Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher esse item de cozinha que é antigo, mas nunca esteve tão atual, sendo cobiçado por todos que apreciam as artes culinárias: a frigideira de ferro.

Extremamente resistente e durável, a frigideira de ferro é excelente para o preparo de frituras, grelhados, assados e refogados, graças ao seu poder de aquecimento rápido e uniforme e de retenção de calor. As versões modernas têm designs inovadores e coloridos, sendo item Must Have em qualquer cozinha gourmet.

Siga conosco nessa leitura e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de frigideira de ferro para sua casa.

Primeiro, o mais importante

  • A frigideira de ferro é resistente e durável, com excelente eficiência energética, podendo ter vários usos para o cozinheiro. Para garantir todos os benefícios que esse produto pode oferecer, a escolha acertada é essencial.
  • O modelo e design da frigideira devem ser definidos com base no uso pretendido. A escolha será um fator determinante para a durabilidade e eficiência do produto.
  • Relativamente fácil de ser encontrada, a frigideira de ferro está à venda a partir de R$ 100 nos modelos mais básicos. Modelos mais sofisticados, com revestimentos esmaltados e acessórios extras como grelha, tampa e pegadores especiais podem chegar a custar algumas centenas de reais.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores frigideiras de ferro

Uma frigideira de ferro de qualidade é um item extremamente valorizado e desejado por aqueles que gostam entendem das artes culinárias. Capaz de aquecer por igual rapidamente e reter o calor, a frigideira de ferro é capaz de preparar maravilhosas receitas sem ressecar os alimentos.

As versões modernas, esmaltadas ou coloridas, são vivas e apaixonantes. Se você também quer uma frigideira de ferro para chamar de sua, vamos apresentar os modelos mais interessantes do produto à venda no Brasil. Confira:

1º – Frigideira de Ferro Preto 24 cm – Tramontina

Um dos produtos com melhor custo benefício do mercado, essa frigideira de ferro é profissional e muito eficiente. Ideal para uso em fogões elétricos, a gás e vitrocerâmicos, tem aquecimento rápido, sendo perfeita para o preparo de alimentos grelhados ou fritos.

Conta com proteção Durprotect, uma tecnologia exclusiva da Tramontina que oferece resistência à abrasão e reduz o surgimento de corrosão. Pode ser lavada na máquina de lavar louças.

2º – Frigideira Quadrada de Ferro Fundido Esmaltado – Hércules

Produzida em ferro fundido, conta com revestimento esmaltado colorido que proporciona beleza e sofisticação à peça.

É altamente resistente e possui excelentes propriedades para aquecer, cozinhar, fritar e assar. Versátil, pode ir ao forno, ser usada em réchauds ou churrasqueiras.

3º – Frigideira de Ferro Fundido com Prensa Panini – KitchenAid

Feita em ferro fundido, distribui uniformemente o calor, garantindo que o alimento seja igualmente aquecido, além de manter o calor por muito mais tempo.

Acompanha tampa Panini Press, que funciona como prensa e pode ser pré-aquecida para garantir que o alimento seja cozido dos dois lados por igual. Dispensa uso de óleo graças ao seu interior em porcelana esmaltada antiaderente.

Acompanha protetor em silicone removível para o cabo e para a alça, para manusear e posicionar a frigideira sobre a fonte de calor, protegendo as suas mãos quando o produto está quente.

Guia de Compra

E aí, curtiu o nosso Ranking com as frigideiras de ferro mais populares do mercado? Então chegou a hora de dar o próximo passo e acompanhar o Guia de Compra.

Nesta seção você terá acesso às informações mais relevantes sobre as frigideiras, como modelos e indicações de uso, vantagens e desvantagens, valores, onde comprar, etc.

Mão de homem cozinhando.

A frigideira de ferro é muito útil em restaurantes e também no ambiente doméstico. (Fonte: Joshua Resnick / 123RF)

O que é uma frigideira de ferro?

O ferro tem sido um material utilizado na fabricação de frigideiras há séculos. Uma frigideira de ferro é o recipiente ideal para cozinhar todos os tipos de receita, desde as que requerem fogo brando até as que exigem altas temperaturas, bem como receitas rápidas.

Uma das razões da popularidade da frigideira de ferro ao longo de tantas gerações é a sua excelente durabilidade e capacidade de retenção de calor, que garantem mais eficiência no cozimento dos alimentos.

Por conservar a temperatura por muito tempo, são capazes de deixar os preparos aquecidos por períodos bem mais longos que as demais frigideiras.

Frigideira de ferro com batatas dentro em cima de um pano de prato.

A frigideira de ferro mantém o alimento aquecido por mais tempo. (Fonte: Sergii Koval / 123RF)

Além disso, alimentos produzidos em frigideiras de ferro são mais saudáveis e livres de toxinas presentes no alumínio, por exemplo. A preparação em uma frigideira de ferro é capaz de operar milagres em uma receita, produzindo aromas e sabores únicos mantendo a suculência dos alimentos.

Quais as vantagens e desvantagens de uma frigideira de ferro?

Além de serem utensílios extremamente resistentes, duráveis e estáveis, as frigideiras de ferro são naturalmente antiaderentes. São versáteis, podendo ser utilizadas para diversos tipos de preparações, e compatíveis com praticamente todos os modelos de fogão, incluindo os de indução e elétricos.

Também podem ir direto do forno à geladeira ou congelador, uma vez que o material tem alta resistência a temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas.

Além de serem atóxicas, as frigideiras de ferro são aliadas na prevenção da anemia, pois liberam pequenas quantidades de Óxido de ferro manganês nos alimentos durante a preparação.

Imagem mostra fogão rústico ao ar livre onde uma refeição de ovos com linguiça e bacon é preparada em uma frigideira de ferro.

Frigideiras de ferro são populares em todo o mundo há centenas de anos. (Fonte: Leo_fontes / Pixabay)

Como praticamente são impossíveis de quebrar ou deformar, a frigideira de ferro é um investimento que pode ser alto, mas que durará uma vida. Apesar de ter muitas vantagens, a frigideira de ferro também requer alguns cuidados especiais.

Preparações ácidas como o molho de tomate, por exemplo, podem corroer a frigideira, mesmo se ela já estiver bastante temperada. Por isso deve-se evitar cozinhar receitas ácidas por muito tempo neste tipo de frigideira.

Além disso, ela precisa de maior atenção e cuidado no manuseio, pois é bem pesada, sendo mais difícil de transportar e de lavar, por exemplo.

Vantagens
  • Pode ser aquecida e resfriada a temperaturas extremas
  • Resistentes e duráveis
  • Antiaderente natural
  • Fontes de ferro e manganês
  • Compatíveis com quase todos os modelos de fogão
Desvantagens
  • Valores podem ser altos
  • É pesada
  • Enferruja facilmente
  • Não indicada para armazenar alimentos

Como usar minha frigideira de ferro pela primeira vez?

Além de durar uma vida, a frigideira de ferro faz jus àquele verso de canção que diz “panela velha é que faz comida boa”. Isso porque os utensílios de ferro são provavelmente os únicos na cozinha que melhoram após anos de uso pesado.

Quanto mais você usar sua frigideira de ferro, mais ela desenvolve a pátina natural e lisa, popularmente chamada de tempero, que é antiaderente aos alimentos.

Uma frigideira de ferro bem “temperada” pode ter antiaderente tão ou mais potente que frigideiras de teflon, alumínio ou aço inox, e certamente será mais durável que todas essas opções.

Para temperar sua frigideira de ferro antes do primeiro uso basta cozinhar óleo puro nela.

O processo pode ser feito na chama do fogão ou no forno, por cerca de uma hora, a depender das instruções do fabricante. Isso cria o acabamento antiaderente e antiferrugem natural, que será reforçado com o uso do produto no dia a dia.

Como cuidar de uma frigideira de ferro?

Não se deve deixar alimentos úmidos por longos períodos em uma frigideira de ferro, e deve-se secá-la bem após a lavagem. O material em contato com qualquer resquício de líquido ou umidade pode enferrujar em poucas horas.

Uma dica para a conservação é secar sua frigideira imediatamente e completamente após a lavagem, usando um pano sem fiapos ou toalha de papel.

Outra opção é aquecer a frigideira até que esta fique completamente seca. Para manter o brilho, fortalecer a camada temperada e proteger sua frigideira esfregue uma camada bem fina de óleo de cozinha após aquecê-la para secar. Faça o processo antes que ela esfrie completamente e guarde. Ela estará pronta para o próximo uso.

Imagem mostra uma frigideira de ferro limpa sobre uma bancada de madeira.

Alguns cuidados prolongam a vida da sua frigideira de ferro. (Fonte: Valentina Gabdrakipova / 123RF)

Qual a melhor: Frigideira de ferro tradicional ou esmaltada?

Como já comentamos, a escolha do modelo de frigideira de ferro deve ser feita com base nas intenções de uso e no perfil das pessoas que irão utilizar o produto.

O tipo de acabamento, os acessórios e o modelo da frigideira irão influenciar diretamente na durabilidade do produto e no seu desempenho.

Certifique-se que a frigideira em si seja composta de 100% ferro fundido. A mistura de outros metais na composição poderá prejudicar a qualidade e o desempenho esperado de para a sua frigideira.

Uma das inovações mais notáveis nas frigideiras de ferro produzidas na atualidade são os modelos esmaltados ou com revestimento cerâmico. Nesse modelo de frigideira a superfície áspera do ferro é encoberta por dentro e por fora com o mesmo tipo de revestimento de porcelana encontrado em caçarolas.

Esse revestimento evita que o ferro enferruje ou reaja com alimentos ácidos. Também permite que você esfregue a frigideira de ferro com sabão, o que não recomendado para as frigideiras de ferro tradicionais, já que o excesso de sabão em excesso e o molho removem a camada protetora do ferro.

Confira as principais diferenças entre os produtos:

Tradicional Esmaltada
Antiaderência Dada pelo “tempero” do ferro que vem com o uso Dada pela camada de revestimento
Cor Tonalidade escura do ferro fundido Diversas cores e combinações
Limpeza Deve ser feita sem excessos de sabão ou abrasivos Pode ser feita com sabão, imersão e até em lava-louças

Quanto custa?

O preço de uma frigideira de ferro varia muito de acordo com modelo, marca e detalhes do produto. É possível encontrar modelos básicos a partir de R$ 100.

Já os modelos mais sofisticados, de marcas famosas ou com revestimentos especiais e acessórios gourmet podem custar até R$ 1.000. Depois de escolher o modelo desejado, use sites comparadores de preço para achar a melhor oferta. O preço de um mesmo produto pode variar muito de uma loja para outra.

Onde comprar?

Você pode comprar sua frigideira de ferro em lojas físicas de produtos que vendem utensílios domésticos, como a Lojas Americanas, Etna, Walmart, dentre outras.

É possível, ainda, realizar a compra pela internet, aproveitando a comodidade dos sites de e-commerce como Amazon, Mercado Livre e Fast Shop.

Critérios de compra: Fatores para qualificar os modelos e frigideira de ferro

Qualquer um de nós está sujeito a fazer uma comprar ruim de vez em quando. Mas é claro que se você acompanhou esse artigo até aqui é porque está interessado em fazer uma compra acertada, e escolher a sua frigideira de ferro como um profissional.

A seguir vamos apresentar algumas características para as quais você deve estar atento na hora de comparar modelos, tipos e marcas deste produto. Após definir sua necessidade, pondere os seguintes aspectos para escolher a frigideira que melhor lhe atenderá:

  • Modelo
  • Peso
  • Acabamento
  • Acessórios

Agora, veja cada um desses fatores em detalhes para saber fazer a melhor compra.

Modelos

Existem frigideiras de ferro em diferentes formatos e modelos disponíveis no mercado.

Redondas, retangulares, quadradas e ovais são os mais comuns. Elas também podem vir com biqueiras para facilitar o despejo de líquidos e molhos. Além disso, podem contar com um cabo ou duas alças.

Cabos e alças em materiais diferentes do ferro merecem atenção, pois podem prejudicar a ida do produto ao forno, por exemplo. Para evitar problemas escolha produtos com cabo removível, que são práticos e ainda mais versáteis.

Existem, ainda, os modelos do tipo bistequeira ou grill, que contam com saliências no ferro, ideais para grelhar carnes e bifes, deixando aquelas belas marcas douradas na superfície do alimento, como se ele tivesse sido preparado em uma grelha.

Imagem mostra uma frigideira de ferro com omelete dentro sobre uma tábua de madeira e alimentos ao redor.

Você encontra diferentes modelos de frigideira de ferro. (Fonte: minadezhda / 123RF)

Peso

É uma característica natural da frigideira de ferro ser mais pesada que a de alumínio ou inox, por exemplo. Isso garante ao produto mais estabilidade em cima do fogão e em outras rotinas na cozinha.

Mas atente para o peso total do modelo escolhido, e considere quem irá usá-lo em sua casa.

Modelos pesados demais podem ser difíceis para manusear e realizar processos como saltear, por exemplo.

Se sua casa não for formada por pessoas de porte atlético escolha modelos mais leves, que serão mais fáceis de usar, lavar e manusear.

Acabamento

É possível encontrar frigideiras de ferro com diversos tipos de acabamento. Os mais populares hoje são o revestimento esmaltado e o cerâmico.

Esse tipo de acabamento reveste o ferro fundido e além de conferir à frigideira uma aparência mais requintada, ajudam a evitar processos como a ferrugem, uma vez que o alimento passa a não ter contato direto com o ferro.

Além disso, ele pode vir em diversas cores, sendo uma excelente opção para variar da cor grafite das frigideiras de ferro tradicionais. Além da estética, esse acabamento é também funcional, garantindo uma proteção antiaderente mais estável ao produto.

Imagem de frigideira de ferro esmaltada sobre mesa.

As frigideiras podem vir com acabamento esmaltado ou com cores. (Fonte: Phafan Wangthaphan / 123RF)

Acessórios

Embora não haja uma gama muito grande de acessórios para as frigideiras de ferro, os pouco existentes podem ser muito úteis. As tampas, por exemplo, podem ser de vidro ou do mesmo material da panela, e conferem maior versatilidade à sua frigideira.

Os cabos removíveis ou protetores de cabo, por sua vez, tornam o produto mais seguro para manuseio. Escolha os acessórios de acordo com sua necessidade, pois eles podem encarecer o produto.

(Fonte da imagem destacada: Jango0526 / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
23 Voto(s), Média: 4,52 de 5
Loading...