Na foto uma manicure passando base na unha de uma mulher.
Ultima atualização: 11 de outubro de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

54Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Ter unhas longas, fortes e bonitas é o sonho de muitas mulheres. Porém, diversos problemas podem prejudicá-las e uma boa solução para resolvê-los é o fortalecedor de unhas, produto do qual vamos falar hoje por aqui.

Desenvolvido para deixar as unhas mais fortes e com menos chances de quebra, o fortalecedor de unhas existe em diversas versões. Ele é composto por vitaminas e outros componentes que agem na saúde das unhas, e se você está em busca de um desses, basta continuar com a gente para saber tudo sobre esse produto.




Primeiro, o mais importante

  • Existem basicamente duas versões do fortalecedor de unhas: os que são confeccionados com fibras naturais e os feitos com formol.
  • Há opções de diversas marcas e muitos possuem aplicador igual ao de um esmalte comum, o que facilita sua aplicação.
  • O fortalecedor de unhas deve ser utilizado sozinho ou antes do esmalte e a frequência com que ele deve ser aplicado varia entre as opções.

Você também pode gostar:

Os melhores fortalecedores de unhas: Nossas recomendações

Muitas marcas que fabricam produtos para unhas têm em sua linha os fortalecedores. Devido a isso eles são encontrados em dezenas de versões e escolher apenas um não é fácil. Para te auxiliar nesse processo, separamos aqui as opções mais bem avaliadas.

O fortalecedor de unhas com ação mais rápida

Esse fortalecedor de unhas promete tornar as unhas mais grossas e fortes em apenas quatro dias. Ele contém em sua fórmula cálcio e gel de cerâmica, que criam um escudo protetor, fortalecem as unhas fracas e ainda auxiliam prevenindo quebras. Esse produto consegue ainda preencher e eliminar as imperfeições e deve ser aplicado diariamente.

A opção mais completa

Essa opção de fortalecedor sela as bordas das unhas e consegue protegê-las das escamações, quebras e rachaduras. Outro ponto positivo é que ele cria uma camada resistente e suave sobre as unhas e as ajuda a crescer. Todos esses benefícios são potencializados conforme o produto é utilizado e seus resultados aparecem em até três semanas.

O melhor fortalecedor de unhas com formaldeído

Esse fortalecedor é ideal para restaurar unhas moles, descamadas e quebradiças, dando a elas um aspecto normal e forte. Ele conta com uma fórmula feita com formaldeído, que endurece a placa da unha e as impede de quebrar ou dobrar. Por ser mais forte, esse produto só deve ser utilizado duas vezes por semana.

Guia de Compra

As unhas são parte importante na estética para as mulheres e não é à toa que muitas buscam por técnicas para deixá-las mais bonitas. Para isso existem os alongamentos, unhas em gel e o fortalecedor de unhas, produto com alta eficiência e que age na saúde das unhas.

O fortalecedor tem como grande vantagem poder ser aplicado em casa e não age somente na estética, mas sim trata essa região e tem efeitos a longo prazo. Porém, qual deles escolher? Como funciona esse produto? Para responder essas e outras perguntas criamos esse guia de compra.

Na foto uma mulher segurando uma xícara.

Ter unhas íntegras e longas é a vontade de muitas mulheres e o fortalecedor as ajuda a conquistá-las. (Fonte: leticiaalvares10 / Pixabay)

O que pode deixar as unhas fracas?

Antes de começar a falar sobre o fortalecedor de unhas é imprescindível entender quais são os fatores que podem fazer com que as unhas fiquem enfraquecidas. Sobre isso, vale saber que muitas vezes os hábitos diários podem ser os causadores desse problema.

O uso excessivo de esmalte pode enfraquecer as unhas.

Alguns exemplos são a remoção completa da cutícula, uma prática muito comum no Brasil, e o contato prolongado com produtos químicos e água sem utilizar luvas. Além disso, até mesmo o uso excessivo de esmalte pode enfraquecer as unhas, é o ideal é deixá-las um ou dois dias por semana sem eles.

Outras questões relacionadas a esse problema são utilizar acetona ao invés de removedor de esmaltes e lixar a superfície das unhas. Mas não são somente fatores externos que podem prejudicá-las. Uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas também age negativamente nas unhas.

Sem falar que existem algumas doenças como anemia, hipo e hipertireoidismo, problemas circulatórios e afecções do rim e fígado que prejudicam a integridade e o crescimento das unhas.

Quais são os tipos de fortalecedor de unhas?

Atualmente no mercado brasileiro existem dois tipos de fortalecedores de unha. O primeiro deles é o que auxilia na sustentação das unhas e ele é feito com fibras naturais. Essa opção contém ainda diversos nutrientes e vitaminas que gradualmente restauram a saúde da unha.

O fortalecedor de unhas desse tipo faz com que essas fibras sejam incorporadas na unha e formam um filme sobre ela. Graças a isso, elas ganham mais suporte e sustentação.

Já a outra versão de base fortalecedora possui como componente principal o formol. A quantidade máxima dessa substância que pode ser encontrada no fortalecedor é de até 5%.

Elso Elias Vieira JuniorMédico Dermatologista em entrevista ao Jornal Tribuna do Paraná

"O formol para alisamento capilar tem o uso no Brasil proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas na base para fortalecer as unhas o produto é liberado e indicado pelos médicos."

Esse fortalecedor age promovendo uma maior ligação e coesão entre as lamelas de queratina presentes nas unhas e faz com que elas se tornem mais fortes.

Porém, esse tipo só é indicado para quem possui uma unha mais amolecida e não para os casos onde ela se encontra quebradiça ou descamando. Além disso, ele tem maior chance de causar alergias e gerar outros efeitos colaterais como descolamento da unha, dor ou sensibilidade e sangramentos.

Fortalecedor a base de fibras Fortalecedor a base de formol
Principais indicações Unhas fracas, quebradiças e descamando Unhas amolecidas
Como age As fibras formam uma película sobre a unha dando a ela maior sustentação O formol realiza uma maior ligação entre as lamelas de queratina presentes na unha
Desvantagens Não tem potencial de ação tão alto Pode causar reações alérgicas e outros efeitos colaterais

Quais são os melhores componentes para um fortalecedor de unha?

Para um fortalecedor de unhas ser considerado bom ele deve ser composto por agentes que atuem em prol da saúde das unhas. E existem diversos nutrientes que são fundamentais para isso.

Além das fibras naturais ou do formaldeído, outros bons componentes para esse produto são vitaminas B5 e D, cálcio, pantenol e queratina.

Com que frequência o fortalecedor de unhas deve ser utilizado?

A frequência com que o fortalecedor de unhas deve ser utilizado varia de produto para produto. Isso porque alguns, como os feitos com formol, são mais fortes e caso sejam utilizados em excesso podem acabar prejudicando ao invés de melhorar as unhas.

Já os fortalecedores mais simples, que são os feitos com fibras naturais, podem ser aplicados todos os dias ou sempre que as unhas sejam esmaltadas. Por sua vez, os fortalecedores que têm ação mais forte têm uma frequência de uso variável e deve-se verificar as recomendações do fabricante para não usá-los de forma incorreta.

Na foto uma mulher passando esmalte nas unhas de outra.

Todos os fortalecedores de unha devem ser aplicados antes do esmalte ficando em contato direto com as unhas. (Fonte: rido / 123rf)

Critérios de compra: Fatores para comparar as opções de fortalecedor de unhas

Se você está pensando em adquirir um fortalecedor de unhas, mas ainda não sabe qual escolher, não se preocupe. Agora chegou o momento de te ajudarmos nessa tarefa e para isso você deve levar em consideração os seguintes fatores:

  • Principais componentes
  • Valor
  • Tipo de aplicador
  • Avaliações de quem já utilizou o produto

Abaixo, vamos falar sobre cada um deles.

Principais componentes

Cada pessoa possui um tipo de necessidade e no caso de unhas fracas isso não é diferente. Há quem precise de mais queratina ou cálcio, tem quem possua unhas quebradiças ou amolecidas e assim por diante. A partir dessas deficiências deve-se optar por um fortalecedor que mais se encaixe.

A melhor forma de descobrir qual é o produto ideal é buscando por um médico, pois ele saberá exatamente quais são os melhores componentes para deixar as suas unhas mais bonitas.

Porém, é possível se basear também nas indicações do produto. Todo fortalecedor vem com as suas indicações especificadas na embalagem e lendo elas é possível verificar se ele atende as suas necessidades.

Na foto as mãos de uma mulher com unhas pintadas.

Para que as unhas cresçam bonitas é fundamental que o fortalecedor possua os componentes corretos para a sua necessidade. (Fonte: Valeria Boltneva / Pexels)

Valor

Outro ponto importante que deve ser analisado antes de adquirir um fortalecedor de unhas é o seu valor. Existem opções com preços que variam entre R$5 até mais de R$60, em média.

Com isso, analise qual opção se encaixa mais no seu bolso e, como já dissemos, a sua necessidade. Nesses casos não é porque um fortalecedor é mais barato ou mais caro que ele será efetivamente melhor. Então, cheque os componentes que ele possui e aposte no que te agrade mais, independente do valor.

Tipo de aplicador

Com relação a embalagem e apresentação, os fortalecedores de unha são encontrados em algumas versões. Há os que possuem aplicador de esmalte, outros são como óleos e alguns tem o aspecto de creme.

As opções no formato de esmalte são fáceis de aplicar, não escorrem e ainda podem ser utilizados facilmente antes da esmaltação. Já os que tem aparência de óleo podem escorrer e os em creme não devem ser utilizados com esmalte. Portanto, analise o que é mais prático e viável para você no dia a dia.

Avaliações de quem já utilizou o produto

Não existe marketing melhor do que a avaliação dos consumidores. Ela é capaz de enaltecer ou afundar um produto e com o fortalecedor de unhas isso também acontece. Assim uma boa forma de escolher um deles é checando o que dizem as pessoas que já os utilizaram.

Sempre cheque as avaliações do produto que está pensando em adquirir ou converse com amigos e profissionais a respeito dele. Dessa forma, você tem uma visão real da ação do produto e poderá adquiri-lo com mais segurança.

(Fonte da imagem destacada: levstudio / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.