Na foto um estúdio fotográfico com um banco no meio.
Ultima atualização: 24 de novembro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

41Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Os estúdios fotográficos são compostos por diversos aparelhos, que são responsáveis para deixar as fotos com qualidade profissional. E dentre os instrumentos usados nesse local o fundo fotográfico está entre os mais populares.

Ideal para produzir imagens limpas e sem interferências do ambiente, o fundo fotográfico é um aliado de fotógrafos por todo o mundo. E se você quer deixar suas fotos ainda melhores continue lendo esse artigo, pois nele iremos falar tudo sobre esse produto.




Primeiro, o mais importante

  • O fundo fotográfico está presente em muitos estúdios de fotografia e deixa as fotos mais profissionais.
  • Ele é encontrado em diversas cores e estampas, mas o branco e o preto são os mais comuns.
  • O fundo fotográfico de papel é confeccionado em medidas maiores, mas os de tecido tem um durabilidade maior.

Você também pode gostar:

Os melhores fundos fotográficos: O ideal para cada fotógrafo

O fundo fotográfico é um acessório essencial para fotos tiradas em estúdio e cada variação desse produto garante um resultado diferente. Por isso, é importante conhecer bem todas as opções disponíveis. Sabendo disso, reunimos abaixo as melhores, confira.

O fundo fotográfico mais versátil

Essa opção de fundo fotográfico possui três metros de largura e seis metros de comprimento, sendo ideal para estúdios com uma área ampla. Ele é confeccionado em tecido na cor branca e absorve a luz e elimina possíveis reflexos. A matéria-prima desse modelo é resistente e possui alta durabilidade.

A melhor opção de fundo fotográfico de papel

Esse modelo de fundo fotográfico é confeccionado em papel e possui 2,7 metros de largura e 11 metros de comprimento. Ele tem a cor preta e é feito com um tipo de papel de alta densidade, que garante que ele não se movimente com facilidade durante as fotos.

O fundo fotográfico ideal para ensaios de bebês

Essa versão de fundo fotográfico pode ser utilizada tanto por fotógrafos profissionais quanto por pessoas que querem fazer o ensaio de seu bebê em casa. Ele é confeccionado em tecido com acabamento em overlock e não reflete a luz. Esse modelo tem 1,5 metros de largura, 1 metro de comprimento e possui a estampa de balões com nuvens e um sol.

Guia de compra

Grande parte das fotos feitas em estúdios que você vê em anúncios usaram um fundo fotográfico para serem produzidas. Essa é uma das ferramentas mais utilizadas para a confecção de fotos comerciais e garante resultados muito positivos.

Encontrado em diversas versões, o fundo fotográfico faz a diferença e nesse guia de compra iremos explorar tudo o que ele tem de melhor.

Na foto um fotógrafo tirando fotos de uma modelo.

O fundo fotográfico é muito utilizado para fotografias profissionais em estúdio. (Fonte: Dean Drobot/ 123RF)

Para que serve um fundo fotográfico?

O fundo fotográfico é um produto que serve como acabamento para fotos tiradas em estúdio ou em casa. Ele tem como principal função esconder qualquer elemento, como parede e chão, que se encontra no espaço e age deixando a imagem completamente limpa.

O fundo fotográfico pode ser liso ou estampado e faz com que o objeto ou pessoa a ser fotografada fique totalmente em evidência na foto.

foco

Você sabia que o fundo fotográfico é muito utilizado para a gravação de vídeos também? Diversos filmes como Godzila e Vingadores usaram dessa ferramenta aliada a recursos digitais para criar cenas icônicas nas telonas.

Quais são as vantagens e desvantagens de usar o fundo fotográfico?

O fundo fotográfico agrega uma série de diferenciais para as fotos. Com ele é possível alcançar uma valorização das formas e cores do objeto ou pessoa fotografada. Graças a isso é possível explorar muito mais texturas, olhares e expressões na imagem.

Outro ponto positivo é que com um desses pode-se transformar qualquer espaço em um ambiente mais limpo para tirar as fotos. Isso porque ele consegue esconder completamente paredes, pisos e outras estruturas, eliminando qualquer interferência.

Além disso, as fotos tiradas em um fundo fotográfico ainda permitem que os editores consigam inserir e editar a imagem da forma que quiserem.

A desvantagem desse produto é que muitas vezes é necessária uma estrutura diferenciada para a sua montagem, principalmente se o modelo for de tecido.

Vantagens
  • Valoriza o objeto ou pessoa a ser fotografada
  • Deixa o ambiente limpo para as fotos
  • Permite que sejam colocados diversos efeitos nas imagens
Desvantagens
  • Pode precisar de uma estrutura para ser instalado

Fundo fotográfico ou fundo infinito, qual usar?

Existe uma ampla gama de opções de fundo fotográfico que podem ser escolhidas e dentre elas está o fundo infinito. Essa variação tem como principal característica ser bastante comprida e criar uma angulação entre a parede e o piso, fazendo com que essa marcação desapareça.

O fundo infinito é ideal para fotos que receberão tratamentos digitais, tal como escritas e colocação de elementos na imagem.

Já os fundos fotográficos são mais voltados para fotos que não passarão por uma edição tão avançada. Até porque existem diversas opções estampadas desse produto e assim todo o fundo da foto é criado antes de editá-la.

A partir disso, deve-se optar por uma dessas opções de acordo com o estilo de fotografia produzido.

Como fotografar com o fundo fotográfico?

Tirar fotos usando um fundo fotográfico é fácil, mas requer atenção. Para isso primeiramente deve-se prender o fundo de forma que ele fique sem dobras ou relevos. Existem estruturas específicas para isso em estúdios fotográficos, mas caso o uso seja mais doméstico pode-se utilizar qualquer elemento que o segure.

Em seguida coloque o objeto ou posicione a pessoa sobre o fundo para ajustar as luzes. Essa etapa é essencial principalmente para fundos brancos, pois neles é fácil de criar sombra.

Se for necessário vá tirando fotos de teste e ajustando a iluminação até que ela fique 100% de acordo com o que você deseja.

Na foto um estúdio fotográfico

Ajustar a iluminação e deixar o fundo fotográfico bem esticado são pontos fundamentais para produzir boas fotos com ele. (Fonte: Alexander Dummer/ Pexels)

Fundo fotográfico de papel ou tecido: qual escolher?

O fundo fotográfico é confeccionado em dois materiais: papel e tecido. Os modelos de papel são muito positivos devido ao seu baixo peso e grande comprimento. Existem opções feitas com essa matéria-prima que chegam a 11 metros e são facilmente instaladas.

A desvantagem é que se o fundo fotográfico de papel sujar ou rasgar ele perde a sua função, já que é praticamente impossível limpá-lo com eficiência.

Por outro lado as opções de tecido ganham na durabilidade. Graças a possibilidade de serem lavados é possível utilizá-los muitas vezes sem precisar fazer a troca. A desvantagem é que a instalação é mais difícil.

Fundo fotográfico de papel Fundo fotográfico de tecido
Pontos positivos É maior e mais leve Tem maior durabilidade e pode ser lavado
Pontos negativos Estraga com facilidade É mais pesado
Variação de cores e estampas Existe em diversas tonalidades, mas poucas estampas É confeccionado em diversas cores e ampla variedade de estampas

Quanto custa e onde comprar um fundo fotográfico?

O valor do fundo fotográfico muda de acordo com o material e as medidas em que ele é confeccionado. É possível encontrar opções com um preço a partir de R$ 80 e os mais caros podem chegar a custar R$500, sendo esses os maiores.

E para adquirir um desses a melhor opção são as lojas especializadas em produtos para fotografia. Na internet é muito fácil de encontrar uma gama completa de modelos de fundo fotográfico e sites como Amazon, Ideal Fundo Fotográfico e Americanas são bons lugares para fazer essa compra.

É possível também montar seu próprio fundo fotográfico se ele for de tecido, já que basta comprar o material por metro.

Critérios de compra: Fatores para comparar as opções de fundo fotográfico

Para tirar boas fotos em estúdio não basta apenas uma câmera de qualidade e nessas produções o fundo fotográfico é essencial. Por isso, ao escolher um deles é importante prestar atenção em todos os detalhes.

E para que você não erre na escolha separamos abaixo tudo o que deve ser levado em consideração na compra de um fundo fotográfico.

Agora te vamos te explicar com detalhes cada um desses tópicos.

Tamanho

Existem fundos fotográficos dos mais variados tamanhos e qual escolher depende de alguns fatores. O primeiro deles é o tamanho do seu estúdio, já que o fundo deve ter uma medida que se adeque ao espaço que você possui para ele.

Se a escolha é por um fundo que será reaproveitado diversas vezes analise também qual medida se adequa a maioria das pessoas ou produtos que são fotografados por você.

Por fim, é fundamental que o fundo, seja ele de tecido ou papel, tenha um tamanho maior do que a área onde a foto será tirada. Dessa maneira evita-se que o encontro do chão com a parede apareça na imagem e também diminui a possibilidade de surgirem relevos.

Na foto um homem fazendo fotos em uma mesa.

É fundamental que o fundo fotográfico tenha um bom comprimento para cobrir toda a área da foto. (Fonte: miksoda / Pixabay)

Tipo de tecido

Se a escolha for por um fundo fotográfico de tecido é necessário analisar com bastante atenção o tipo de tecido no qual esse produto é confeccionado.

Dentre os tecidos mais utilizados estão os de algodão como a malha.

Dentre os tecidos mais utilizados estão os de algodão como a malha, porque eles possuem uma textura leve e suave, além de terem um preço em conta.

Existem também opções feitas em TNT. Esse é ainda mais leve e possui microfuros em toda a sua extensão, justamente por isso as cores mais escuras são as mais indicadas para eles.

Outro tecido que é escolhido para o fundo fotográfico é o canvas. Ele é um material sintético de aparência fosca que não gera reflexo nas fotos. Porém, essa matéria-prima é pesada e precisa de uma boa estrutura para sustentá-la.

Cor

O fundo fotográfico é encontrado para comprar em diversas cores, sendo que os mais comuns são o branco e o preto. Entre essas duas opções o branco acaba sendo o mais versátil, pois após as fotos é possível inserir diversos efeitos nelas sem que a cor do fundo interfira.

Existem também os modelos mais coloridos e dentre esses o verde é o melhor. Isso porque com ele consegue-se criar os mais diversos cenários digitais.

Na foto uma mulher posando em um fundo fotográfico.

Existem fundos fotográficos de diversas cores. (Fonte: Patricia Palma/ Unsplash)

Estampado ou liso

Existe também a opções de escolher entre um fundo fotográfico estampado ou liso. Os fundos lisos são os mais versáteis, pois com eles é possível fotografar diversos produtos sem a interferência de detalhes indesejados.

Por outro lado, os estampados acabam ajudando a criar cenários e dependendo do estilo de foto podem ser muito viáveis. Esses são bastante utilizados para fotos de mêsversário de bebês e existem em diversos temas.

(Fonte da imagem destacada: CarlosAlcazar/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.