço de um forno elétrico de embutir pode variar entre R$ 430 e R$ 25.000, dependendo muito da capacidade que você deseja que ele tenha e das funções.

É importante lembrar que o preço de um forno elétrico deve ser considerado também se levando em conta o gasto de energia elétrica que ele possui. Verifique isso através do selo de eficiência energética que está colado na caixa do produto.

Fornos elétricos de embutir que tenham classificação A em relação à eficiência energética, são os mais econômicos. Conforme as letras vão decrescendo até a letra E na classificação, a eficiência energética fica menor.

foco

Você sabia que a padaria mais antiga do mundo, data do ano 3000 a.C, situada no Oásis El-Kharga, e que eles já possuíam fornos para fabricar pães em larga escala?

A importância do forno no dia a dia das sociedades é notável desde o começo da existência da humanidade, e foi esse eletrodoméstico que ajudou a desenvolver um dos comércios mais antigos do mundo, a venda de pães.

Onde comprar?

Você pode encontrar fornos elétricos de embutir em lojas como Casas Bahia, Lojas Colombo, Ponto Frio, Lojas Americanas, dentre muitas outras. Esses eletrodomésticos são facilmente encontrados em lojas de departamentos ou de eletrônicos.

Também é possível encontrar esses equipamentos para vender em sites como Amazon, Magazine Luiza, dentre outros. A Internet é um dos melhores locais para encontrar um forno elétrico de embutir por preço abaixo do mercado, basta pesquisar.

Critérios de compra: Fatores para avaliar num forno elétrico de embutir

Existem certas características que são fundamentais em um forno elétrico de embutir, como as listadas a seguir:

  • Capacidade
  • Descongelamento
  • Limpeza
  • Timer
  • Grill
  • Espaço necessário
  • Voltagem da tomada

A seguir vamos detalhar as características mais importantes para que você consiga escolher o forno elétrico de embutir que mais se adequa ao que você deseja obter dele:

Capacidade

A capacidade de um forno é medida em litros, e quanto maior capacidade o forno possua, maior será o espaço que você terá para colocar alimentos para assar.

Na maioria das vezes, eles costumam ter entre 35 até 82 litros de capacidade, sendo o primeiro mais indicado para pessoas que vivem sozinhas, e o segundo para uma família numerosa.

Também é importante que o forno elétrico de embutir permita que o espaço interno seja aproveitado da melhor forma, através de prateleiras removíveis, que permitam colocar recipientes de diversos tamanhos dentro.

Assim, preste atenção quando for adquirir o seu forno elétrico de embutir, para que a capacidade seja a mais adequada para o tamanho da sua família.

Descongelamento

A função “descongelamento” é uma das que os consumidores mais têm apreciado nos últimos tempos em relação aos fornos elétricos, pois através dela é possível que um alimento descongele rapidamente.

Quando essa função é ligada, o ventilador do equipamento é ativado, e assim o ar pode circular no alimento, enquanto as resistências funcionam de forma intermitente, ficando em aproximadamente 45°.

Essa função é ideal para os esquecidos, que não se lembram de descongelar os alimentos no dia anterior. Através dela você nunca mais vai ter problemas com isso, pois poderá fazer isso no momento em que for cozinhar.

Imagem mostra um forno embutido em um móvel em uma cozinha que possui diversos armários e uma mesa.

A função “ descongelamento” é importante para não ter mais que retirar o alimento do congelador no dia anterior. (Fonte: Pixnio)

Limpeza

Os fornos elétricos de embutir atuais podem possuir diversos tipos de limpeza, o que acaba confundindo um pouco a cabeça dos consumidores, pois são diversos termos diferentes.

Pra começar, a limpeza pode ser manual, ou seja, quando o forno deve ser limpo pelo próprio usuário, ou ele pode ser autolimpante, quando você somente precisa apertar alguns botões para que ele inicie uma limpeza por si próprio.

Dentre os fornos autolimpantes existem os:

  • Pirolíticos: Acaba com a sujeira através de temperaturas que podem chegar a 500°C. Nesse processo a sujeira vira cinzas.
  • Catalíticos: Possui um revestimento especial em seu interior, que oxida a gordura quando a temperatura chega aos 220 °C.

Os fornos autolimpantes são muito fáceis de utilizar, mas é preciso tomar muito cuidado com as altas temperaturas que eles atingem, principalmente se você possui crianças em casa.

Verifique se o forno equipamento possui uma trava para evitar que elas tenham contato com o forno neste momento.

Timer

Uma das funções mais buscadas pelos consumidores em um forno elétrico de embutir é o “timer”, para permitir que você coloque o tempo exato das receitas que deseja fazer, e, para que assim não esqueça nada no forno.

Afinal, não há nada pior do que saber que a comida queimou porque você esqueceu que tinha que tirá-la do forno, não é mesmo?

O timer muitas vezes vem também com um alerta sonoro para que você ouça o alarme e lembre-se de retirar o prato do forno. Com uma função como essa fica difícil passar o ponto da comida novamente.

Imagem mostra um forno branco com a luz acesa e um peru assando na parte de dentro.

O timer ajuda a programar o tempo exato da receita. (Fonte: Pxhere)

Grill

A função “grill” também é muito buscada, pois através dela a resistência superior é acionada, sendo ótima para pratos que requerem altas temperaturas na superfície, como, por exemplo, para gratinar queijos ou dourar uma carne.

Essa função automaticamente coloca o forno elétrico de embutir em uma temperatura de 180°C, o que normalmente não pode ser alterado.

Alguns fornos possuem ainda a função de turbo grill, em que a resistência superior é acionada juntamente com ventilador, para que a distribuição térmica nos alimentos seja perfeita, e que o calor penetre no interior deles.

Espaço necessário

Para que você tenha um forno embutido, é necessário que leve em conta algumas regras, que podem fazer toda a diferença para que o seu equipamento tenha melhor eficiência.

A base do móvel na qual você irá colocar o forno, por exemplo, deverá suportar o peso do equipamento, que, na maioria das vezes, é de até 70 kg. Lembre-se de deixar uma folga entre o peso suportado pelo móvel e o peso do equipamento, para ter a garantia de que poderá adicionar peso na parte de cima dele sem se preocupar.

Além disso, o móvel deve ser resistente ao calor, afinal, ele vai estar próximo do forno, por isso, verifique se ele resiste a, pelo menos, 90 °C de temperatura.

O fato de o móvel estar próximo do forno, não significa que eles devam estar em contato, pois é importante ter um espaço nas laterais, e principalmente no fundo, de pelo menos 5 cm.

Se quiser saber mais detalhes sobre a instalação de um forno elétrico de embutir, veja o vídeo da marca Consul que explica um pouco melhor sobre os espaços que devem ser deixados:

Voltagem da tomada

Uma coisa que as pessoas não costumam prestar muita atenção ao adquirir um equipamento é a voltagem da tomada necessária para que ele funcione.

A maioria dos fornos elétricos de embutir funciona com 220 volts, e se você utilizar em uma tomada que é 100 volts pode acabar estragando o equipamento.

Esse é um detalhe que deve ser visto com muito cuidado, para que assim não precise sair correndo de casa para trocar o equipamento, ou para que não acabe descobrindo isso tarde demais.

(Fonte da imagem destacada: sferrario1968 / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Nômade digital, já morou em 4 países diferentes e está sempre de olho no próximo destino. Como redatora, tem experiência escrevendo sobre diversas áreas, especialmente utensílios domésticos, tecnologia, esportes e boa forma.