Ultima atualização: 13 de agosto de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

23Horas investidas

6Estudos avaliados

65Comentários coletados

Mais uma vez nós lhe damos as boas-vindas à ReviewBox, esperamos que você esteja confortável e recomendamos que você tenha papel e caneta à mão, porque nós lhe daremos informações muito completas sobre um produto que o ajudará a fazer receitas deliciosas se tornarem realidade: nós falaremos sobre fritadeiras profundas.

Se você é um amante da culinária ou um potencial amador, isso não importa. E quem pode resistir àqueles sabores crocantes que uma fritadeira profunda pode nos dar, mas especialmente se forem cozidos em casa, com a segurança de ter usado ingredientes frescos e de boa qualidade.

Mas não basta comprar qualquer fritadeira profunda, precisamos prestar atenção e avaliar o melhor de todas as opções, então vamos começar a trabalhar e detalhar alguns aspectos imperdíveis que o ajudarão a tomar a melhor decisão. Vamos começar!




As coisas mais importantes

  • As fritadeiras são eletrodomésticos usados para fritar alimentos. Eles vêm em diferentes tipos e capacidades. Há muitas vantagens, pois não há necessidade de cuidar da comida, nem a cozinha fica suja, nem corremos o risco de nos queimarmos como acontece quando usamos uma frigideira.
  • Existem vários tipos, mas podemos nos concentrar em duas categorias principais que são domésticas e industriais, a primeira para a casa, a segunda para restaurantes ou necessidades maiores. Ambos os tipos têm, por sua vez, subcategorias, nós focaremos na parte doméstica e as veremos em detalhes mais tarde.
  • Para comprar uma fritadeira, nós recomendamos que você leve em conta fatores que são importantes para fazer a compra certa. Sabendo o tipo de fritadeira que é, mas de acordo com a energia que utilizam, assim como sua capacidade, termostato, dimensões, sistema de segurança, limpeza, etc... Estes são pontos que você não deve perder de vista.

Fritadeiras: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre fritadeiras profundas

É hora de entrar nos detalhes mais relevantes sobre esta categoria de produtos. Fritadeiras profundas serão um produto de sucesso em sua cozinha e você será um sucesso em suas reuniões se você comprar o produto certo. Para isso, não basta ir à loja e procurá-la, você tem que conhecer as informações e saber como utilizá-las.

Com a fritadeira, é possível fazer as batatas fritas que os pequenos em casa gostam tanto. (Foto: auremar / 123rf.com)

O que são fritadeiras?

Uma fritadeira é um eletrodoméstico que facilita a tarefa de fritar alimentos. Eles são práticos e fáceis de usar, especialmente se forem para o lar. Eles vêm em vários tipos e capacidades e, dependendo das necessidades do usuário, serão os mais adequados para eles.

Ter um em casa tornará muito fácil cozinhar certos alimentos, especialmente se tivermos crianças, pois elas adoram pratos fritos, e o que há de melhor do que fazê-los em casa, seguros no conhecimento de que eles são feitos com ingredientes de boa qualidade e em condições saudáveis.

Quais são as vantagens das fritadeiras?

Uma das grandes vantagens desses aparelhos é sua versatilidade. Entre os pratos que você pode cozinhar estão opções como: pepitas de frango, batatas fritas, rodelas de cebola, palitos de queijo ou peixe, banderillas, frango frito, asas, croquetes de atum, entre outras deliciosas opções.

Se você atualmente cozinhar todos esses pratos no seu fogão com a ajuda de uma frigideira, você saberá que a possibilidade de se queimar é alta, sem mencionar como o fogão acaba depois que o óleo escorre por aí enquanto a comida está cozinhando. Estas e outras vantagens veremos abaixo.

Vantagens
  • Você pode cozinhar vários pratos
  • Você cozinha mais saudável
  • Não há risco de queimar
  • Você não suja a cozinha
  • Não se acumula fumaça ou odores
Desvantagens
  • Há fritadeiras que precisam de muito óleo
  • A limpeza inadequada faz com que não seja saudável
  • Fritadeiras a ar requerem pouco óleo
  • Alguns modelos consomem mais energia
  • Preço alto em modelos sem óleo

Fritadeiras domésticas ou industriais - A que você deve prestar atenção?

Nós já mencionamos estas duas categorias nas quais as fritadeiras profundas estão divididas. Para descobrir qual é o certo para você, você provavelmente tem que responder perguntas como: você tem um negócio, você precisa cozinhar porções muito grandes para muitas pessoas, você tem espaço para uma fritadeira grande.

Se suas respostas são todas negativas, então você precisa de algo menor e para uso doméstico. Mas, para evitar dúvidas, vamos cavar um pouco mais fundo nestes pontos. Abaixo nós entenderemos em detalhes do que se trata cada um deles.

Doméstico. Este é um aparelho elétrico fabricado para fritar alimentos. Sua capacidade é limitada, projetada apenas para atender as necessidades de um lar. Eles são modelos mais econômicos e compactos que se adaptam bem aos espaços de uma casa.

Industrial. Estas são fritadeiras profissionais para uso pesado e de alto desempenho. Eles satisfazem grandes porções de alimentos graças à sua maior capacidade. Elas são conhecidas como "fritadeiras de chão". Eles são usados em restaurantes, hotéis, bares, caminhões de comida, bazares, etc.

DOMÉSTICA INDUSTRIAL
Tipos Óleo, sem óleo, água e óleo Gás, elétrico, alto desempenho, pressão
Heat source Electric, Gas, Convecção ou infravermelho Elétrico, Gás, Convecção ou infravermelho
Capacidade 1 a 5 litros 4 a 35 litros
Temperaturas 80 a 200°C 100 a 220°C

Existem variedades de fritadeiras profundas domésticas?

Fritadeira de óleo. A maioria deles é alimentada por energia elétrica. Eles esquentam rapidamente devido à sua fonte de calor, o que torna muito fácil conseguir um acabamento crocante nos alimentos. São fáceis de usar e vêm em diferentes tamanhos e designs.

Fritadeiras sem óleo. Embora sejam conhecidos por esse nome, eles usam um pouco de óleo (1 colher de chá), especialmente se você estiver procurando aquele toque crocante na sua comida, mas eles também aproveitam a gordura natural gerada pelo cozimento para continuar cozinhando. O baixo uso do óleo faz dele uma opção muito mais natural e saudável.

Fritadeira de óleo e água. Este é um aparelho que funciona com um elemento de aquecimento, água e óleo. Esta combinação assegura que os alimentos sejam cozidos rapidamente, mas sem misturar sabores, mesmo ao cozinhar diferentes tipos de alimentos ao mesmo tempo.

Também tem uma torneira de escoamento para descartar águas residuais.

Critérios de compra

Sabemos que você está quase com um pé nas lojas, mas não saia sem esta informação porque é vital. Os fatores de compra que estamos prestes a mencionar são um guia para ajudá-lo a entender quais coisas você deve considerar antes de tomar uma decisão final, portanto preste atenção.

Capacidade

É importante levar em conta quantas pessoas em média você precisa alimentar com a fritadeira, pois isso determinará a capacidade e, portanto, o modelo que você deve escolher. Como já mencionado, as fritadeiras domésticas têm capacidades que variam de 1 a 5 litros. Os modelos também podem manusear porções ou por quilograma de alimentos.

Por exemplo, para reuniões familiares é recomendado escolher um modelo intermediário com capacidade variando de 800 kg a 1.200 kg ou 3 a 5 litros, mas se for para uma única pessoa ou um casal, uma fritadeira de 1 litro pode ser suficiente.

Termostato

Esta é uma característica muito importante do aparelho, pois ele será responsável por regular a temperatura na qual os alimentos serão cozidos. Alguns aparelhos vêm com alarme e você pode programar tanto o termostato quanto o alarme para deixar a fritadeira trabalhar sozinha e avisar quando o cozimento for alcançado.

As temperaturas que as fritadeiras podem atingir de 80°C a 200°C. É recomendado que uma vez que o óleo esteja quente, a fritadeira consiga manter a temperatura em torno de 160°C, como se a temperatura fosse mais alta, poderíamos queimar o alimento.

Potência

A potência do aparelho está diretamente relacionada à temperatura, quanto mais potência a fritadeira tiver, maior a temperatura que ela pode atingir. Verifique as especificações do produto, você pode encontrar opções que variam de 800 a 1350 watts.

A potência mínima recomendada para uma fritadeira elétrica é de 1000 watts, e para uma fritadeira a ar é de 2000 watts. Tenha também em mente que uma fritadeira sem óleo levará mais tempo para cozinhar os alimentos devido ao seu sistema de cozimento.

Sistema de segurança

Assim como queremos evitar queimaduras com frigideiras e embora as fritadeiras sejam mais seguras, alguns sistemas de segurança importantes também devem ser considerados que nos pouparão de qualquer acidente ou queima de alimentos, alguns deles são:

  • Termostato. Este ponto evita flutuações na temperatura. Quando há um termostato e ele funciona corretamente, a temperatura pode ser mantida estável e até ativa se houver um problema de superaquecimento.
  • Tampa transparente ou com uma janela. Nem todas as fritadeiras têm essa função, mas é uma vantagem, pois evita salpicos que poderiam nos queimar. Com um bônus adicional, ele nos permite observar como nossos alimentos estão cozinhando.
  • Desligamento automático. A inclusão desta função garantirá que a comida não cozinhará demais, pois uma vez pronta, desligará automaticamente, além de economizar energia

(Foto da imagem em destaque: Wilawan Khasawong / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas