Freezer pequeno.
Ultima atualização: 7 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

35Horas investidas

6Estudos avaliados

75Comentários coletados

Cada vez mais os fabricantes de eletrodomésticos investem em produtos compactos, tanto para ocupar menos espaço em casa, quanto para facilitar o transporte. É o caso do freezer pequeno. No artigo de hoje, nós vamos mostrar porque você deve investir em um.

O freezer pequeno é útil para quem mora em lares menores e para quem não consome alimentos congelados com frequência. Hoje existem vários modelos e até a versão compacta, que permite o transporte do freezer para onde você quiser. Na dúvida, nós vamos ajudá-lo a escolher o melhor.




O mais importante

  • Para escolher um freezer pequeno de verdade, é preciso analisar bem a capacidade e a dimensão dos modelos disponíveis.
  • Em seguida, o melhor caminho é avaliar qual será a melhor opção para você: o freezer horizontal ou o vertical.
  • Mas não pare por aí. Se a ideia é investir no melhor freezer pequeno, você também deve comparar os tipos de compartimentos internos, os itens extras e a quantidade de funções e de temperaturas.

Freezer pequeno: nossa recomendação dos melhores produtos

Um freezer pequeno pode ser muito útil. Mas, se você não comprar o modelo do tamanho certo e com a capacidade que deseja, pode acabar sendo um desastre. Para facilitar seu trabalho de pesquisa, nós listamos a seguir os modelos mais populares.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre freezer pequeno

Antes de escolher o melhor freezer pequeno para você, é importante conhecer algumas características desse eletrodoméstico. E foi justamente por isso que nós criamos o Guia de Compra a seguir.

Mulher com a porta do freezer aberta.

O freezer pequeno é perfeito porque cabe em qualquer lugar. (Fonte: Kzenon: 23511508/ 123rf.com)

Qual é a capacidade e a dimensão de um freezer pequeno?

A principal característica do freezer pequeno é, de fato, o tamanho reduzido, certo? Depende. A verdade é que cada fabricante define o que é ou não um freezer pequeno.

Por conta disso, você vai encontrar inúmeros modelos, com dimensões e capacidades de armazenamento diferentes. A quantidade de produtos congelados que um freezer é capaz de guardar é medida em litros.

E, hoje, é possível encontrar freezers anunciados como compactos que podem armazenar entre 30 e 220 litros. Mas, na realidade, um freezer de 220 litros está longe de ser pequeno.

Um freezer pequeno é aquele que consegue congelar entre 60 e 100 litros.

Para você ter uma noção, um modelo de 100 litros é capaz de armazenar cerca de 55 quilos de alimentos. Então, já fica o aviso: Antes de comprar o seu freezer pequeno, avalie bem a capacidade de armazenamento.

Isso vale tanto para ter certeza de que o produto vai ser capaz de guardar tudo o que você precisa, quanto para não errar na dimensão do freezer. Sim, porque a dimensão de um freezer costuma ser proporcional à capacidade de armazenar.

Por exemplo, um mini freezer com capacidade de 66 litros pode ter as seguintes medidas: 85,9cm de altura, 48,2cm de largura e 53,3cm de profundidade.

Tigela com framboesas congeladas.

O freezer compacto é perfeito para congelar pequenas porções de frutas e outros alimentos. (Fonte: deluxtrade / Pixabay)

Já um freezer pequeno vertical de 121 litros terá, aproximadamente, 129,8 de altura, 48,3cm de largura e 62cm de profundidade. E um modelo horizontal de 150 litros costuma ter 87,5cm de altura, 62,8cm de largura e 56,2cm de profundidade.

Além dos modelos pequenos, médios e grandes, você também vai encontrar uma versão conhecida como freezer portátil. Esse modelo é ideal para levar dentro do carro e, em geral, tem capacidade para armazenar 30 litros.

Para ilustrar as capacidades em litros dos variados tamanhos de freezer, confira a tabela que criamos para você:

Freezer portátil Freezer pequeno Freezer médio Freezer grande
Capacidade Entre 30 e 60 litros Entre 60 e 100 litros Entre 100 e 250 litros Acima de 250 litros

Quais os formatos de freezer pequeno?

Como vimos acima, existem várias opções de freezers pequenos. E uma das diferenças entre eles é com relação à dimensão que, por sua vez, também varia por conta do design do eletrodoméstico.

Nesse caso, o feezer pequeno pode ser  vertical ou horizontal. Veja as características de cada um:

Freezer pequeno vertical

Esse modelo lembra uma geladeira pequena, e possui abertura frontal. Por isso, se essa for a sua escolha, leve em conta que, além do espaço lateral e de profundidade, é preciso que haja altura para acomodar o eletrodoméstico, o que pode ser um empecilho se a ideia é embutir o freezer.

Mais do que isso, é imprescindível que haja espaço para abrir a porta do freezer vertical. Além disso, esse modelo costuma uma maior capacidade de armazenamento maior e mais compartimentos internos para a divisão dos alimentos congelados.

Freezer pequeno horizontal

A versão horizontal tem como principal característica uma maior dimensão do comprimento e o fato de a porta ser aberta por cima, como se fosse uma tampa. Nesse caso, existem duas opções de freezer pequeno: uma na qual a tampa é de correr e outra cuja tampa se abre ao levantá-la para cima.

O freezer horizontal também tem prós e contras. Ele é ideal para armazenar mais quantidades de um mesmo produto como, por exemplo, carnes ou bebidas. Mas é também mais difícil de acessar os alimentos, já que ele costuma ser mais profundo e ter menos divisórias internas.

Freezer pequeno apenas congela ou resfria também?

Pode parecer estranha a pergunta, afinal a ideia primordial de um freezer é congelar, correto? Mas, não é bem assim. De fato, hoje em dia, já é possível encontrar modelos com dupla função, no qual o freezer serve para armazenar produtos congelados e resfriados.

Nesse caso, o freezer pequeno com dupla função pode funcionar nas seguintes variações de temperaturas: De -16º a -20ºC ou de +1º a +7ºC.

Cervejas long neck.

Com mais funções, é possível usar o freezer para manter as cervejas geladas sem congelar. (Fonte: haraldheuser/ Pixabay)

Mas porque o modo de resfriamento duplo é interessante? Por que com ele você pode inclusive guardar bebidas no freezer. A função de temperatura resfriada é ideal para manter cervejas geladas sem que elas congelem, por exemplo.

Além disso, também existem alguns modelos de freezer pequeno com tripla função. Com isso, o eletrodoméstico é capaz de congelar, resfriar e conservar alimentos e bebidas. Para tanto, a temperatura pode variar entre -24ºC e 10ºC.

Critérios de compra: Como avaliar os modelos de freezer pequeno

Além de escolher a capacidade, a dimensão e o formato do freezer pequeno, também é importante comparar alguns componentes que variam de um modelo para outro e que podem fazer a diferença no seu dia a dia. Os principais são:

Consumo de energia

O freezer pequeno fica ligado 24 horas por dia e, por isso, você deve escolher um modelo com baixo consumo de energia. Afinal, você não quer ter um ingrata surpresa com a conta de energia no fim do mês.

Para tanto, procure o selo do INMETRO no eletrodoméstico e opte sempre pelo freezer que faça parte da categoria indicada com a letra A, que representa a maior eficiência energética.

Compartimentos

Dependendo do modelo de freezer pequeno que você comprar, ele pode ou não ter compartimentos internos. E é sempre bom que ele tenha esses compartimentos porque são eles que vão permitir e facilitar a organização e o acesso dos alimentos congelados.

No caso dos modelos que tenham divisórias, verifique a quantidade e o formato delas. Você vai encontrar opções com gavetas e/ou prateleiras que podem ou não ser removíveis. Já a quantidade pode variar entre um a cinco compartimentos internos.

Você sabe qual é diferença entre o congelador da geladeira e o freezer? A principal diferença entre eles é a temperatura.

O congelador tem temperatura média de -6º C, enquanto o freezer alcança -20º C.

Fost free

Se você quer praticidade, cheque se o freezer pequeno é frost free. Esse é o sistema de degelo automático, que impede que o eletrodoméstico acumule gelo em seu interior. Com isso, você não precisa ter trabalho nenhum descongelando o eletrodoméstico.

Mas não se engane, porque nem todos os freezers pequenos são frost free. Muitos modelos ainda possuem o sistema de degelo manual. Nesse sistema, o freezer acumula muito gelo e é necessário degelar regularmente.

Se esse for o caso do freezer pequeno que você escolhe, verifique se ele conta com um dreno fácil para, pele menos, minimizar o seu trabalho.

Itens

Cada freezer pequeno terá itens internos e externos diferentes. Por isso, avalie o que será útil para você. Veja alguns dos componentes que você poderá encontrar em um eletrodoméstico como esse:

  • Porta reversível;
  • Cestos deslizantes e removíveis;
  • Luz interna;
  • Alarme de porta aberta;
  • Controle da temperatura.

Resumo

O freezer pequeno é perfeito para quem mora em uma casa pequena ou precisa de pouca quantidade de alimentos congelados. Para comprar o melhor modelo, você deve analisar a capacidade de armazenamento, as dimensões e os formatos.

Além disso, avalie se o eletrodoméstico possui divisórias, sem tem baixo consumo energético e modos de temperatura variados, para também refriar bebidas.

(Fonte da imagem destacada: Geckophotos: 109507691/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas