Imagem de pessoa abrindo porta de freezer.
Ultima atualização: 10 de agosto de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

62Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre o freezer vertical, um item ao qual você deve ficar muito atento aos detalhes antes de comprar, para poder aproveitar ao máximo suas vantagens.

Os modelos de freezer vertical podem ser muito parecidos por fora, mas quando você começar a perceber, verá muitas diferenças em relação ao espaço de armazenamento de alimentos, performance, dentre outras coisas.

Neste artigo, vamos falar sobre os freezers verticais, e dar todas as dicas para que você consiga fazer a melhor escolha possível para a sua casa.




Primeiro, o mais importante

  • Um freezer vertical ajuda você a diminuir as idas ao mercado, já que com ele você pode armazenar mais alimentos por um longo tempo.
  • O ideal é que o freezer vertical seja instalado em um lugar que não seja muito ensolarado, pois ele pode ser obrigado a trabalhar mais e acabar gastando mais energia caso isso aconteça.
  • Muitos freezers verticais possuem a função congelamento rápido, que permite que líquidos e alimentos sejam congelados de forma ainda mais ágil pelo equipamento, o que é ótimo para gelar cervejas em festas.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores freezers verticais

Uma das coisas que mais facilitam para que você tenha uma alimentação saudável atualmente é o congelamento de alimentos, pois isso facilita muito a vida de quem tem um dia-a-dia agitado, já que é só prepará-los e descongelar quando precisar.

Se você está querendo comprar um freezer vertical, mas ainda tem muitas dúvidas a respeito de qual modelo escolher, abaixo fizemos um ranking com os melhores equipamentos disponíveis atualmente.

1° – Conservador Freezer e Refrigerador – Metalfrio

Esse modelo possui tripla ação, pois ele é freezer, conservador e refrigerador, o que oferece bem mais vantagens para quem compra, pois você pode escolher a faixa de temperatura em que quer deixar o alimento.

Suas prateleiras são reguláveis, o que oferece muita facilidade para que você consiga armazenar diferentes tipos de embalagens, e seu compressor de alta eficiência congela os alimentos de forma muito rápida.

É recomendável para cozinhas industriais, supermercados, lojas de conveniência, dentre outros ambientes comerciais.

2° – Freezer Vertical Flex Frost Free – Brastemp

Esse freezer vertical é uma ótima opção para quem deseja ter um equipamento versátil em casa, já que ele possui a tecnologia Flex, e pode se transformar em uma geladeira sempre que você precisar.

Esse modelo é Frost Free, o que significa que você não vai precisar descongelar ele nunca, e possui controle de temperatura externo, que possibilita o controle da temperatura sem precisar abrir a porta.

3° – Freezer Vertical – Consul

Esse freezer vertical possui um painel frontal externo, no qual você pode realizar o controle de temperatura e acionar a tecla de congelamento rápido sem que seja necessário abrir a porta.

O design desse equipamento é moderno e arredondado, e ele possui a capacidade de conservar as propriedades naturais dos alimentos.

4° – Freezer Vertical Cycle Defrost – Electrolux

Esse freezer vertical é uma ótima opção para quem busca por comodidade, pois o seu dreno de degelo facilita que a água de descongelamento escoe por ele, para que assim seja mais simples o seu recolhimento.

Seus pés niveladores, cestos removíveis e o compartimento com tampa basculante facilitam a limpeza e organização dos alimentos, além de possuir um espaço interno bem avantajado.

Guia de Compra

Seja você uma pessoa que esteja apenas querendo trocar o seu antigo freezer vertical por um novo, ou alguém que está montando uma cozinha nova e que não sabe muito bem qual é o freezer vertical ideal para a sua casa, esse guia de compra sobre esses equipamentos visa ajudar na sua decisão.

Imagem mostra uma mulher comendo algo direto do pote.

O guia de compras a seguir visa ajudar você a fazer a melhor decisão. (Evieanna Santiago / Unsplash)

Quais são as vantagens dos freezers verticais?

Caso você esteja pensando em comprar um freezer vertical, mas ainda não se convenceu de suas as vantagens e desvantagens, veja abaixo alguns prós e contras destes equipamentos para ajudar na sua decisão.

Vantagens

Os freezers verticais são uma excelente opção para pessoas que precisam armazenar uma grande quantidade de alimentos perecíveis, e determinados tipos de negócios, como restaurantes, também podem se beneficiar destes equipamentos.

Com isso, as suas idas ao supermercado podem ficar menos frequentes, já que você poderá armazenar mais alimentos no seu freezer de cada vez, como carnes e peixes, por exemplo.

Freezers verticais normalmente são mais fáceis de organizar, já que possuem prateleiras, e você não precisa tirar todos os alimentos dele para encontrar o que deseja, que é o que normalmente acontece com os freezers horizontais.

Além disso tudo, eles também são uma ótima escolha para quem possui ambientes pequenos, já que ocupam menos espaço do que os freezers horizontais.

Desvantagens

Uma das desvantagens dos freezers verticais é que eles costumam fazer mais ruído do que os horizontais. Por isso, preste atenção nessa característica caso isso possa gerar um incômodo para você.

Outro ponto negativo é que os freezers verticais costumam ser mais caros do que os horizontais, além de ser mais difícil armazenar itens maiores neles, por conta das prateleiras. Por isso, escolha um equipamento que possua prateleiras removíveis.

Veja abaixo uma tabela com as vantagens e desvantagens dos freezers verticais:

Vantagens
  • Armazena uma grande quantidade de alimentos perecíveis
  • Mais fáceis de organizar por conta das prateleiras
  • Ocupam menos espaço do que freezers horizontais
Desvantagens
  • Fazem mais ruído do que os horizontais
  • São mais caros do que os horizontais
  • Prateleiras devem ser removíveis para oferecer mais espaço para itens maiores

Onde colocar o seu freezer?

Um dos aspectos que as pessoas não costumam analisar antes de comprar um freezer é o local onde vão instalar o equipamento. Mas esse detalhe é importante para que o produto funcione da maneira mais adequada.

O ideal é que o local da casa em que o freezer for instalado seja seco e fresco, pois caso seja colocado em um local muito ensolarado, vai ter que gastar mais energia para manter a baixa temperatura no interior. Isso poderá aumentar a sua conta de energia elétrica no final do mês.

Outra coisa que deve ser pensada é que, para abrir a porta do freezer vertical com facilidade, você irá precisar que ele tenha espaço suficiente onde for instalado. Então, verifique se não há algo que vá atrapalhar a abertura da porta.

Além disso, você também precisa analisar se vai querer colocar o freezer vertical em algum lugar de difícil acesso, e se ele vai passar pela porta.

Imagem de freezer aberto com itens dentro.

É preciso que você avalie onde vai colocar o freezer, pois isso pode garantir que ele gaste menos energia elétrica. (Fonte: Anastasiia Kuznetcova / 123RF)

Qual deve ser o tamanho e a capacidade do freezer vertical?

O tamanho de um freezer vertical está relacionado com as suas dimensões externas, enquanto a capacidade tem a ver com a quantidade de alimentos que ele consegue armazenar na parte interna.

Um freezer vertical normalmente possui bastante capacidade interna e ocupa menos espaço no ambiente do que um freezer horizontal, por isso eles são muito fáceis de colocar em um espaço que esteja vago no seu ambiente.

A capacidade de um freezer é medida em litros, e normalmente ela fica em torno de 150 a 300 litros, enquanto o tamanho é medido em cm, e costuma ser de cerca de 60 a 70 cm de largura, 60 a 65 cm de profundidade e 130 a 190 cm de altura.

Para escolher o tamanho e a capacidade do seu freezer vertical, avalie as seguintes questões:

  • Quantas pessoas vão usar o freezer?
  • Qual é o espaço que você possui disponível para o equipamento?
  • Quanta comida você quer armazenar?

Ao avaliar essas questões será mais fácil decidir qual é o tamanho do equipamento que você precisa.

Imagem mostra vegetais em sacos dentro de freezer.

A capacidade do freezer é medida em litros, enquanto o tamanho, em centímetros. (Fonte: belchonock / 123RF)

Quais são as vantagens e desvantagens de possuir um freezer vertical frost free?

Se você está em dúvida entre comprar um freezer vertical frost free ou não, confira abaixo quais são as vantagens e desvantagens de possuir um equipamento com essa tecnologia.

Vantagens

A primeira vantagem que vem à cabeça das pessoas quando elas pensam em equipamentos com descongelamento automático é a economia de tempo que isso proporciona, afinal, fazer o descongelamento manual do freezer requer muita paciência.

Além disso, essa função evita a queimadura de congelador, que ocorre quando cristais de gelo se formam nos alimentos, e acabam alterando o sabor e o cheiro deles.

Desvantagens

O preço de um freezer vertical com descongelamento automático costuma ser mais alto do que o de um equipamento que não possua essa função, afinal, é o preço que se paga pela facilidade que ela representa.

Outra desvantagem é que você não pode encher demais o seu freezer, pois isso pode atrapalhar o processo de descongelamento automático, já que ele depende da circulação interna do ar.

Confira abaixo uma tabela com as vantagens e desvantagens de possui um freezer vertical frost free:

Vantagens
  • Economia de tempo
  • Evita que o freezer queime e estrague os alimentos
Desvantagens
  • O preço dos freezers com essa função costuma ser mais alto
  • Não é possível encher demais o freezer, pois isso atrapalha o processo de descongelamento automático

Quanto custa?

Um freezer vertical normalmente custa entre R$ 1300 e R$ 10.000, sendo que os modelos mais caros são usualmente utilizados em cozinhas industriais.

Mas não é só no preço do equipamento que você deve prestar atenção, pois os freezers precisam ter uma boa eficiência energética para que não acabem resultando em um valor muito alto na sua conta de energia elétrica no final do mês.

Por isso é importante verificar o selo Procel do produto, que indica, em uma escala de letras que vai de A até E, quais são os equipamentos mais eficientes (A), e os menos eficientes (E).

foco

Você sabia que a invenção dos sistemas de refrigeração artificiais ocorreu por causa da cervejaria irlandesa Guiness?

Até o século 19, a cerveja era apenas produzida durante o inverno, pois durante o processo de fabricação delas era necessário que as temperaturas estivessem mais baixas.

Foi então que a cervejaria Guiness pediu ao engenheiro alemão Carl Von Linde que desenvolvesse um sistema de refrigeração para eles, e assim surgiram os primeiros sistemas de refrigeração artificial.

Onde comprar?

Se você quer comprar um freezer vertical pela Internet, pesquise em sites como Amazon, Ponto Frio, Casas Bahia e Submarino, pois elas certamente terão o produto que você está buscando, diante da maior variedade de equipamentos disponíveis para venda.

Se você prefere comprar na própria loja física, busque em locais como a Fast Shop, Ricardo Eletro e Magazine Luiza. Assim, você poderá contar com a ajuda do vendedor para te auxiliar na escolha.

Imagem mostra uma pessoa abrindo a porta de um freezer vertical.

A maior variedade de freezers verticais a venda você encontrará na Internet. (Fonte: rawpixel.com / Pexels)

Critérios de compra: Principais características para avaliar um freezer vertical

Um freezer vertical possui inúmeras características e funções que devem ser analisadas cuidadosamente antes da sua compra. Por isso, preste atenção nas características nas quais deve prestar atenção:

  • Congelamento rápido
  • Prateleiras removíveis
  • Alarme
  • Versatilidade

A seguir, vamos detalhar essas características para que você consiga escolher o equipamento mais adequado.

Congelamento rápido

Uma das funções mais recentes nos freezers verticais é a área de congelamento rápido que muitos deles possuem, e, como o nome já diz, acelera o processo de congelamento do que você precisa.

Isso é muito útil para os dias em que você resolve dar uma festa em casa e acaba a cerveja gelada. É só colocar elas no freezer e rapidamente estarão geladas. Caso você precise gelar um alimento ou uma sobremesa rapidamente, ela também irá te ajudar muito.

Imagem mostra um freezer com diversos alimentos dentro.

A função de congelamento rápido é excelente para gelar cerveja rapidamente durante uma festa. (Fonte: juliopablo / Pixabay)

Prateleiras removíveis

Outro fator muito importante em um freezer vertical é que suas prateleiras sejam removíveis, para que assim você consiga acomodar itens maiores e ter mais flexibilidade.

Assim, a capacidade do freezer poderá ser aproveitada ao máximo, sem que você fique preso a uma organização das prateleiras que veio pronta de fábrica e que, muitas vezes não condiz com o uso que você quer fazer do freezer.

Dessa forma a limpeza fica mais fácil também, pois você poderá passar um pano mais facilmente por todo o freezer quando for necessário, e lavar as prateleiras em separado.

Alarme

Um dos principais problemas nos freezers ocorre quando a porta é esquecida aberta, e toda a comida de dentro dele acaba estragando por conta disso.

Por isso, muitos modelos de freezers verticais possuem um alarme quando a porta fica aberta por algum tempo, para que isso sirva de aviso e você consiga fechá-la a tempo sem que nenhum alimento estrague.

Isso é muito útil para quem mora com muitas pessoas, e não consegue ter controle sobre quem mexe no congelador. Dessa forma, ninguém mais vai esquecer a porta aberta.

Imagem mostra um freezer com diversas latas de refrigerante dentro.

O alarme evita que a porta do freezer fique aberta por muito tempo e que alimentos acabem estragando. (Fonte: igorovsyannykov / Pixabay)

Versatilidade

Muitos freezers atualmente possuem uma tecnologia denominada Flex, que significa que eles podem ser utilizados como geladeira e como freezer, dependendo do que o usuário deseje.

Assim, é como se você comprasse dois equipamentos pelo preço de um, pois você poderá usar o freezer como geladeira quando quiser, basta apertar um botão para alterar a função.

(Fonte da imagem destacada: loganban / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Nômade digital, já morou em 4 países diferentes e está sempre de olho no próximo destino. Como redatora, tem experiência escrevendo sobre diversas áreas, especialmente utensílios domésticos, tecnologia, esportes e boa forma.