Na foto um corredor de um supermercado com diversos freezers horizontais.
Ultima atualização: 22 de abril de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

10Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Hoje vamos falar sobre o freezer horizontal, produto muito utilizado em comércios, supermercados e restaurantes para armazenar alimentos de grande volume, como as carnes, por exemplo.

A grande vantagem desse equipamento é o seu amplo espaço interno e ele pode ser usado em inúmeros locais, inclusive em casa. Logo, se você costuma sofrer com falta de lugar para guardar seus congelados, continue lendo, porque a seguir te explicamos tudo sobre o freezer horizontal.




Primeiro, o mais importante

  • O freezer horizontal conta com um amplo espaço de armazenamento e consegue manter a sua temperatura interna com grande eficiência.
  • Esse produto pode ser encontrado para comprar com diferentes capacidades, existindo de opções de 100 a 600 litros.
  • Mesmo os freezers horizontais de alta potência não geram um gasto muito alto de energia, um ponto positivo desse equipamento.

Melhores freezers horizontais: as escolhas da redação

O freezer horizontal pode ser a solução dos problemas de quem precisa de mais espaço no congelador. Porém, nem todos os modelos desse produto são uma boa escolha e, para não errar na compra, abaixo te mostramos quais são os melhores.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre freezer horizontal

O freezer horizontal ainda é um produto que gera muitas dúvidas entre as pessoas e para ter a certeza da escolha desse equipamento é preciso saná-las. Por isso, a seguir vamos responder as perguntas mais comuns sobre ele.

Na foto um homem, uma mulher e uma criança olhando para dentro de um freezer de um supermercado.

O freezer horizontal está muito presente na parte de congelados dos supermercados. (Fonte: Gustavo Fring/ Pexels)

Freezer horizontal ou vertical: Qual o melhor?

Quando se fala em freezer é normal ocorrer a comparação entre os modelos horizontais e verticais, que são os mais comuns e utilizados.

O freezer horizontal apresenta o formato de um baú e é ideal para o armazenamento de grandes volumes, pois normalmente não conta com prateleiras e tem mais espaço livre.

Ele é capaz de manter com eficiência a sua temperatura interna e é uma boa escolha para comércios, restaurantes, chácaras e locais onde há grandes número de pessoas. O ponto negativo é que essa opção ocupa mais espaço e pode facilmente ficar desorganizada.

Já o freezer vertical conta com uma aparência bem parecida a das geladeiras e possui diversas prateleiras onde é possível armazenar os alimentos e bebidas. Por ser mais compacto, esse modelo é ideal para locais menores, como casas, e manter tudo organizado nele é bastante simples.

A desvantagem é que esse tipo de freezer não apresenta um grande espaço interno e perde a sua temperatura mais facilmente.

Freezer horizontal Freezer vertical
Formato Parecido ao de um baú Similar a geladeira
Espaço interno Amplo Mais restrito
Tamanho Maior Menor
Facilidade de organização Baixa Alta
Indicação de uso Alimentos maiores e e em grande quantidade Alimentos menores e em média quantidade

Qual o maior tamanho de freezer horizontal?

O tamanho de um freezer horizontal é determinado em litros e existem opções que se adaptam a todas as necessidades.

Se a busca é pelo maior modelo, saiba que ele pode ter cerca de 600 litros, sendo que mais do que isso é difícil de encontrar para comprar.

Abaixo das versões de 600 litros estão as de 546, que são bastante espaçosas também.

Onde instalar o freezer horizontal?

Por ser um pouco maior, não é uma tarefa fácil escolher o lugar ideal para instalar o freezer horizontal. Porém, existem diversos espaços onde ele pode ser colocado.

A cozinha e a despensa são as melhores opções, pois assim os alimentos estarão próximos do local onde serão cozidos ou consumidos.

O mais correto é instalar esse produto encostado em uma parede e em uma área seca e longe da incidência de sol e calor, pois as altas temperaturas podem prejudicar o seu funcionamento.

Além disso, não deixe de checar se no espaço escolhido é possível abrir as portas desse equipamento sem dificuldades.

Na foto um freezer horizontal aberto com carnes, pães e linguiças dentro.

Frozen food in the freezer. Bagged frozen meat and other foods in a horizontal freezer with the two doors open. Food preservation.

Qual freezer horizontal consome menos energia?

Com as contas de energia cada vez mais caras, o gasto energético é sempre uma preocupação na hora de adquirir um freezer horizontal.

No entanto, um ponto positivo desse produto é que por si só ele gasta menos energia do que os modelos verticais, mas para garantir que será realmente econômico é preciso checar a sua classificação energética.

Em dezembro de 1993 o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) criou um selo que determina a classificação energética dos aparelhos vendidos no Brasil.

Dessa forma, esse órgão classifica o gasto energético de um produto em letras que vão do A ao E. Os que são mais eficientes e gastam menos energia recebem a classificação A e assim por diante.

Portanto, sempre cheque esse selo para garantir que o freezer irá consumir a menor quantidade de energia possível.

Você sabia que um freezer cheio consegue manter melhor a sua temperatura do que um vazio?

Por isso, para não gastar energia à toa, o ideal é não deixá-lo com uma quantidade de alimentos muito menor do que a sua capacidade.

Critérios de compra: o que levar em consideração ao comparar os modelos de freezer horizontal

Para escolher o melhor freezer horizontal é preciso prestar atenção em alguns detalhes importantes a respeito desse produto. Abaixo você conhece quais são eles.

Tamanho

Adquirir um freezer horizontal do tamanho mais adequado para as suas necessidades é uma das melhores maneiras de acertar na escolha.

Conforme te dissemos, existem modelos de diversos tamanhos, sendo que, de um modo geral, os menores possuem 100 litros.

Com isso, a capacidade do freezer horizontal varia de acordo com o seu tamanho e para ter uma noção melhor do ideal para você, confira as indicações de cada opção:

  • Freezer de 100 litros: Indicado para famílias de 1 ou 2 pessoas
  • Freezer de 150 a 200 litros: É ideal para famílias de 3 e 4 pessoas
  • Freezer de 250 a 300 litros: Pode ser usado em locais com 5 a 6 pessoas
  • Freezer de 350 litros ou mais: É recomendado para comércios e famílias com mais de 6 pessoas.

A partir disso, analise com cautela qual é o tamanho correto do freezer para a sua necessidade. Assim, você não terá um produto maior do que o necessário e conseguirá gastar menos.

Modelo da porta

O freezer horizontal pode ser do tipo tradicional ou expositor e o que diferencia essas duas opções é o modelo da porta, existindo as de metal com abertura para cima ou de vidro deslizantes.

Os freezers com porta de metal são os que apresentam valor mais acessível e, por mais que suas portas abram para cima, são bastante fáceis de usar.

Já as opções com portas de vidro deslizantes são a melhor escolha para comércios e permitem que os clientes vejam o que está em seu interior sem precisar abrir o freezer. O ponto negativo é que essas custam mais caro.

Na foto um casal andando no meio de um corredor de congelados do supermercado.

O freezer horizontal com porta de vidro é o melhor para comércios, pois permite que os clientes vejam o que está no seu interior. (Fonte: Jack Sparrow/ Pexels)

Controle de temperatura

O controle de temperatura do freezer horizontal pode ser digital ou analógico.

Os digitais contam com um painel mais avançado e permitem visualizar exatamente a temperatura encontrada no interior desse produto. Seu manuseio é muito simples e é bem fácil diminuir ou aumentar a temperatura do aparelho.

O freezer horizontal pode ter termostato digital ou analógico.

Já os freezers com controle de temperatura analógico, funcionam a partir de um botão de giro e neles encontra-se um termostato na lateral ou na frente para checar a temperatura interna.

Qual escolher depende apenas das suas preferências, mas os digitais são os mais modernos.

Potência

A capacidade de congelamento do freezer horizontal é determinada pela sua potência. Deste modo, quanto maior ela for, mais rapidamente esse produto conseguirá atingir a temperatura ideal e irá congelar os alimentos.

Vale saber que é comum que a potência do freezer varie entre 300 e 700 watts e, se a ideia é atingir um ponto de congelamento mais rápido, deve-se investir nos de alta potência.

Resumo

O freezer horizontal apresenta uma série de vantagens e é o equipamento ideal para quem precisa congelar uma grande quantidade de comida ao mesmo tempo.

Nesse artigo reunimos todas as informações mais importantes a respeito desse produto para que você consiga escolher o modelo ideal para a sua casa, comércio ou restaurante.

Se você gostou desse conteúdo não deixe de compartilhar com os seus amigos para que ele chegue a mais pessoas. Agradecemos pela visita!

(Fonte da imagem destacada: satina / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas