Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos falar sobre um produto que é essencial para a higiene, conforto e cuidados com crianças e bebês: a fralda.

Um dos itens mais populares do mercado de higiene íntima, a fralda é a companheira constante de qualquer ser humano pelo menos até os dois anos de idade, período em que o controle das necessidades fisiológicas ainda está em desenvolvimento.

Neste Review daremos dicas sobre como escolher a fralda ideal para cada situação e fase da vida, bem como apresentaremos as melhores opções do mercado e o que considerar para eleger o tipo e modelo de fralda perfeito para as suas necessidades.

Primeiro, o mais importante

  • Antes de escolher a fralda infantil, alguns cuidados são necessários. Por ser um produto que terá contato prolongado com peles naturalmente muito sensíveis e delicadas, é importante que ele seja escolhido com base na qualidade e eficiência.
  • Algumas das variáveis que devem ser avaliadas para a melhor escolha no momento da compra são: marca, modelo, tipo de material, tamanho, indicação de uso, peso e idade, poder de absorção, dentre outras características do produto.
  • Normalmente comercializadas em pacotes, as fraldas descartáveis podem custar menos de R$ 1 a unidade, chegando a mais de R$ 100 no caso de modelos reutilizáveis.

Ranking: As 6 melhores fraldas do mercado

Disponível no mercado em suas diversas versões e modelos, a fralda vem tendo sua tecnologia aprimorada a cada dia mais para garantir praticidade, conforto e segurança para as crianças que as usam e os adultos que as trocam. Selecionamos as melhores para que você tenha excelentes opções de escolhidas:

1º – Fralda Huggies Tripla proteção Turma da Mônica

Com a exclusiva camada de proteção ultra seca, garante segurança por até 10 horas. Promove absorção e proteção contra vazamentos evitando assaduras e irritações na pele.

A cobertura macia tem toque suave de algodão, e as barreiras super impermeáveis maiores e mais resistentes auxiliam na proteção e evitam o contato da pele com o xixi.

Conta com fecho ajustável abre-e-fecha desenvolvido para maior conforto da criança, uma vez que permite o ajuste sempre que for necessário sem danificar o produto.

2º – Fralda Pampers Premium Care

Com os exclusivos Extra Sec Pods, o produto promove a distribuição uniforme do xixi, deixando o bebê mais sequinho por mais tempo. O sistema de absorção Ultrasec proporciona até 12 horas de sono sequinho.

Ultra respirável, a fralda permite o frescor e a respiração da pele da criança, evitando assaduras e irritações. As laterais elásticas são mais suaves e flexíveis, se ajustando aos movimentos do bebê, deixando-o confortável para brincar e se movimentar.

Conta ainda com adição de exclusiva loção hipoalergênica para proteger a pele delicada das crianças.

3º – Fralda Calça Mammy Poko

Super prática, é fácil de vestir, pois tem o modelo calça que veste como roupinha. Permite a troca em pé, como se fosse uma calcinha ou cuequinha, e dispensa o ajuste com fita.

Ela absorve até cinco copos de líquidos e se encaixa perfeitamente ao corpo da criança, eliminando o perigo de vazamento por até 12 horas e proporcionando noites mais tranquilas.

A superfície ondulada forma caminhos de ar que melhoram a ventilação, mantendo a pele do bebê sequinha. Contém cobertura macia e respirável que libera calor e umidade, garantindo mais conforto.

4º – Fralda Descartável Pompom Protek

O modelo proteção de mãe conta com revolucionário Sistema Blockgel com canais ativos e pH balanceado proporciona absorção e proteção por até 12 horas.

Os canais ativos são responsáveis pela distribuição mais rápida do xixi, ajudando na absorção e a manter a pele mais seca. O pH balanceado ajuda na prevenção de assaduras.

Tem componentes atóxicos não propensos a causar irritação em contato com a pele. A marca conta com outros modelos especiais para cada situação e necessidade do seu bebê.

5º – Fralda Looney Tunes

Com cintura elástica e fecho gruda e desgruda, tem cobertura com toque macio, respirável garantindo conforto e segurança para o bebê.

Desenvolvidas com moderna tecnologia japonesa, tem cápsulas de super gel absorvente que promovem maior absorção, segurança contra vazamentos e menos trocas, garantindo até 10 horas de proteção.

6º – Fralda Descartável Ecológica Herbia Baby

Única fabricada no Brasil de forma 100% natural e vegana, a fralda ecológica Herbia alia conforto, praticidade e cuidado com o meio ambiente, pois é biodegradável. Sua biopelícula superabsorvente é produzida com matérias-primas renováveis, compostáveis e certificadas de reflorestamento, como a mandioca.

Hipoalergênica e sem perfume, tem cobertura suave que evita irritações e sendo ideal para peles sensíveis ou com problemas dermatológicos. Retém o vazamento e permite a ventilação e a respiração da pele, oferecendo até 10 horas de proteção.

A fórmula é livre de chumbo, metais pesados, parabenos, sulfatos, formaldeídos, corantes artificiais, fragrância sintética, derivados de petróleo, substâncias geneticamente modificadas e substâncias irradiadas e produtos de origem animal.

Guia de Compra

Escolher a fralda do seu bebê é uma missão delicada, afinal, ele passará o dia todo fazendo uso desse produto. Em contato direto com a pele, é muito comum causar irritações se o produto não for de qualidade, resultando em um desconforto para os pequenos que ainda não podem falar para reclamar.

Se você busca uma fralda de qualidade para seu bebê, listamos no ranking acima excelentes opções. Agora, queremos trazer informações para que você saiba escolher a melhor para seu bebê.

Mamãe conversando com bebê que está de fralda no trocador.

A fralda de qualidade proporciona bem-estar para o bebê. (Fonte: famveldman / 123RF)

Quais as vantagens e desvantagens da fralda?

Especialmente nos primeiros meses de vida, manter os bebês secos e limpos, livres de assaduras e irritações é uma das maiores preocupações dos pais e responsáveis.

Agora tente imaginar a rotina com uma criança desde o seu nascimento até os 2 anos de idade, no século 21, sem a existência de fraldas. A ideia é no mínimo desesperadora, certo?

Basicamente uma barreira de proteção e absorção, a fralda ideal é a que retém fezes as e urina em seu interior, evitando a sujeira, bagunça e o desconforto que sua ausência poderiam ocasionar.

E para essa tarefa de manter a criança seca e protegida seja cumprida com sucesso, utilizar uma fralda adequada e de qualidade é fundamental.

A quantidade de fraldas sujas produzidas por um único bebê é realmente impressionante. Desde o nascimento até os dois anos de idade uma criança precisará, mais ou menos, de 4.200 trocas de fraldas.

No entanto, o uso indiscriminado do produto – que caiu muito rapidamente nas graças das famílias de todo o mundo graças ao poder de proporcionar praticidade, conforto e higiene -, vem gerando preocupação por conta do volume de resíduos gerado.

Uma fralda descartável comum leva em torno de 600 anos para se decompor no meio ambiente. Em cerca de dois anos de uso diário de fraldas descartáveis um único bebê pode gerar cerca de uma tonelada de lixo.

E, embora já existam algumas novas tecnologias capazes de reciclar o produto sendo testadas pelo mundo, elas ainda não disponíveis no Brasil.

Como alternativas ao grande volume de lixo gerado pelas fraldas descartáveis comuns existem algumas opções. As fraldas descartáveis biodegradáveis são mais difíceis de encontrar e mais caras.

Bebê de fralda visto de cima sorrindo e segurando os pézinhos.

Embora já existam algumas novas tecnologias capazes de reciclar o produto sendo testadas pelo mundo, elas ainda não disponíveis no Brasil. (Fonte: famveldman / 123RF)

Já as fraldas de pano, que não são muito eficientes e nem funcionais, sendo hoje mais utilizadas para outros fins como pano de boca etc., por conta da baixa absorção e retenção dos resíduos. E as fraldas ecológicas, que são uma espécie de combinação entre as fraldas de pano e as antigas calças plásticas.

Com menos adições de químicos, essas opções eco-friendly agridem menos a pele sensível do bebê e também o meio ambiente. No entanto, podem não ter a mesma disponibilidade no mercado, eficácia e praticidade da fralda descartável convencional.

Confira abaixo a tabela de vantagens e desvantagens das fraldas. As informações poderão te ajudar a escolher o tipo de fralda ideal para seu bebê e dar ideias de como dosar as opções para um uso mais equilibrado para você, seu bolso, o bem-estar da criança e o meio ambiente.

Vantagens
  • Praticidade na rotina, passeios e viagens
  • Conforto e higiene
  • Fácil aquisição, uso e descarte
Desvantagens
  • Modelos descartáveis contribuem para acúmulo de lixo no planeta
  • Pode ocasionar irritação, dermatites, assaduras e alergia em peles mais sensíveis
  • Gastos podem ser altos

Como escolher o tamanho de fralda ideal para meu bebê?

As fraldas estarão em contato direto com a pele sensível e delicada do bebê na maior parte do tempo, pelo menos nos seus dois primeiros anos de vida. Por isso, a escolha e avaliação do produto devem ser feitas com cuidado redobrado.

O primeiro fator a ser definido para uma boa compra é o tamanho adequado. As fraldas, geralmente, estão disponíveis nos tamanhos RN (recém-nascido) ou XP (extra pequena), P (pequeno), M (médio), G (grande), XG ou GG (extra grande). A numeração ideal para cada criança pode ser definida a partir das informações de idade e/ou peso.

Essa relação de peso / idade X tamanho da fralda pode variar de acordo com a marca e o modelo do produto. Confira sempre a tabela presente no pacote antes da compra. As indicações de uso costumam ser:

Tamanho Peso Idade
RN ou XP Até 6 kg 1 a 2 meses
P 5 kg a 7,5 kg 2 a 4 meses
M 6 kg a 9 kg 5 a 10 meses
G 9 kg a 12,5 kg 11 a 20 meses
GG + de 14 kg 24 meses ou mais

Quais cuidados tomar antes de comprar a fralda?

Outro aspecto que merece muita atenção é a data de validade da fralda. É um costume comum dos pais fazerem grandes estoques do produto quando encontram promoções ou até mesmo a partir dos pacotes recebidos em chás de fralda e chás de bebê. No entanto, é preciso ter cuidado com essa prática.

Muita gente não sabe, mas a fralda pode sim sofrer alterações e se tornar um perigo para a saúde do bebê quando fora do prazo de validade. Caso o produto esteja próximo à data de vencimento, mas ainda não esteja no tamanho adequado para ser usado por seu bebê, tente a troca em lojas físicas.

Outra opção são os grupos das redes sociais, onde é comum que mães façam escambo de pacotes de fralda por outros tamanhos ou modelos para evitar perdas.

As fraldas também podem sofrer alterações quando armazenadas em local inadequado. Verifique as condições do pacote antes da compra. Não aceite pacotes abertos, rasgados ou danificados.

Mantenha sempre as fraldas em locais secos e frescos, longe de contato com umidade, mofo e insetos, especialmente depois de retiradas do pacote.

Um porta-fraldas ou uma gaveta podem ser boas opções para guardar e organizar as fraldas em uso, mantendo-as protegidas da poeira e demais elementos do ambiente.

Quais os tipos de fralda existentes?

A escolha do tipo de fralda também merece muita atenção. Além de considerar o conforto e bem-estar do bebê, que são os fatores mais importantes, considere também a rotina da casa e o estilo de vida dos pais ou da pessoa que toma conta da criança.

Fraldas que precisam ser lavadas após o uso podem não ser adequadas para crianças que ficam e creches, ou para uso em passeios e viagens, por exemplo.

Já crianças com peles hipersensíveis podem não se adaptar bem a algumas marcas de fraldas descartáveis. Antes de adquirir grandes quantidades de um mesmo produto certifique-se de usá-lo por ao menos 3 dias, para garantir a boa aceitação do bebê.

Confira algumas características dos quatro principais tipos de fralda, que poderão para te ajudar na escolha da fralda ideal para suas necessidades:

Descartável Biodegradável De pano Reutilizável
Descarte Fácil descarte Fácil descarte Precisa de lavagem após uso Precisa de lavagem após o uso
Reutilizável Apenas um uso Apenas um uso Pode ser usada por vários meses Pode ser usada por vários meses
Praticidade Prática para viagens e passeios Prática para viagens e passeios Não é funcional para viagens e passeios Não é funcional para viagens e passeios
Decomposição Demora cerca de 600 anos para se decompor no meio ambiente Leva de 2 meses a 1 ano para se decompor no meio ambiente, dependendo do material Não gera resíduos poluentes mas demanda lavagens diárias Não gera resíduos poluentes mas demanda lavagens
Custo Grande variedade de preços Preços mais elevados Grande variedade de preços Bom custo benefício

Também pode ser necessária a escolha de fraldas específicas para situações pontuais como, por exemplo, fraldas especiais para uso na água, mar ou piscina, ou ainda fraldas respiráveis para momentos em que a pele do bebê estiver se recuperando de assaduras ou irritações.

Pondere bem as necessidades sempre levando em consideração as situações a serem enfrentadas e o conforto da criança. Considere também o modelo da fralda, e escolha de acordo com o perfil da criança e de uso.

Quanto custa?

Normalmente comercializadas em pacotes, as fraldas descartáveis podem custar menos de R$ 1 a unidade, chegando a mais de R$ 100 a unidade no caso de modelos reutilizáveis. Os chamados pacotes econômicos, que contam com mais unidades do produto, costumam ter preços mais vantajosos.

Certifique-se que o pacote escolhido oferece o melhor custo benefício. O ideal na hora de comparar os preços é calcular o valor unitário, dividindo o valor do pacote pelo número de fraldas contidas na embalagem.

Existem calculadoras online que podem lhe ajudar a calcular o valor unitário das fraldas, bem como os gastos a médio/longo prazo com o produto. Pesquise bastante antes de comprar o produto, pois os preços de um mesmo pacote podem variar bastante de um lugar para o outro.

Onde comprar?

Fraldas são um produto de necessidade básica, por isso são muito fáceis de encontrar a venda em lojas físicas, farmácias e drogarias, mercados e supermercados e lojas de departamento como Americanas, Extra, Walmart, dentre outras.

Também podem ser compradas em lojas de e-commerce como a Amazon e o Mercado livre, onde inclusive é possível encomendar o produto em quantidades maiores a preço de atacado.

Considere sempre em seus cálculos e pesquisas o valor do frete para as compras online, pois o produto é volumoso, o que pode encarecer o preço de envio.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de fralda

Existem diversos critérios para avaliar as fraldas. Listaremos abaixo algumas características que você deve analisar e pesquisar com cuidado a respeito da fralda que você se interessar para realizar a escolha mais acertada.

Estas características são:

  • Tipo
  • Modelo
  • Marca
  • Tamanho
  • Poder de absorção

Tipo

Como já mencionamos, o tipo de fralda deve ser escolhido de acordo com uma junção de fatores: adequação a rotina familiar, adaptação da criança, intenção de uso, dentre outros fatores.

Os tipos de fralda mais comuns disponíveis no mercado hoje são: as descartáveis comuns, descartáveis biodegradáveis, de piscina/mar, de pano e as ecológicas reutilizáveis.

Além disso dessa divisão – com exceção da fralda de pano e da para piscina/mar – as fraldas também são disponibilizadas em subtipos: diurno e noturno.

A primeira é indicada para uso regular, e a segunda para o período da noite, onde a mesma fralda é utilizada por um período maior de tempo, precisando de capacidade reforçada para evitar vazamentos e trocas durante o sono do bebê. Vamos conferir os detalhes de cada tipo de fralda:

  • Descartáveis comuns: boa opção para quem quer praticidade e facilidade. O tipo mais popular no mercado, pode ser encontrada facilmente a venda em qualquer lugar e nas mais diversas marcas e versões.
  • Biodegradáveis: tem as mesmas vantagens das descartáveis comuns, com o bônus de serem menos agressivas ao meio ambiente. São mais caras em relação ao modelo tradicional, e existem poucas marcas disponíveis no mercado, tornando o produto mais difícil de ser encontrado e restrito a pontos de venda especializados.
  • De pano: pouco populares nos dias de hoje por serem menos eficazes e por conta da complexidade da rotina de lavagem e manutenção que seu uso demanda. No entanto, ainda é opção para bebês com hipersensibilidade.
  • Ecológicas reutilizáveis: é a versão moderna das fraldas de pano, queridinha dos consumidores eco-friendly. É, basicamente, a junção das fraldas de pano com as famosas calças plásticas do tempo de nossas avós.
    Disponíveis com estampas divertidas, têm fechos adaptáveis de velcro ou botões, fazendo com que a mesma fralda acompanhe a criança durante vários meses de crescimento. As tecnologias aplicadas garantem facilidade na lavagem e grande capacidade de absorção sem vazamentos.
  • Para piscina / mar: com tecnologia impermeável esse tipo de fralda protege o bebê sem absorver líquido externo, o que permite que os pequenos curtam banhos de piscina ou de mar sem que as fraldas fiquem encharcadas e pesadas.

Modelo

As fraldas descartáveis estão disponíveis basicamente em dois modelos: calça e o de fitas ajustáveis.

As fraldas com fechamento em fita podem ser do tipo adesiva ou de velcro, e são de fácil ajuste. No entanto a criança precisa estar deitada para que ela seja colocada adequadamente, o que demanda o uso de trocador ou outro tipo de superfície.

A partir de certa idade algumas crianças podem aprender a descolar as fitas e tirar a fralda sozinhas. Nesses casos esse modelo pode se tornar um problema e gerar muita bagunça.

Mãe trocando fralda de bebê em trocador.

As fraldas de fita são ideias para os primeiros meses de vida. (Fonte: ferli / 123RF)

Já as fraldas do tipo calça, conhecidas como “fraldas de vestir” são mais fáceis de colocar, processo que pode ser feito com a criança de pé, sem necessidade de local específico para a troca. Mas retirar a fralda sem fazer sujeira pode ser difícil dependendo do tipo de conteúdo depositado pelo bebê e a quantidade fralda.

No entanto, elas se ajustam perfeitamente ao corpo da criança, como uma peça de roupa, dando mais segurança, conforto e liberdade de movimentos.

Marca

Procure marcas conceituadas no mercado, com garantias de qualidade e procedência da matéria prima.

Marcas maiores costuma investir pesado em testes e novas tecnologias, o que resulta em produtos mais confiáveis e de melhor qualidade.

No entanto, cada criança responde de uma forma a mesma marca de produto. Escolha a marca com base nas características que mais lhe interessam no produto e faça testes de aceitação.

Tamanho

O tamanho da fralda é um dos fatores mais importantes para garantir a eficiência do produto, o conforto, segurança e a liberdade de movimentos da criança.

Fraldas pequenas demais podem marcar e machucar a pele, e até mesmo prejudicar a circulação sanguínea do bebê.

Já as fraldas muito grandes podem ocasionar proteção insuficiente, vazamentos e acidentes bem desagradáveis.

Como já mencionamos, a tabela de tamanhos pode variar um pouco de acordo com a marca e modelo da fralda, indo do XP ou RN ao GG. Sempre confira as indicações do pacote no momento da compra para se certificar de que o tamanho escolhido está adequado.

É possível saber o tamanho ideal para a criança com base na sua idade e/ou peso. Fique alerta, se o tamanho indicado estiver fazendo marcas na cintura ou perninhas do bebê pode ser necessário o uso de uma numeração maior.

Poder de absorção

O poder de absorção vai determinar quanto tempo a criança poderá permanecer com a fralda sem que haja risco de vazamento ou transferência de umidade para a pele.

A média indicada de uso de uma fralda padrão é de 6 a 8 horas, podendo se estender para 10 a 12 horas nos modelos noturnos.

Geralmente os modelos noturnos tem o poder de absorção maior para garantir um sono tranquilo para a criança e para os adultos, sem necessidade de interrupções para trocas de fralda no meio da noite.

(Fonte da imagem destacada: Ready Elements / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
40 Voto(s), Média: 4,40 de 5
Loading...