Fraldas ecológicas coloridas.
Ultima atualização: 7 de outubro de 2019

Como escolhemos

9Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

59Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar da fralda ecológica, também conhecida como fralda de pano moderna. Se você está à procura desse tipo de fralda, veio ao lugar certo.

Nesse artigo, vamos explicar como a fralda ecológica funciona e porque ela é a opção ideal para você que quer economizar no orçamento e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente.




Primeiro, o mais importante

  • A fralda ecológica é uma fralda de pano mais prática e funcional do que aquelas usadas antigamente.
  • Hoje em dia existem diversos modelos à venda e com apenas algumas dezenas você poderá substituir milhares de fraldas descartáveis.
  • E o melhor: A fralda ecológica é mais confortável para o bebê e pode ser lavada na máquina de lavar roupa.

Você também pode gostar:

As melhores fraldas ecológicas: Nossas recomendações

Quem busca pela fralda ecológica quer a garantira de eficiência, segurança e conforto para o seu bebê. Sabendo disso, as marcas fabricantes investiram em modelos variados. Nós selecionamos as mais populares do momento. Confira:

Guia de Compra

Por ser um tipo de fralda relativamente novo no mercado brasileiro, ainda surgem muitas dúvidas com relação ao uso da fralda ecológica. A maioria das mães e dos pais certamente se preocupa com o trabalho que terão com a lavagem, por exemplo.

Por isso, criamos esse Guia de Compra. Aqui você vai encontrar as principais informações sobre a fralda de pano moderna e tirar todas as suas dúvidas.

Bebê com fralda ecológica.

A fralda ecológica é mais confortável, segura e econômica. (Fonte: Elvira Koneva / 123rf.com)

O que é uma fralda ecológica e como ela funciona?

A fralda ecológica é conhecida como a fralda de pano moderna. Isso porque, apesar de parecida com a antiga fralda de pano, a ecológica é mais prática, eficiente e confortável.

Esse tipo de fralda de pano chegou, primeiramente, como uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente, afinal a fralda ecológica é reutilizável e tem vida útil longa.

Com o tempo, porém, ela está se tornando popular por ser mais confortável para o bebê e, principalmente, por ser mais econômica para os pais.

foco

Você sabia que, ao longo de um ano, um bebê chega a usar mais de 3 mil fraldas descartáveis? E que todas elas acabam em aterros sanitários e levam de 450 a 600 anos para se decompor?

A fralda ecológica é composta por uma capa externa impermeável e uma parte interna que recebe os absorventes internos, que são pequenos pedaços de pano.

Alguns modelos contam com bolsos onde são colocados os absorventes, facilitando na hora de tirar para a lavagem. Mas você também pode encontrar a fralda ecológica que já vem com o absorvente preso na parte interna.

Para fechar a fralda ecológica, diferentemente das tradicionais de pano que utilizavam alfinete, são utilizados botões ou velcro.

Quando o bebê faz xixi ou cocô, todo o resíduo é absorvido pelos absorventes, que são feitos de tecidos com alto poder de absorção e são menos agressivos à pele do bebê.

Porque você deve dar uma chance para a fralda ecológica?

É claro que a praticidade das fraldas descartáveis é inegável. Basta enrolar e jogar no lixo.

Mas se você considerar os benefícios para o meio ambiente, para o conforto do bebê e a economia do seu orçamento, vai perceber que vale a pena dar uma chance à fralda ecológica.

De acordo com mães e pais que já têm prática na utilização da fralda ecológica, a recomendação é de que você tenha 16 fraldas ecológicas diurnas e quatro fraldas noturnas, além de 20 absorventes para inserir nas fraldas.

View this post on Instagram

VOLUME DAS FRALDAS DE PANO. ENTENDA! . A fralda de pano, por não conter o gel absorvente e conter camadas de pano, se torna mais volumosa. Porém elas são confortáveis para o bebê e são muito charmosas. Quando o bebê é recém nascido a fralda Pequenitas Cover vai garantir um caimento mais justo! O que nós também fizemos para contribuir com esta questão foi que no ano de 2010, com nossas próprias pesquisas, criamos e lançamos os absorventes das fraldas com um tecido brasileiro chamado Melton. Ele é superabsorvente e com isso em nosso projeto reduzimos aquela medida da fralda de pano tradicional de 70cm x 70cm para apenas 35 x 30 cm, contendo menos dobras, menos espaço no varal. O resultado disso é que nosso absorvente é um item muito elogiado e é referência no universo das fraldas de pano. A respeito do volume da fralda, se o body não estiver fechando, você pode optar por usar o body um tamanho maior. Importante é buscarmos uma forma mais saudável de cuidar de nossos bebês e de nosso planeta, deixando de contribuir com a quantidade de lixo não biodegradável em nosso planeta. Quer saber mais e comprar as fraldinhas bebês ecológicos? Acesse www.bebesecologicos.eco.br e aproveite! . . . ? @paigenteboa #bebes #bebesecologicos #saúde #cuidado #pelosbebes #peloplaneta #somosecologicos #menoslixo #ecologia #sustentabilidade #meioambiente #fraldasdepano

A post shared by Compostagem - Fraldas - Ecoabs (@moradadafloresta_oficial) on

Ou seja, 24 fraldas ecológicas são suficientes para serem usadas desde o primeiro dia de vida do bebê até o desfralde. E elas ainda podem ser reaproveitadas por um irmãozinho ou qualquer outra criança.

Considerando um período de dois anos e meio, o fato é que você usaria aproximadamente 6,5 mil fraldas descartáveis.

Por isso, apesar de você ter um gasto maior na compra inicial da fralda ecológica, economizará muito ao longo dos anos.

De acordo com pesquisas, a fralda descartável, além de poluir o meio ambiente, utiliza duas vezes mais água e três vezes mais energia para ser fabricada do que a fralda de pano.

Além disso, quando for preciso descartar a fralda ecológica ela não causará grandes danos, porque levam apenas seis meses para se decompor, diferentemente dos quase 600 anos da fralda descartável.

Sem contar que, por ser menos agressiva à pele do bebê, com a fralda ecológica não é preciso usar creme para assaduras.

Já a manutenção pode ser uma desvantagem, já que é preciso lavar a fralda ecológica. Ainda assim, como veremos logo mais, existem métodos para tornar o processo mais simples e rápido.

Outra desvantagem é que existe o risco de ocorrer vazamentos com a fralda ecológica. Confira a seguir algumas das vantagens e desvantagens da fralda ecológica:

Vantagens
  • Baixíssimo impacto ambiental
  • Reutilizável
  • Pode ser levada na máquina
  • Evita assaduras
  • Alta economia a longo prazo
  • Variedade de modelos e estampas
Desvantagens
  • Gasto maior na compra inicial
  • Precisa ser lavada

Com que frequência você deve realizar a troca da fralda ecológica?

Não há regras aqui, afinal cada bebê tem o seu ritmo e fluxo. O importante é conhecer a dinâmica do bebê e evitar que ele fique muito tempo com a fralda molhada.

O tempo de troca da fralda é entre 2 e 4 horas.

Mas, em geral, os especialistas recomendam que você realize a troca da fralda ecológica sempre que notar que o absorvente está molhado. Para você ter uma ideia, a maioria dos absorventes das fraldas ecológicas segura entre 2 e 4 horas.

Quando a troca da fralda precisar ser feita na rua, o ideal é guardar o absorvente em um saco impermeável.

Como lavar e preservar a fralda ecológica?

As marcas fabricantes recomendam que você adote algumas medidas na hora da lavagem da fralda ecológica, tanto para facilitar o trabalho quanto para aumentar a vida útil do produto.

Antes de lavar as fraldas com cocô, por exemplo, você deve descartar os resíduos no vaso ou tirar o excesso com água.

Algumas mães também optam por juntar os absorventes para lavar uma maior quantidade de uma vez só. Para isso, você pode guardar a fralda ecológica em um balde fechado.

Bebê com body e fralda.

É possível lavar a fralda ecológica de forma prática na máquina. (Fonte: Ignacio Campo / Unsplash.com)

Para a lavagem na máquina de lavar, o ideal é que você use um detergente suave, sem fosfatos e com o mínimo de aditivos. Além disso, os especialistas recomendam que você adicione apenas a metade da quantidade de sabão sugerida.

O importante é: Não use amaciante, alvejante ou qualquer aditivo químico. Todas essas precauções irão preservar a fralda ecológica e evitar a impermeabilização dos absorventes.

Quanto custa e onde comprar a fralda ecológica?

O valor da fralda ecológica vai depender do material de fabricação e da quantidade que você pretender comprar. Hoje você pode comprar a unidade ou kits que vêm com 4, 6 e até 10 fraldas.

Por isso, a fralda ecológica pode custar entre R$ 20 e R$1 mil. Mas ainda não é tão simples encontrar esse produto à venda no Brasil, até porque muitos modelos são importados.

Por isso, o ideal é comprar a fralda ecológica pela internet, em sites como a Amazon Brasil.

Mãe trocando fralda de bebê sobre trocador.

23 de setembro de 2019

Critérios de Compra: Como escolher a melhor fralda ecológica

Agora que você já conhece os benefícios da fralda ecológica é chegada a hora de escolher os melhores modelos em meio a tantos à venda.

Para isso, é preciso levar em conta alguns fatores que irão determinar a eficiência, conforto e segurança do bebê, além da economia no seu orçamento.

Veja a seguir os principais critérios que você deve analisar para comprar a melhor fralda ecológica:

  • Tamanho
  • Material de fabricação
  • Com botão ou velcro
  • Tipos de absorventes

Para tirar todas as suas dúvidas, vamos explicar em detalhes como cada analisar cada um desses fatores.

Tamanho

A fralda ecológica pode ser encontrada na forma tradicional, com tamanhos que vão do RN (recém-nascido) até o GG.

Mas a grande sacada desse tipo de fralda é que algumas marcas possuem modelos de tamanho único.

Essas fraldas contam com botões e elásticos que permitem um reajuste de tamanho da fralda à medida que a criança vá crescendo. Em geral, a fralda ecológica de tamanho único veste bebês com pesos que variam entre 2,7kg e 17kg.

Ou seja, se você quer economizar ainda mais, a fralda ecológica de tamanho único é a melhor opção.

Várias fraldas ecológicas coloridas.

A fralda de tamanho único é mais versátil. (Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay.com)

Afinal, com esse tipo de fralda ecológica é possível utilizá-la desde os primeiros meses de vida de um bebê até o desfralde.

Isso também garante que você poderá utilizar as mesmas fraldas com seus outros filhos e até com outras crianças.

Material de fabricação

Outro critério fundamental que você deve considerar antes de comprar a fralda ecológica é o material de fabricação, tanto da capa externa quanto da parte interna.

Afinal, é o tecido que irá garantir o conforto do seu bebê, a eficiência na absorção e a impermeabilidade necessária.

Bebê com fralda ecológica.

O tecido da fralda ecológica deve ser confortável e seguro para o bebê. (Fonte: Picsea / Unsplash.com)

Sendo assim, para a capa externa é possível optar por tecidos como, por exemplo, poliamida e poliuretano, que são leves, porém resistentes e impermeáveis.

Já na parte interna da fralda ecológica, o mais importante é que o tecido seja respirável, macio, antialérgico e que deixem o bebê sempre sequinho.

Com botão ou velcro

Observe também a forma de fechamento da fralda ecológica. Nesse quesito, você poderá optar pelos botões ou pelo velcro.

O velcro acaba sendo uma opção que estraga com mais facilidade.

O velcro acaba sendo uma opção que estraga com mais facilidade, especialmente por conta das lavagens na máquina.

Já o fechamento de botão é o mais popular, prático e seguro. No entanto, em ambos os casos, o mais importante é garantir que o fechamento faça com que a fralda fique de fato bem ajustada ao bebê para evitar vazamentos.

Tipos de absorventes

Outro fator que merece sua atenção é o tipo de absorvente interno. Primeiramente, leve em conta que nem sempre ao comprar a fralda ecológica o absorvente estará incluído.

No entanto, existem opções, geralmente em forma de kits, nos quais os absorventes já vêm incluído na compra.

Além disso, observe o material de fabricação dos absorventes, tanto para garantir o conforto do bebê quanto a máxima absorção do xixi.

Alguns dos absorventes internos mais populares são:

  • Microfibra: Esse tipo de absorvente deve ser usado dentro do bolso da fralda ecológica, para não absorver a umidade da pele do bebê.
  • Bambu: É mais eficaz e pode ter contato com a pele da criança.
  • Carvão: É o mais absorvente de todos e não faz mal para a pele do bebê.

Leve em conta também o formato do absorvente da fralda ecológica. Alguns possuem a aba mais larga, preenchendo toda a fralda, e não apenas o centro.

(Fonte da imagem destacada: Dzmitry Kliapitski / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.