Além de ter um design incrível, a frigideira de cerâmica é um item muito útil na cozinha contemporânea. Versátil, é ideal para espaços pequenos, pois pode ser usada no fogo e no forno, substituindo as formas tradicionais.

Também é ideal para a manutenção da saúde, pois a frigideira de cerâmica não requer uso de óleo e os alimentos não grudam no fundo da panela, o que agiliza o preparo da refeição.

Neste artigo, a ReviewBox Brasil apresenta as melhores opções disponíveis no mercado, de acordo com as avaliações de compradores. Confira também os detalhes importantes antes de adquirir a sua frigideira de cerâmica.

Primeiro, o mais importante

  • Buscamos modelos que conservam melhor o calor e mantém o alimento aquecido por mais tempo, o que reduz o tempo de cozimento.
  • Os modelos que não requerem uso de óleo são ideais para dietas com baixa ingestão de colesterol.
  • A frigideira de cerâmica é uma panela livre de produtos químicos tóxicos, comuns em outros materiais antiaderentes, como PFOA e PTFE.
  • A cerâmica suporta temperaturas elevadas acima dos modelos de inox. Por isso, as frigideiras feitas com esse material podem ser levadas ao forno.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores frigideiras de cerâmica

Querendo renovar os acessórios da cozinha? Uma boa frigideira de cerâmica pode ser um “coringa” nas suas receitas, ajudando a deixá-las sempre mais deliciosas e saudáveis. Abaixo, selecionamos alguns dos melhores modelos do mercado para que você possa escolher a que mais se encaixa em suas necessidades.

1º – Frigideira de cerâmica e titânio Titanium

[amazon box=”B07BX327WK” description_items=”0″]

Esta frigideira é a queridinha do momento. Antiaderente, feita de titânio e com revestimento de cerâmica, ela é resistente a riscos e é fácil de limpar, podendo usar uma bucha ou mesmo, ser levada à lava-louças.

Praticamente não requer uso de óleo, que acaba dependendo mais do prato a ser preparado do que a preocupação em grudar o alimento no fundo da panela.

É uma panela versátil, pois é compatível com fogão a gás, elétrico e indução, além de ser usada no forno e suportar altas temperaturas. Outro ponto importante é o fato de ser livre de substâncias tóxicas, presentes em outros materiais antiaderentes. Tanto este como os demais modelos requerem a cura antes do uso, para proteger e conferir mais durabilidade ao revestimento antiaderente.

2º – Frigideira Roichen com revestimento cerâmico ecológico natural

[amazon box=”B009VCKGZW” description_items=”0″]

Reconhecidas pelo seu design inovador, as panelas Roichen não poderiam ficar fora da lista. Leve e com cabos confortável, a frigideira Roichen garante ser até cinco vezes mais resistente a riscos, além de ter mais durabilidade, graças ao alumínio fundido da estrutura.

O revestimento cerâmico ecológico stone é livre de produtos nocivos à saúde, comuns em teflon. A marca conta com ISO 9001 e 14001, de qualidade e preocupação com o meio ambiente, respectivamente.

A frigideira é produzida na Coreia do Sul e ganhou prêmios internacionais de design: Red Dot Design Award, Good Design Award e Pin Up Design Award. Não é à toa que a tradução do nome da marca é “cozinha de rei”.

3º – Frigideira Tramontina HeadChef profissional

[amazon box=”B01C6RCNRW” description_items=”0″]

A Tramontina é uma marca tradicional no mercado brasileiro. Tem diversas linhas de produtos para casa e cozinha, o que confere uma reputação bastante positiva entre os consumidores.

Ideal para saltear alimentos, essa frigideira tem a estrutura de alumínio, permitindo uma distribuição de calor por igual.

Além disso, o revestimento interno de cerâmica permite o cozimento em temperaturas mais altas, garantindo sabores especiais às receitas. Possui cabo em aço inox revestido por silicone, oferecendo conforto térmico e segurança na empunhadura. Pode ser lavada na lava-louças e é compatível com fogões a gás, por indução e vitrocerâmico.

4º – Frigideira Brinox Ceramic Life

[amazon box=”B0791LRJY2″ description_items=”0″]

Prática, versátil e econômica. A frigideira Brinox poupa energia ao manter os alimentos aquecidos por mais tempo, requer pouco ou nenhum uso de óleo, não gruda os alimentos e, em consequência, é fácil de limpar: sem esforço e com pouco detergente.

Possui um cabo macio que não esquenta. Importante lembrar que este modelo não é compatível com fogões por indução.

Guia de Compra

Quem gosta de cozinhar sabe que o material utilizado nos utensílios de cozinha podem fazer toda a diferença na textura e gosto de um prato bem preparado. Se você é uma dessas pessoas e está em dúvida se uma frigideira de cerâmica será um bom investimento, continue lendo esse Guia de Compra e descubra todas as respostas necessárias para tomar sua decisão.

mulher segurando prato e sorrindo para a câmera

A produção de um bom prato passa pela utilização de utensílios de cozinha de qualidade. (Fonte: sasint / Pixabay)

Panelas de cerâmica são mais saudáveis?

A primeira geração de panelas que não grudam alimentos costuma conter alguns materiais são tóxicos aos seres humanos, que são encontrados em alguns modelos de panelas antiaderentes.

Substâncias como PFOA (ácido perfluorooctanóico) e PTFE (politetrafluoretileno) costumam estar presentes no teflon e ambos são ruins para a saúde, estando relacionados ao desenvolvimento de câncer, problemas na tireoide e no coração.

Por este motivo, as panelas antiaderentes de cerâmica têm ganhado espaço na cozinha das pessoas. Feita de um material seguro e fácil de limpar, a cerâmica requer pouco ou nenhum uso de óleo e não libera produtos tóxicos quando aquecida.

Louis ParrishCozinheiro

“Se você pode organizar a sua cozinha, você pode organizar a sua vida.”

Quais são as vantagens de uma frigideira de cerâmica?

Além de não conter substâncias tóxicas, ela requer pouco ou nenhum uso de óleo, o que é ideal para a manutenção de uma dieta com pouca gordura.

Também permite o cozimento mais rápido dos alimentos, por distribuir por igual o calor e manter os alimentos aquecidos por mais tempo.

Imagem mostra frigideira vista de cima com arroz, brócolis e frango.

Na frigideira de cerâmica, os alimentos não grudam e você pode limpá-la facilmente. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Uma frigideira de cerâmica é durável e como o alimento não gruda, é fácil de limpar, necessitando pouco uso de detergente e água, além de agilizar o cotidiano na cozinha.

Outras vantagens estão relacionadas ao sabor dos alimentos. Como a panela aquece por igual e não gruda, permite que os alimentos tenham mais contato com o tempero e permaneçam dourados por fora e, suculentos e saborosos por dentro.

Muitos modelos podem ser usados no forno, o que garante versatilidade na cozinha e alimentos tenros e gratinados no mesmo recipiente. E então, vale a pena comprar uma frigideira de cerâmica? Sim, compensa, mas é importante conhecer todas as suas características.

Vantagens
  • Fácil de limpar
  • Livre de substâncias tóxicas
  • Alimentos mais saborosos
Desvantagens
  • Custo elevado
  • Pode não ser compatível com todos os tipos de fogão
  • Fragilidade do material

O canal Cozinha Bach comparou os materiais encontrados em panelas, confira:

Características principais: o que não pode faltar em uma frigideira de cerâmica?

Antes de adquirir sua frigideira de cerâmica, observe os seguintes pontos:

  • Se a cerâmica é livre de substâncias tóxicas;
  • Se a panela é compatível com o seu fogão;
  • Resistência do material;
  • Versatilidade (uso no forno);
  • Facilidade na limpeza;
  • Se ela pode ser lavada na lava-louças.
Ovo frito em frigideira. Mesa com caneca de leite, pão com manteiga e tomates.

Vários fatores são importantes na compra de uma frigideira de cerâmica. (Fonte: StrockSnap / Pixabay)

Quanto custa?

Há centenas de equipamentos no mercado. Entre os selecionados para esta lista, os preços variam de R$ 70 a R$ 190, de acordo com as características.

Onde comprar?

As frigideiras de cerâmica são facilmente encontradas em supermercados e lojas de departamento físicas ou online, em diversas marcas e em lojas como Ponto Frio, Americanas, Pernambucanas e Carrefour.

Em lojas online, você pode encontrar muito mais opções de modelos. Recomendamos a Amazon, Submarino e Americanas.

Critérios de compra: compare os modelos de frigideira de cerâmica

Antes de comprar uma frigideira de cerâmica, saiba que você precisa prestar atenção, principalmente, em três fatores antes de decidir qual modelo será ideal para sua cozinha:

  • Compatibilidade com fogão
  • Durabilidade da peça
  • Versatilidade de uso

Ao comparar esses fatores em cada modelo, você será capaz de selecionar a a melhor opção dentro destes parâmetros. Confira, abaixo, os detalhes de cada um destes pontos.

Compatibilidade com fogão

Antes de comprar uma frigideira, tenha certeza que ela é compatível com o seu fogão. A maioria dos modelos é compatível com equipamentos por indução, termo cerâmicos e elétricos, mas nem todos seguem esta regra.

Vale a pena conferir no site da loja ou do fabricante, do contrário, a panela não terá um bom funcionamento ou, pior ainda, não funcionará absolutamente e sua compra terá sido em vão.

Durabilidade da peça

Alguns modelos são confeccionados inteiramente com cerâmica, o que resulta em uma peça mais frágil e suscetível a quedas.

Dê preferência modelos com base de metal (titânio e alumínio, por exemplo) e revestimento cerâmico, o que confere, ao mesmo tempo, dureza e resistência à peça.

Imagem mostra frigideira com caldo branco derramado por uma concha.

Quanto mais os alimentos grudarem na frigideira, menor será sua durabilidade. (Fonte: tookapic / Pixabay)

Versatilidade de uso

Ideal para casas pequenas, as frigideiras que podem ser usadas tanto no fogão quanto no forno, agilizam o cozimento de alimentos e reduzem o espaço necessário para armazenamento de peças na cozinha.

Isso, é claro, além de reduzir a quantidade de louça suja, já que o alimento pode ser salteado no fogão e gratinado em seguida no mesmo recipiente.

Algumas frigideiras, dependendo do tamanho ou do material interno, podem ser utilizadas para mais ou menos pratos diferentes. Preste atenção também nesse fator ao escolher seu modelo de frigideira de cerâmica.

(Fonte da imagem destacada: Pexels / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
35 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...

Publicado por REVIEWBOX