Imagem de uma sequência de freezers verticais, em local que se assemelha com um supermercado, com vários produtos dentro.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Apreciamos muito a sua presença por aqui. Hoje nós vamos conversar sobre os diferentes tipos de freezer, eletrodoméstico super versátil, que possui tanto uso comercial quanto doméstico.

Os freezers são perfeitos para manter os mais diversos tipos de alimentos na temperatura ideal, enquanto aguardam o tão esperado momento do consumo. Esses equipamentos são potentes, e por isso são capazes de não só gelar alimentos, mas também congelá-los.

No guia abaixo, vamos dar dicas sobre os melhores tipos desse produto e te explicar sobre tudo o que você precisa saber antes de concluir sua compra.

Primeiro, o mais importante

  • O freezer é um eletrodoméstico especializado no congelamento de alimentos. Alguns deles são capazes de atingir até -25°C.
  • Existem dois tipos de freezers: os verticais e os horizontais. Ambos cumprem muito bem sua função, e existem poucas diferenças entre eles.
  • Os freezers são versões mais atualizadas e potentes dos clássicos congeladores de geladeira.

Você também pode gostar:

Melhores freezers: Esses são nossos favoritos

O espaço do congelador da geladeira muitas vezes não é suficiente para demanda de uma família. Por isso, o freezer é uma opção para congelar carnes e outros alimentos. Se você busca um para sua casa ou empresa, confira a lista dos melhores modelos:

O melhor freezer horizontal

O freezer horizontal da marca Midea, apresenta condições perfeitas para o uso comercial. Ele possui 4 funções para resfriar, conservar e congelar, através do termostato externo com nove opções de temperatura. Sua capacidade é de 295 litros, e ele possui uma única porta superior.

Além disso, a função Freezer+ possibilita resfriar os alimentos de forma mais rápida, como uma ação turbo. A temperatura varia entre -28°C e -12°C. Este freezer também possui a vantagem de um dreno que escoa a água no momento do degelo, facilitando muito a limpeza.

O melhor Freezer de dupla ação

O freezer horizontal Dupla Ação também é indicado para uso em restaurantes e lanchonete. Ele é possui 3 funções: congelador, conservador e extra-frio, sendo que sua temperatura varia de -24°C a 5°C.

Tem capacidade para até 355 litros. Além disso, possui gabinete interno feito de aço galvanizado e gabinete externo com pintura eletrostática a pó, que garante alta resistência à corrosão. Uma outra vantagem interessante é que ele é ecologicamente correto e não utiliza CFC, e por isso não agride a camada de ozônio.

O melhor freezer horizontal com tampa de vidro

Esta é uma opção de freezer menor, ótimo para comércios, mas que também pode ser usado em casa, caso você tenha interesse em colocar um desses em sua área de churrasco.

Ele possui tampa de vidro temperado com alta vedação, e é feito de aço galvanizado pré-pintado, que é bastante resistente à corrosão. A capacidade deste freezer é para 216 litros, e a sua temperatura tem variação um pouco menor, sendo de -22°C a 18°C.

O melhor freezer vertical

Se você busca um freezer vertical para seu estabelecimento comercial, esta pode ser uma boa opção. Ele é composto por 4 prateleiras e uma porta de vidro temperado.

Sua temperatura de funcionamento é -15°C, sendo ideal para refrigeração de bebidas. A única desvantagem é que ele já vem adesivado, o que pode ser uma questão para os mais básicos.

Guia de Compra

Nos dias atuais, é praticamente impossível imaginarmos cozinhar sem o apoio de um aparelho que refrigera os alimentos antes do preparo, né? E apesar da geladeira ser uma ótima aliada, estamos falando de um eletrodoméstico ainda mais específico, o freezer.

Se você quer aprender todos os detalhes para comprar o modelo correto para você ou seu negócio, continue com a gente até o fim dessa Guia.

Mulher segurando uma cestinha e abrindo porta de freezer vertical e pegando alimentos de dentro.

Os freezers verticais são excelente escolha se você busca o produto para seu supermercado. (Fonte: bodnarphoto / 123RF)

O que é um freezer?

O freezer é um aparelho muito versátil e bem fácil de usar tanto em casa, quanto no seu comércio, caso você seja dono de uma lanchonete, um bar, um restaurante ou até mesmo de um supermercado.

Basicamente, os freezers servem para congelar ou resfriar alimentos em um intervalo de tempo. Na função congelador, eles atingem temperaturas bem baixa, entre -18° a -23°C, e são sem dúvidas os eletrodomésticos mais indicados para isso.

Você deverá encontrar freezers em dois diferentes tipos: na vertical, e na horizontal. Ambos são opções interessantes, e a única diferença é que os horizontais possuem maior capacidade de armazenamento, mas também ocupam mais espaço.

Os verticais possuem prateleiras, o que facilita a organização e até mesmo a limpeza, porém possuem capacidades reduzidas. A escolha dessa questão é totalmente pessoal, sendo que ambos possuem a mesma função.

Quais as vantagens e desvantagens de um freezer?

Se você possui um negócio que envolva venda ou produção de comida, já deve saber que ficar se um freezer é praticamente impossível, pois é necessário manter os alimentos que não estão sendo usados congelados ou refrigerados.

Mas quem disse que você não pode ter um aparelho desses em casa? Se você é do tipo que adora fazer um churrasco no final de semana, o freezer pode ser uma boa opção para gelar bebidas e congelar carne.

foco

Você sabia que atualmente a maioria dos freezers mais modernos são ecologicamente corretos? Isso porque os modelos mais recentes não emitem CFC, gás que pode ser utilizado na refrigeração.

Outra questão que muito se questiona, é sobre o seu consumo de energia, pois eles aparentam ser muito potentes. Mas a boa notícia é que dificilmente um freezer tem potência superior a 600 watts, e por isso não costuma gastar muita energia elétrica.

Em casos de congelamento, o motor do freezer trabalha até atingir a temperatura de aproximadamente -20°C, e depois trabalha muito pouco, somente para manter a temperatura.

Por isso, o consumo de energia não é tão alto, e pra nossa felicidade a conta no final do mês não vem tão gorda assim, né?

Sendo assim, esses modelos de freezers não prejudicam a camada de ozônio. É legal dar prioridade a eles e cumprir o seu papel social. Em resumo, os freezers devem ser fortemente considerados se você tem a necessidade de congelar ou resfriar uma grande quantidade de alimentos. Eles são a ferramenta ideal para a função.

Vantagens
  • Perfeito para refrigeração e congelamento
  • Fácil de usar
  • Baixo consumo de energia
  • Normalmente possuem alta capacidade
Desvantagens
  • Ocupam bastante espaço
  • O custo é alto
  • Não possuem design muito bonito

Compro um freezer ou uso o congelador da geladeira?

Muitas pessoas optam por não comprar freezers por já possuírem geladeiras com congeladores em casa. É importante frisarmos que os congeladores também são de boa ajuda, porém possuem características bem diferentes.

Abaixo, vamos te explicar detalhadamente sobre os dois produtos, para que você possa escolher qual irá atender melhor às necessidades da sua casa ou do seu negócio.

Congelador

Ele já vem acoplado na geladeira, e por isso possuem capacidade bastante reduzida, se comparado ao freezer. Principalmente por essa questão, eles são indicados para uso doméstico, em casos esporádicos.

Em casos de uso comercial, um congelador não suporta a capacidade necessária. Outra questão que difere bastante os dois aparelhos, é a temperatura. Enquanto o freezer atinge baixíssimas temperaturas, o congelador chega até mais ou menos -6ºC.

Isso significa que eles são capazes de fazer jus ao seu nome e congelar, porém, a longo prazo, a conservação dos alimentos pode ser bastante prejudicada. Quando os alimentos são congelados em temperaturas não tão baixas, as chances dos nutrientes e da qualidade serem afetadas é altíssima.

Por isso, não é recomendado que você deixe nem um tipo de comida por mais de uma semana no congelador. Basicamente, essa ferramenta te oferece vantagens básicas, e como já dissemos, para uso esporádico e domiciliar. Ela não é a melhor opção se sua necessidade é mais complexa que isso, ok?

Freezers

Os freezers são uma versão maior e mais potente dos congeladores. Suas duas principais vantagens são a capacidade e a temperatura que são capazes de atingir.

Alguns freezers possuem até 550 litros de capacidade, e esses são perfeitos para uso comercial. Eles são super espaçosos e costumam possuir bom sistema de vedação.

A desvantagem é que, por serem bem maiores, ocupam bastante espaço físico, então essa é uma questão a se considerar. Já os congeladores são bem mais compactos.

Com relação à temperatura, como já dissemos por aqui, eles atingem uma média de -20ºC, o que é excelente para a preservação dos nutrientes e da qualidade dos alimentos.

De maneira geral, o freezer é indicado em situações profissionais, ou se sua demanda familiar é muito alta. Ele é um pouco mais potente, mas também é bem mais caro, pesado e ocupa muito espaço.

Compare as diferenças:

Freezer Congelador
Temperatura Atinge temperaturas baixíssimas, em torno de -20ºC Atinge temperatura em torno de -6ºC
Capacidade Possui capacidade bem alta Possui baixa capacidade
Tamanho É grande e espaçoso É compacto, vem acoplado na geladeira
Modelos Encontra-se opções na vertical e na horizontal Somente na posição vertical
Preservação dos alimentos Preserva qualidade dos alimentos congelados por mais tempo Preserva qualidade dos alimentos congelados por menos tempo
Indicação Comercial e residencial Somente para uso residencial

Freezer vertical ou horizontal?

Emboraos dois cumpram a mesma função, sua estrutura diferenciada faz com que um modelo, ou outro, seja melhor para certas necessidades.

Um freezer horizontal parece uma caixa térmica gigante, geralmente retangular, ele é mais baixo e ocupa mais espaço na cozinha ou estabelecimento. Esse modelo não possui prateleiras e funciona como um grande baú, tem no máximo algumas cestas nas laterais.

Por um lado, ele possui maior capacidade, por outro, não é possível manter a organização. A abertura é pela parte de cima, como uma tampa que pode ser dupla ou única.

Já o freezer vertical, por ser mais estreito e alto, como uma geladeira, acaba sendo mais indicado para ambientes domésticos, por uma questão de economia de espaço. Nele também é possível organizar os alimentos, já que possui prateleira. Para abrir, ele possui uma porta que pode – ou não –  ser de vidro.

Escolha de acordo com seus objetivos e necessidades, considerando também o local onde ele será colocado.

Comidas congeladas em potes no freezer

Se você busca organização para congelar seus alimentos, o freezer vertical é mais indicado. (Fonte: bravissimos / 123rf)

Quanto custa?

O custo de um freezer, de maneira geral, é um pouco salgado. No entanto, o valor irá depender muito do tamanho e da capacidade do produto escolhido. Os maiores, e consequentemente, os horizontais, tendem a ser os mais caros. Por isso é interessante que você faça uma pesquisa de mercado antes de escolher o seu.

Os freezers que citamos aqui na nossa lista tem preços variando entre R$ 1.600 e R$ 3.000, porém existem opções que chegam a atingir R$ 4.000. Dificilmente você encontrará um freezer de boa qualidade por menos de R$ 1.500, pois esses aparelhos são muito complexos para isso.

Como sempre falamos por aqui, é interessante que você consulte várias empresas até encontrar o orçamento ideal, mas sempre priorizando a qualidade do seu eletrodoméstico escolhido.

Onde comprar?

Devido ao seu tamanho, não é tão fácil encontrar muitas opções variadas de freezers em lojas de eletrodomésticos comuns. Por isso, recomendamos que você dê preferência a lojas especializadas em refrigeração.

Se na sua cidade você não encontrar uma loja dessas, o Carrefour, a Magazine Luiza e o Walmart irão te oferecer opções interessantes, mas é bom lembrar que na versão online a variedade é maior, viu?

Ainda na linha do online, você encontrará freezers também na Amazon e no Submarino. A vantagem aqui é que você compra no conforto da sua casa, e ainda te levam o produto até seu endereço.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de freezer

Como todo eletrodoméstico, existem algumas características que são muito importantes na hora de escolher o freezer perfeito, são elas:

  • Capacidade
  • Potência
  • Degelo
  • Temperatura e termostato
  • Sustentabilidade
  • Design

Veja abaixo uma descrição detalhada destas características para não errar na hora da sua compra.

Capacidade

A capacidade de um freezer vai variar de acordo com a sua necessidade. Atualmente, a capacidade média de um produto desses varia entre 150 litros e 600 litros.

Se você irá comprá-lo para sua casa, somente para uso de sua família e amigos, é indicado que compre o menor tamanho, uma vez que não há necessidade de um freezer tão grande assim.

Porém se você busca um freezer para turbinar o seu negócio, é interessante avaliar qual será sua demanda, e quantas bebidas ou alimentos você precisará resfriar. Pode ter certeza que opções de tamanho não irão faltar. É importante lembrar que quanto maior a capacidade de um freezer, maior o espaço que ele ocupa.

Por isso, antes de comprar o seu, tenha certeza que você possui local suficiente para alocar o produto, independente dele ser dos modelos maiores ou menores.

Estudo de mercado (11/19): Foram utilizados métodos científicos para analisar mais profundamente 85 produtos da categoria “Freezer”. O objetivo dessa análise é responder como a questão “Capacidade” se distribui pelo mercado.
Essas informações vão lhe permitir avaliar melhor qual é o produto ideal para você. Você pode ver os resultados do nosso estudo no gráfico acima. (Fonte: Elaboração própria)

Potência

A potência de qualquer eletrodoméstico diz muito sobre ele. No caso do freezer, não é nem um pouco diferente.

A regra é bem simples, quanto mais potente seu freezer for, mais rápido ele irá atingir a temperatura ideal, e consequentemente, congelar o seu alimento.

Porém, a maioria das pessoas se engana ao achar que os freezers estão entre os aparelhos mais potentes e consumidores de energia. De maneira geral, um freezer possui entre 300 watts e 700 watts. Surpreendente, né?

Outra boa notícia, é que, por isso, eles não são grandes consumidores de energia elétrica, até porque só trabalham bastante até o momento de atingir a temperatura ideal.

Degelo

O degelo do seu freezer deve acontecer pelo menos 3 vezes ao ano, por uma questão de higiene. Para isso você deve se preparar para não ter a necessidade de usá-lo nesse dia.

Para limpá-lo e degelá-lo, desligue-o e aguarde que o gelo derreta totalmente. Para facilitar a limpeza, é interessante que você escolha um modelo de freezer que possua um dreno.

O dreno irá te ajudar a retirar toda a água que irá se acumular dentro do freezer, e depois disso a parte de limpeza com pano seco ficará muito fácil. Recomenda-se também que você aproveite esse momento para passar alguns produtos higienizadores no seu freezer, como medida para evitar qualquer tipo de mau cheiro.

Quando o processo for finalizado, ligue novamente o freezer, e aguarde entre 45 minutos e uma hora para colocar os alimentos em seu interior.

Imagem de freezer horizontal em supermercado.

O degelo do freezer deve ocorrer ao menos 3 vezes por ano. (Fonte: satina / 123RF)

Temperatura e termostato

Cada freezer tem uma variação de temperatura própria. Os que refrigeram e congelam tem essa variação ainda maior. Não existe uma média de intervalo de temperatura ideal, o que se sabe é que o congelamento perfeito varia entre -15ºC e -20ºC. Mas é interessante priorizar um produto que atinja diferentes temperaturas, né?

Alguns modelos possuem um intervalo bem grande, como por exemplo de 15ºC a -25ºC. Esses são ótimos se você pretende dar diferentes funções para o seu freezer.

Outra questão importante, são os termostatos. Eles permitem que os aparelhos desliguem quando atingirem a temperatura ideal, e que voltem a ligar quando o freezer ganhe calor.

Por isso, eles são fundamentais para economizar energia elétrica, pois conseguem manter uma certa constância no ambiente.

Tenha certeza que o seu freezer possua um desses em pleno funcionamento, pois ele é de enorme ajuda, afinal é bem chato ficar tendo que ir ligar e desligar o aparelho toda hora, né?

Sustentabilidade

Já falamos por aqui em outro momento, mas é interessante frisar que nós podemos fazer a nossa parte até mesmo nas pequenas coisas.

Os freezers mais modernos contam com uma tecnologia super ecológica, que não permitem que eles emitam CFC, e consequentemente não prejudiquem a camada de ozônio. Nos modelos mais antigos, o CFC é usado como gás para refrigeração, o que não é uma opção muito sustentável, né?

Imagem de pessoa abrindo porta do congelador em geladeira.

Os freezer hoje em dia são ecológicos e não prejudicam a camada de ozônio. (Fonte: Christian Horz / 123RF)

Design

Não há muito mistério com relação ao design de um freezer, seja ele horizontal ou vertical. A verdade é que esses eletrodomésticos são bem básicos e até meio grosseiros, por causa do tamanho.

O que pode variar é a tampa. Algumas são de vidro e outras não. As de vidro acabam trazendo um pouco mais de delicadeza ao produto, mas só deverá ser uma prioridade caso você tenha a necessidade de poder enxergar através dela.

Algumas pessoas optam por adesivar os freezers, e caso essa ideia te agrade, é uma questão bem simples de resolver, sendo que alguns até já são adesivados de fábrica.

(Fonte da imagem destacada: Fancycrave.com / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Carla Balta Redatora
Carla Balta
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.