Ultima atualização: 14 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

26Horas investidas

5Estudos avaliados

74Comentários coletados

Bem-vindo mais uma vez à ReviewBox! Desta vez estaremos falando de um aparelho que é essencial em qualquer estabelecimento onde os alimentos são manuseados: O freezer industrial. A necessidade de manter seus produtos frescos por longos períodos de tempo faz de um freezer industrial um excelente investimento para o seu negócio.

Frigoríficos convencionais geralmente têm compartimentos de freezer, mas o espaço é muitas vezes limitado. Muitas empresas precisam manter uma grande parte de seus suprimentos e produtos congelados por longos períodos de tempo. Para eles, um freezer industrial é a escolha perfeita porque oferece mais espaço e versatilidade.

É raro ouvir falar de freezers industriais e sabemos que escolher um para o seu negócio pode ser difícil. Não se preocupe! Neste guia vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre este útil aparelho: suas funções, características e benefícios, bem como seu valor e onde comprá-lo.




As coisas mais importantes a saber

  • Os freezers industriais são equipamentos de refrigeração projetados para as grandes necessidades de congelamento e armazenamento da indústria, e oferecem maior capacidade do que um refrigerador convencional com um compartimento de congelamento. Eles também dão ao usuário um maior controle sobre o termostato e uma faixa de temperatura mais ampla.
  • Ambos os freezers verticais e peito/horizontais estão disponíveis. Os congeladores verticais tendem a oferecer mais espaço e opções de layout, enquanto os congeladores de arca são menores e geralmente consistem de um único compartimento. O termostato nas unidades verticais é normalmente digital, enquanto as unidades horizontais são normalmente ajustadas com um botão.
  • Para fazer a escolha certa e obter o máximo de seu investimento, é muito importante considerar suas necessidades de capacidade de armazenamento, o espaço disponível em seu negócio, como é fácil limpar o freezer e suas opções de serviço no caso de seu equipamento desenvolver um problema.

Freezer industrial: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre o freezer industrial

Embora a função de todos os freezers industriais seja essencialmente a mesma, as diferenças entre um e outro podem impactar significativamente o desempenho do equipamento em seu negócio. Nós queremos que seu investimento seja o mais inteligente possível e que obtenha o melhor valor pelo seu dinheiro. Para ajudá-lo, nós criamos este guia de compras.

Escolha entre uma grande variedade de freezers industriais. Existe um ideal para cada tipo de negócio (Foto: loganban / 123rf.com)

O que é um freezer industrial e quais são suas vantagens?

Um freezer industrial é um aparelho de refrigeração que permite armazenar e congelar alimentos e/ou produtos perecíveis e, ao contrário de um aparelho doméstico, é projetado para uso industrial específico. Os freezers industriais normalmente oferecem mais espaço de congelamento do que os equipamentos de refrigeração convencionais, assim como maior versatilidade e controle sobre o termostato.

Vantagens
  • Eles oferecem mais espaço de armazenamento
  • Podem atingir temperaturas mais baixas do que uma geladeira convencional
  • O termostato é ajustável
  • Vêm em tamanhos e formatos diferentes, portanto há uma opção para qualquer negócio
Desvantagens
  • Eles não são projetados para uso doméstico
  • Não há opção para refrigerar um produto sem congelá-lo
  • Podem usar mais energia do que uma geladeira convencional
  • Podem ser bastante caros

Freezers industriais verticais e com arca congeladora - o que você deve ter em mente?

Os freezers industriais oferecem uma série de benefícios, que podem tornar a vida mais fácil para você e seus funcionários de negócios. Dependendo do nível de uso que você pretende fazer do freezer, bem como do espaço disponível, você deve decidir entre um freezer vertical ou um freezer de arca. Aqui nós explicamos as principais características de cada um:

  • Freezer vertical. Eles são geralmente feitos de aço inoxidável. Seus projetos verticais permitem a instalação de grades para distribuir os produtos em níveis, como em um refrigerador convencional. Eles estão disponíveis com uma, duas ou até três portas. Muitas vezes eles têm rodízios integrados, tornando-os fáceis de se mover. O termostato é normalmente digital, oferecendo maior flexibilidade no ajuste da temperatura interior. Além disso, na maioria dos casos, eles têm sistemas de degelo automático. Isto significa que você não precisa se preocupar em limpar a camada de gelo que normalmente aparece nas paredes de um freezer.
  • Congelador de tórax/horizontal. Embora menores, há aqueles cujas capacidades estão próximas às de um freezer vertical. A maioria tem coberturas plásticas, mas também existem coberturas de aço inoxidável. Eles normalmente consistem de um único compartimento de geladeira e muitas vezes têm uma cesta removível para facilitar o armazenamento. A temperatura é normalmente ajustada com um botão. Vale a pena considerar que eles requerem um pouco mais de manutenção, pois na maioria dos casos o sistema de degelo é manual. Isto significa que quando a geada se formar nas paredes, você precisará desligar a unidade, esperar que o gelo derreta e drenar o líquido manualmente.

Quanto custa um freezer industrial?

O preço pode variar consideravelmente dependendo principalmente da capacidade, bem como do tipo de freezer (vertical ou torácico). O menor e mais simples freezer de arca é cerca de 900 BRL, enquanto um dos maiores e mais sofisticados congeladores verticais pode chegar a 24.000 BRL.

Considere cuidadosamente as necessidades do seu negócio para escolher uma opção que seja certa para você e que não o faça gastar muito. O freezer industrial ideal para o seu negócio pode ser mais barato do que você pensa.

Critérios de compra

Se você escolher um único arca congeladora ou um freezer industrial vertical, é sábio estar ciente de todos os fatores que podem impactar o desempenho e o uso de seu equipamento. Dessa forma você pode ter certeza de que terá o melhor para o seu investimento. Aqui estão os critérios mais importantes para se tomar uma boa decisão de compra

Capacidade de armazenamento

Muitos usuários percebem meses após a compra de um pequeno freezer que agora precisam de mais espaço. Nós não queremos que este seja o caso para você! Ao escolher seu equipamento, é uma boa idéia considerar suas necessidades de armazenamento a médio e longo prazo. Dessa forma, se eles aumentarem, você não terá que comprar um novo.

A capacidade de um freezer é medida em pés cúbicos (às vezes em litros). Os freezers Walk-in têm capacidades entre 3,5 e 22 pés cúbicos (aproximadamente 100 e 620 litros). Eles são freqüentemente usados em pequenas empresas, e normalmente armazenam pequenos produtos embalados, tais como misturas de vegetais, alimentos congelados comerciais, sorvetes, etc.

Verticais armazenam entre 24 e 75 pés cúbicos (aproximadamente 680 e 2125 litros). Eles são mais comumente usados em cozinhas industriais, grandes restaurantes, mercearias e estabelecimentos que requerem maior capacidade. Eles são freqüentemente usados para armazenar suprimentos como grandes cortes de carne e outros produtos animais frescos.

Sugerimos escolher uma opção com um pouco mais de espaço do que você precisa. Desta forma, você pode armazenar todos os seus produtos de forma eficiente: Carnes, laticínios, vegetais e líquidos. Você sabia que você pode até mesmo armazenar óleos?

"Você pode definitivamente usar óleo para fritar várias vezes. Certifique-se apenas de coá-lo, colocá-lo em um recipiente selado e armazená-lo no freezer" - Dan Souza, Editor Chefe da revista Cook's Illustrated

Tamanho

Se você está comprando um freezer industrial para um novo negócio, certifique-se de saber quanto espaço você tem disponível e planeje o layout de todos os seus outros equipamentos antes de comprar seu freezer. Isso garantirá que seu freezer caiba perfeitamente em sua área de trabalho, especialmente se você estiver pensando em comprar um freezer de pé direito.

Para lhe dar uma idéia, as dimensões de um freezer padrão de 3,5m de comprimento x 0,55m de largura x 0,53m de altura, enquanto um freezer de 22 pés cúbicos (um dos maiores) pode medir 2,5m de comprimento x .9m de largura x 1,1m de altura. O menor freezer vertical padrão (24 cu. ft.) tem cerca de .7m de comprimento x .85m de largura x 2,10m de altura, e um dos maiores (70 cu. ft.) pode atingir 2m de comprimento x .8m de largura x 2m de altura.

Facilidade de limpeza

Ao comparar modelos, veja como é fácil de limpar. É muito fácil limpar as paredes internas de um refrigerador convencional. Um freezer industrial, no entanto, pode ser um pouco mais profundo. Tanto com os freezers verticais quanto com o peito, certifique-se de chegar ao fundo sem ter que fazer muito esforço.

Também é importante considerar, como mencionado acima, o sistema de descongelamento do freezer. Um sistema de degelo automático pode significar uma grande diferença entre passar seu tempo limpando a geladeira e se concentrar em assuntos comerciais mais importantes.

Manter seu freezer industrial limpo não tem que ser complicado. Certifique-se de que a sua escolha seja fácil de limpar e evite passar tempo extra de limpeza. (Foto: Andriy Popov / 123rf.com)

Garantia e Serviço

Nós sabemos o quão importante o seu freezer industrial é para o seu negócio. É muito importante que quando seu equipamento tiver um problema, ele possa ser reparado o mais rápido possível para evitar perda e deterioração de seus produtos. Primeiro você deve olhar para a garantia, quanto tempo ela dura e o que ela cobre. Em seguida, certifique-se de que o fabricante fornece serviços perto de você, particularmente com marcas estrangeiras e modelos importados.

(Foto em destaque: kaowenhua / 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas