Imagem de frigobar aberto com bebidas dentro.

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. O assunto de hoje é: frigobar, uma mini geladeira que vai trazer conforto, praticidade e evitar o passeio noturno até a cozinha para pegar um copo d’água.

O frigobar tem tantas funcionalidades que não é nenhum exagero chamar esse aparelho de mini refrigerador. Os modelos mais modernos têm compartimento para latinhas de cerveja, suco ou refrigerante, gaveta para colocar frutas e legumes e até um mini congelador.

Se você está pensando em comprar um frigobar para a sua casa, mas não sabe quais são os melhores modelos à venda, quanto custam e onde comprar, veio ao lugar certo! Hoje vamos falar tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu.

Primeiro, o mais importante

  • O frigobar é um eletrodoméstico de pequenas proporções que se encaixa em diversos lugares e situações. Ele é ideal se você mora sozinho e não vê a necessidade de comprar uma geladeira grande, se você gosta de ter o conforto de ter suas bebidas favoritas ao alcance da mão e muitas outras situações.
  • No frigobar você pode armazenar alimentos, bebidas, medicações e até produtos cosméticos que precisam ser mantidos sob refrigeração. Esses aparelhos podem climatizar, resfriar e até gelar o que tem dentro.
  • Os modelos de frigobar modernos são realmente mini geladeiras, isso porque eles têm várias funcionalidades e peças encontradas nos refrigeradores como forma de gelo, repartição para latas, prateleiras removíveis, compartimentos na porta, compartimento para resfriamento rápido até congelador.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de frigobar

Escolher o frigobar certo para sua casa é mesmo um desafio sendo que existem muitos fatores para serem levados em conta. Pensando em facilitar as coisas para você, listamos os melhores modelos abaixo. Confira o ranking:

1º – Frigobar Retrô 76 litros Vermelho – Brastemp

O design dos frigobares da linha Retrô da Brastemp é um show à parte, eles são estilo vintage, têm pés-palito e puxadores que resgatam o estilo clássico da marca nos anos 50. Você pode encontrar esse modelo nas seguintes cores: preto, amarelo, azul marinho, marsala e branco, os dois últimos têm acabamento em rose.

Mas o retrô fica só no estilo das peças mesmo, pois esse frigobar tem o que já de mais moderno nesses aparelhos: congelador, gaveta para frutas, compartimento para latas, recipiente para fazer gelo e 2 prateleiras.

2º – Frigobar Built Cooking – Cuisinart

Este modelo de frigobar é uma excelente escolha se você quer comprar um modelo robusto e com design moderno. Ele tem a capacidade para 145 litros, só para você ter uma ideia, cabem 178 latas ou 46 garrafas de vinho em temperaturas de 2° à 20°C, ideal para gelar ou climatizar suas bebidas (serve como adega).

O interior desse frigobar tem grades e prateleiras de ferro, acabamento em madeira ecológica, iluminação interna de LED azul, porta de aço inox e vidro duplo temperado, trava automática e painel digital, tudo isso a um consumo baixo de energia.

3º – Frigobar PH85 – Philco

O frigobar PH85 da Philco tem capacidade para 70 litros, possui 7 opções de ajuste para deixar o refrigerador muito mais organizado, compartimento para latas e garrafas, porta reversível e pés ajustáveis.

Esse aparelho pode ser usado como mini geladeira para quem mora sozinho, mas também é ideal para quem precisa de um espaço extra para armazenar alimentos ou bebidas.

Além de todas as funcionalidades, esse modelo ainda preserva o meio ambiente, pois a refrigeração fica a cargo de um rolo compressor, ou seja, dispensa o CFC (gás que prejudica a camada de ozônio) da sua composição.

4º – Frigobar MRC06B1 – Midea

O frigobar MRC06B1 da Midea é supercompacto, tem o design clean e é prático, pois tem capacidade para 45 litros e vários benefícios como congelador, compartimento extra frio e gaveta transparente para armazenar frutas e legumes.

Possui ainda um termostato que permite controlar a temperatura de forma precisa, sem consumir muita energia por isso, já que possui o selo Procel de eficiência energética. Esse modelo foi projetado para ter alta durabilidade.

5º – Frigobar FB461 – Suggar

O frigobar FB461 da Suggar tem capacidade para 46 litros e pode servir como adega eletrônica para até 13 garrafas de vinho, pois possui temperatura regulável e ausência de vibrações.

Além disso, é um modelo charmoso e tem porta de vidro integrado. Esse frigobar é de uso embutido. O produto tem baixo consumo de energia, 85 watts de potência e selo e garantia do Inmetro.

Guia de Compra

Depois de ver o ranking dos melhores modelos de frigobar dá até vontade de sair correndo e efetivar logo a compra para ter um desses em casa. Mas calma aí, antes, ainda temos alguns detalhes importantes para te apresentar.

Continue com a gente até o fim desse Guia de Compra que você saberá comprar o frigobar perfeito para sua realidade.

Imagem de frigobar com cervejas.

Analise todos os pontos antes de comprar um frigobar. (Fonte: cesarharor0 / Pixabay)

O que é um frigobar?

O frigobar, nada mais é, do que uma geladeira menor, pois tem exatamente o mesmo funcionamento de um refrigerador e tem desempenho bem similar também.

Alguns modelos até têm a mesma estrutura interna como porta latas, gaveta para legumes e frutas, compartimento para resfriamento rápido, forma para gelo, divisória por prateleiras e congelador.

A diferença entre a geladeira e o frigobar fica no tamanho e capacidade de armazenamento em litros que tem as seguintes opções: 45, 68, 76, 124, 146 e o limite de até 200 litros, para ser englobado na característica frigobar.

Em relação às dimensões, o tamanho varia de 60 cm a quase 90 cm de altura, cerca de 50 centímetros de largura e 52 cm de profundidade, o que o torna o modelo ideal para casas pequenas.

Imagem de um frigobar por dentro.

O frigobar pode ser usado para armazenar alimentos e bebidas. (Fonte: Stevepb / Pixabay)

Esses aparelhos podem ser usados para refrigerar, congelar ou climatizar bebidas e alimentos. Eles possuem termostatos próprios e controlam a temperatura com bastante eficácia.

A temperatura da maioria dos modelos de frigobar varia entre 0°C e 5°C, os modelos que têm compartimento para deixar os alimentos e bebidas mais gelados pode chegar até a -6°C. Alguns modelos também têm função climatização (ideal para vinhos e cervejas especiais) e pode chegar até 20°C.

Além do controle de temperatura mais rigoroso, esses aparelhos são bastante econômicos, sendo que quase todos os modelos recebem o selo Procel (órgão fiscalizador de consumo de energia dos aparelhos elétricos) de eficiência energética.

A maioria dos modelos tem potência aproximada em 100 watts (bem baixa), e podem ser encontrados nas versões 110/127 ou 220 volts. Ou seja, esses aparelhos consomem bem menos luz do que geladeiras de tamanho padrão.

Mas a maior vantagem dos frigobares é a comodidade e facilidade que trazem para o dia a dia, com eles não é preciso ficar indo até a geladeira para pegar alguma bebida, fruta ou lanche.

Além disso esses aparelhos podem até servir como objeto de decoração, pois algumas marcas investem muito no design da peça, que pode ser colorida, retrô, em aço inox escovado, com vidro transparente para mostrar as bebidas e até estampada.

Os modelos com porta em vidro conferem um visual moderno para a sua cozinha:

Há modelos de frigobar que podem ser embutidos em algum móvel, o que deixa a peça mais discreta, mas, em geral, por serem pequenos eles podem ser colocados em qualquer lugar da casa, embaixo de estantes ou escrivaninhas.

Onde utilizar um frigobar?

Se tem uma coisa que qualifica o frigobar, é sua versatilidade. Se você mora sozinho, tem uma casa de campo, quer gelar coisas no escritório ou ainda possui uma casa de dois andares, pode estar precisando de um desses.

Abaixo, vamos descrever os locais onde o frigobar é bastante conveniente e até os espaços onde ele é única opção viável para refrigerar alimentos e bebidas:

Moro sozinho, o frigobar serve para mim?

Para pessoas que moram sozinhas e por causa da rotina de trabalho passam a maior parte do tempo fora de casa, uma geladeira de tamanho padrão não é muito recomendada.

O frigobar ocupa pouco espaço, pode ser instalado em qualquer área da casa e os modelos mais modernos dão conta de armazenar bebidas e alimentos para alguns dias da semana para quem mora sozinho. Por ser pequeno, ele evita o desperdício de comida.

Veja como o frigobar ocupa pouco espaço na sua casa:

Posso usar no ambiente de trabalho?

O frigobar é um aparelho muito útil para se ter em escritórios ou consultórios médicos, tanto para uso interno quanto para o conforto de clientes e pacientes. O aparelho pode ser colocado em alguma sala ou na copa para armazenar bebidas e alimentos de funcionários, e com isso evitar saídas e interrupções desnecessárias.

O frigobar também pode ser usado para proporcionar comodidade para seus clientes e pacientes, que podem usufruir de alguma bebida enquanto aguardam na sala de espera.

Tenho uma casa de lazer, um frigobar é ideal?

Para famílias que têm casa de praia ou de campo, ter um frigobar é muito útil, e tanto ele pode ser usado na casa principal e transportado para a casa de veraneio, quanto permanecer o tempo todo lá.

Essa facilidade em transportá-lo deve-se ao fato de ele ser leve e pequeno. Durante o ano é comum que as pessoas passem alguns fins de semana ou feriados prolongados nessa casa, mas não há necessidade de lotar uma geladeira de comida para passar apenas alguns dias, pois isso gera gasto de energia desnecessário e desperdício de alimentos.

Tenho uma família grande, como o frigobar pode me ajudar?

O abre-e-fecha constante da porta da geladeira é comum em casas onde vivem famílias grandes ou em repúblicas de estudantes, mas esse é um hábito que diminui a vida útil da geladeira, pois estraga a borracha, exige ainda mais consumo de energia para recuperar a temperatura interna, entre outros fatores.

Nesse caso, recomendamos manter um frigobar para consumo de bebidas como refrigerantes, sucos, iogurtes e cervejas e deixar a geladeira principal para armazenar frutas, legumes, verduras e carnes. Dessa forma, a geladeira será aberta menos vezes, somente na hora do preparo de refeições.

O frigobar é útil em casas pequenas?

Assim como o frigobar é vantajoso para casas grandes, ele também é para casas pequenas, onde todo espaço utilizado diminui ainda mais a residência.

O frigobar pode ser guardado embaixo de escrivaninhas ou estantes e alguns modelos podem ser embutidos. No geral, todos os modelos são pequenos e podem ser guardados em um cantinho da casa.

Se você for colocar o frigobar no quarto, você pode utilizar o tampo dele para colocar alguns objetos, tornando-o um criado-mudo. Ele também pode servir para apoiar copos, garrafas e latas enquanto você consome sua bebida favorita.

Experimente também combinar o mini refrigerador com a decoração da sua casa, há marcas que realmente investem no design e aparência visual de seus modelos de frigobar tornando-os uma peça de decoração.

Por que ter um frigobar em uma casa de dois andares?

Casas grandes ou com mais de um andar podem abrigar um frigobar no andar de cima, onde geralmente ficam quartos, dessa forma se você precisar tomar um copo de água, ou qualquer outra bebida à noite, você não precisa descer até o andar de baixo para isso.

O frigobar pode ficar em algum dos quartos ou até mesmo no corredor. Veja como fica bacana colocar um frigobar em um corredor:

O frigobar é essencial na área de lazer?

Se você tem uma área de lazer na sua casa, seja o espaço gourmet, a sacada, área da churrasqueira ou até mesmo perto da piscina, é interessante reservar um espaço para colocar um frigobar por lá.

Ele ajuda muito a manter as bebidas geladas e as carnes resfriadas durante um churrasco, e serve para substituir o cooler de plástico ou isopor cheio de bebidas refrigeradas em gelo.

Como o frigobar ajuda os idosos?

Se para as pessoas mais novas já é chato ficar levantando toda hora da cama para pegar uma bebida ou comida na geladeira, imagina para um idoso, que geralmente tem menos mobilidade e fica mais cansado?!

Com um frigobar dentro do quarto, o idoso não vai precisar andar muito pela casa, principalmente à noite, quando está escuro e pode acontecer algum acidente como queda.

Quais as vantagens de um frigobar?

Como você pôde ver, há muitas vantagens em comprar um frigobar, mas há também algumas desvantagens. Na tabela abaixo listamos as principais vantagens e desvantagens desse aparelho:

Vantagens
  • Funcionamento similar ao de uma geladeira, mas com o tamanho menor
  • Os modelos modernos têm peças iguais as da geladeira (gaveta, congelador…)
  • Consumo de energia elétrico baixo
  • Para quem mora sozinho, o frigobar pode substituir a geladeira
Desvantagens
  • Alguns modelos emitem um ruído que pode incomodar
  • Alguns modelos têm recursos limitados e poucas peças
  • Alguns aparelhos não possuem iluminação interna
  • Alguns modelos custam o mesmo preço de uma geladeira de tamanho grande

Como você pôde perceber, as desvantagens listadas não se referem ao frigobar em si, e sim alguns modelos com um pouco mais de limitações.

O frigobar não tem desvantagens, pelo contrário, tem as mesmas funções de uma geladeira, cabe em qualquer cantinho da sua casa e ainda gasta pouca energia elétrica.

O que diferencia um frigobar de outro?

O frigobar pode ser considerado um tipo de geladeira, por isso falaremos de alguns modelos de refrigeradores, para que você possa comparar os benefícios e desvantagens deles comparados ao frigobar e, dessa forma, escolher o modelo ideal para a sua casa.

Geladeira comum

Uma geladeira comum tem dimensões bem maiores do que as de um frigobar, pode chegar até 1,50 m de altura (o frigobar chega a 90 centímetros), 60 centímetros de largura (o frigobar tem até 50 cm) e mais de 70 cm de profundidade (o frigobar tem em torno de 50 cm).

Em relação à capacidade em litros, o frigobar varia de 45 a 200 litros enquanto uma geladeira normalmente tem, em média, de 239 a 324 litros.

Imagem de uma cozinha.

A geladeira convencional tem as dimensões maiores, é ideal para cozinhas grandes e espaçosas. (Fonte: GustavoGodoi/ Pixabay)

Geladeira compacta

A geladeira compacta é menor, tem capacidade para 240 litros (acima da capacidade máxima do frigobar e a capacidade mínima de uma geladeira comum) e um congelador de 26 litros.

Apresenta alguns recursos básicos como controle externo de temperatura, porta ovos, prateleiras removíveis e puxador ergonômico. Esse modelo é prático e econômico e tem o tamanho ideal para quem faz compras toda semana e coloca pouca coisa no congelador.

Mini geladeira portátil

A mini geladeira portátil tem capacidade para gelar de 4 a 10 litros, ou seja, é bem menor do que um frigobar. Alguns modelos disponíveis são de refrigeração única, ou seja, gelam apenas uma lata ou garrafa pequena e são de uso individual.

Esse modelo tem uma mobilidade muito maior, pois é menor, mais leve e possui diversos tipos de alimentação, há aparelhos tradicionais com alimentação por tomada, mas, alguns modelos usam até cabo USB para funcionarem.

Em geral, o modelo que mais compete com o frigobar, em termos de tamanho, capacidade e funcionalidades é a geladeira compacta. Ambos os modelos são indicados para cozinhas pequenas, cada vez mais comuns nos apartamentos em área urbana.

A escolha entre um frigobar ou uma geladeira compacta vai depender da quantidade de bebida e comida que você vai armazenar e o espaço disponível da sua cozinha. Preparamos uma tabela comparando as principais características desses modelos.

Frigobar Geladeira compacta
Capacidade Máxima de 200 litros Até 275 litros
Largura Tem cerca de 50 cm de largura Tem de 48 a 60 cm de largura
Freezer Não possui freezer, apenas um pequeno congelador Não possui freezer, apenas um pequeno congelador
Peças internas Possui porta latas, gaveta para frutas, prateleiras, gaveta de resfriamento rápido e forma para gelo Possui porta latas e ovos, gaveta para frutas, prateleiras, gaveta de resfriamento rápido e forma para gelo
Preços A partir de R$ 500 A partir de R$ 1.000

Quanto custa?

Alguns fatores influenciam no preço de um frigobar: dimensões do aparelho (altura, largura e profundidade), capacidade em litros, material, design e, principalmente funcionalidades e peças extras.

O modelo mais barato de frigobar custa R$ 550 e é bem simples, há vários modelos de excelente qualidade por menos de R$ 1.000, mas se você quiser um modelo sofisticado, pode acabar desembolsando até R$ 8.000.

Onde comprar?

Encontrar lojas que vendam frigobares é uma tarefa bem simples. Esses aparelhos são vendidos em supermercados como Walmart e Carrefour, lojas de eletrodomésticos como Shoptime, Ponto Frio e Magazine Luiza, entre outras.

Mas depois de ler o guia de compras da ReviewBox Brasil, você nem vai precisar sair do conforto de sua casa para comprar um frigobar, pois você pode comprá-lo em lojas online como Amazon e Mercado Livre.

Um e-commerce que recomendamos bastante é o site da Amazon, lá é possível encontrar os melhores modelos de diversas marcas, comparar preços e ler as avaliações de outros usuários, o que com certeza vai garantir uma boa compra.

https://www.instagram.com/p/BeL0ZZPnlZM/

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de frigobar

Antes de comprar um frigobar, é preciso prestar atenção em detalhes referentes ao tamanho e capacidade em litros, consumo de energia e levar em conta qual será a utilização do seu frigobar: em qual ambiente será colocado, se servira só para guardar bebidas ou se irá funcionar como geladeira.

  • Tamanho e capacidade em litros
  • Design
  • Consumo de energia
  • Como será utilizado

Mas não se preocupe, explicaremos item por item, para que não sobre nenhuma dúvida sobre como escolher um modelo de frigobar que atenda às suas necessidades e expectativas.

Tamanho e capacidade em litros

Os modelos de frigobar disponíveis à venda têm de 60 a 90 centímetros de altura, 50 centímetros de largura e 52 cm de profundidade pesando cerca de 25 kg.

A capacidade em litros varia de 45 até 145 litros, mas têm limite de 200 litros para se manterem dentro da categoria frigobar.

A opção de 45 litros é ideal para ambientes menores, já os aparelhos de 50 a 70 litros podem ser colocados em espaços maiores. Os frigobares com mais de 100 litros de capacidade precisam de um espaço pensado para eles para não atrapalharem a circulação no cômodo, pois são maiores e mais largos.

Design

Outra característica muito importante em um frigobar é o design da peça. Há modelos mais básicos, bem similares às geladeiras comuns, em que a peça é toda branca. Frigobares mais modernos têm acabamento em aço inox escovado, que garantem um ar sofisticado à cozinha.

Alguns modelos têm acabamento em aço, mas as portas são de vidro único ou duplo temperado, esse modelo tem iluminação interna e dá destaque para as cores e formas das garrafas e latas em seu interior.

Imagem de uma geladeira com porta de vidro, no interior há garrafas de água e latas de refrigerante.

O frigobar com porta de vidro é um modelo sofisticado, com iluminação em LED e destaque para as bebidas no interior do mini refrigerador. (Fonte: igorovsyannykov / Pixabay)

Como os frigobares, geralmente são colocados no quarto ou em ambientes de uso comum como a sala de visitas, é bacana investir em um modelo mais despojado, em cores, estampas e estilos decorativos.

Mas tudo depende do lugar em que o frigobar vai ficar e da decoração desse cômodo, o aparelho deve vir para dar um toque a mais de beleza e requinte, não para deixar o ambiente muito carregado de informações.

Consumo de energia

O nível de eficiência energética deve ser levado em consideração antes de comprar um frigobar, ou qualquer outro aparelho elétrico, isso porque um aparelho econômico evita o aumento nos gastos com energia e, com isso, será melhor para o seu bolso e para o meio ambiente.

Para verificar se o aparelho do seu interesse gasta pouca ou muita energia elétrica, veja se aquele modelo tem o selo Procel de eficiência energética e em qual categoria ele está, sendo A mais eficiente e G menos.

O selo Procel foi criado em conjunto com o Inmetro (Órgão que fiscaliza a segurança dos aparelhos elétricos e eletrônicos) e é um indicador confiável que verifica a relação entre desempenho do aparelho e consumo de energia.

O Procel pode ser usado como uma ferramenta a mais para você verificar, entre os aparelhos de frigobar à sua disposição, quais são os mais eficientes, dessa forma você consegue escolher o melhor equipamento.

Como será utilizado

Antes de comprar um frigobar reflita sobre o uso que você fará dele, se vai servir apenas para gelar bebidas e deixá-las por perto ou se você vai usar seu mini refrigerador como uma geladeira auxiliar ou mesmo se será a única geladeira que você terá em casa.

É interessante alinhar os objetivos de uso com as peças de auxílio do frigobar. Há vários modelos à venda, alguns têm exatamente a mesma disposição de peças de uma geladeira: prateleiras removíveis, porta latas, gaveta transparente para guardar frutas ou legumes, reservatório de resfriamento rápido e mini congelador.

Se você for comprar um aparelho para deixá-lo na área de lazer ou de festas, como varanda, salão ou churrasqueira, considere comprar um modelo com reservatório para latinhas na porta, assim você tem mais espaço interno livre para armazenar outras bebidas maiores ou mesmo alimentos.

Os modelos com mini congelador também são ideais para esse propósito, pois fazem gelo em cubos e mantém o sorvete congelado, também podem servir para gelar as bebidas mais rapidamente.

(Fonte da imagem destacada: belchonock / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Letícia Pontes
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.